[filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Lo Pan
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Lo Pan » 12 Abr 2021 17:51

Tópico promissor...
Não sei se há repetição no processo de educação, cresci em outra realidade, antes do advento da internet, minha família vivia em uma outra conjuntura, linha de telefone era mais caro que muita casa popular, era um mundo um pouco diferente de hoje, Tomei muito peteleco, chinelada e cintada da minha Mãe, já meu Pai tomei uns dois esquenta orelha a vida toda. Hoje meu filho cresce em mundo bem diferente, os erros que eu cometi na vida eu não vejo ele cometendo, erra em outras coisas, as razões que deram dores de cabeça aos meus pais não são as mesmas que atribulam a minha vida e da minha esposa...outros tempos, necessidades diferentes, erros e acertos dissonantes. Não vejo repetição educacional em muita coisa, embora outras continuam imutáveis, meu pai nunca exigiu respeito dos filhos, uma pessoa que sabia se posicionar frente crianças e adolescentes só com o tom de voz e a forma como nos olhava dentro dos olhos, nisso eu tento ser igual o velho, minha esposa é mais "pavio curto", não conta diabo na hora corrigir, rsrs.

Avatar do usuário
Jimmy_AK
Mensagens: 386
Registrado em: 16 Mai 2015 01:14
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Jimmy_AK » 12 Abr 2021 20:14

Tuf escreveu:
12 Abr 2021 16:00
Então, dando um exemplo prático da CNV seria o seguinte se uma mãe quisesse usar esse processo com o filho:

"Roberto, quando eu vejo 2 bolas de meias sujas debaixo da mesinha e mais 3 perto da TV, fico irritada, porque preciso de mais ordem no espaço que usamos em comum."

(Acima estão os 3 primeiros componentes: comportamento observável sem julgamento, sentimento que desperta e necessidade/valores que colidem com esse comportamento)

E imediatamente se seguiria o quarto componente:

" Você poderia colocar suas meias no seu quarto ou na máquina de lavar?" (Aqui está o quarto componente que é o pedido que torna a convivência melhor para ambos)


Acho esse exemplo do autor maravilhoso pq é simples e consegue demonstrar todo o processo.

Como acontece essa cena normalmente ou como eu a imagino em milhares de casas?

"Roberto, puta que o pariu, já te pedi mil vezes pra não deixar essas porras de meias espalhadas por aqui. Você é bagunceiro pra caralho! Joga na lavadora agora ou eu vou jogar fora esse entulho"

(Aqui tem atribuição de culpa, julgamento do outro, ameaça)

Claro que é um exemplo trivial e banal até. Mas se extrapolarmos para outras situações, muitas outras áreas de nossas vidas são resolvidas atribuindo culpa a nós ou aos outros, julgando e exigindo providências por intimidadação e medo.
É interessante o modo de pensar e concordo com ele, o problema é que nem todos tem autocontrole, muita das vezes os pais acabam descontando na criança as suas próprias frustrações. Taí um assunto que deveria ser até abordado em escola.
"Who dares Wins"
Special Air Service

Tuf
Mensagens: 876
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Tuf » 12 Abr 2021 20:43

Jimmy_AK escreveu:
12 Abr 2021 20:14
É interessante o modo de pensar e concordo com ele, o problema é que nem todos tem autocontrole, muita das vezes os pais acabam descontando na criança as suas próprias frustrações. Taí um assunto que deveria ser até abordado em escola.
Exatamente, autocontrole. O negócio é insistirmos com nós mesmos até mudarmos a natureza explosiva e violenta para essa de expressão de sentimentos e verbalização do que queremos. Muito melhor para os relacionamentos no geral.

Claro que não vamos conseguir sempre. E o ideal é que muita gente conhecesse isso. Mas ele ensina a aplicarmos isso até na escuta. Ou seja, ler "agressões verbais" ou julgamentos dos outros como um sentimento em razão de carência de alguma necessidade que não está sendo atendida. E aí cabe a nós sermos empáticos e decidirmos se o pedido é razoável para atendermos ou se é o outro que vai ter que lidar com a "carência" dele por ser "absurda".

Avatar do usuário
Professor Ludovico
Mensagens: 10832
Registrado em: 26 Out 2014 09:24
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Professor Ludovico » 12 Abr 2021 20:59

Nunca dispensei alguns puxões de orelha e tapas na bunda. E ai de quem se metesse para proteger.
Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".

Currador do Futuro
Mensagens: 2650
Registrado em: 01 Ago 2015 15:05
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Currador do Futuro » 12 Abr 2021 22:03

Ótimo exemplo da comunicação não violenta! Vou estudar sobre. Obrigado!

Meu filho está na fase do quebrar tudo, arremessar as coisas. Outro dia pegou a vassoura de brinquedo e acertou minha cervejeira, por que não deixei abrir.
Outro dia arremessou comida por que pediu água e a gente não deu instantaneamente. Essas situações tem sido diárias. Tentou arremessar meu teclado pq queria atenção para trocar um canal da tv.

O pior é que não tem consciência nenhuma disso, não tem noção espacial, temporal, causa efeito, julgamento, maldade, nada nada nada. É só um ser humano sem qualquer maturidade emocional. Oscila deste impulso para brincadeira e até carinho de forma instantânea.

E eu tenho que ser o maduro... Não posso perder a cabeça e puni-lo. Preciso desviar o foco, orientar, acolher, abraçar e acalmar.
A impressão que tenho é que ser duro com a criança só piora o comportamento dela (e acaba com a inteligência emocional dos pais, que ficam arrependidos e histéricos).

Ando mentalmente cansado, essa pandemia, grupos de whatsapp com um monte de gente se revelando doida, outros com família reclamando... Comecei meu processo de Detox digital e sai de uns 10 grupos. A área de assuntos polêmicos daqui eu nem entro kkkkk

Energia tem sido recurso em escassez, tô focando na família , trabalho e exercícios
:offtopic:

Avatar do usuário
Professor Ludovico
Mensagens: 10832
Registrado em: 26 Out 2014 09:24
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Professor Ludovico » 12 Abr 2021 22:06

Currador do Futuro escreveu:
12 Abr 2021 22:03
Ótimo exemplo da comunicação não violenta! Vou estudar sobre. Obrigado!

Meu filho está na fase do quebrar tudo, arremessar as coisas. Outro dia pegou a vassoura de brinquedo e acertou minha cervejeira, por que não deixei abrir.
Outro dia arremessou comida por que pediu água e a gente não deu instantaneamente. Essas situações tem sido diárias. Tentou arremessar meu teclado pq queria atenção para trocar um canal da tv.

O pior é que não tem consciência nenhuma disso, não tem noção espacial, temporal, causa efeito, julgamento, maldade, nada nada nada. É só um ser humano sem qualquer maturidade emocional. Oscila deste impulso para brincadeira e até carinho de forma instantânea.

E eu tenho que ser o maduro... Não posso perder a cabeça e puni-lo. Preciso desviar o foco, orientar, acolher, abraçar e acalmar.
A impressão que tenho é que ser duro com a criança só piora o comportamento dela (e acaba com a inteligência emocional dos pais, que ficam arrependidos e histéricos).

Ando mentalmente cansado, essa pandemia, grupos de whatsapp com um monte de gente se revelando doida, outros com família reclamando... Comecei meu processo de Detox digital e sai de uns 10 grupos. A área de assuntos polêmicos daqui eu nem entro kkkkk

Energia tem sido recurso em escassez, tô focando na família , trabalho e exercícios
Quantos anos o pestinha tem? :))
Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".

Currador do Futuro
Mensagens: 2650
Registrado em: 01 Ago 2015 15:05
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Currador do Futuro » 12 Abr 2021 22:10

Professor Ludovico escreveu:
12 Abr 2021 22:06
Quantos anos o pestinha tem? :))
2 anos e 10 meses

Cara, tirando essa parada dele arremessar as coisas, no resto ele é incrível... Uma benção
:offtopic:

Avatar do usuário
Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5746
Registrado em: 18 Jun 2014 15:09
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Tony Fla » 12 Abr 2021 22:14

Currador do Futuro escreveu:
11 Abr 2021 23:26
Pessoal, TD bem?

Bom tópico, me vi em vários momentos do seu relato, poderíamos ser irmãos rs.

Meu pai se foi quando eu tinha 15 anos, não tive tempo de expor para ele o que eu sentia, eu não tinha voz...

Já adulto, minha mãe ouviu tudo, MUITA coisa eu não concordo e não aceito até hoje. Não tenho filho ainda, mas meu objetivo é não ser igual ao meu pai. Tenho certeza que irei conseguir.
Andy escreveu:
12 Abr 2021 09:09


Eles lembram e dão risada do período que eu dava chinelada de raider kkkkkkkkkkkkk que era osso....
Por isso que nunca usei raider, já amaciou muito o meu lombo 😅😅😅😅
Octacampeão Brasileiro

Avatar do usuário
the r0ck
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 791
Registrado em: 13 Out 2014 05:36

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por the r0ck » 13 Abr 2021 05:43

Meu pai nunca me bateu mas me dava umas broncas nervosas e muitas vezes preferia levar umas chineladas na minha mãe do que ter que levar uma bronca do meu pai... eu penso que umas chineladas as vezes é essencial mas não concordo em espancar uma criança... tinha uma vizinha que batia nos filhos com aquela planta espada de são jorge, cinta e até aquelas borrachas de sofá... espancava o moleques... eles ficavam cheio vergões nas costas e braços!

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por RicardoBJJ » 13 Abr 2021 14:40

Você precisa perdoar seus pais, mas perdoar mesmo (não será fácil). Não da boca pra fora, nota-se que você ainda guarda muito ressentimento pelo que passou, e não é por menos. Eu mesmo tenho dificuldade de perdoar, não sei se eu estivesse em sua pele o faria, mas é isso.
Imagem

Braziliano
Mensagens: 1135
Registrado em: 04 Mai 2020 09:04
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Braziliano » 13 Abr 2021 15:02

Bater nunca é legal, mas eu ainda acho que o cuidado maior são com as palavras, quando os pais estão com raiva as vezes descarregam na criança toda a "maldade" que tem dentro de si com a língua.
Já apanhei quando criança , poucas vezes, isso não me afetou em nada, mas as broncas que eu levava (sem motivo) com palavras carregadas de ironia e maldade , percebidas pelo olhar e tom de voz vindo justamente daqueles que deveriam me estimular a ser um ser humano mais seguro e auto - confiante me marcaram até hj.
E são memórias que tenho desde os meus 4, 5 anos de idade, o erro dos pais é achar que a criança nessa faixa etária esquece fácil ou que não consegue entender a intenção das palavras que são ditas.
Editado pela última vez por Braziliano em 13 Abr 2021 15:04, em um total de 1 vez.

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Tartaruga » 13 Abr 2021 15:03

Pega uma vara de marmelo e senta nas batatas da juventude de hoje, pra ver se não vai ter que responder.

Dito isso, se precisar, minha mãe me mete a porrada até hoje kkkkkkkk. " Você é faixa preta, mas eu quebro a vassoura na sua cabeça!"

Vou fazer o quê? :dunno:
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Currador do Futuro
Mensagens: 2650
Registrado em: 01 Ago 2015 15:05
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por Currador do Futuro » 13 Abr 2021 22:33

RicardoBJJ escreveu:
13 Abr 2021 14:40
Você precisa perdoar seus pais, mas perdoar mesmo (não será fácil). Não da boca pra fora, nota-se que você ainda guarda muito ressentimento pelo que passou, e não é por menos. Eu mesmo tenho dificuldade de perdoar, não sei se eu estivesse em sua pele o faria, mas é isso.
Cara, eu perdoei. De coração.

Mas toda vez que eu piso na bola e repito o padrão, aquilo volta, e eu fico apavorado de agir igual, por saber que é humilhante, doloroso (na alma) e quebra os vínculos.

Meu pai soube transformar o relacionamento de pai em amizade, ficou uma pegada bacana, um ancião, era bom demais, que falta do meu velho. Minha mãe até hj quer me tratar de forma infantilizada, quer um tipo de carinho e afeto que não tinhamos e isso é estranho demais, não é nada natural e não sei disfarçar. Ainda assim, eu perdoei tudo, apesar de não dar chance para influencias na educação do meu Filhote.

Parece drama da minha parte, mas perdi a linha umas 3x, uma foi um peteleco na bunda dele qdo ele chutou meu saco enquanto eu trocava a fralda dele (pra ele era farra), outra foi ele dar a paulada com a vassoura de brinquedo no vidro na minha cervejeira (tentou abrir e eu tirei ele, ele voltou puto) peguei a vassourinha e deu uma de leve no bumbum dele.
Ficou marcado. Senti vergonha. Minha esposa foi trocar a fralda dele. Viu a marca. Sério, em 10 anos de casado, nunca ela me olhou daquela forma, uma mistura de medo, ódio, nojo etc. Foi um dia chocante para mim, não pelo olhar, mas pela repercussão. Não é compatível com a educação que eu insisto em combinar e repetir com minha esposa, e eu não fiz o combinado.

Essas falhas acabam comigo.
:offtopic:

sierra
Mensagens: 88
Registrado em: 19 Fev 2015 12:23
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por sierra » 14 Abr 2021 10:04

Bom tópico.
Vou deixar minha contribuição depois.

Avatar do usuário
codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5729
Registrado em: 01 Out 2014 00:34
Contato:

Re: [filhos] repetição de padrão de educação dos nossos pais

Mensagem por codematrixbr » 14 Abr 2021 11:09

Acho que só briguei sério com minha filha, 1 vez que foi quando ela deixou cair o celular no vaso sanitário sem querer, fiquei puto pois eu estava em uma situação bem complicada financeira não poderia gastar com celular kkkk, briguei feio, quando me toquei vi que a culpa foi minha, onde já se viu dar celular pra criança de 5 anos pra ficar no vaso, muita cabeça de vento mesmo, enfim me toquei na mesma hora, o que era uma briga virou um pedido de perdão, eu não durmo sem resolver nada tá doido, amanhã posso pegar essa doença e partir, e qual lembrança minha filha vai ter de mim ?
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, Azagthoth, Germer, jiuhu, Padão, The Griot e 205 visitantes