Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Sharivan
Mensagens: 2419
Registrado em: 06 Out 2014 12:14
Contato:

Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Sharivan » 01 Abr 2021 11:40

Imagem

Com a pandemia e fechamento de academias em geral, muita gente resolveu começar ou voltar a pedalar, inclusive o mercado de bicicletas cresceu muito nos últimos meses!

Aqui no Brasil tem uma cultura bem forte de bikes "de trilha", mas muita gente também pedala nas rodovias ou dentro das cidades, seja de "speed" ou mesmo de moutain-bike. Acho que o Strava nunca esteve tão popular quanto hoje em dia!

E aí, muita gente aqui no fórum também partiu para as pedaladas? Bora compartilhar experiências e dicas!
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Tags:

Avatar do usuário
Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5746
Registrado em: 18 Jun 2014 15:09
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Tony Fla » 01 Abr 2021 12:07

Virou moda de uns tempos pra cá.
Octacampeão Brasileiro

Avatar do usuário
SKYWALKER
Mensagens: 10836
Registrado em: 01 Out 2014 18:25
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por SKYWALKER » 01 Abr 2021 12:08

Boa mestre Sharivan, faz anos que não pedalo mas futuramente pretendo investir em uma boa bike e voltar ativa. Vou acompanhar o tópico!
Tenho a lembrança do belo tópico de bikes lá no falecido, dei uma pesquisada aqui e achei alguns tópicos.

Bikes
viewtopic.php?t=2858

Alguém aí curte pedalar?
viewtopic.php?f=6&t=21156

qual BIKE comprar? ajuda-sugestao
viewtopic.php?t=16153

Tópico oficial - Ciclismo
viewtopic.php?t=6178
"Nascido e criado no off topic"

Ciro/Zema/Tarcísio 2026

AntiRacista/Facista/Nazista/Stalinista/Comunista/Chavista/Bolsopetista.

Avatar do usuário
Raul Nutti
Mensagens: 5349
Registrado em: 23 Nov 2014 20:44
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Raul Nutti » 01 Abr 2021 12:18

Comecei a pedalar em 2018, para me preparar para uma possível quimioterapia
Depois das cirurgias acabei largando, voltei recentemente
Gosto muito, principalmente estradas rurais
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Átropos
Mensagens: 102
Registrado em: 09 Dez 2014 17:45
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Átropos » 01 Abr 2021 12:23

Esporte que já era caro virou impraticável. Comprei minha mtb ano passado por 2,5k, hj tá custando o dobro. Revisão mês passado: 500 reais. Speed é ainda pior

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Anônimo » 01 Abr 2021 12:29

MEu sonho de infância era ter uma bike, mas além da pouca grana, minha mãe era muito medrosa e tinha medo que algo acontecesse. Aos 16 anos, fiz o meu primeiro estágio, juntei aquele dinheiro suado na época da inflação elevada, e comprei uma Monark BMX (meu sonho era a Caloi Cross). Nessa época, eu andava muito de bike.

Em 2012, um vizinho, ex-obeso operado de bariátrica, comprou uma Trek modelo mais simples, com quadro de Cromo-Molibdênio. Fiquei paquerando a bike, pois como todo gordo que se preza, ele provavelmente comprou na empolgação e iria usar pouco. Resultado: o cara usou a bike duas vezes e a comprei pela metade do preço. Confesso que tbm uso muito pouco. Construíram uma ciclovia em frente ao meu condomínio que leva até à praia. Isso foi em 2016, por causa das olimpíadas. Só no ano passado é que pedalei na ciclovia até a praia uma única vez. Bike é um negócio muito doido. Se vc pedala de vez em quando, não sentirá diferença entre uma Caloi básica e uma bike mais top. Se o cara quiser treinar pesado e investir, terá que morrer em uma grana.
Editado pela última vez por Anônimo em 02 Abr 2021 14:47, em um total de 1 vez.

Joaommavt
Mensagens: 7764
Registrado em: 11 Out 2014 09:40
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Joaommavt » 01 Abr 2021 13:01

Comecei a pedalar em 2018... acho um esporte bem legal e como moro em Campos do Jordão, acaba sendo + legal ainda.... varias trilhas e roles top por aqui.... tenho uma Trek, mtb de entrada (aquela Marlin 7, na epoca paguei 4 mil temers).... pra mim ta baum!!!!! A gente curte sofrer!!!! Kkkkk
[img]http://i.imgur.com/828it48.png[/img]
Você é do MMAvaletudo?!?!?!

Avatar do usuário
Sharivan
Mensagens: 2419
Registrado em: 06 Out 2014 12:14
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Sharivan » 01 Abr 2021 13:46

SKYWALKER escreveu:
01 Abr 2021 12:08
Boa mestre Sharivan, faz anos que não pedalo mas futuramente pretendo investir em uma boa bike e voltar ativa. Vou acompanhar o tópico!
Tenho a lembrança do belo tópico de bikes lá no falecido, dei uma pesquisada aqui e achei alguns tópicos.

Bikes
viewtopic.php?t=2858

Alguém aí curte pedalar?
viewtopic.php?f=6&t=21156

qual BIKE comprar? ajuda-sugestao
viewtopic.php?t=16153

Tópico oficial - Ciclismo
viewtopic.php?t=6178
Puts, só tinha visto que já tinha sobre a compra de bike, não reparei nos outros. Bom, qualquer coisa, podem fechar esse tópico ou mesclar com algum desses outros.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Avatar do usuário
Sharivan
Mensagens: 2419
Registrado em: 06 Out 2014 12:14
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Sharivan » 01 Abr 2021 14:04

Raul Nutti escreveu:
01 Abr 2021 12:18
Comecei a pedalar em 2018, para me preparar para uma possível quimioterapia
Depois das cirurgias acabei largando, voltei recentemente
Gosto muito, principalmente estradas rurais
Cara, que bom que o esporte te ajudou! E hoje, está tudo bem com a sua saúde? Espero que sim!
Anônimo escreveu:
01 Abr 2021 12:29
MEu sonho de infância era ter uma bike, mas além da pouca grana, minha mãe era muito medrosa e tinha medo que algo acontecesse. Aos 16 anos, fiz o meu primeiro estágio, juntei aquele dinheiro suado na época da inflação elevada, e comprei uma Monark BMX (meu sonho era a Caloi Cross). Nessa época, eu andava muito de bike.

Em 2012, um vizinho, ex-obeso operado de bariátrica, comprou uma Trek modelo mais simples, com quadro de Cromo-Molibdênio. Fiquei paquerando a bike, pois como todo gordo que se preza, ele provavelmente comprou na empolgação e iria usar pouco. Resultado: o cara usou a bike duas vezes e a comprei pela metade do preço. Confesso que tbm uso muito pouco. Construíram uma ciclovia em frente ao meu condomínio que leva até à praia. Isso foi em 2016, por causa das olimpíadas. Só no ano passado é que pedalei na ciclovia até a praia uma única vez. Bike é um negócio muito doido. Se vc pedala de vez em quando, não sentirá diferença entre uma Calor básica e uma bike mais top. Se o cara quiser treinar pesado e investir, terá que morrer em uma grana.
Realmente é bem comum esse tipo de situação, tanto é que você soube se aproveitar dela! Hehehe! Mas, então, eu já acho que tem que fazer um esforço maior no começo para pegar gosto e ritmo, senão o cara não começa a pedalar de verdade nunca. Claro que há alguns casos onde a pessoa jamais vai gostar, mas, muitas vezes, ela não se dá verdadeiramente essa chance; não tem jeito, tem que fazer uma força e botar a "magrela" para rodar habitualmente. Já com relação ao nível da bike, claro que há extremos e exageros, mas na minha opinião o que desmotiva muita gente a começar ou continuar pedalando é uma má escolha da bicicleta, a começar pelo tamanho: muita gente sequer sabe que o quadro tem diversos tamanhos conforme as medidas do ciclista (não vou nem entrar na questão do bike fit propriamente dito...)! Fora isso, uma bike de baixa qualidade prejudica demais o pedal (é marcha que não entra, amortecedor "só de enfeite", selim que machuca...) e acaba afastando a pessoa de vez.
Joaommavt escreveu:
01 Abr 2021 13:01
Comecei a pedalar em 2018... acho um esporte bem legal e como moro em Campos do Jordão, acaba sendo + legal ainda.... varias trilhas e roles top por aqui.... tenho uma Trek, mtb de entrada (aquela Marlin 7, na epoca paguei 4 mil temers).... pra mim ta baum!!!!! A gente curte sofrer!!!! Kkkkk
Ótima bike!
Átropos escreveu:
01 Abr 2021 12:23
Esporte que já era caro virou impraticável. Comprei minha mtb ano passado por 2,5k, hj tá custando o dobro. Revisão mês passado: 500 reais. Speed é ainda pior
É, de fato nunca foi um esporte dos mais baratos e como houve tanto uma alta demanda nos últimos meses quanto uma estrondosa valorização do dólar (diretamente atrelado ao preço de bikes e componentes, porque a maioria das peças são todas importadas, apenas a montagem é feita por aqui), a coisa "desandou". Comprei a minha aro 29 no comecinho do ano passado e hoje, o mesmo modelo, mais que dobrou de preço! A alta no preço dos serviços é consequência desse cenário de maior venda de bikes, onde muitas pessoas sequer sabem fazer uma limpeza e lubrificação da relação. Também houve uma gourmetização das oficinas e produtos de manutenção, de modo que tem muita coisa de bicicleta custando bem mais caro que itens para motocicletas e automóveis. A minha dica é: o que puder fazer em casa, faça! Tem muita coisa que o próprio dono da bike consegue resolver com um pouco de paciência e algumas ferramentas básicas, ainda mais com a enorme disponibilidade de conteúdo e tutoriais no YouTube.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Anônimo » 01 Abr 2021 14:34

Sharivan escreveu:
01 Abr 2021 14:04


Realmente é bem comum esse tipo de situação, tanto é que você soube se aproveitar dela! Hehehe! Mas, então, eu já acho que tem que fazer um esforço maior no começo para pegar gosto e ritmo, senão o cara não começa a pedalar de verdade nunca. Claro que há alguns casos onde a pessoa jamais vai gostar, mas, muitas vezes, ela não se dá verdadeiramente essa chance; não tem jeito, tem que fazer uma força e botar a "magrela" para rodar habitualmente. Já com relação ao nível da bike, claro que há extremos e exageros, mas na minha opinião o que desmotiva muita gente a começar ou continuar pedalando é uma má escolha da bicicleta, a começar pelo tamanho: muita gente sequer sabe que o quadro tem diversos tamanhos conforme as medidas do ciclista (não vou nem entrar na questão do bike fit propriamente dito...)! Fora isso, uma bike de baixa qualidade prejudica demais o pedal (é marcha que não entra, amortecedor "só de enfeite", selim que machuca...) e acaba afastando a pessoa de vez.
Rapaz, comprei a bike de um cara que tem quase 1,90 m. Eu tenho 1,75 m. Não sei se ele comprou para o tamanho dele ou no caso, por ser uma bike mais básica, o tamanho era único. Tenho a sensação de que o quadro é um pouco além do tamanho ideal para a minha altura.

Avatar do usuário
Sharivan
Mensagens: 2419
Registrado em: 06 Out 2014 12:14
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Sharivan » 01 Abr 2021 14:51

Anônimo escreveu:
01 Abr 2021 14:34
Rapaz, comprei a bike de um cara que tem quase 1,90 m. Eu tenho 1,75 m. Não sei se ele comprou para o tamanho dele ou no caso, por ser uma bike mais básica, o tamanho era único. Tenho a sensação de que o quadro é um pouco além do tamanho ideal para a minha altura.
É moutain-bike? Se sim, o quadro ideal para a sua estatura tende a ser algo entre 17 e 18 polegadas (ou 42,5 a 45cm). Verifique se tem essa marcação na bike, geralmente tem. Caso não tenha, basta medir do oríficio do pedivela/caixa de centro até a entrada do canote do selim:

Imagem
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Anônimo » 01 Abr 2021 14:56

Sharivan escreveu:
01 Abr 2021 14:51
É moutain-bike? Se sim, o quadro ideal para a sua estatura tende a ser algo entre 17 e 18 polegadas (ou 42,5 a 45cm). Verifique se tem essa marcação na bike, geralmente tem. Caso não tenha, basta medir do oríficio do pedivela/caixa de centro até a entrada do canote do selim:

Imagem
Sim, é MB. Então, perguntei a ele agora. Ele disse que o tamanho ideal para ele, segundo o cara da loja, seria a de 21, mas que não tinha. Ele disse que comprou a de 19 (no site, aparece como 19,5). Pelo o que vi no site da Trek, o tamanho ideal para a minha altura seria por volta de 18,5. Creio que a diferença não seja tão grande para uma pedalada básica.

Avatar do usuário
Sharivan
Mensagens: 2419
Registrado em: 06 Out 2014 12:14
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Sharivan » 01 Abr 2021 15:09

Anônimo escreveu:
01 Abr 2021 14:56
Então, perguntei a ele agora. Ele disse que o tamanho ideal para ele, segundo o cara da loja, seria a de 21, mas que não tinha. Ele disse que comprou a de 19 (no site, aparece como 19,5). Pelo o que vi no site da Trek, o tamanho ideal para a minha altura seria por volta de 18,5. Creio que a diferença não seja tão grande para uma pedalada básica.
Pode ficar tranquilo que para a sua estatura (1,75m), na maioria das vezes serve tanto um quadro de 17 (no caso, mais ágil) quanto um de 19 polegadas (mais estável), até porque, não é só a estatura que importa para se definir o tamanho ideal de uma bicicleta, havendo outras medidas tão ou mais importantes, como a envergadura e a medida do "cavalo":

Imagem

Sendo um pouco mais específico, no seu caso, a tendência é que um quadro de 19,5' seja um pouquinho grande para você, mas nada muito fora do normal. Além disto, ajustando bem a altura do canote-selim e a distância da mesa/suporte do guidão, você melhora muito a ergonomia na hora de pedalar. O ideal seria você fazer um bike-fit, pois certamente aprimoraria absurdamente a sua experiência ao pedalar, sem falar que evita riscos de lesões e o próprio desconforto de pedalar algo desajustado.
Editado pela última vez por Sharivan em 01 Abr 2021 15:14, em um total de 2 vezes.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Avatar do usuário
MAU
Mensagens: 2556
Registrado em: 22 Jan 2015 15:04
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por MAU » 01 Abr 2021 15:11

Pedalo desde 2010 sempre usei o Runkepper .
Somos uma geração sem peso nenhum na história.

Humpty Dumpty
Mensagens: 1739
Registrado em: 08 Jun 2020 13:21
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Humpty Dumpty » 01 Abr 2021 18:07

Tá explicado então de onde surgiram tantas bicicletas para atrapalhar ainda mais nosso trânsito já caótico.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Kr4yzieBone, krokop, LeoMatosJJ, pinhead, sohnos e 228 visitantes