Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
CassioBJJ
Mensagens: 346
Registrado em: 15 Jun 2014 12:48
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por CassioBJJ » 05 Abr 2021 16:04

Sharivan escreveu:
05 Abr 2021 15:16
Oggi, Caloi, Soul e Sense são ótimas marcas nacionais! Só não sei se hoje, com 2k, você ainda pega uma bike de entrada (para adultos) dessas marcas, pois, infelizmente, os preços inflacionaram muito. Me diga o tipo e a finalidade da bike, talvez eu possa te ajudar...
seria para um pedal casual 2-3x por semana na cidade mesmo. E de vez em quando andar no mato, nada hardcore.

Tags:

Avatar do usuário
JMGNeto
Mensagens: 86
Registrado em: 03 Jul 2014 11:41
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por JMGNeto » 05 Abr 2021 16:29

CassioBJJ escreveu:
05 Abr 2021 16:04
seria para um pedal casual 2-3x por semana na cidade mesmo. E de vez em quando andar no mato, nada hardcore.
Procure as semi novas nacionais, conforme o forista comentou anteriormente, Caloi, Oggi, Soul, e eu acrescentaria a lista Audax e Redstone (essa apesar de ser uma bike do tipo OEM, é bem montada).

O range da relação (18 velocidades, 21 velocidades, 27 velocidades) vai depender do trajeto, se tem muitas ladeiras, da sua disposição para fazer força na subida.

Avatar do usuário
bastião
Mensagens: 1121
Registrado em: 11 Out 2014 17:09
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por bastião » 05 Abr 2021 16:56

Atualmente possuo 03 bikes, todas MTB.
Pouca gente sabe , mas a culpa dos impostos serem tão altos para bikes no Brasil começou na década de 80 quando um fabricante nacional ( CALOI ), fez um lobby com deputados para aumentar os impostos de importação de bikes...
Após o aumento de impostos, ela foi comprando e desativando as fábricas e nomes das concorrentes.
As que estão no mercado atualmente vem tudo da china e são montadas aqui, algumas SÃO SÓ ADESIVADAS NO BRASIL e são vendidas como bike nacional!
Lembrando que hoje, até a BIKE mais TOP e cara que existe no mundo tem chance de ser produzida na CHINA que domina o mercado mundial.
Minha última aquisição foi uma MTB com quadro de Fibra de Carbono, como ando bastante a diferença é notável no fim das trilhas!

Essa aqui é a atual, mas de outra cor: https://www.multibike.com.br/produto/bi ... 2021/36218

Bom pedal meus queridos...
Quando olho para trás
há um vulto desconhecido
desfazendo-se em névoa...

Sempre que olho para trás
alguém que eu conheci
se perde na neblina...

SHIKI ( 1867-1902 )

Estrada da Primavera

Avatar do usuário
Sharivan
Mensagens: 2422
Registrado em: 06 Out 2014 12:14
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Sharivan » 05 Abr 2021 17:25

CassioBJJ escreveu:
05 Abr 2021 16:04
seria para um pedal casual 2-3x por semana na cidade mesmo. E de vez em quando andar no mato, nada hardcore.
É, conforme falaram, talvez seja mais interessante você pesquisar uma bike usada, muito embora também tenha subido de preço.

Geralmente uma moutain bike costuma ser a opção mais versátil, pois você pode usar tanto no asfalto quanto na terra e é uma bicicleta que mescla bem um bom rendimento com conforto.

Independentemente de ser nova ou usada, as dicas que eu posso te dar são as seguintes:

- Se você não entende muito, foque nas marcas mais conhecidas como as que citei anteriormente (Oggi, Caloi, Sense, Soul...), pois a tendência é que você pegue um quadro mais acertado (geometria, composição, soldas...) mesmo sem saber;

- Se atente para o tamanho correto do quadro de acordo com a sua estatura;

- Opte por uma aro 29, que é o que o pessoal tem usado hoje em dia. Vai facilitar na hora de se fazer reposição de peças ou mesmo numa futura revenda ou troca de bike;

- Observe a qualidade dos componentes, especialmente acerca da relação (coroa, corrente, cassete...) e dos trocadores (de marcha), tendo preferência por Shimano, mesmo que de uma linha simples. Se conseguir pegar uma linha/grupo da Shimano já "nominada", tipo, do Altus em diante, melhor ainda;

- Evite comprar bicicleta sem nota fiscal, principalmente se for usada, evitando assim colaborar para com o roubo e furto de bikes, que está muito grande.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

CassioBJJ
Mensagens: 346
Registrado em: 15 Jun 2014 12:48
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por CassioBJJ » 05 Abr 2021 17:54

Sharivan escreveu:
05 Abr 2021 17:25
É, conforme falaram, talvez seja mais interessante você pesquisar uma bike usada, muito embora também tenha subido de preço.

Geralmente uma moutain bike costuma ser a opção mais versátil, pois você pode usar tanto no asfalto quanto na terra e é uma bicicleta que mescla bem um bom rendimento com conforto.

Independentemente de ser nova ou usada, as dicas que eu posso te dar são as seguintes:

- Se você não entende muito, foque nas marcas mais conhecidas como as que citei anteriormente (Oggi, Caloi, Sense, Soul...), pois a tendência é que você pegue um quadro mais acertado (geometria, composição, soldas...) mesmo sem saber;

- Se atente para o tamanho correto do quadro de acordo com a sua estatura;

- Opte por uma aro 29, que é o que o pessoal tem usado hoje em dia. Vai facilitar na hora de se fazer reposição de peças ou mesmo numa futura revenda ou troca de bike;

- Observe a qualidade dos componentes, especialmente acerca da relação (coroa, corrente, cassete...) e dos trocadores (de marcha), tendo preferência por Shimano, mesmo que de uma linha simples. Se conseguir pegar uma linha/grupo da Shimano já "nominada", tipo, do Altus em diante, melhor ainda;

- Evite comprar bicicleta sem nota fiscal, principalmente se for usada, evitando assim colaborar para com o roubo e furto de bikes, que está muito grande.

Obrigado pelas dicas.

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Anônimo » 05 Abr 2021 23:08

LeoMatosJJ escreveu:
05 Abr 2021 15:19
Triatlo é um esporte altamente elistista. Inclusive os próprios praticantes colaboram com isso. E isso não fica só nos equipamentos, vai ver o preço de uma inscrição de um evento de triatlo.
Com raras exceções, geralmente quem compete em triatlo é uma galera mais velha, com uma certa estabilidade financeira, que tem tempo para treinar e consegue investir. Minha dentista, que é uma amadora dedicada, viajava para o exterior para participar de algumas provas.

Avatar do usuário
Sharivan
Mensagens: 2422
Registrado em: 06 Out 2014 12:14
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Sharivan » 06 Abr 2021 09:13

Anônimo escreveu:
05 Abr 2021 15:02
Na última vez que estive na Europa, combinei de me encontrar com uma ex rolo que morava aqui no Rio e tinha se mudado para Portugal. Nos encontramos em Paris e ela começou a falar de um ex-namorado dela, que o cara era ciclista e que uma vez eles tbm estiveram em Paris e que ela queria alugar uma bike para pedalar entre os carros. Pô, tinha ciclovia paralela à pista, então eu considerei aquilo um absurdo. Além disso, não tenho a técnica e a manha para conduzir uma bike assim, principalmente em outro país. Melhor deixar para fazer M perto de casa.

Em Amsterdam, são muitas bikes circulando. A galera consegue pedalar rápido, mantendo o mesmo ritmo e conversando com as bikes em paralelo na ciclovia estreita. Meus talentos estão muito abaixo desse nível. Só ando na ciclovia ou em uma calçada larga, pouco movimentada. Alguns colegas de infância/adolescência tiveram sérios acidentes de bike. Isso me marcou.
É, lá é um outro mundo, outra realidade e cultura, nem dá para comparar, hehe!
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Avatar do usuário
Latino
Mensagens: 5332
Registrado em: 03 Out 2014 08:40
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Latino » 06 Abr 2021 09:18

CassioBJJ escreveu:
05 Abr 2021 14:50
Qual marca de mtb de entrada voces recomendam? até uns 2k
A minha é uma Caloi Explorer Sport 2020. Na época o preço era 2099, peguei em uma promo por 1899. É uma bike básica com algumas vantagens de leve, tem freio hidráulico, mega range na catraca que ajuda bem, a suspensão tem trava e é bem honesta pro preço. Nada de espetacular, é uma bike básica de entrada, mas que não te impede de nada. Conheço uma mulher que faz pedal de 100km em uma Athor toda ching com suspensão Yamada. Uma bike boa ajuda muito, mas o principal é quem está em cima dela.
A 2021 foi modernizada, mas está custando 3500.
Flamengo

Avatar do usuário
bastião
Mensagens: 1121
Registrado em: 11 Out 2014 17:09
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por bastião » 06 Abr 2021 09:44

Uma dica pra quem vai comprar MTB usada: Procure uma que já tenha um conjunto de transmissão SHIMANO DEORE ou superior!
Quando olho para trás
há um vulto desconhecido
desfazendo-se em névoa...

Sempre que olho para trás
alguém que eu conheci
se perde na neblina...

SHIKI ( 1867-1902 )

Estrada da Primavera

Avatar do usuário
Sharivan
Mensagens: 2422
Registrado em: 06 Out 2014 12:14
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Sharivan » 06 Abr 2021 12:07

bastião escreveu:
06 Abr 2021 09:44
Uma dica pra quem vai comprar MTB usada: Procure uma que já tenha um conjunto de transmissão SHIMANO DEORE ou superior!
O problema são os preços! Uma bike com um grupo Deore completo fica fora do orçamento para a grande maioria dos iniciantes no moutain-bike, quem dirá com um conjunto superior. Para a realidade brasileira atual, em se tratando de quem está começando, um Altus ou Acera já é uma ótima entrada para as novas; Para as usadas, talvez o cara que queira investir um pouco mais já consiga entrar num grupo Alivio.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Avatar do usuário
warrior
Mensagens: 1375
Registrado em: 24 Jul 2017 09:03
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por warrior » 06 Abr 2021 12:39

Legal esse tópico, comprei uma Corratec X-vert com Deore e Deore Xt pra fazer umas trilhas doidas, acabou que até hoje só fiz umas 3 trilhas na vida, porque não conheço ninguem que pedala assim pra trilha, rampas e afins... e não sei os picos tambem onde tem trilha legal pra bike, daqui de SP só conheço o Parque Cemucam que tem varias trilhas legais para MTB...

Avatar do usuário
Sharivan
Mensagens: 2422
Registrado em: 06 Out 2014 12:14
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por Sharivan » 06 Abr 2021 17:06

warrior escreveu:
06 Abr 2021 12:39
Legal esse tópico, comprei uma Corratec X-vert com Deore e Deore Xt pra fazer umas trilhas doidas, acabou que até hoje só fiz umas 3 trilhas na vida, porque não conheço ninguem que pedala assim pra trilha, rampas e afins... e não sei os picos tambem onde tem trilha legal pra bike, daqui de SP só conheço o Parque Cemucam que tem varias trilhas legais para MTB...
Bike de primeira, hein?! Confesso que não conhecia essa marca... É alemã, né?
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Avatar do usuário
warrior
Mensagens: 1375
Registrado em: 24 Jul 2017 09:03
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por warrior » 12 Abr 2021 08:42

Sharivan escreveu:
06 Abr 2021 17:06
Bike de primeira, hein?! Confesso que não conhecia essa marca... É alemã, né?
sim é alemã, tava pesquisando um tempo, foi um achado essa bike, muito boa, agora só saber os lugares pra fazer as trilhas doidas hahaha

Avatar do usuário
JMGNeto
Mensagens: 86
Registrado em: 03 Jul 2014 11:41
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por JMGNeto » 12 Abr 2021 09:05

warrior escreveu:
12 Abr 2021 08:42
sim é alemã, tava pesquisando um tempo, foi um achado essa bike, muito boa, agora só saber os lugares pra fazer as trilhas doidas hahaha
Começa a seguir a galera da sua região no Strava, é um bom começo para conhecer os lugares.

Avatar do usuário
warrior
Mensagens: 1375
Registrado em: 24 Jul 2017 09:03
Contato:

Re: Ciclismo de estrada e MTB: quem aqui anda bike?

Mensagem por warrior » 12 Abr 2021 09:09

JMGNeto escreveu:
12 Abr 2021 09:05
Começa a seguir a galera da sua região no Strava, é um bom começo para conhecer os lugares.
é um APP? não conhecia, vou procurar sobre.

Valeu.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: abnerjj, Andy, Born To Raise Hell, FernandoFS, glima, onurBJJ, Raul Nutti e 311 visitantes