A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 4253
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Mensagem por Anom » 17 Jan 2021 13:19

Um grupo de 10 Sherpas finalmente conseguiu derrubar o último obstáculo do alpinismo: Chegar ao cume do K2 no inverno.
Infelizmente em outra expedição, o alpinista espanhol Sergi Mingote morreu após sofrer uma queda na volta para o acampamento base.

Aqui mostra passo a passo como foram as dificuldades para se chegar ao cume do último dos 14 picos com mais de 8.000m durante o inverno.
http://www.extremos.com.br/online/2020/k2/

https://explorersweb.com/2021/01/16/k2- ... er-summit/

Imagem

Imagem

PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Mensagem por PHDookie » 17 Jan 2021 13:33

Eu subi 5600 metros caminhando no verão embora com neve e fui muito cansativo as 4 horas de caminhada. Imagina mais de 8k com 35kilos nas costas escalando boa parte do caminho... Os sherpas são sinistros...

POBRELOKO
Mensagens: 1148
Registrado em: 10 Ago 2014 09:26
Contato:

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Mensagem por POBRELOKO » 17 Jan 2021 13:39

A comunidade da escalada meio que torce o nariz para os feitos dos sherpas, no próximo inverno algum escalador realiza esse feito acompanhado de seu carregadores leia se sherpas e lave os louros da conquista.

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21555
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Mensagem por kyo_spirit » 17 Jan 2021 13:58

POBRELOKO escreveu:
17 Jan 2021 13:39
A comunidade da escalada meio que torce o nariz para os feitos dos sherpas, no próximo inverno algum escalador realiza esse feito acompanhado de seu carregadores leia se sherpas e lave os louros da conquista.
Toda a magia das conquistas de alpinismo acabaram pra mim quando vi a função dos sherpas.
Os sherpas fazem a mesma escalada q os alpinistas conhecidos, carregando todo o material, muitas vezes sem usar oxigênio....e nem quando morrem são lembrados. Qd rola alguma acidente grande, a notícia é q morreu fulano, sicrano e três sherpas.


Eles são os grandes heróis do alpinismo. Pra mim, os alpinistas famosos não diferem muito de turistas q vão brincar de caçar leões na África; farsantes q recebem créditos indevidos, heróis de papelão.
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 4253
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Mensagem por Anom » 17 Jan 2021 14:15

Eu estava lendo uma reportagem interessante que nos últimos anos, os sherpas tem cada vez investido mais em estudos e aprendendo muito sobre os ramos de negócios. Querem ter suas próprias equipes de alpinismo (inclusive esse grupo que escalou o K2 é a junção de algumas delas), coisa que a tempos atrás eram em sua totalidade dos "estrangeiros".

Com o conhecimento que os sherpas tem das montanhas (ninguém conhece mais os picos do que eles), estão começando usar isso a seu favor ao invés de ficarem eternamente conhecidos como carregadores.

Carl
Mensagens: 1888
Registrado em: 08 Dez 2014 14:29
Contato:

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Mensagem por Carl » 17 Jan 2021 16:45

Eles deviam fazer isso sempre. Primeiro a galera raiz vai, registra e ganha fama, depois libera pros Nutellas subirem e ficarem tirando selfie e falando de superação.

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14158
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Mensagem por FCB » 17 Jan 2021 17:02

Anom escreveu:
17 Jan 2021 14:15
Eu estava lendo uma reportagem interessante que nos últimos anos, os sherpas tem cada vez investido mais em estudos e aprendendo muito sobre os ramos de negócios. Querem ter suas próprias equipes de alpinismo (inclusive esse grupo que escalou o K2 é a junção de algumas delas), coisa que a tempos atrás eram em sua totalidade dos "estrangeiros".

Com o conhecimento que os sherpas tem das montanhas (ninguém conhece mais os picos do que eles), estão começando usar isso a seu favor ao invés de ficarem eternamente conhecidos como carregadores.
Demoraram pra despertar.

Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Mensagem por Leeo » 17 Jan 2021 17:09

Os sherpas são fodas pra caralho, mas do jeito que tão falando nesse tópico parece que qualquer um tira a bunda do sofá e resolve escalar o K2.

Só nego sinistro consegue escalar essa porra!!
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Avatar do usuário
Ricardo Valota
Mensagens: 1353
Registrado em: 06 Dez 2014 21:53
Contato:

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Mensagem por Ricardo Valota » 17 Jan 2021 17:40

Só lembrando que na conquista do Everest , as manchetes na época deram destaque sim ao nepalês :


Imagem

Trecho de uma matéria da revista National Geografic :


“Edmund Hillary, neozelandês, e Tenzing Norgay, xerpa do Nepal, foram os mais fortes e mais experientes alpinistas por entre neve e gelo na expedição britânica de 1953.

Depois de a primeira equipa ter sido forçada a voltar para trás, Hillary e Tenzing, que constituíam a equipa de apoio, atingiram o cume às 11 h 30 min do dia 29 de maio. Para celebrar, Hillary estendeu a mão a Tenzing para o tradicional aperto de mão, mas Tenzing envolveu Hillary num forte abraço de alegria com palmadas nas costas.”

POBRELOKO
Mensagens: 1148
Registrado em: 10 Ago 2014 09:26
Contato:

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Mensagem por POBRELOKO » 17 Jan 2021 17:59

Ano que vem se algum não sherpa conseguiu a mesma façanha reparem como vai ser noticiado. Tem sherpa que subiu mais de 20x o Everest e é simples o raciocínio um sherpas sobe o Everest sem um alpinista o contrário não acontece.

Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 4253
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Mensagem por Anom » 17 Jan 2021 18:51

Eu sigo o Waldemar Niclevicz no Insta e já perguntei muitas coisas para ele das escaladas que ele participou. Ele me disse que definitivamente a mais sinistra é o K2 mesmo, especialmente na Bottleneck. As Seracs ali te deixam com o cu na mão pq cai um pedacinho ali, vc é história. Porém a mais mortal é a Annapurna pois poucos escalam lá e tem muitas mortes, algo perto de 35-40%.

Tem um documentário bem massa que eu vi no btv sobre o everest: The Wildest Dream. É narrado pelo Liam Nesson e conta sobre a história do Conrad Ankler, o alpinista que encontrou o corpo do Gregory Mallory 75 anos depois de darem como desaparecido na tentativa de chegar ao cume do Everest. Ele confeccionou a mesma roupa que o Mallory tentou escalar em 1924 e conseguiu chegar ao cume só com a roupa do corpo e sem auxílio de O2. O relato do Ankler foi que o Mallory caiu do Second Step, quebrou a perna e morreu. Inclusive eles não usaram a escada colocada pelos chineses em 1960 justamente para tentar reproduzir com a máxima fidelidade a tentativa do Mallory e do Irvine.

Outro cara foda que foi o primeiro a conquistar os 14 cumes com mais de 8.000m foi o italiano Reinhold Messner. O filme alemão "Nanga Parbat" conta a história dele e do seu irmão Gunther na qual conseguiram escalar a montanha, porém o Gunther morreu ao cair pelo Diamir. O Reinhold perdeu 7 dedos nesse acidente. E ele também foi o primeiro alpinista a conquistar o Everest solo e sem O2 auxiliar.

Humpty Dumpty
Mensagens: 1742
Registrado em: 08 Jun 2020 13:21
Contato:

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Mensagem por Humpty Dumpty » 17 Jan 2021 19:00

Xerpa de cu é rola. Os caras nasceram lá tem obrigação de subir tudo dando risada. O cara já nasce na montanha. Igual índio tem que atravessar a floresta amazônica pelado de boa. Tribo africana mata leão na porrada, esquimó mata urso polar.

Avatar do usuário
Maestro
OSS
OSS
Mensagens: 3462
Registrado em: 11 Out 2014 04:07
Contato:

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Mensagem por Maestro » 17 Jan 2021 19:08

Anom escreveu:
17 Jan 2021 18:51
Eu sigo o Waldemar Niclevicz no Insta e já perguntei muitas coisas para ele das escaladas que ele participou. Ele me disse que definitivamente a mais sinistra é o K2 mesmo, especialmente na Bottleneck. As Seracs ali te deixam com o cu na mão pq cai um pedacinho ali, vc é história. Porém a mais mortal é a Annapurna pois poucos escalam lá e tem muitas mortes, algo perto de 35-40%.

Tem um documentário bem massa que eu vi no btv sobre o everest: The Wildest Dream. É narrado pelo Liam Nesson e conta sobre a história do Conrad Ankler, o alpinista que encontrou o corpo do Gregory Mallory 75 anos depois de darem como desaparecido na tentativa de chegar ao cume do Everest. Ele confeccionou a mesma roupa que o Mallory tentou escalar em 1924 e conseguiu chegar ao cume só com a roupa do corpo e sem auxílio de O2. O relato do Ankler foi que o Mallory caiu do Second Step, quebrou a perna e morreu. Inclusive eles não usaram a escada colocada pelos chineses em 1960 justamente para tentar reproduzir com a máxima fidelidade a tentativa do Mallory e do Irvine.

Outro cara foda que foi o primeiro a conquistar os 14 cumes com mais de 8.000m foi o italiano Reinhold Messner. O filme alemão "Nanga Parbat" conta a história dele e do seu irmão Gunther na qual conseguiram escalar a montanha, porém o Gunther morreu ao cair pelo Diamir. O Reinhold perdeu 7 dedos nesse acidente. E ele também foi o primeiro alpinista a conquistar o Everest solo e sem O2 auxiliar.
O Messner e o irmão inclusive inauguraram a Face Diamir, diziam ser impossível antes deles, quase foi...

Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 4253
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Mensagem por Anom » 17 Jan 2021 19:23

Maestro escreveu:
17 Jan 2021 19:08
O Messner e o irmão inclusive inauguraram a Face Diamir, diziam ser impossível antes deles, quase foi...
Este era o filme que eu comentei ali.

Imagem

O do Everest é este:

Imagem

carodrigues
Mensagens: 962
Registrado em: 14 Set 2017 16:43
Contato:

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2

Mensagem por carodrigues » 17 Jan 2021 19:28

Anom escreveu:
17 Jan 2021 18:51
Eu sigo o Waldemar Niclevicz no Insta e já perguntei muitas coisas para ele das escaladas que ele participou. Ele me disse que definitivamente a mais sinistra é o K2 mesmo, especialmente na Bottleneck. As Seracs ali te deixam com o cu na mão pq cai um pedacinho ali, vc é história. Porém a mais mortal é a Annapurna pois poucos escalam lá e tem muitas mortes, algo perto de 35-40%.
Tem um livro muito bom sobre o K2, chama morte e vida no K2 e narra o desastre que ocorreu no final da temporada de 2008, quando morreram 11 alpinistas.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: onurBJJ, Pegetto, thiagobjj e 262 visitantes