Quase afogamento... Quem nunca?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Fedor Machida
Mensagens: 1985
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Quase afogamento... Quem nunca?

Mensagem por Fedor Machida » 03 Dez 2020 10:32

Comecei a ver vídeos pra escapar da correnteza do mar e fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que quase morreram por descuido, bobeira ou coragem demais.

Anexei 2 vídeos. O primeiro é pela zueira do cara falando e o segundo é pela didática.

Já passaram por esse perrengue desesperador?

phpBB [video]


phpBB [video]

Avatar do usuário
brunodsr
Mensagens: 15738
Registrado em: 04 Jul 2014 18:09
Contato:

Re: Quase afogamento... Quem nunca?

Mensagem por brunodsr » 03 Dez 2020 11:46

Já, sim. Meus tios têm uma casa de praia em Enseada dos Corais com uma corrente de retorno dessas. Já morreu muita gente lá. Num final de ano desses, morreram o pai e os dois filhos. Um foi entrando pra tentar salvar o outro e ficando também. Juntou muita gente pra ver. Eu era criança ainda e os pais da gente (meus primos, irmãos e eu) mandaram a gente ir pra casa, pra não ver.

Eu mesmo já fui puxado por essa corrente de retorno e o meu pai, que nem sabe nadar, me resgatou. Eu era moleque, estava brincando no raso, tipo água abaixo na cintura, e do nada fiquei sem chão. Meus primos gritaram e o meu pai partiu voando. Deu trabalho pra sair. Lembro da gente já fora d'água e do meu pai sentado, de cabeça baixa, com o pessoal jogando água na cabeça dele, exausto. Chorando pra caralho e eu de boas, achando que era nada demais, sem entender (criança é foda).

Pior que o local tem marcação, sinalização no chão e nas festas de fim de ano, sempre rola salva-vidas. Mesmo assim, rola muito afogamento lá. O mar puxa com muito força e nem adianta tentar nadar de volta. Tenso demais!!

Passei um perrengue pequeno na Cachoeira do Urubu também. Fui nadar até a queda d'água e quando mergulhei pra passar por baixo da queda (olha que inteligente que eu fui), fui empurrado muito pra baixo. Parecia que tinham mãos me empurrando. Mas ao invés de subir reto, eu tive a calma de sair para os lados. Subi já sem ar, mas não engoli água e nem tive sensação de morte. Só o desespero pra chegar na superfície mesmo.

Nado desde moleque e saber nadar às vezes até atrapalha, porque você fica afoito. :lol:
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

bartkaninde
Mensagens: 2029
Registrado em: 18 Jun 2014 20:40
Contato:

Re: Quase afogamento... Quem nunca?

Mensagem por bartkaninde » 03 Dez 2020 13:34

Eu sempre entrei no mar e nunca tinha ouvido falar em corrente de retorno. Depois que vi vídeos sobre o assunto fiquei meu cuzao e só entro com água na barriga.

Avatar do usuário
jitsunaja
Mensagens: 2052
Registrado em: 17 Jun 2014 12:25
Contato:

Re: Quase afogamento... Quem nunca?

Mensagem por jitsunaja » 03 Dez 2020 13:36

Já, mas surfando. Surfar é uma benção e uma maldição nesse sentido. Na pior vez eu tava surfando um mar de 2.5m na califórnia, água trincando.. vaquei (cai) na maior onda da série, fui até o fundo. Quando fui subir tomei mais uma na cabeça. Fiquei uns bons segundos debaixo d’água, e do nada ficou tudo preto. Perdi noção de cima e baixo.. minha sorte é que fui jogado em direção a praia e consegui subir.

Sem prancha provavelmente a última vez que passei um perrengue maior foi há alguns meses atrás.. eu tava participando de uma gincana, e um dos desafios era gravar alguém surfando com um ferro de passar roupa. Eu entrei de peito pra levar o ferro pra outro surfista pegar ele. O surfista deu mole e não tava conseguindo segurar o ferro, e eu que fui nadando cada vez mais em direção a ele acabei caindo em uma corrente de retorno e fui jogado lá pra fora, isso tomando onda na cabeça e com um puta ferro pesado na mão. Consegui passar o ferro pro surfista e sai lá de fora na correnteza nadando no braço.. por entender bem o mar eu consegui identificar onde a correnteza de retorno acabava e fui pegando jacaré na arrebentação até chegar até a praia. Se fosse uma pessoa que não nada bem ou que por impulso tentasse nadar direto pra praia em vez de nadar pro lado, se afogaria fácil.

xira4i21
Mensagens: 1763
Registrado em: 29 Mai 2017 08:56
Contato:

Re: Quase afogamento... Quem nunca?

Mensagem por xira4i21 » 03 Dez 2020 13:42

essa de enseadas ai é sinistro mesmo,nunca cheguei a entrar mais já vi gente que ia nadar num canto e saia 6m pro lado por conta da correnteza..
uma vez fui em itamaracá,a maré seca fui entrando entrando,entrando..fiquei la,quando fui voltar tava me cobrindo,tiveram que vim salvar eu e o amigo..depois disso sou cabreiro em nadar também em mar.

luizmma
Admin
Admin
Mensagens: 6776
Registrado em: 03 Jul 2014 15:24
Contato:

Re: Quase afogamento... Quem nunca?

Mensagem por luizmma » 03 Dez 2020 15:17

Canto do Maluf é sinistro, se o cara mosca ali vão achar o corpo la no jequitimar
Meu país demonstrou vergonha de ter minha cor
(Hã, hã)
Seus cuzão, né pra qualquer um memo não!!!

Fedor Machida
Mensagens: 1985
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: Quase afogamento... Quem nunca?

Mensagem por Fedor Machida » 03 Dez 2020 15:27

bartkaninde escreveu:
03 Dez 2020 13:34
Eu sempre entrei no mar e nunca tinha ouvido falar em corrente de retorno. Depois que vi vídeos sobre o assunto fiquei meu cuzao e só entro com água na barriga.
Eu tb não... só ouvi falar em vala qd era muleke.

Avatar do usuário
Ricardo Valota
Mensagens: 1353
Registrado em: 06 Dez 2014 21:53
Contato:

Re: Quase afogamento... Quem nunca?

Mensagem por Ricardo Valota » 03 Dez 2020 15:29

Quando criança quase me afoguei na Praia José Menino no litoral paulista .
Sorte que o Salva Vidas tava atento e me resgatou ...

Avatar do usuário
Fedor
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 9645
Registrado em: 13 Set 2014 17:54
Contato:

Re: Quase afogamento... Quem nunca?

Mensagem por Fedor » 03 Dez 2020 15:56

Quase morri numa represa, época de seca e pouca água, desci pra empurrar o barco e ao passar pelo canal da represa fui lá pra baixo, só consegui sair na segunda tentativa
7.000 - [url]https://forum.bjjforum.com.br/viewtopic.php?f=20&t=31176&start=1770[/url]

[img]https://i.ibb.co/1vQxYm8/tl.jpg[/img]

mendonka
Mensagens: 598
Registrado em: 13 Out 2014 20:54
Contato:

Re: Quase afogamento... Quem nunca?

Mensagem por mendonka » 03 Dez 2020 15:59

quem surfa sempre tem uma história de perrengue, na primeira vez que fui pra punta rocas no peru tomei uma série que varreu a galera com quase 3m, girei algumas vezes embaixo dagua, sorte que o cara rema pro lado e sai da zona do impacto por ser um point break....aqui no RS nao tem enseada e ja passei alguns perrengues em mar com média de 2m, mas nd que afaste a vontade de surfar...
Imagem

Avatar do usuário
Atibaia
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3005
Registrado em: 01 Out 2014 16:24
Contato:

Re: Quase afogamento... Quem nunca?

Mensagem por Atibaia » 03 Dez 2020 16:40

Existia uma lagoa no bairro que cresci e nas tardes de verão enchia de moleque para nadar,

uma vez apareceram com uma bóia de pneu de caminhão e a molecada toda subiu em cima e resolveu atravessar a lagoa,

só sei que uma hora a bóia virou e acabei ficando por baixo, foi um desespero para conseguir subir de novo.

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9688
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Quase afogamento... Quem nunca?

Mensagem por Anônimo » 03 Dez 2020 17:00

Meu irmão é guarda-vidas do corpo de bombeiros do RJ. Na infância e adolescência, ele escapou de 2 afogamentos. Ele diz que geralmente os afogamentos envolvem bebida alcóolica e adultos que pensam que sabem nadar. Com criança não tem jeito. Elas são irresponsáveis, e se não tiver um adulto por perto, elas fazem bobagem.

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Quase afogamento... Quem nunca?

Mensagem por RicardoBJJ » 03 Dez 2020 17:43

cresci vendo resgate de corpo de gente afogada na represa que ficava no bairro da Pedreira, zona sul de São Paulo. Era tipo um rolê frequente, a gente ia lá pra ver e minha mãe já usava isso como exemplo. Talvez por isso eu nunca tenha aprendido a nadar e morra de medo de água. Meus filhos fazem natação desde cedo, faço questão. Mas mesmo sabendo nadar, meu filho de 7 anos outro dia fez a façanha de prender uma dessas boias em forma de colete para criança nos pés, só pra fazer graça. Quando vimos, ele tava com os pés pra cima e a cabeça debaixo dágua na piscina se debatendo pra subir. Se não fosse a minha mulher que tava perto pra salvar ele, ele teria se afogado.

Não pode vacilar um segundo com criança, mesmo se elas souberem nadar.
Imagem

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21615
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: Quase afogamento... Quem nunca?

Mensagem por kyo_spirit » 03 Dez 2020 18:28

Eu nunca. Sempre fui a criança cagona q não arriscava nadar até longe
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Avatar do usuário
Raul Nutti
Mensagens: 5404
Registrado em: 23 Nov 2014 20:44
Contato:

Re: Quase afogamento... Quem nunca?

Mensagem por Raul Nutti » 03 Dez 2020 18:41

Aqui onde moro é conhecido como Lagamar (ou alaga mar), mas é essa corrente de retorno mesmo.
Já caí em uma dessas e já quase perdi minha tia tbm. Pra escapar tem que saber sair, senão fica exausto lutando contra e afoga mesmo.
Aqui tem salva vidas pra caramba e todo ano morre gente. Complicado
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 132 visitantes