Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
brunodsr
Mensagens: 15738
Registrado em: 04 Jul 2014 18:09
Contato:

Re: Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Mensagem por brunodsr » 27 Nov 2020 14:04

Surreal saporra!
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

mendonka
Mensagens: 589
Registrado em: 13 Out 2014 20:54
Contato:

Re: Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Mensagem por mendonka » 27 Nov 2020 14:27

cara se no teu bilhete diz q teu voo sai do aeroporto X, pq raios elas tentaram pegar outro voo em aeroporto Y...e ainda ganharam uma grana com isso :giveup:
Imagem

Albur
Mensagens: 415
Registrado em: 12 Fev 2016 13:34
Contato:

Re: Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Mensagem por Albur » 27 Nov 2020 14:35

Acho que a noticia esta mal redatada.

Hoje esta uma briga forte porque quando voce compra uma passagem com varios trechos, se voce nao usar um dos trechos, a aerolinha quer cancelar toda a passagem, e vender os trechos para outra pessoa, ou seja vender duas vezes.

Por exemplo voce esta em Goiania e quer ir para Sao Paulo daqui a 1 semana. 90% das vezes sai mais barato comprar ida e volta do que so ida, entao voce pessoa compra uma passagem SP-GYN / GYN-SP com a intencao de apenas usar a volta. Ai voce chega no aeroporto e fica sabendo que sua passagem foi cancelada porque nao usou o primeiro trecho.

Se nao me engano a Uniao Europeia ja falou que nao pode, se voce comprou e pagou, voce usa se quiser, se quiser usar apenas a metade e problema do cliente...

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14107
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Mensagem por FCB » 27 Nov 2020 14:48

Caralho... decisão pouco corporativa

Avatar do usuário
Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5861
Registrado em: 11 Out 2014 01:01
Contato:

Re: Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Mensagem por Pegetto » 27 Nov 2020 15:12

Utilizam o pouco de inteligência apenas pra serem filhas das putas mesmo, já que não sabem nem ir para o aeroporto certo essas antas.

Porra, surreal demais isso, indenizar essas duas débeis é o fim da picada. Contudo, nada de novo no fronte, em se tratando do Brasil.
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Online
palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3654
Registrado em: 14 Abr 2020 15:38
Contato:

Re: Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Mensagem por palmeirense » 27 Nov 2020 15:25

Albur escreveu:
27 Nov 2020 14:35
Acho que a noticia esta mal redatada.

Hoje esta uma briga forte porque quando voce compra uma passagem com varios trechos, se voce nao usar um dos trechos, a aerolinha quer cancelar toda a passagem, e vender os trechos para outra pessoa, ou seja vender duas vezes.

Por exemplo voce esta em Goiania e quer ir para Sao Paulo daqui a 1 semana. 90% das vezes sai mais barato comprar ida e volta do que so ida, entao voce pessoa compra uma passagem SP-GYN / GYN-SP com a intencao de apenas usar a volta. Ai voce chega no aeroporto e fica sabendo que sua passagem foi cancelada porque nao usou o primeiro trecho.

Se nao me engano a Uniao Europeia ja falou que nao pode, se voce comprou e pagou, voce usa se quiser, se quiser usar apenas a metade e problema do cliente...
Justamente, há entendimentos no do STJ nesse sentido. O comportamento dessas companhias e completamente abusivo, devido ao não aparecimento no local da ida, cancelam a volta e por aí vai. A decisão e de 2018: https://www.dizerodireito.com.br/2018/0 ... a.html?m=1

Ainda bem que temos o CDC.

O fake news aí tá no título. Elas não foram indenizadas pq foram ao aeroporto errado, mas devido ao cancelamento da volta automaticamente pelo não comparecimento ao voo de ida.



Ps: o caso aí não é absurdo não. Inclusive, caiu na prova discursiva da DPE/AM uma situação semelhante a essa.
Editado pela última vez por palmeirense em 27 Nov 2020 17:13, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
brunodsr
Mensagens: 15738
Registrado em: 04 Jul 2014 18:09
Contato:

Re: Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Mensagem por brunodsr » 27 Nov 2020 15:37

CJS escreveu:
27 Nov 2020 15:25
Justamente, há entendimentos no do STJ nesse sentido. O comportamento dessas companhias e completamente abusivo, devido ao não aparecimento no local da ida cancelam a volta e por aí vai. A decisão e de 2018: https://www.dizerodireito.com.br/2018/0 ... a.html?m=1

Ainda bem que temos o CDC.

O fake news aí tá no título. Elas não foram indenizadas pq foram ao aeroporto errado, mas devido ao cancelamento da volta automaticamente pelo não comparecimento ao voo de ida.



Ps: o caso aí não é absurdo não. Inclusive, caiu na prova discursiva da DPE/AM uma situação semelhante a essa.
Bom esclarecimento!!!!!!!!!!!!!

Agora, sim, faz todo o sentido. Se foram para o aeroporto errado na IDA, foda-se. Perderam o voo da ida e só. A volta deviam manter e acabou.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Online
LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 15259
Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
Contato:

Re: Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Mensagem por LeoMatosJJ » 27 Nov 2020 15:48

Eu quero que a LATAM se foda bem muito. Me fizeram maior raiva no começo do ano, quando a pandemia estourou.

Avatar do usuário
AçoitaBjj
Mensagens: 2289
Registrado em: 25 Abr 2016 20:04
Contato:

Re: Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Mensagem por AçoitaBjj » 27 Nov 2020 15:54

CJS escreveu:
27 Nov 2020 15:25
Justamente, há entendimentos no do STJ nesse sentido. O comportamento dessas companhias e completamente abusivo, devido ao não aparecimento no local da ida cancelam a volta e por aí vai. A decisão e de 2018: https://www.dizerodireito.com.br/2018/0 ... a.html?m=1

Ainda bem que temos o CDC.

O fake news aí tá no título. Elas não foram indenizadas pq foram ao aeroporto errado, mas devido ao cancelamento da volta automaticamente pelo não comparecimento ao voo de ida.



Ps: o caso aí não é absurdo não. Inclusive, caiu na prova discursiva da DPE/AM uma situação semelhante a essa.
Eu ia comentar agora, que preferia acreditar que era uma redação errada da matéria a realmente essa decisão existir. Por esse explicação é bem lógico isso, eu ia ficar muito puto se a empresa cancelasse toda a viagem por eu ter perdido apenas um trecho.
Imagem


Só o Bjj salva !! Oss.

Avatar do usuário
tjeua
Mensagens: 4365
Registrado em: 02 Out 2014 16:55
Contato:

Re: Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Mensagem por tjeua » 27 Nov 2020 15:54

Companhia aérea em geral abusa sim.

Fui pra Portugal, chegando no aeroporto a porra do meu avião não existia... o meu voo tinha sido cancelado, mas n cancelaram a passagem... blz a companhia mudou meu voo pra outro avião no mesmo dia e pediu pra eu arrumar a volta lá em Portugal quando chegasse.
Cheguei lá e adivinha ? Alguém cancelou meu voo de volta kkkkkkkk como pode eu perguntei, quem vai cancelar meu voo a não ser eu, ou com um pedido meu???

Depois de muitaaaa briga consegui outro voo de volta e tve q ficar mais um dia em Portugal

Online
palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3654
Registrado em: 14 Abr 2020 15:38
Contato:

Re: Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Mensagem por palmeirense » 27 Nov 2020 16:20

AçoitaBjj escreveu:
27 Nov 2020 15:54
Eu ia comentar agora, que preferia acreditar que era uma redação errada da matéria a realmente essa decisão existir. Por esse explicação é bem lógico isso, eu ia ficar muito puto se a empresa cancelasse toda a viagem por eu ter perdido apenas um trecho.
Pois é. Essa era e ainda é uma prática comum, mas desde que esse precedente foi firmado houve uma nítida diminuição desses casos.

Online
palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3654
Registrado em: 14 Abr 2020 15:38
Contato:

Re: Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Mensagem por palmeirense » 27 Nov 2020 16:22

Ron escreveu:
27 Nov 2020 16:05
Não necessariamente.

ANAC

Comprei uma viagem de ida e volta mas não utilizarei o trecho de ida. Posso utilizar apenas o de volta?

Caso o passageiro não utilize o trecho inicial nas passagens do tipo ida e volta, o transportador poderá cancelar o trecho de volta. Contudo, nos casos de voos domésticos, se o passageiro informar à empresa que deseja utilizar o trecho de volta, a empresa aérea não poderá cancelá-lo ou mesmo cobrar multa contratual para sua utilização, devendo esta comunicação ser feita pelo passageiro até o horário originalmente contratado para o trecho de ida.

https://www.anac.gov.br/acesso-a-inform ... =Pesquisar

LATAM - Contrato de Transporte Aéreo

1.3.4.1 Caso o passageiro não utilize o trecho de ida, nos bilhetes de ida e volta, o transportador poderá cancelar o trecho de volta (“no show”). É permitido solicitar o reembolso conforme a classe tarifária ou utilizar o crédito para efetuar remarcação do bilhete. No caso de remarcação de um dos trechos, nos bilhetes de ida e volta, serão cobradas diferenças de tarifas e taxas de remarcação, com base no valor total do contrato.

1.3.4.2. Não se aplica a regra da cláusula 1.3.4.1, para os voos nacionais, caso o PASSAGEIRO informe, até o horário de partida do trecho da ida, que deseja utilizar o trecho de volta, sendo vedada a cobrança de multa contratual para essa finalidade.

https://www.latam.com/pt_br/transparenc ... rte-aereo/

Elas devem ter comprado a tarifa mais baixa que não permite o cancelamento ou ressarcimento. Nada diferente do contrato e legislação foi aplicado a elas. Era prerrogativa da Companhia.

Por serem juízas acharam, e conseguiram, tratamento diferente do que qualquer outro. Nada diferente no Brasil. Por isso que dificilmente teremos voos low-cost de verdade aqui.
Não é isso. Os próprios precedentes do STJ levaram em conta essas resoluções da Anac, mas estas estão abaixo da lei, ainda mais o CDC, que é norma de ordem pública e concretiza uma garantia fundamental do cidadão.

Em outras palavras, fodasse essa resolução da ANAC e viva o CDC.

Ademais, não importa que essas cláusulas constem no contrato, visto que são abusivas e portanto nulas de pleno direito.

Por outro lado, em se tratando de viagens internacionais, há a convenção de Montreal que estabelece severas restrições aos direitos dos consumidores. Há precedentes divergentes, mas logo teremos um consenso.

Ps: maiores esclarecimento aqui: https://www.dizerodireito.com.br/2018/0 ... a.html?m=1. E bem didático e mesmo quem não é do direito consegue compreender.

Online
Avatar do usuário
Puime
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 184
Registrado em: 01 Out 2014 23:33
Contato:

Re: Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Mensagem por Puime » 27 Nov 2020 17:08

Albur escreveu:
27 Nov 2020 14:35
Acho que a noticia esta mal redatada.

Hoje esta uma briga forte porque quando voce compra uma passagem com varios trechos, se voce nao usar um dos trechos, a aerolinha quer cancelar toda a passagem, e vender os trechos para outra pessoa, ou seja vender duas vezes.

Por exemplo voce esta em Goiania e quer ir para Sao Paulo daqui a 1 semana. 90% das vezes sai mais barato comprar ida e volta do que so ida, entao voce pessoa compra uma passagem SP-GYN / GYN-SP com a intencao de apenas usar a volta. Ai voce chega no aeroporto e fica sabendo que sua passagem foi cancelada porque nao usou o primeiro trecho.

Se nao me engano a Uniao Europeia ja falou que nao pode, se voce comprou e pagou, voce usa se quiser, se quiser usar apenas a metade e problema do cliente...
Pelo que eu entendi é isso mesmo.

Acredito que elas foram pro Galeão, tentaram ir pra GRU do mesmo jeito, mas o companhia aérea não aceitou que elas utilizassem as passagens.

Uma vez perdi um voo Dublin - SP (ida e volta), pq perdi a ida. Mesmo tendo escala em Paris, e eu podendo pegar outro vôo e pegar minha escala lá, cancelaram todas as minhas passagens pois eu não peguei o primeiro trecho da viagem. Achei um absurdo, mas acabei deixando passar (tinha comprado pela decolar na época) e tomando um belo prejuízo.

Mas é um absurdo, se a passagem envolve vários trechos, que você possa utilizar o trecho que quiser.

Online
The Walrus
Mensagens: 5456
Registrado em: 03 Out 2014 19:16
Contato:

Re: Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Mensagem por The Walrus » 27 Nov 2020 18:49

tjeua escreveu:
27 Nov 2020 15:54
Companhia aérea em geral abusa sim.

Fui pra Portugal, chegando no aeroporto a porra do meu avião não existia... o meu voo tinha sido cancelado, mas n cancelaram a passagem... blz a companhia mudou meu voo pra outro avião no mesmo dia e pediu pra eu arrumar a volta lá em Portugal quando chegasse.
Cheguei lá e adivinha ? Alguém cancelou meu voo de volta kkkkkkkk como pode eu perguntei, quem vai cancelar meu voo a não ser eu, ou com um pedido meu???

Depois de muitaaaa briga consegui outro voo de volta e tve q ficar mais um dia em Portugal
TAP? Negociar com eles é foda

Avatar do usuário
tjeua
Mensagens: 4365
Registrado em: 02 Out 2014 16:55
Contato:

Re: Deuses news - Latam deve pagar R$ 74 mil a juízas que erraram aeroporto e perderam voo

Mensagem por tjeua » 27 Nov 2020 19:05

The Walrus escreveu:
27 Nov 2020 18:49
TAP? Negociar com eles é foda
Eles mesmo. Pior companhia aérea pra conversar...
Mano tive q ligar na tap aqui nos EUA, pq lá em Portugal eles queriam me vender outra passagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Debulho, Johnny Ramone, Kabeça Grande BJJ, Kr4yzieBone, palmeirense, SKYWALKER, The Walrus e 250 visitantes