[HELP] Maldito WI-FI...

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
thiagobjj
Mensagens: 3655
Registrado em: 01 Out 2014 12:50
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por thiagobjj » 11 Ago 2020 20:02

5ghz é mais rapido mas o alcance é menor

-Descubra qual tipo de placa wifi do dispositivo que vc vai conectar. Se a lentidão é no notebook, descubra se ele é banda g,n etc.
-Compre um roteador wifi que possua largura de banda equivalente (ou superior). Por exemplo, nao adianta você ter uma antena que lhe transmite 150mb e seu note só consegue trabalhar a 100 (por exemplo).
-No roteador novo, puxe um cabo que conecte uma das portas LAN do roteador da operadora e plugue este cabo na porta WAN do roteador novo que vai comprar.
-Neste roteador novo, configure os parametros de wifi como nome da rede, senha e etc.

E seja feliz.

Novamente, 5GHz é muito legal, mas tem um alcance MUITO menor. Mesmo em equipamentos corporativos. Na empresa que eu trabalho comprei cisco 280I que entrega em 2.4 e 5ghz. 2.4 é muito melhor na maioria dos casos. POREM, se seu dispositivo suporta 5ghz e a barra de sinal de antena fica cheia, be happy.

Boas punhetas.
Imagem


"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

Carl
Mensagens: 1888
Registrado em: 08 Dez 2014 14:29
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Carl » 11 Ago 2020 20:23

Maestro escreveu:
11 Ago 2020 00:58
Confere a velocidade upload do seu plano(geralmente é metade do download, mas planos não fibra podem entregar bem menos), e peça pra trocar a unidade se ele não possuir um protocolo Wi-fi 5.

Depois, tente usar no fio aquilo que precisar de mais estabilidade.


Por último, invista em roteadores.


Sempre que colocarem internet pessoal, coloquem o modem em uma área central da casa( ou no lugar mais utilizado)
Em uma posição mais alta, para que o sinal se espalhe melhor.

É importante entender que essas unidades 2 em 1 (bridge que recebe a internet e roteador wi-fi) nunca vão fazer as duas coisas bem, como um equipamento dedicado faria, isso é especialmente verdade na questão do wi-fi, que é parte do dia a dia de todos. Não adianta investir num celular top, tv top, e um plano de internet competente, sem pensar a rede e a disposição dela na sua casa antes, o provedor não sabe suas necessidades, vícios, locais onde mais fica com celular, esses pormenores estruturais apenas você pode entender, e é essencial investir num projeto de longo prazo nesse quesito. Dessa forma, o provedor muitas vezes vira apenas um detalhe.


Espero ter ajudado a todos !
Obrigado pela resposta! Meu plano tem 5G e testei a velocidade do Wifi no celular e deu 24Mb... O Roteador entraria direto no aparelho da Net (pergunta de leigo total!😁)?

Online
Avatar do usuário
Maestro
OSS
OSS
Mensagens: 3462
Registrado em: 11 Out 2014 04:07
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Maestro » 11 Ago 2020 21:30

Carl escreveu:
11 Ago 2020 20:23
Obrigado pela resposta! Meu plano tem 5G e testei a velocidade do Wifi no celular e deu 24Mb... O Roteador entraria direto no aparelho da Net (pergunta de leigo total!😁)?
Sim, mas antes tem que seguir uns passos, como desativar o wi-fi do roteador( acho que tem que entrar em contato com o provedor, pra pedir senha e user pra ele)

E configurar o roteador pra sua rede, essa parte depende muito do modelo que escolher.

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14158
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por FCB » 11 Ago 2020 22:52

thiagobjj escreveu:
11 Ago 2020 20:02
5ghz é mais rapido mas o alcance é menor

-Descubra qual tipo de placa wifi do dispositivo que vc vai conectar. Se a lentidão é no notebook, descubra se ele é banda g,n etc.
-Compre um roteador wifi que possua largura de banda equivalente (ou superior). Por exemplo, nao adianta você ter uma antena que lhe transmite 150mb e seu note só consegue trabalhar a 100 (por exemplo).
-No roteador novo, puxe um cabo que conecte uma das portas LAN do roteador da operadora e plugue este cabo na porta WAN do roteador novo que vai comprar.
-Neste roteador novo, configure os parametros de wifi como nome da rede, senha e etc.

E seja feliz.

Novamente, 5GHz é muito legal, mas tem um alcance MUITO menor. Mesmo em equipamentos corporativos. Na empresa que eu trabalho comprei cisco 280I que entrega em 2.4 e 5ghz. 2.4 é muito melhor na maioria dos casos. POREM, se seu dispositivo suporta 5ghz e a barra de sinal de antena fica cheia, be happy.

Boas punhetas.
muito bom, explicou passo a passo. ajudou muito.

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Zé Tempero » 11 Ago 2020 23:48

Anom escreveu:
10 Ago 2020 10:35
Eu tenho esse mesmo plano da Copel.
O Wi-FI sempre foi horrível. E eles cagam pra isso. A resposta é essa mesmo: eles garantem a velocidade no cabo, Wi-FI é um plus.
Eu tenho TIM Fibra e a resposta é a mesma. Inclusive liguei semana passada e foi isso que falaram. Raiva desses fdp.

Avatar do usuário
sewaa
Mensagens: 909
Registrado em: 12 Out 2014 17:07
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por sewaa » 12 Ago 2020 00:38

Já falaram, roteador plugado no modem em modo bridge, não tem erro. 2.4 e 5.

Se atentar para desligar o wifi do modem, se souber testar o canal de 2.4 (se mora em apto, normal ter canal lotado), roteador num local alto é melhor e água interfere na rede, então prestar atenção onde coloca, pode fazer uma boa diferença.

Em um apto de 100m2 num local central o 5g vai servir bem em toda casa, mais que isso vai penar ai é rede mesh mesmo. Pc ou note preferência no cabo, já tv, se for ver 4k, prefira wifi pq é comum vir com placa de rede 100/10, aí não é tão bom como no 5g.

E reforçando, vários aparelhos atuam em frequência 2.4, micro-ondas, telefone sem fio, babá eletrônica, laser de apresentação, é padrão para muita coisa. Ponto do roteador e obstáculos pode fazer perder muita qualidade.

Carl
Mensagens: 1888
Registrado em: 08 Dez 2014 14:29
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Carl » 12 Ago 2020 16:07

Maestro escreveu:
11 Ago 2020 21:30
Sim, mas antes tem que seguir uns passos, como desativar o wi-fi do roteador( acho que tem que entrar em contato com o provedor, pra pedir senha e user pra ele)

E configurar o roteador pra sua rede, essa parte depende muito do modelo que escolher.
Obrigado! Vou entrar em contato com a Net pra ver se eles disponibilizam ou se vão perturbar...rs

Pai Mei
Mensagens: 47
Registrado em: 02 Fev 2016 18:20
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Pai Mei » 12 Ago 2020 20:22

Carl escreveu:
12 Ago 2020 16:07
Obrigado! Vou entrar em contato com a Net pra ver se eles disponibilizam ou se vão perturbar...rs
Dá uma olhada na etiqueta que tem atrás do modem. Geralmente os dados para acesso ao modem estão ali.

Pai Mei
Mensagens: 47
Registrado em: 02 Fev 2016 18:20
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Pai Mei » 12 Ago 2020 20:39

Zé Tempero escreveu:
11 Ago 2020 23:48
Eu tenho TIM Fibra e a resposta é a mesma. Inclusive liguei semana passada e foi isso que falaram. Raiva desses fdp.
Eles estao certos. Nenhuma empresa vai garantir o wi-fi por causa da possibilidade de interferência de outras redes, obstáculos p sinal, tipo paredes, cômodos diferentes, etc.

O melhor é tentar instalar o modem o próximo de onde vc for usar mais (tipo escritório ou sala, quarto). Se conseguir cobrir a casa toda com apenas 1 roteador, compra um bem potente, dual-band (2.4 e 5 GHz) e substitui a da operadora.

Se não der com 1 só, mantém o da operadora e faz um 'puxadinho' com cabo de rede e liga mais um roteador WiFi próximo de onde vc quer, pra estender a rede. Pro meu velho eu comprei um Intelbras e liguei ao modem da Net que tá em outro andar. Acabaram-se os problemas.

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Zé Tempero » 12 Ago 2020 20:45

Pai Mei escreveu:
12 Ago 2020 20:39
Eles estao certos. Nenhuma empresa vai garantir o wi-fi por causa da possibilidade de interferência de outras redes, obstáculos p sinal, tipo paredes, cômodos diferentes, etc.

O melhor é tentar instalar o modem o próximo de onde vc for usar mais (tipo escritório ou sala, quarto). Se conseguir cobrir a casa toda com apenas 1 roteador, compra um bem potente, dual-band (2.4 e 5 GHz) e substitui a da operadora.

Se não der com 1 só, mantém o da operadora e faz um 'puxadinho' com cabo de rede e liga mais um roteador WiFi próximo de onde vc quer, pra estender a rede. Pro meu velho eu comprei um Intelbras e liguei ao modem da Net que tá em outro andar. Acabaram-se os problemas.
Eu fiz o teste com o cabo e deu 106MB de download é 50MB de upload (internet de 100MB) e no Wi-Fi, com o notebook literalmente ao lado do modem, 36MB de DL e 55MB de UL ~x( , em uns 3 sites distintos.

Claro que não quero a mesma potência de Wi-Fi que do Cabo, mas pelo menos um DL/UL decente no mesmo ambiente e não essa aberração.

As vezes da 2MB de DL é 50MB de UL. Maluquice isso

Carl
Mensagens: 1888
Registrado em: 08 Dez 2014 14:29
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Carl » 13 Ago 2020 10:56

Pai Mei escreveu:
12 Ago 2020 20:22
Dá uma olhada na etiqueta que tem atrás do modem. Geralmente os dados para acesso ao modem estão ali.
O cabo do Virtua agora vem com tipo um cadeado e você não consegue tirar para colocá-lo em outro aparelho.

Online
Avatar do usuário
Maestro
OSS
OSS
Mensagens: 3462
Registrado em: 11 Out 2014 04:07
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Maestro » 13 Ago 2020 16:40

Carl escreveu:
13 Ago 2020 10:56
O cabo do Virtua agora vem com tipo um cadeado e você não consegue tirar para colocá-lo em outro aparelho.
Mas você não vai trocar.


O aparelho receptor do sinal tem que ser sempre o que a empresa disponibiliza, salvo negociações antes do plano.

O que você vai fazer é conectar um cabo na porta LAN do aparelho da companhia(se chama ONU se for fibra óptica) com a outra ponta na porta WAN do roteador, que possui, via de regra, tecnologia, sinal e estabilidade mais robustos que a ONU( que exerce dois papéis, receber o sinal do provedor e repassar, ou seja, uma "Bridge", além do wi-fi).


A partir daí você toma uma decisão: configura ele pra repetir o sinal(se for é melhor conectar por cabo ), mantendo o Wi-fi da ONU.

Ou desativar o wi-fi do equipamento, e configurar o roteador como principal, esse processo envolve criar uma nova rede, e aí COM CERTEZA você vai precisar conectar por fio.

Carl
Mensagens: 1888
Registrado em: 08 Dez 2014 14:29
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Carl » 13 Ago 2020 16:55

Maestro escreveu:
13 Ago 2020 16:40
Mas você não vai trocar.


O aparelho receptor do sinal tem que ser sempre o que a empresa disponibiliza, salvo negociações antes do plano.

O que você vai fazer é conectar um cabo na porta LAN do aparelho da companhia(se chama ONU se for fibra óptica) com a outra ponta na porta WAN do roteador, que possui, via de regra, tecnologia, sinal e estabilidade mais robustos que a ONU( que exerce dois papéis, receber o sinal do provedor e repassar, ou seja, uma "Bridge", além do wi-fi).


A partir daí você toma uma decisão: configura ele pra repetir o sinal(se for é melhor conectar por cabo ), mantendo o Wi-fi da ONU.

Ou desativar o wi-fi do equipamento, e configurar o roteador como principal, esse processo envolve criar uma nova rede, e aí COM CERTEZA você vai precisar conectar por fio.
Tenho o cabo de rede que veio com o aparelho e que já liguei no BTV e funcionou sem travar. Vou ver se faço essa conexão do aparelho da Net (ONU) - cabo - roteador, pra melhorar o sinal.
Obrigado!
P.S.: sem querer abusar, mas qual reparador teria um bom custo/benefício pra isso?

Online
Avatar do usuário
Maestro
OSS
OSS
Mensagens: 3462
Registrado em: 11 Out 2014 04:07
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Maestro » 13 Ago 2020 17:03

Carl escreveu:
13 Ago 2020 16:55
Tenho o cabo de rede que veio com o aparelho e que já liguei no BTV e funcionou sem travar. Vou ver se faço essa conexão do aparelho da Net (ONU) - cabo - roteador, pra melhorar o sinal.
Obrigado!
P.S.: sem querer abusar, mas qual reparador teria um bom custo/benefício pra isso?
Assim como alguns colegas aqui, acabei cedendo e importando o xiaomi mi router 1800 AX pelo Aliexpress.

Só que pode correr o risco de não entrar devido uns rolos da Anatel ( a Xiaomi não trouxe ele oficialmente pro país, mas ele é homologado mundialmente, já que existe um órgão mundial que faz o trabalho da Anatel muito melhor que a mesma )

Aqui no Brasil, siga os posts que eu coloquei antes, inseri aqui um link com 10 roteadores bons, o autor do artigo tem um site e um canal voltado a montagem da rede, ele sempre testa roteadores e repetidores.


Características fundamentais ao aparelho ( em ordem de importância:

Sinal potente(antenas dedicadas ou amplificadores, se for só antena interna, corre )
Wi-fi 5 dual Band(2.4 e 5.8 GHz)
Suporte a rede mesh( você vai poder comprar mais deles conforme sua necessidade e residência, aqui é importante você conhecer seus vícios, locais onde mais usa e etc)
Suporte MU-MIMO
Wi-fi 6( próxima tecnologia wi-fi, celulares topo de linha desse ano já vem com ela, e intermediários começarão a vir ano que vem, logo, se a ideia é muitos anos com um bom aparelho, é interesse esse suporte ).

Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 4253
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Anom » 13 Ago 2020 19:12

Pior que estou bem tentado em pegar esse roteador, mas sou um lixo pra configuração.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Maestro, SpeedGame e 274 visitantes