[HELP] Maldito WI-FI...

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14213
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

[HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por FCB » 10 Ago 2020 10:08

Bom, lá vamos nós de novo comigo tendo dúvidas sobre tecnologia. :))
O ponto é o seguinte... tenho uma INTERNET de fibra ótica de 300 MB de download e 150 MB de Upload.
Quando faz a medição de velocidade via CABO, chega a marcar 320 MB. :punk:
Porém, via WI-FI está uma DESGRAÇA. :fuyou_2:
A medição fica entre 2MB e 15 MB (e isso de frente pro modem, a 50 cm).
Po, eu entendo que haverá perda de velocidade do cabo pro WI-FI, mas nessa proporção?
Já liguei várias vezes na COPEL TELECOM pra tentar resolver o problema, mas a maioria dos atendentes vem com aquele papo que o provedor só garante a velocidade via CABO. Ok, eu entendo, mas porra, uma diferença dessas (de 300MB pra 2 MB) é um ABSURDO.
A atendente já reiniciou o modem da central, já desliguei meu MODEM... mas nada que efetivamente deixe o WIFI numa velocidade sequer próxima aos 300 MB.
Qdo eu reinicio o modem, dá uma melhorada (vai pra uns 15 MB), mas poucos dias depois cai pra 8MB... 2 MB... fica nessa margem aí.
Sei que tem o lance do "canal" que pode ser mudado pra driblar os outros sinais de internet dos aptos vizinhos que podem estar atrapalhando meu sinal, mas da última vez que liguei reclamando, a atendente afirmou que verificou e que minha internet está no canal correto.

Minha dúvida então é... vale a pena chamar um TÉCNICO e gastar ($$$) pra resolver esse problema? E ele efetivamente VAI resolver?

Online
Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 4276
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Anom » 10 Ago 2020 10:35

Eu tenho esse mesmo plano da Copel.
O Wi-FI sempre foi horrível. E eles cagam pra isso. A resposta é essa mesmo: eles garantem a velocidade no cabo, Wi-FI é um plus.

Avatar do usuário
Peixola
Admin
Admin
Mensagens: 5125
Registrado em: 29 Mar 2019 11:39
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Peixola » 10 Ago 2020 10:43

Não manjo muito, mas informa qual seu roteador, creio que ajudará os COBRAS da tecnologia

Avatar do usuário
rafanake
Mensagens: 2893
Registrado em: 01 Nov 2014 17:14
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por rafanake » 10 Ago 2020 10:59

O Wifi vai dividir a banda para todo mundo que estiver conectado. Tenta desconectar todos os dispositivos efetuar o teste.
Depende da frequência da rede que esta usando também:
2.4 é mais lenta porém tem melhor alcance
5.0 é bem mais rápida, menos interferências porém não atravessa 1 parede direito...

E esses modens/roteadores, que geralmente disponibilizam nos planos é uma porcaria. Eu tinha um TimeCapsule da Apple aqui que era uma maravilha, ele queimou e estou usando o Wifi do modem da NET agora, um puta lixo! Melhor coisa é realmente comprar um bom roteador e usar o modem deles como modo bridge

Encomendei um aparelho WIFI 6 que pode ser usado como MESH futuramente
https://pt.aliexpress.com/item/40010368 ... hweb201603_

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14213
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por FCB » 10 Ago 2020 12:29

Peixola escreveu:
10 Ago 2020 10:43
Não manjo muito, mas informa qual seu roteador, creio que ajudará os COBRAS da tecnologia
boa.

HUAWEI

Online
Avatar do usuário
Maestro
OSS
OSS
Mensagens: 3465
Registrado em: 11 Out 2014 04:07
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Maestro » 10 Ago 2020 12:30

rafanake escreveu:
10 Ago 2020 10:59
O Wifi vai dividir a banda para todo mundo que estiver conectado. Tenta desconectar todos os dispositivos efetuar o teste.
Depende da frequência da rede que esta usando também:
2.4 é mais lenta porém tem melhor alcance
5.0 é bem mais rápida, menos interferências porém não atravessa 1 parede direito...

E esses modens/roteadores, que geralmente disponibilizam nos planos é uma porcaria. Eu tinha um TimeCapsule da Apple aqui que era uma maravilha, ele queimou e estou usando o Wifi do modem da NET agora, um puta lixo! Melhor coisa é realmente comprar um bom roteador e usar o modem deles como modo bridge

Encomendei um aparelho WIFI 6 que pode ser usado como MESH futuramente
https://pt.aliexpress.com/item/40010368 ... hweb201603_

complementando, o wi-fi 5.0 Gh pode ligar 23 aparelhos sem perda o interferencia na qualidade, o 2.4 só 3, mais que isso ele começa a dividir a banda.

verifica se seu celular tem as duas bandas, a mais baixa geralmente morre nos 60 MB de download e 30 de upload.

e sim, comprem roteadores, façam redes mesh, melhor ainda e eles conectarem a cabo, acreditem, vale a pena sair furando a parede pra ter 100 % da rede na maioria dos cantos da casa.


outra coisa, baixa um app chamado wi-fi man, voce vai andar com ele pela casa, e ver o sinal transmitido, e também as interferencias de rede.

para teste de velocidade, use o do SIMET, tem na play store tbm.

quando decidir( e pelo jeito vc não tem escolha) comprar um roteador, vá nos que disponibilizam redes AC, TP-link tem boas opções. Se quer já ficar preparadovpra próxima tecnologia, compre um wi-fi AX, vai ser caro, mas vc vai ser putamente feliz.

rafanake, depois me fala como foi a experiencia com esse rot aí, to querendo ele, mas a importação e o fato de não ter antenas externas me deixa cabreiro kkk.


mais tarde volto com umas boas opções. Boa sorte.

Avatar do usuário
O Pregador
Mensagens: 2298
Registrado em: 22 Out 2019 18:27

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por O Pregador » 10 Ago 2020 12:35

vcs usa seu proprio roteador wifi?
ou eles fornecem um?

eu ja tive problemas assim, comprei um roteador wifi potente , configurei ( tive que ligar para o suporte deles pra pegar um usuario e senha do roteador ) e funcionou q eh uma beleza...
minha internet é 1GB fibra, bem estavel...com roteador da empresa eu faço 250MB ( o q eh mto ) mas com o meu faço 1GB dependendo da frequencia e dispositivo...

ou seja resumindo, compra seu proprio wifi, na pior das hipoteses só coloca um rj45 na saida do roteador da telecom pro seu proprio wifi que já resolve teu problema sem vc se aprofundar mto...

eu morei em um lugar que tinha uma porão e eu queria internet lá pra colocar uns servidores, a alternativa mais barata que eu achei foi usar internet pela energia eletrica... eu consigo 35mbs estavel com pouquissima perda de latencia.... o que era suficiente pro que eu queria,

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... aa8e3b193e

tem varias alternativas..

se vc quer baixa latencia cabo sempre é melhor,
se vc precisa de alcance o melhor caminho é multiplos roteadores com o cabo passando ( se não da pra passar o cabo usa a rede eletricidade )



abss
Editado pela última vez por O Pregador em 10 Ago 2020 12:53, em um total de 1 vez.
R.I.P malicia

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14213
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por FCB » 10 Ago 2020 12:42

rafanake escreveu:
10 Ago 2020 10:59
O Wifi vai dividir a banda para todo mundo que estiver conectado. Tenta desconectar todos os dispositivos efetuar o teste.
Depende da frequência da rede que esta usando também:
2.4 é mais lenta porém tem melhor alcance
5.0 é bem mais rápida, menos interferências porém não atravessa 1 parede direito...

E esses modens/roteadores, que geralmente disponibilizam nos planos é uma porcaria. Eu tinha um TimeCapsule da Apple aqui que era uma maravilha, ele queimou e estou usando o Wifi do modem da NET agora, um puta lixo! Melhor coisa é realmente comprar um bom roteador e usar o modem deles como modo bridge

Encomendei um aparelho WIFI 6 que pode ser usado como MESH futuramente
https://pt.aliexpress.com/item/40010368 ... hweb201603_
Já tá me dando uma luz.
Vou aproveitar da sua boa vontade.
Esse do link é um que daria conta na sua opinião?
Tem outros que você indicaria?

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14213
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por FCB » 10 Ago 2020 12:45

O Pregador escreveu:
10 Ago 2020 12:35
vcs usa seu proprio roteador wifi?
ou eles fornecem um?

eu ja tive problemas assim, comprei um roteador wifi potente , configurei ( tive que ligar para o suporte deles pra pegar um usuario e senha do roteador ) e funcionou q eh uma beleza...
minha internet é 1GB fibra, bem estavel...com roteador da empresa eu faço 250MB ( o q eh mto ) mas com o meu faço 1GB dependendo da frequencia e dispositivo...

abss
o MEU É huawei roteador HG8245

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14213
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por FCB » 10 Ago 2020 12:47

Maestro escreveu:
10 Ago 2020 12:30
complementando, o wi-fi 5.0 Gh pode ligar 23 aparelhos sem perda o interferencia na qualidade, o 2.4 só 3, mais que isso ele começa a dividir a banda.

verifica se seu celular tem as duas bandas, a mais baixa geralmente morre nos 60 MB de download e 30 de upload.

e sim, comprem roteadores, façam redes mesh, melhor ainda e eles conectarem a cabo, acreditem, vale a pena sair furando a parede pra ter 100 % da rede na maioria dos cantos da casa.


outra coisa, baixa um app chamado wi-fi man, voce vai andar com ele pela casa, e ver o sinal transmitido, e também as interferencias de rede.

para teste de velocidade, use o do SIMET, tem na play store tbm.

quando decidir( e pelo jeito vc não tem escolha) comprar um roteador, vá nos que disponibilizam redes AC, TP-link tem boas opções. Se quer já ficar preparadovpra próxima tecnologia, compre um wi-fi AX, vai ser caro, mas vc vai ser putamente feliz.

rafanake, depois me fala como foi a experiencia com esse rot aí, to querendo ele, mas a importação e o fato de não ter antenas externas me deixa cabreiro kkk.


mais tarde volto com umas boas opções. Boa sorte.
O meu é huawei roteador HG8245.

Analisando aqui, temos entre 8 e 10 pontos que utilizam internet.

Qdo tiver tempo, por favor, indique roteadores com ótimos custo-benefício.

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14213
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por FCB » 10 Ago 2020 12:56

rafanake escreveu:
10 Ago 2020 10:59
O Wifi vai dividir a banda para todo mundo que estiver conectado. Tenta desconectar todos os dispositivos efetuar o teste.
Depende da frequência da rede que esta usando também:
2.4 é mais lenta porém tem melhor alcance
5.0 é bem mais rápida, menos interferências porém não atravessa 1 parede direito...

E esses modens/roteadores, que geralmente disponibilizam nos planos é uma porcaria. Eu tinha um TimeCapsule da Apple aqui que era uma maravilha, ele queimou e estou usando o Wifi do modem da NET agora, um puta lixo! Melhor coisa é realmente comprar um bom roteador e usar o modem deles como modo bridge

Encomendei um aparelho WIFI 6 que pode ser usado como MESH futuramente
https://pt.aliexpress.com/item/40010368 ... hweb201603_
Achei na AMAZON BR (mas é compra internacional): https://amzn.to/2DQCao9

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14213
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por FCB » 10 Ago 2020 12:59

Resumindo num post só pra quem puder ajudar.

- INTERNET - 300 MB (fibra)
- roteador HUAWEI HG8245
- medidor de velocidade via cabo: 320 MB
- medidor de velocidade via wifi: de 2 à 15 MB
- Entre 8 à 10 aparelhos que utilizam o WIFI

Avatar do usuário
rafanake
Mensagens: 2893
Registrado em: 01 Nov 2014 17:14
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por rafanake » 10 Ago 2020 13:42

FCB escreveu:
10 Ago 2020 12:56
Achei na AMAZON BR (mas é compra internacional): https://amzn.to/2DQCao9
No aliexpress, ta quase metade do preço. E o pessoal tem dito que ta passando liso na alfandega!

Sobre o modelo, é muito bom sim! Pra quem pretende comprar um roteador, recomendo comprar um aparelho com o novo padrão WIFI 6 (802.11ax)

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14213
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por FCB » 10 Ago 2020 13:50

rafanake escreveu:
10 Ago 2020 13:42
No aliexpress, ta quase metade do preço. E o pessoal tem dito que ta passando liso na alfandega!

Sobre o modelo, é muito bom sim! Pra quem pretende comprar um roteador, recomendo comprar um aparelho com o novo padrão WIFI 6 (802.11ax)
Pois é... cotei aqui e saiu por 340 REAIS.

Cara, desculpe a ignorância, mas eu preciso comprar só esse roteador do link pra resolver o meu problema né? Ou preciso comprar mais alguma coisa?
Reparei q ele é para 1.800 MB, como tenho 300 MB, não teria outra opção que seja muito boa também além dessa do link?
Pergunto pq se comprar pelo aliexpress só chegaria em OUTUBRO, e eu queria algo mais pra agora.

Online
Avatar do usuário
Maestro
OSS
OSS
Mensagens: 3465
Registrado em: 11 Out 2014 04:07
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Maestro » 10 Ago 2020 13:51

https://maxdicas.com.br/roteadores-giga ... a-comprar/


Dentre eles, olhe com carinho os TP-link archer, C6, e talvez um ,C60.

Mas se quiser realmente ir além, e se preparar pra próxima tecnologia do wi-fi( que já ta batendo na porta, vai num roteador AX.

E lembre-se, de preferência, conecte eles ao aparelho da operadora por cabo, um Cat-6 faz o serviço sobrando.


Usa o App que eu indiquei pra descobrir os lugares onde é mais urgente a melhora de sinal.

Boa sorte.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, Begege, codematrixbr, LeoMatosJJ, Sarruf 84 e 424 visitantes