Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
rafaelratão
Mensagens: 3312
Registrado em: 02 Out 2014 08:33
Contato:

Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Mensagem por rafaelratão » 05 Ago 2020 10:32

Como foram os bastidores desse fim de corrida do inglês? O que aconteceu na conversa pelo rádio entre o piloto e o engenheiro Peter Bonnington, conhecido pelo apelido de "Bono"?

Antes da transcrição, algumas informações da última volta: o pneu ficou definitivamente danificado com dois quilômetros na última volta. Ou seja: Hamilton teve de percorrer 3.800 metros, com duas curvas de alta velocidade: a Copse e a Stowe. E as velocidades nas tangências foram impressionantes, mesmo com apenas três pneus. Para comparar as voltas 51 e 52: na Copse, 236 km/h e 141 km/h; na Stowe, 190 km/h e 133 km/h. Tempos de volta na 51 e 52: 1m32s135 e 1m55s484. Velocidade na Reta do Hangar na 52: 230 km/h. Tudo isso no fio da navalha, com o cuidado de não deixar o pneu estragar a suspensão.

Volta 50 - Curva 6
Lewis Hamilton: "O quanto de pista posso usar?"
Peter Bonnington: "OK, Lewis, o outro carro (Valtteri Bottas) acabou de ter um pneu furado. Então cuide dos pneus da melhor maneira que você conseguir. E use o modo STRAT 11 (um dos modos de economia do motor)."

Volta 50 - Curva 8
Bonnington: "Então, por favor, não tente fazer a melhor volta. Só precisamos trazer o carro para casa - a integridade dos pneus está comprometida."
Hamilton: "Entendido."

Volta 50 - Curva 15
Bonnington: "Então, falha no pneu dianteiro esquerdo, falha no dianteiro esquerdo para Valtteri."

Volta 50 - Curva 16
Bonnington: "Então podemos ter pedaços deste pneu ao longo do circuito."

Volta 51 - Curva 1 (Abbey)
Bonnington: "Então, Max é o carro que está atrás - 15 segundos."

Volta 51 - Curva 9 (Copse)
Bonnington: "Então, Verstappen acabou de parar para colocar pneus novos. Ele vai tentar a melhor volta, mas nós não vamos nos incomodar tentando."

Volta 52 - Curva 1 (Abbey)
Bonnington: "Só mais uma volta, Lewis. Traga o carro para casa."

Volta 52 - Curva 6 (Brooklands)
Hamilton: "Uhmmm, acho que algo aconteceu com meu pneu esquerdo também."

Volta 52 - Curva 7 (Luffield)
Bonnington: "OK, entendido. O mesmo de novo."

Volta 52 - Curva 8 (Woodcote)
Bonnington: "Verstappen está 30 segundos atrás."

Volta 52 - Curva 9 (Copse)
Bonnington: "Diferença para Verstappen... Podemos ir com o modo DIFF-MID 12 (um dos modos de ajuste do diferencial) - e Verstappen está 25 segundos atrás... Esta é a última volta, temos 20 segundos para Verstappen."

Volta 52 - Curva 13 (Becketts)
Bonnington: "17 segundos, agora 16 segundos."

Volta 52 - Curva 15 (Stowe)
Bonnington: "E você pode usar qualquer modo STRAT que você desejar, então STRAT 5 (um dos modos de economia do motor)... E 10 segundos para Verstappen."

Volta 52 - Curva 16 (Vale)
Bonnington: "E 9 segundos para Verstappen."

Volta 52 - Curva 18 (Club)
Bonnington: "E 7 segundos para Verstappen."

Bandeira quadriculada
Hamilton: "Esta é a última volta?!"
Bonnington: "Sim, amigo. Você conseguiu, você conseguiu!. Bem, é isso!"
Hamilton: "Mas não teve bandeirada?"
Bonnington: "Você conseguiu completar! Só pare o carro. Pare o carro, vamos atrás para te pegar. Então, pare, pare, pare."
Hamilton: "Você tem certeza? Acho que consigo pilotar mesmo sem o pneu."
Bonnington: "Não. É perigoso. Pare o carro e vamos atrás de você para te pegar. Só precisamos preservar o carro, preservar as peças."
Hamilton: "Meu Deus, foi apertado. O carro, honestamente, está bom, não está arrastando."
Bonnington: "Podemos usar o modo HPP 7 (modo que altera vários detalhes, como o ponto da ignição e a mistura de combustível), posição 1. 7, posição 1. E se conseguirmos, modo HPP 3, posição 14. 3, posição 14."
Hamilton: "Uau, essa foi apertada!"
Bonnington: "Sim, ia falar isso agora. Foi apertado, mais apertado que o desejado. Mas sim, fantástico trabalho, amigo."
Hamilton: "O pneu... O pneu parecia bom e então ele deve ter atingido algo na pista."
Bonnington: "E agora você pode ir para o modo HPP 7, posição 1."

----------------------

O cara realmente é diferenciado e tem uma caralhada de "modos de pilotagem" a disposição, mas já é um dos GOAT's, foda é que a disparidade esta tão grande que precisou de um pneu estourar para dar "emoção" na disputa pelo primeiro lugar.

Avatar do usuário
terroso
Mensagens: 12276
Registrado em: 11 Set 2014 09:48
Contato:

Re: Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Mensagem por terroso » 05 Ago 2020 11:48

Tem que ser muito fera para dirigir um F-1, mesmo com toda tecnologia para ajudar, tem que saber quando usar.

Por curiosidade, eu estava com o F-1 2018 e configurei todas as simulações e desliguei todas as ajudas, por fim eu mal conseguia fazer as curvas de tão difícil que ficava :))

Avatar do usuário
adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 8867
Registrado em: 15 Out 2014 16:41
Contato:

Re: Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Mensagem por adauto_mma » 05 Ago 2020 14:12

O cara andou a mais de 230 km\h com 3 pneus, sinistro!
Todos os homens morrem, a maioria nunca vive!
(William Wallace)

Avatar do usuário
SKYWALKER
Mensagens: 10941
Registrado em: 01 Out 2014 18:25
Contato:

Re: Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Mensagem por SKYWALKER » 05 Ago 2020 15:09

Incrível a tranquilidade do Hamilton...
"Nascido e criado no off topic"

Ciro/Zema/Tarcísio 2026

AntiRacista/Facista/Nazista/Stalinista/Comunista/Chavista/Bolsopetista.

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5016
Registrado em: 14 Jun 2014 15:55
Contato:

Re: Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 05 Ago 2020 15:10

rafaelratão escreveu:
05 Ago 2020 10:32
Como foram os bastidores desse fim de corrida do inglês? O que aconteceu na conversa pelo rádio entre o piloto e o engenheiro Peter Bonnington, conhecido pelo apelido de "Bono"?

Antes da transcrição, algumas informações da última volta: o pneu ficou definitivamente danificado com dois quilômetros na última volta. Ou seja: Hamilton teve de percorrer 3.800 metros, com duas curvas de alta velocidade: a Copse e a Stowe. E as velocidades nas tangências foram impressionantes, mesmo com apenas três pneus. Para comparar as voltas 51 e 52: na Copse, 236 km/h e 141 km/h; na Stowe, 190 km/h e 133 km/h. Tempos de volta na 51 e 52: 1m32s135 e 1m55s484. Velocidade na Reta do Hangar na 52: 230 km/h. Tudo isso no fio da navalha, com o cuidado de não deixar o pneu estragar a suspensão.

Volta 50 - Curva 6
Lewis Hamilton: "O quanto de pista posso usar?"
Peter Bonnington: "OK, Lewis, o outro carro (Valtteri Bottas) acabou de ter um pneu furado. Então cuide dos pneus da melhor maneira que você conseguir. E use o modo STRAT 11 (um dos modos de economia do motor)."

Volta 50 - Curva 8
Bonnington: "Então, por favor, não tente fazer a melhor volta. Só precisamos trazer o carro para casa - a integridade dos pneus está comprometida."
Hamilton: "Entendido."

Volta 50 - Curva 15
Bonnington: "Então, falha no pneu dianteiro esquerdo, falha no dianteiro esquerdo para Valtteri."

Volta 50 - Curva 16
Bonnington: "Então podemos ter pedaços deste pneu ao longo do circuito."

Volta 51 - Curva 1 (Abbey)
Bonnington: "Então, Max é o carro que está atrás - 15 segundos."

Volta 51 - Curva 9 (Copse)
Bonnington: "Então, Verstappen acabou de parar para colocar pneus novos. Ele vai tentar a melhor volta, mas nós não vamos nos incomodar tentando."

Volta 52 - Curva 1 (Abbey)
Bonnington: "Só mais uma volta, Lewis. Traga o carro para casa."

Volta 52 - Curva 6 (Brooklands)
Hamilton: "Uhmmm, acho que algo aconteceu com meu pneu esquerdo também."

Volta 52 - Curva 7 (Luffield)
Bonnington: "OK, entendido. O mesmo de novo."

Volta 52 - Curva 8 (Woodcote)
Bonnington: "Verstappen está 30 segundos atrás."

Volta 52 - Curva 9 (Copse)
Bonnington: "Diferença para Verstappen... Podemos ir com o modo DIFF-MID 12 (um dos modos de ajuste do diferencial) - e Verstappen está 25 segundos atrás... Esta é a última volta, temos 20 segundos para Verstappen."

Volta 52 - Curva 13 (Becketts)
Bonnington: "17 segundos, agora 16 segundos."

Volta 52 - Curva 15 (Stowe)
Bonnington: "E você pode usar qualquer modo STRAT que você desejar, então STRAT 5 (um dos modos de economia do motor)... E 10 segundos para Verstappen."

Volta 52 - Curva 16 (Vale)
Bonnington: "E 9 segundos para Verstappen."

Volta 52 - Curva 18 (Club)
Bonnington: "E 7 segundos para Verstappen."

Bandeira quadriculada
Hamilton: "Esta é a última volta?!"
Bonnington: "Sim, amigo. Você conseguiu, você conseguiu!. Bem, é isso!"
Hamilton: "Mas não teve bandeirada?"
Bonnington: "Você conseguiu completar! Só pare o carro. Pare o carro, vamos atrás para te pegar. Então, pare, pare, pare."
Hamilton: "Você tem certeza? Acho que consigo pilotar mesmo sem o pneu."
Bonnington: "Não. É perigoso. Pare o carro e vamos atrás de você para te pegar. Só precisamos preservar o carro, preservar as peças."
Hamilton: "Meu Deus, foi apertado. O carro, honestamente, está bom, não está arrastando."
Bonnington: "Podemos usar o modo HPP 7 (modo que altera vários detalhes, como o ponto da ignição e a mistura de combustível), posição 1. 7, posição 1. E se conseguirmos, modo HPP 3, posição 14. 3, posição 14."
Hamilton: "Uau, essa foi apertada!"
Bonnington: "Sim, ia falar isso agora. Foi apertado, mais apertado que o desejado. Mas sim, fantástico trabalho, amigo."
Hamilton: "O pneu... O pneu parecia bom e então ele deve ter atingido algo na pista."
Bonnington: "E agora você pode ir para o modo HPP 7, posição 1."

----------------------

O cara realmente é diferenciado e tem uma caralhada de "modos de pilotagem" a disposição, mas já é um dos GOAT's, foda é que a disparidade esta tão grande que precisou de um pneu estourar para dar "emoção" na disputa pelo primeiro lugar.
Próxima corrida ele faz duas paradas e ganha com 15 segundos de vantagem.
Não é o primeiro ao que Silverstone castiga os pneus assim.

The Griot
Mensagens: 4601
Registrado em: 01 Out 2014 16:46
Contato:

Re: Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Mensagem por The Griot » 05 Ago 2020 15:22

terroso escreveu:
05 Ago 2020 11:48
Tem que ser muito fera para dirigir um F-1, mesmo com toda tecnologia para ajudar, tem que saber quando usar.
O Hamilton não perdeu o primeiro título mundial pq apertou o botão errado no volante e o carro desligou?

Avatar do usuário
terroso
Mensagens: 12276
Registrado em: 11 Set 2014 09:48
Contato:

Re: Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Mensagem por terroso » 05 Ago 2020 15:23

The Griot escreveu:
05 Ago 2020 15:22
O Hamilton não perdeu o primeiro título mundial pq apertou o botão errado no volante e o carro desligou?
Sim.
https://www.gazetadopovo.com.br/esporte ... 7wqstzbri/

Avatar do usuário
Bluetauro
Mensagens: 5639
Registrado em: 14 Out 2014 09:34
Contato:

Re: Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Mensagem por Bluetauro » 05 Ago 2020 15:31

Eletrônica estragou os esportes de velocidade.
Fazem dezenas de ajustes por volta. Têm que saber mais de videogame do que de pilotar um carro.
O socialismo é a filosofia do fracasso, a crença na ignorância, a pregação da inveja. Seu defeito inerente é
a distribuição igualitária da miséria. Winston Churchill

The Joker
Mensagens: 2051
Registrado em: 08 Set 2014 14:06
Contato:

Re: Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Mensagem por The Joker » 05 Ago 2020 15:35

Hamilton será o maior da história em termos de números...Esse ano, no máximo no próximo. Recorde de titulos, vitorias e poles...

Avatar do usuário
QUIRON
Mensagens: 245
Registrado em: 02 Abr 2019 07:38
Contato:

Re: Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Mensagem por QUIRON » 05 Ago 2020 18:39

Tonio Kröger escreveu:
05 Ago 2020 15:36
Foi bacana. Mas nada perto do que o Senna fez no GP do Brasil de 1991, pilotando por 7 voltas só com a sexta marcha e na chuva.
Podia ter parado a frase no "mas nada perto do Senna" . Mas , temos que pensar sera que ele é o maior de todos os tempos? Na minha opinião sim mas tem um um viés emocional com certeza. Sera que ele sera sempre o maior de todos os tempos? Na f1 eu acho que sim por conta do tipo de carro e do nível da competição. Maior piloto de todos os tempos, não sei , já viram o currículo do Jim Clark?
nulla tenaci invia est via

Avatar do usuário
Michael Scofield
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 9650
Registrado em: 20 Abr 2015 14:04
Contato:

Re: Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Mensagem por Michael Scofield » 05 Ago 2020 18:48

Faltou o vídeo on-board dessa última volta:

phpBB [video]







QUIRON escreveu:
05 Ago 2020 18:39
Podia ter parado a frase no "mas nada perto do Senna" . Mas , temos que pensar sera que ele é o maior de todos os tempos? Na minha opinião sim mas tem um um viés emocional com certeza. Sera que ele sera sempre o maior de todos os tempos? Na f1 eu acho que sim por conta do tipo de carro e do nível da competição. Maior piloto de todos os tempos, não sei , já viram o currículo do Jim Clark?
Acredito q o Dick Vigarista seja o maior
Parece que está começando a ir embora a questão do vírus - Micto, Bolso. 12/04/2020

Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 4253
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Mensagem por Anom » 05 Ago 2020 19:55

Imagine o Schumacher então... em Barcelona/94 ele ficou pilotando por 45 voltas em 5 marcha, parou no box e ainda foi o 2 colocado.

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Mensagem por Tartaruga » 05 Ago 2020 23:21

Eh...esporte elitizado...quantas pessoas podem praticar?

O cara eh bem condicionado, bem treinado pra fazer um trabalho, mas falar de talento, de diferencial, eu acho dificil...
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21555
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Mensagem por kyo_spirit » 06 Ago 2020 00:55

F-1. Isso ainda existe?
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Avatar do usuário
Maestro
OSS
OSS
Mensagens: 3462
Registrado em: 11 Out 2014 04:07
Contato:

Re: Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra

Mensagem por Maestro » 06 Ago 2020 03:34

QUIRON escreveu:
05 Ago 2020 18:39
Podia ter parado a frase no "mas nada perto do Senna" . Mas , temos que pensar sera que ele é o maior de todos os tempos? Na minha opinião sim mas tem um um viés emocional com certeza. Sera que ele sera sempre o maior de todos os tempos? Na f1 eu acho que sim por conta do tipo de carro e do nível da competição. Maior piloto de todos os tempos, não sei , já viram o currículo do Jim Clark?


É extremamente difícil não considerar o Senna a grande figura deste esporte, mesmo depois dele surgiram pilotos que o superaram em números, desempenho e recordes, e mesmo assim não conseguiram atrelar seu nome ao da F-1 da maneira como Senna fez, é o mais icônico com certeza, todas as circunstâncias da sua carreira contribuíram pra essa mística, inclusive sua partida. Então pra mim sim, é o maior piloto de F-1.

No automobilismo em geral ? Aí é uma outra história.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira, Germer, jack sawer, Joaommavt, lethalshot, onurBJJ, Pavão, relâmpagomcqueen, Ytsejam e 242 visitantes