Aprender a tocar violão pela internet.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
El Cid
Mensagens: 10809
Registrado em: 20 Fev 2020 13:52
Contato:

Re: Aprender a tocar violão pela internet.

Mensagem por El Cid » 01 Jul 2020 23:05

Eu aprendi um basico de teoria musical aos 13 anos depois enchi o saco

Fique nas revistinha e revistas de rock que as vezes tinham uma tablatura de alguma musica maneira ou alguma técnica

Maa o que me ajudou mesmo a a mania de ficar acompanhando as musicas na rádio. E ainda tentava tirara a sonoridade mais proxima possível da música.

Coisa que a revistinha nao permitia =))

Pro básico. Com força de vontade em 3 meses tu aprende

Edit: eu aprendi com um metodo misto de teoria com esse que o autor chama de cifragem numérica. Eu ensinava atraves desse metodo

https://www.google.com/url?sa=t&source= ... 5QDWS2bv52
Que Dels perdoe essas pessoas ruins, porque o Bjjforum não perdoa.

Online
Avatar do usuário
Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5860
Registrado em: 11 Out 2014 01:01
Contato:

Re: Aprender a tocar violão pela internet.

Mensagem por Pegetto » 02 Jul 2020 02:20

Cara, eu tô numa pegada diferente. Já toco há anos (violão e guitarra), mas queria alçar patamares maiores principalmente na guitarra (entender teoria, fazer arpejos, tapping, two hands) e aí eu acho que só consigo ter uma disciplina maior fazendo aula mesmo.

Eu gostaria de te indicar aulas no youtube, mas eu precisaria assistir as aulas antes. O violão que tu tem é de nylon ou aço?

Sendo bastante chato, eu te indicaria pra aprender, na ordem: como dedilhar e/ou tocar com a palheta (dominar a mão direita), exercícios de escala cromática (digitação com os dedos da mão esquerda e sincronia com a mão direita) e acordes maiores e acordes menores (junto com ritmos/batidas da mão direita). Depois slides, hammer on, pull off, bends (que, na verdade, você já vai ter encontrado pelo caminho).

Mas é isso, persistência, repetição e vontade. Se tu não desistir quando chegar nas pestanas, já será um bom sinal. Qualquer coisa MP.
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Fedor Machida
Mensagens: 1962
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: Aprender a tocar violão pela internet.

Mensagem por Fedor Machida » 02 Jul 2020 10:07

H.Wolowitz escreveu:
30 Jun 2020 17:42
Prezados, uma das coisas que tenho muita vontade de aprender desde sempre é tocar violão. Durante esta quarentena já adiei demais e como fiquei de férias da faculdade hoje e estou sendo Pouco exigido no trampo, gostaria de iniciar.

Alguém fez pela internet de forma gratuita? YouTube, sites especializados e etc? Se sim, qual o melhor canal ou site pra aprender?
Pode ser pago também, desde que não seja os olhos da cara.
Hoje tá muito, muito mais fácil pra aprender qualquer coisa inclusive violão. Tem 1 milhão de vídeos e professores pra te ensinar.

Alertas para quem vai aprender do zero:

1) não existe método milagroso como "toque em 1 semana" ou "toque hoje mesmo"; não rola.
2) Aprender violão não é como auto-escola que em 10 aulas vc já tá "formado" e tem que se virar na BR. Pela minha visão, começando do zero absoluto pode levar de 3 a 4 meses (ou mais dependendo da predisposição e dedicação ao violão) pra começar a pegar uma música de verdade.

Com isso em mente basta ter a vontade de aprender e disciplina, ou seja, a concentração mínima pra aprender algo que vc não sabe. Reserve 1 hora todo dia pra isso.

O ideal seria ter um professor ou uma pessoa disposta (amigo ou familiar) a te ensinar com boa didática pq encurta os atalhos. No início é dúvida em cima de dúvida e sozinho pode complicar mas hoje ninguém está sozinho. É preciso encontrar no youtube vídeo aulas sequenciais progressivas básicas pra tocar uma música simples o mais breve possível. Esse é o método ideal que visa algum resultado musical breve.

Estabeleça o alvo de tocar de qualquer maneira 2 ou 3 músicas que vc sempre sonhou tocar tipo: roquinho do Nirvana, música do Tim Maia, algum sertanejo quem em muitos casos tem 3 ou 4 acordes. Vc tem que tocar elas de qualquer maneira!! Esse desejo vai ser a tua força pra não desistir!!

Resumo: Violão inicialmente é um treino de coordenação motora, fortalecimento gradual dos músculos dos dedos e mãos, aquisição de independência entre os dedos e entre as mãos e depois automatização disso tudo. Depois de automatizar (decorar) o toque do violão vc vai passar a cantar. Essa parte é que legal pois vc verá q algo que todos fazem inicialmente não é tão facil como parece mas em pouco tempo será!!!! Vc vai passar a admirar certas músicas e músicos que conseguem manter certo ritmo no violão e cantara melodia em um ritmo aparentemente conflitante. É uma bela experiência de aprendizado que muitas pessoas não puderam ter.

Espero ter ajudado...QUalquer coisa estamos aí!!
E ponha isso na tua cabeça: se o artista que vc admira toca aquela música, vc que tb tem duas mãos e 10 dedos tb pode tocar!!!

Avatar do usuário
FernandoFS
Mensagens: 3087
Registrado em: 11 Nov 2014 22:53
Contato:

Re: Aprender a tocar violão pela internet.

Mensagem por FernandoFS » 03 Jul 2020 02:35

Pegando gancho no tópico pra fazer uma pergunta pro caso de algum forista que tem/teve aulas de canto, pois pesquisando na internet não tive nenhuma resposta satisfatória.

Treino o canto melódico/popular (que já canto desde pequeno) e gutural semanalmente há dois anos e não enfrentei problemas por causa disso, até o fim do ano passado. Parei de treinar diariamente e passei a treinar duas horas a cada dois dias e descansar por três dias. Porém desde o início de junho pra cá, tenho sentido novamente um incômodo na garganta ao praticar qualquer canto que seja. Alguém sabe o que pode ser isso e se tem algo que possa me ajudar?

Edit: Faço 10-15 minutos de aquecimento vocal antes de começar, mas o problema persiste.

Sagaz
Mensagens: 568
Registrado em: 10 Out 2014 21:24
Contato:

Re: Aprender a tocar violão pela internet.

Mensagem por Sagaz » 03 Jul 2020 15:43

Comecei do zero desde o início da pandemia. Tem começado a sair alguma coisa. É gratificante cada evolução. A percepção é que realmente depende mais de você do que qualquer coisa.
Fazendo uma analogia com artes marciais, você inicia como faixa branca, vai apanhar muito e pensar em desistir, aí depois você vai subindo de faixa, aprendendo algumas coisas, e pra chegar na faixa preta, é questão de muitos anos.

Online
LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 15258
Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
Contato:

Re: Aprender a tocar violão pela internet.

Mensagem por LeoMatosJJ » 03 Jul 2020 16:27

Fedor Machida escreveu:
02 Jul 2020 10:07
Hoje tá muito, muito mais fácil pra aprender qualquer coisa inclusive violão. Tem 1 milhão de vídeos e professores pra te ensinar.

Alertas para quem vai aprender do zero:

1) não existe método milagroso como "toque em 1 semana" ou "toque hoje mesmo"; não rola.
2) Aprender violão não é como auto-escola que em 10 aulas vc já tá "formado" e tem que se virar na BR. Pela minha visão, começando do zero absoluto pode levar de 3 a 4 meses (ou mais dependendo da predisposição e dedicação ao violão) pra começar a pegar uma música de verdade.

Com isso em mente basta ter a vontade de aprender e disciplina, ou seja, a concentração mínima pra aprender algo que vc não sabe. Reserve 1 hora todo dia pra isso.

O ideal seria ter um professor ou uma pessoa disposta (amigo ou familiar) a te ensinar com boa didática pq encurta os atalhos. No início é dúvida em cima de dúvida e sozinho pode complicar mas hoje ninguém está sozinho. É preciso encontrar no youtube vídeo aulas sequenciais progressivas básicas pra tocar uma música simples o mais breve possível. Esse é o método ideal que visa algum resultado musical breve.

Estabeleça o alvo de tocar de qualquer maneira 2 ou 3 músicas que vc sempre sonhou tocar tipo: roquinho do Nirvana, música do Tim Maia, algum sertanejo quem em muitos casos tem 3 ou 4 acordes. Vc tem que tocar elas de qualquer maneira!! Esse desejo vai ser a tua força pra não desistir!!

Resumo: Violão inicialmente é um treino de coordenação motora, fortalecimento gradual dos músculos dos dedos e mãos, aquisição de independência entre os dedos e entre as mãos e depois automatização disso tudo. Depois de automatizar (decorar) o toque do violão vc vai passar a cantar. Essa parte é que legal pois vc verá q algo que todos fazem inicialmente não é tão facil como parece mas em pouco tempo será!!!! Vc vai passar a admirar certas músicas e músicos que conseguem manter certo ritmo no violão e cantara melodia em um ritmo aparentemente conflitante. É uma bela experiência de aprendizado que muitas pessoas não puderam ter.

Espero ter ajudado...QUalquer coisa estamos aí!!
E ponha isso na tua cabeça: se o artista que vc admira toca aquela música, vc que tb tem duas mãos e 10 dedos tb pode tocar!!!
eu admiro o paco de lucia. vou aprender a tocar que nem ele?

Avatar do usuário
Jaisonn
Ombudsman
Ombudsman
Mensagens: 15245
Registrado em: 16 Jun 2019 15:36
Contato:

Re: Aprender a tocar violão pela internet.

Mensagem por Jaisonn » 03 Jul 2020 16:32

patola escreveu:
01 Jul 2020 04:11
Da pra aprender tranquilamente o suficiente pra tocar violao de luau tipo legiao urbana, red hot chili peppers etc etc etc
da aula EAD de violão tbm, mestre? quanto custa a hora?
"Eu arreguei (...)"
(JUNINHO, Puta do, 2022)
RF: pg. 3, Tóp. "MBL se envolve em fraude (...)"

Avatar do usuário
El Cid
Mensagens: 10809
Registrado em: 20 Fev 2020 13:52
Contato:

Re: Aprender a tocar violão pela internet.

Mensagem por El Cid » 03 Jul 2020 16:34

LeoMatosJJ escreveu:
03 Jul 2020 16:27
eu admiro o paco de lucia. vou aprender a tocar que nem ele?
Nunca

Dizem que só espanhois tocam flamenco direito. Quanto mais tocar como o mestre
Que Dels perdoe essas pessoas ruins, porque o Bjjforum não perdoa.

Online
LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 15258
Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
Contato:

Re: Aprender a tocar violão pela internet.

Mensagem por LeoMatosJJ » 03 Jul 2020 16:39

Jaisonn escreveu:
03 Jul 2020 16:32
da aula EAD de violão tbm, mestre? quanto custa a hora?
coachtola é diferenciado. homem bombril.

The Griot
Mensagens: 4587
Registrado em: 01 Out 2014 16:46
Contato:

Re: Aprender a tocar violão pela internet.

Mensagem por The Griot » 03 Jul 2020 17:13

LeoMatosJJ escreveu:
03 Jul 2020 16:27
eu admiro o paco de lucia. vou aprender a tocar que nem ele?
Tem um solo do Paco numa música do Djavan que nenhum músico nunca conseguiu reproduzir nem próximo ao original. Quando a música é tocada em shows os músicos nem fazem solo, só continuam tocando a melodia normal...

Fedor Machida
Mensagens: 1962
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: Aprender a tocar violão pela internet.

Mensagem por Fedor Machida » 07 Jul 2020 13:57

LeoMatosJJ escreveu:
03 Jul 2020 16:27
eu admiro o paco de lucia. vou aprender a tocar que nem ele?
Só vc pode responder a si mesmo.

Por exemplo: vc está tendo aulas presenciais com um professor top de flamenco ou está vendo vídeo aula de sertanejo? Está aumentando o seu repertório flamenco ouvindo bastante esse estilo ou tá ouvindo Marília Mendonça nas horas de lazer? Se começou a tocar tarde está compensando isso por estudar muito mais e com muito mais dedicação, esforço e afinco ou está tocando riffs do Nivana enquanto assiste ao Jornal Nacional?

Consta que um ex-monje tibetano naturalizado australiano oriundo do nordeste e atualmente radicado na reserva dos índios Ianomamis se encontrou com o Paco de Lucia e disse a ele: " Eu daria tudo pra tocar como vc!!!" E Paco respondeu taciturnamente: "Eu dei tudo para tocar o que eu toco...."

Apenas para reforçar o sentido do que eu disse: no vídeo abaixo vemos 2 seres humanos, seres não-Paco de Lucia, tocando uma música que fez parte do repertório do Paco de Lucia. Reforço: ambos são seres humanos normais com 2 mãos e 10 dedos e que fazem xixi e cocô todos os dias!!!! Repito: Não são o Paco de Lucia!!!!!!!! O detalhe é que eles provavelmente não ficam se perguntando se tocarão um dia como o Paco; simplesmente botam a bunda na cadeira e estudam que nem condenados.

phpBB [video]


phpBB [video]

Aldebarã
Mensagens: 9044
Registrado em: 23 Nov 2014 18:29
Contato:

Re: Aprender a tocar violão pela internet.

Mensagem por Aldebarã » 09 Jul 2020 10:14

Fedor Machida escreveu:
02 Jul 2020 10:07
Hoje tá muito, muito mais fácil pra aprender qualquer coisa inclusive violão. Tem 1 milhão de vídeos e professores pra te ensinar.

Alertas para quem vai aprender do zero:

1) não existe método milagroso como "toque em 1 semana" ou "toque hoje mesmo"; não rola.
2) Aprender violão não é como auto-escola que em 10 aulas vc já tá "formado" e tem que se virar na BR. Pela minha visão, começando do zero absoluto pode levar de 3 a 4 meses (ou mais dependendo da predisposição e dedicação ao violão) pra começar a pegar uma música de verdade.

Com isso em mente basta ter a vontade de aprender e disciplina, ou seja, a concentração mínima pra aprender algo que vc não sabe. Reserve 1 hora todo dia pra isso.

O ideal seria ter um professor ou uma pessoa disposta (amigo ou familiar) a te ensinar com boa didática pq encurta os atalhos. No início é dúvida em cima de dúvida e sozinho pode complicar mas hoje ninguém está sozinho. É preciso encontrar no youtube vídeo aulas sequenciais progressivas básicas pra tocar uma música simples o mais breve possível. Esse é o método ideal que visa algum resultado musical breve.

Estabeleça o alvo de tocar de qualquer maneira 2 ou 3 músicas que vc sempre sonhou tocar tipo: roquinho do Nirvana, música do Tim Maia, algum sertanejo quem em muitos casos tem 3 ou 4 acordes. Vc tem que tocar elas de qualquer maneira!! Esse desejo vai ser a tua força pra não desistir!!

Resumo: Violão inicialmente é um treino de coordenação motora, fortalecimento gradual dos músculos dos dedos e mãos, aquisição de independência entre os dedos e entre as mãos e depois automatização disso tudo. Depois de automatizar (decorar) o toque do violão vc vai passar a cantar. Essa parte é que legal pois vc verá q algo que todos fazem inicialmente não é tão facil como parece mas em pouco tempo será!!!! Vc vai passar a admirar certas músicas e músicos que conseguem manter certo ritmo no violão e cantara melodia em um ritmo aparentemente conflitante. É uma bela experiência de aprendizado que muitas pessoas não puderam ter.

Espero ter ajudado...QUalquer coisa estamos aí!!
E ponha isso na tua cabeça: se o artista que vc admira toca aquela música, vc que tb tem duas mãos e 10 dedos tb pode tocar!!!
Galera viaja com esse lance de aprender na internet. Claro que depois de dominar as técnicas básicas voce aprende o que for pelo telefone, mas um leigo larga o instrumento em uma semana se for começar pelo yt. Nao adianta... é como treinar Jiu. Os detalhes/ajustes das posições você só pega aovivaço. Youtube não ensina que a pestana próxima do traste ou "puxada para baixo" lhe faz fazer menos esforço. Não ensina que o polegar da mão do braço escondido dá mais liberdade à mão. Não ensina a achar seu desenho ideal de unha. Não ensina a ferir as cordas entre o último traste e o cavalete a fim de adequar o som à ocasião da música...
Team Cara de Sapato :gunthug:

Fedor Machida
Mensagens: 1962
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: Aprender a tocar violão pela internet.

Mensagem por Fedor Machida » 09 Jul 2020 12:17

Aldebarã escreveu:
09 Jul 2020 10:14
Galera viaja com esse lance de aprender na internet. Claro que depois de dominar as técnicas básicas voce aprende o que for pelo telefone, mas um leigo larga o instrumento em uma semana se for começar pelo yt. Nao adianta... é como treinar Jiu. Os detalhes/ajustes das posições você só pega aovivaço. Youtube não ensina que a pestana próxima do traste ou "puxada para baixo" lhe faz fazer menos esforço. Não ensina que o polegar da mão do braço escondido dá mais liberdade à mão. Não ensina a achar seu desenho ideal de unha. Não ensina a ferir as cordas entre o último traste e o cavalete a fim de adequar o som à ocasião da música...
Concordo com vc..acho que youtube é bom pra facilitar o aprendizado de certas músicas pra quem já sabe e tem boa noção. TIpo: eu já sei tocar bem quero aprender um solo do Metallica o mais rápido possível.. não vou comprar um songbook do Metallica só pra isso!! Tutorial do youtube!! Como que o Jorge Vercillo faz um esqueminha num refrão da musica dele? Tem o próprio Jorge Vercillo ensinando a música no Cifraclub!! Dá pra olhar um vídeo do artista X tocando e olhar o que ele faz na mão esquerda e/ou direita coisa que não dava pra fazer há 15 ou 20 anos atrás.

Por isso que eu disse que o ideal é mesmo ter, nem que seja um primo, um amigo pra ir te dando toque e pra ir tirando dúvidas uma vez na semana.

Eu mesmo vou retornar ao violão pra valer agora, mais precisamente na próxima semana, quando chegará meu violão da Carvalho Lutheira. Mas estou numa fase da vida que não tenho tempo e nem paciência pra aulas presenciais por conta de despesas e deslocamento e o risco de ter que "aprender" coisas que já sei. Gastar mó tempo pra aprender "the book is on the table" no violão é dureza. Tenho boa base de harmonia, ouvido pra tirar música e quero focar mais em improviso. Assim, prefiro pegar aulas com alguém top/referência pela internet.

Concordo com tudo o q vc disse.

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21509
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: Aprender a tocar violão pela internet.

Mensagem por kyo_spirit » 09 Jul 2020 13:25

Fedor Machida escreveu:
07 Jul 2020 13:57


Consta que um ex-monje tibetano naturalizado australiano oriundo do nordeste e atualmente radicado na reserva dos índios Ianomamis se encontrou com o Paco de Lucia e disse a ele: " Eu daria tudo pra tocar como vc!!!" E Paco respondeu taciturnamente: "Eu dei tudo para tocar o que eu toco...."

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Avatar do usuário
Lenilson
Mensagens: 12369
Registrado em: 26 Jun 2014 16:53
Contato:

Re: Aprender a tocar violão pela internet.

Mensagem por Lenilson » 09 Jul 2020 15:23

patola escreveu:
01 Jul 2020 04:11
Da pra aprender tranquilamente o suficiente pra tocar violao de luau tipo legiao urbana, red hot chili peppers etc etc etc
Exatamente isso, aprendi somente com revistinhas e observando outros tocando. Com YouTube é muito mais fácil.
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Andy, Atibaia, Born To Raise Hell, Fpmg, LeoMatosJJ, Puime, thonbjj, xira4i21 e 266 visitantes