Página 1 de 6

Manchas de óleo no litoral do Nordeste

Enviado: 11 Out 2019 08:30
por Michael Scofield
Já rola um PBP pra ver no q isso vai dar 8-|





As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram 139 localidades em 63 municípios de 9 estados desde o início de setembro. A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas. A origem do material poluente está sob investigação.

Imagem


1. Onde e quando o problema surgiu?
Inicialmente o Ibama divulgou que as primeiras manchas apareceram em 2 de setembro nas cidades de Ipojuca e Olinda, em Pernambuco. No entanto, em atualizações mais recentes, o instituto concluiu que as os primeiros registros surgiram ainda em 30 de agosto na Paraíba, nas praias de Tambaba e Gramame, no município de Conde, e na Praia Bela, em Pitimbu.


2. Quantos estados foram atingidos?
O balanço mais atualizado, de 9 de outubro, aponta que são 139 locais em 63 municípios de 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.


3. Quem investiga?
As investigações são conduzidas pela Marinha em coordenação com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Federal, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e a Força Aérea Brasileira. Participam ainda os governos de alguns estados e municípios afetados.

O Ibama e a Capitania dos Portos solicitaram apoio da Marinha e da Petrobras na elaboração de laudos sobre a substância. Há ainda pesquisas sobre o material em andamento na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA).


4. O que dizem os órgãos?
O presidente Jair Bolsonaro disse suspeitar de um incidente criminoso e que a investigação é "bastante complexa". Sem citar nome, afirmou que existe um país "no radar".

"Pode ser algo criminoso, pode ser um vazamento acidental, pode ser um navio que naufragou também. Agora, é complexo. Temos, no radar, um país que pode ser o da origem do petróleo e continuamos trabalhando da melhor maneira possível", disse Bolsonaro.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, não apontou hipóteses. "Nada é ou está conclusivo. Isso é importante. A causa não é isso, não é aquilo. Então, está sendo investigado. Já foi aberto o inquérito", disse Azevedo e Silva.

Já o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que o petróleo é de origem, "muito provavelmente, da Venezuela", atribuindo a informação a um relatório elaborado pela Petrobras.

O relatório interno da Petrobras afirma que as manchas que estão poluindo praias do Brasil são uma mistura de óleos da Venezuela.

A empresa afirma não ter relação com o incidente: "A análise realizada em amostras atestou, por meio da observação de moléculas específicas, que a família de compostos orgânicos do material encontrado não é compatível com a dos óleos produzidos e comercializados pela companhia".

"Cada petróleo teria entre aspas um DNA específico. Então, esse conteúdo de moléculas que está em cada amostra é que me permite diferenciar um petróleo do outro e correlacioná-los, buscar semelhanças ou diferenças. Então a gente, grosseiramente, pode dizer que cada petróleo tem um DNA diferente", afirmou o geólogo Mário Rangel, gerente do laboratório de geo-química da Petrobras.


5. Quais as possíveis origens?
Até 8 de outubro, não havia conclusões sobre as origens do material. A Marinha está fazendo o monitoramento de navios para identificar a origem do petróleo.

O presidente da Petrobras, Castello Branco, disse que ainda não é possível dizer de onde o óleo veio, mas aponta três hipóteses:

um navio afundado;
um acidente durante a passagem de óleo de um navio para outro;
despejo criminoso.

A primeira hipótese levantada por especialistas é que a contaminação seja de navios petroleiros, que poderiam ter efetuado uma limpeza em tanques e descartado os rejeitos no mar.

Agora, diante do volume, que chegou a 130 toneladas recolhidas até quinta-feira (10), especialistas entrevistados pela BBC já descartam essa possibilidade inicial. Para eles, a principal hipótese para a origem do óleo é um descarte irregular, que podem ocorrer no caso de avaria no casco das embarcações com risco de naufrágio.

No dia 27 de setembro, o diretor da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco, Eduardo Elvino, disse ao G1 que o órgão e as universidades federais do estado analisam imagens de satélite de uma área de 187 quilômetros do litoral dos estados de Pernambuco e Paraíba.

"Com essa varredura a gente identificou os pontos no mapa que podem ser navios, e aí estamos analisando a existência de pontos pigmentados ao lado desses possíveis navios. Esses pontos coloridos podem ser realmente manchas de óleo, mas também podem ser cardumes de peixe ou concentrações de alga, por exemplo. São várias possibilidades", explicou Elvino.

Em um relatório divulgado em 8 de outubro, a Petrobras disse que as manchas que estão poluindo praias do Brasil são uma mistura de óleos da Venezuela.

O professor Marcus Silva, do Departamento de Oceanografia da UFPE, aponta a hipótese de que o petróleo tenha relação com algum navio que passava pelo litoral pernambucano.

Imagem


https://g1.globo.com/natureza/noticia/2 ... lema.ghtml

Re: Manchas de óleo no litoral do Nordeste

Enviado: 11 Out 2019 09:32
por Bluetauro
Interessante, do nada a imprensa parou de dar destaque para esse gravíssimo crime ambiental.

Re: Manchas de óleo no litoral do Nordeste

Enviado: 11 Out 2019 09:34
por Bluetauro
Alguém poderia me responder porque é mais importante salvar as Girafas da Amazônia do que as tartarugas do nordeste ?

Re: Manchas de óleo no litoral do Nordeste

Enviado: 11 Out 2019 09:36
por marofa
É culpa do pete

Re: Manchas de óleo no litoral do Nordeste

Enviado: 11 Out 2019 09:40
por JackmAtAll
Esperar investiragem e resolver e caso e não ir nessa dessa anta do Ricardo Salles, provavlmente um dos piores ministros do meio ambiente que já tivemos

Re: Manchas de óleo no litoral do Nordeste

Enviado: 11 Out 2019 09:41
por federer
Só quero ver se os lideres mundiais vão repudiar a Venezuela com a mesma veemência como no caso do Amazônia, caso seja comprovado.

Re: Manchas de óleo no litoral do Nordeste

Enviado: 11 Out 2019 09:48
por brunodsr
O gigante dormiu

Re: Manchas de óleo no litoral do Nordeste

Enviado: 11 Out 2019 10:07
por Paulo J.
Malicia: é culpa.do Bolsonaro e do velho astrólogo que mora na progressiva Virginia.

Re: Manchas de óleo no litoral do Nordeste

Enviado: 11 Out 2019 10:15
por Tico_Bahiano
Se o Bolsonaro falou que o petróleo é Venezuelano, então é 99% de chances de não ser.

Re: Manchas de óleo no litoral do Nordeste

Enviado: 11 Out 2019 10:34
por Carrapeta
Tico_Bahiano escreveu:
11 Out 2019 10:15
Se o Bolsonaro falou que o petróleo é Venezuelano, então é 99% de chances de não ser.
A UFBA fez uma coletiva de imprensa ontem anunciando q o óleo é da Venezuela. Pode procurar aí no Google a notícia. Já é fato isso aí.

Re: Manchas de óleo no litoral do Nordeste

Enviado: 11 Out 2019 11:15
por Professor Ludovico
Carrapeta escreveu:
11 Out 2019 10:34
A UFBA fez uma coletiva de imprensa ontem anunciando q o óleo é da Venezuela. Pode procurar aí no Google a notícia. Já é fato isso aí.
Nesta quinta, pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) afirmaram que o petróleo que atinge o litoral do Nordeste veio da Venezuela.

"Nossos estudos agroquímicos evidenciam que o óleo é proveniente de uma bacia da Venezuela. Foram diversas análises geoquímicas a partir da coleta dessas amostras. Esse trabalho realmente revelou que se trata de um petróleo produzido na Venezuela", afirmou Olivia Oliveira, diretora do Instituto de Geociências da instituição.

Re: Manchas de óleo no litoral do Nordeste

Enviado: 11 Out 2019 11:19
por Big Jaw
Triste isto. Tomara q seja apenas um acidente e que seja contido.
O outro ponto, qual a condição de manutenção dos equipamentos da PDVSA?

Re: Manchas de óleo no litoral do Nordeste

Enviado: 11 Out 2019 14:08
por codematrixbr
Eita que os admiradores da Venezuela sumiram!

Re: Manchas de óleo no litoral do Nordeste

Enviado: 11 Out 2019 14:28
por Rasta
Toma no butao viu

Fico indignado com esses acontecimentos

Ser humano é um tremendo de um filha da puta pro planeta terra, isso sim

Fodasse se eh da venezuela, dos eua, se é direita esquerda, bolsonaro ou higo chaves

Vao tomar no cu, seres humanos!!!!

Re: Manchas de óleo no litoral do Nordeste

Enviado: 11 Out 2019 14:33
por Tartaruga
Esse óleo é grosso, estilo piche, né? Não dá pra riscar um fósforo e deixar queimar, até ser consumido.