XADREZ - OFICIAL

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Fedor Machida
Mensagens: 1985
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Fedor Machida » 24 Abr 2021 11:02

Sambo escreveu:
23 Abr 2021 22:06
queria saber jogar... mas deve ser muito difícil
Jogo enorme!!!! E essa complexidade é viciadora e apaixonante!! Sempre haverá pessoas um pouco mais fracas ou um pouco mais fortes do que você e isso deixa o jogo eternamente jogável e emocionante!!
Aprenda!!! Não se arrependerá!!
Frase de efeito: Xadrez é a forma maravilhosa de se perder tempo!!!

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9874
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 24 Abr 2021 11:50

Fedor Machida escreveu:
24 Abr 2021 10:57
Galera forte bagarai no Xadrez!!! Tô com 1100 no blitz do chess.com e 1530 provisório no rapid (Nick: biano). No lichess (NIck: Bianoj) tô com 1818 no correspondência, 1728? provisório no rapid e 1227? provisório no blitz. Ou seja, uma bagunça!!

Voltei pro xadrez mas foquei mais em estudar do que jogar. Fiz táticas mas depois vi que tb não adianta ficar perdido desde o lance 5 em qualquer abertura diferente. Comecei a estudar um livro de meio jogo que é absurdamente envolvente pq é quase que explicado jogada a jogada. A merda de estudar meio o jogo é ver que as explicações dadas são 80 a 85% das vezes baseadas em 1.d4 e eu só jogo 1.e4. Ou seja, vi que vou ter que migrar se quiser praticar mais as ideias de meio-jogo. No entanto vi que minha mente abriu absurdamente pra procurar fraquezas, casa fraca, troca de peças e planejamento em geral. Leitura muito lenta; tirei um dia inteiro e li umas 20 páginas com tabuleiro na frente.

Agora em maio vou focar em jogar mais e estabilizar um rating. Vou estudar principalmente aberturas, meio que entender/decorar as 10-15 jogadas das principais linhas de branca contra as sicilianas especialmente (a dragão acelerado - modinha) aprender a índia do rei de pretas e o básico de uma abertura d4. Seguindo com táticas é claro.

O que me desanima em blitz é ficar perdendo no tempo mesmo com posição de vantagem ou ter vantagem de 1 ou 2 peões e capivarar. Galera cheia de golpezinho em todos os jogos... Vou jogar apenas partidas acima de 10 minutos ou mais. Também desanima a diferença absurda de nível que existem entre o chess.com e o Lichess. No Lichess tô vendo que dá pra bater de frente com a galera de 1900 e 2000 mas sinceramente não acho que tenho essa força. Então acho que a métrica Gliko do Lichess tá muito furada. Enfim, fico bem perdido com essa coisa de força real. Reativei minha conta de xadrez postal no queenalice e com o meu rating de 10 anos atrás (1500) consegui empatar e ganhar outra de um cara com 2000. Então acho que tô progredindo.

Resumo: estou bem contente com o meu progresso. O que tá me motivando a continuar com o treinamento.
Esse livro q vc tá lendo é do Chernev?

Sobre táticas, eu li apenas 2 livros até hoje sobre isso q foi o do Seirawan e um do John Nunn em espanhol. Mas também zerei aquele programa chamado CT-Art 3.0, levei 3 anos pra conseguir fazer todos os exercícios. Tem hora a vc enjoa e aí fica bastante tempo sem fazer

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2910
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Sambo » 24 Abr 2021 13:43

Obrigado galera... vou ver os vídeos que postaram... vou dar uma fussada no yt yambém
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9874
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 24 Abr 2021 14:04

Sambo escreveu:
24 Abr 2021 13:43
Obrigado galera... vou ver os vídeos que postaram... vou dar uma fussada no yt yambém
O primeiro vídeo o cara ensina a mover as peças, as regrinhas de cada peça.

No segundo vídeo o outro cara ensina um pouco de teoria das aberturas. Esse vídeo é oq vai abrir os teus olhos

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9874
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 24 Abr 2021 14:54

Carrapeta escreveu:
22 Abr 2021 20:33


Eu tenho um serio problema com a questão do tempo, perdendo inúmeras, se não dezenas de partidas ganhas. Isso me deixa furioso pq eu odeio perder jogos em q eu comandei do inicio ao fim. É triste perder esse tipo de jogo. Agora, qdo perco pq o adversario foi melhor isso me deixa bastante tranquilo pq eu sei q vou aprender alguma coisa com aquela partida.

Eu sinto q se conseguisse sanar esse problema com o tempo meu rating saltaria no mínimo uns 100 a 150 pontos, se não mais
Imagem

Mais uma partida completamente ganha, mas q perdi no tempo. Vejam como apenas o gráfico das brancas aparece, oq denota como o jogo foi unilateral. Tive apenas 2 imprecisões segundo a engine. Acho q esse mal eu nunca vou curar.

Aqui o link do jogo: https://lichess.org/u2cnUvWB/white#66

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9874
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 24 Abr 2021 17:46

Spoiler:
Fedor Machida escreveu:
24 Abr 2021 10:57
Galera forte bagarai no Xadrez!!! Tô com 1100 no blitz do chess.com e 1530 provisório no rapid (Nick: biano). No lichess (NIck: Bianoj) tô com 1818 no correspondência, 1728? provisório no rapid e 1227? provisório no blitz. Ou seja, uma bagunça!!

Voltei pro xadrez mas foquei mais em estudar do que jogar. Fiz táticas mas depois vi que tb não adianta ficar perdido desde o lance 5 em qualquer abertura diferente. Comecei a estudar um livro de meio jogo que é absurdamente envolvente pq é quase que explicado jogada a jogada. A merda de estudar meio o jogo é ver que as explicações dadas são 80 a 85% das vezes baseadas em 1.d4 e eu só jogo 1.e4. Ou seja, vi que vou ter que migrar se quiser praticar mais as ideias de meio-jogo. No entanto vi que minha mente abriu absurdamente pra procurar fraquezas, casa fraca, troca de peças e planejamento em geral. Leitura muito lenta; tirei um dia inteiro e li umas 20 páginas com tabuleiro na frente.

Agora em maio vou focar em jogar mais e estabilizar um rating. Vou estudar principalmente aberturas, meio que entender/decorar as 10-15 jogadas das principais linhas de branca contra as sicilianas especialmente (a dragão acelerado - modinha) aprender a índia do rei de pretas e o básico de uma abertura d4. Seguindo com táticas é claro.

O que me desanima em blitz é ficar perdendo no tempo mesmo com posição de vantagem ou ter vantagem de 1 ou 2 peões e capivarar. Galera cheia de golpezinho em todos os jogos... Vou jogar apenas partidas acima de 10 minutos ou mais. Também desanima a diferença absurda de nível que existem entre o chess.com e o Lichess. No Lichess tô vendo que dá pra bater de frente com a galera de 1900 e 2000 mas sinceramente não acho que tenho essa força. Então acho que a métrica Gliko do Lichess tá muito furada. Enfim, fico bem perdido com essa coisa de força real. Reativei minha conta de xadrez postal no queenalice e com o meu rating de 10 anos atrás (1500) consegui empatar e ganhar outra de um cara com 2000. Então acho que tô progredindo.

Resumo: estou bem contente com o meu progresso. O que tá me motivando a continuar com o treinamento.
Vc q joga a Dragão Acelerado, aqui um jogo q tá ganhei agora esmagando essa variante:

https://lichess.org/0PTU4y0P/white#45

Esse sistema com os peões em c4 e e4 cria muitos problemas para a Dragão acelerado.

Avatar do usuário
Tiago Piauí
Mensagens: 985
Registrado em: 01 Out 2014 23:27
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Tiago Piauí » 24 Abr 2021 22:09

Carrapeta escreveu:
23 Abr 2021 06:45
Lembro sim mas eu achava q tu era pixote rapaz no jogo, mas não, tu já é bem forte viu!
Naquele tempo eu tava na faixa dos 1600 no lichess em blitz, não sei se eu que evolui ou foram os ratings do lichess que aumentaram kkkk. Sei que jogando só por diversão, sem estudar abertura (só sei queens gambit e siciliana) nem finais, tá bom demais.

Avatar do usuário
Tiago Piauí
Mensagens: 985
Registrado em: 01 Out 2014 23:27
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Tiago Piauí » 24 Abr 2021 22:17

Sambo escreveu:
24 Abr 2021 13:43
Obrigado galera... vou ver os vídeos que postaram... vou dar uma fussada no yt yambém
No lichess também tem uma parte de "aprender", lá tem do básico ao avançado... E vai do básico mesmo, tipo tem exercícios pra vc movimentar as peças pegando "estrelas" e tem que pegar todas com a menor quantidade de movimentos... Parece besta mas ajuda muito no início pra ter noção do raio de ação de cada peça.

Avatar do usuário
FernandoFS
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Nov 2014 22:53
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por FernandoFS » 25 Abr 2021 03:16

Gostei dessa entrevista do GM El Debs com o Supi. O Supi disse que só veio a estudar xadrez realmente depois de ter alcançado os 2300 de rating, como pode isso? kkkkkk

phpBB [video]

marofa
Mensagens: 12928
Registrado em: 20 Dez 2014 22:36
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por marofa » 26 Abr 2021 10:44

https://www.twitch.tv/chesscompt

rolando um torneio ao vivo

Fedor Machida
Mensagens: 1985
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Fedor Machida » 26 Abr 2021 10:59

Carrapeta escreveu:
24 Abr 2021 11:50
Esse livro q vc tá lendo é do Chernev?

Sobre táticas, eu li apenas 2 livros até hoje sobre isso q foi o do Seirawan e um do John Nunn em espanhol. Mas também zerei aquele programa chamado CT-Art 3.0, levei 3 anos pra conseguir fazer todos os exercícios. Tem hora a vc enjoa e aí fica bastante tempo sem fazer
É um livro chamado Soviet Middlegame Technique (Peter Romanovsky). Ele vai explicando cada conceito estratégico usando em sua maioria partidas inteiras comentadas quase que lance a lance ou pelo menos em cada posição importante e também em muito trechos relevantes de partidas. As variantes são exibidas na medida certa. Tipo: vc se pergunta sobre pq ele não jogou Qe7 e ele explica no texto: Qe7 não salva a posição pois isso isso e isso e Ne6 tb não é um bom lance pois isso isso e isso.

Esse livro me mostrou que o buraco do xadrez é bem mais embaixo. Normal né.... Ele martela que vc tem que ter planos, fala de planos à exaustão, vc tem que saber os planos das aberturas, se vc contradisser a sua própria abertura no lance 7 ou 8 vc pode perder a partida se o adversário tiver planos mais corretos que os seus. Planos, planos e planos. Isso me fez refletir: o que eu sei sobre os planos das aberturas que jogo? Quase nada. É só atacar f7, abrir a coluna e depois eu meio que me viro. Ou meu plano é simplemente jogar e4,Nf3 e Bb4, deposi cavalo, depois roque e se vira negão..... raso demais. Então vi que é preciso conhecer mais profundamente uma abertura pra ter chances no meio jogo e no xadrez em si. Pra mim ficou clara a importância de aprender d4.

Também tô seguindo no CT ART 4.0 no celular. Mesmo indo pelo nível de dificuldade, vejo que eles mesclam o nível dos exercicios, pois tem uma hora que os exercícios ficam difíceis e depois volta do nada pra umas táticas mais tranquilas. Pra mim os piores são os de empate... tem um lá que mesmo em nível baixo da quase 15 lances!!!! Sem noção demais. Meu rating no CT-ART tá em 1900. Tô pegando um nível e repito 7 vezes. Passo pro próximo e repito os passos. Vc vê que vai acelerando o ritimo das resoluções dos problemas mas é como vc falou demora pra cacete pra zerar. Devo ter feito uns só uns 200 nesse esquema que te falei. Mas já melhorou muito o meu jogo. Então estou decidido ar até o final com o CT- ART.

Meu plano pra maio vai ser jogar mais e estudar finais e decorar lances de aberturas de brancas contra siciliana. Tá bom demais pra maio.

Fedor Machida
Mensagens: 1985
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Fedor Machida » 26 Abr 2021 11:01

Carrapeta escreveu:
24 Abr 2021 14:54
Mais uma partida completamente ganha, mas q perdi no tempo. Vejam como apenas o gráfico das brancas aparece, oq denota como o jogo foi unilateral. Tive apenas 2 imprecisões segundo a engine. Acho q esse mal eu nunca vou curar.
Aqui o link do jogo: https://lichess.org/u2cnUvWB/white#66
Só tem uma solução pra isso: aumente o tempo de jogo e pare com a desculpa de engine. Não é todo mundo que usa. E o seu rating sobe automaticamente e com certeza. Ainda estamos na fase de ter tempo pra pensar nas jogadas. Jogue 10 0, 15 0 ou 15 10. Depois conta pra nós sobre o seu rating.


Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9874
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 26 Abr 2021 11:40

Fedor Machida escreveu:
26 Abr 2021 11:01
Só tem uma solução pra isso: aumente o tempo de jogo e pare com a desculpa de engine. Não é todo mundo que usa. E o seu rating sobe automaticamente e com certeza. Ainda estamos na fase de ter tempo pra pensar nas jogadas. Jogue 10 0, 15 0 ou 15 10. Depois conta pra nós sobre o seu rating.
Mas eu falei sobre engine mestre? ?

=))

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9874
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 26 Abr 2021 11:43

Ah entendi, vc quis dizer pra eu jogar controles de tempos maiores e nao ligar muito pra o uso de engine pelos trapaceiros.

Foda é não ligar pra isso, da raiva saber q na verdade vc não está jogando contra outro ser humano

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dance Comigo, El Capo, El Cid, Gladiador_JiuJitsu, Krusher, MAU, netoOSS, noclaf3, Twiki e 165 visitantes