XADREZ - OFICIAL

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9828
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 26 Abr 2021 12:07

Fedor Machida escreveu:
26 Abr 2021 10:59
É um livro chamado Soviet Middlegame Technique (Peter Romanovsky). Ele vai explicando cada conceito estratégico usando em sua maioria partidas inteiras comentadas quase que lance a lance ou pelo menos em cada posição importante e também em muito trechos relevantes de partidas. As variantes são exibidas na medida certa. Tipo: vc se pergunta sobre pq ele não jogou Qe7 e ele explica no texto: Qe7 não salva a posição pois isso isso e isso e Ne6 tb não é um bom lance pois isso isso e isso.

Esse livro me mostrou que o buraco do xadrez é bem mais embaixo. Normal né.... Ele martela que vc tem que ter planos, fala de planos à exaustão, vc tem que saber os planos das aberturas, se vc contradisser a sua própria abertura no lance 7 ou 8 vc pode perder a partida se o adversário tiver planos mais corretos que os seus. Planos, planos e planos. Isso me fez refletir: o que eu sei sobre os planos das aberturas que jogo? Quase nada. É só atacar f7, abrir a coluna e depois eu meio que me viro. Ou meu plano é simplemente jogar e4,Nf3 e Bb4, deposi cavalo, depois roque e se vira negão..... raso demais. Então vi que é preciso conhecer mais profundamente uma abertura pra ter chances no meio jogo e no xadrez em si. Pra mim ficou clara a importância de aprender d4.

Também tô seguindo no CT ART 4.0 no celular. Mesmo indo pelo nível de dificuldade, vejo que eles mesclam o nível dos exercicios, pois tem uma hora que os exercícios ficam difíceis e depois volta do nada pra umas táticas mais tranquilas. Pra mim os piores são os de empate... tem um lá que mesmo em nível baixo da quase 15 lances!!!! Sem noção demais. Meu rating no CT-ART tá em 1900. Tô pegando um nível e repito 7 vezes. Passo pro próximo e repito os passos. Vc vê que vai acelerando o ritimo das resoluções dos problemas mas é como vc falou demora pra cacete pra zerar. Devo ter feito uns só uns 200 nesse esquema que te falei. Mas já melhorou muito o meu jogo. Então estou decidido ar até o final com o CT- ART.

Meu plano pra maio vai ser jogar mais e estudar finais e decorar lances de aberturas de brancas contra siciliana. Tá bom demais pra maio.
Esse eu não conhecia. Eu já vi um dele em espanhol sobre combinações no meio jogo.

Sobre os planos, em geral eles seguem a formação do centro de peões. Se tiver direcionado pra ala da Dama vc joga lá, se apontar pra ala do rei vc joga lá e se tiver fechado joga-se em alguma das alas. Se tiver um centro móvel de peões joga-se no centro, aí todo o plano de ataque tem q ver pra onde o centro de peões aponta, mais ou menos isso

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9828
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 26 Abr 2021 12:25

Tonio Kröger escreveu:
26 Abr 2021 12:11
Teremos Carlsen vs. Nepo no fim do ano. O russo acabou de vencer o Torneio de Candidatos com uma rodada de antecedência.
Aí sim fui surpreendido

Fedor Machida
Mensagens: 1979
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Fedor Machida » 26 Abr 2021 13:18

Carrapeta escreveu:
26 Abr 2021 11:40
Mas eu falei sobre engine mestre? ? =))
Não falou mas me adiantei!! Hahahah... 90% vão falar que jogam blitz pq é mais difícil de usarem engine.
Carrapeta escreveu:
26 Abr 2021 12:07
Esse eu não conhecia. Eu já vi um dele em espanhol sobre combinações no meio jogo.

Sobre os planos, em geral eles seguem a formação do centro de peões. Se tiver direcionado pra ala da Dama vc joga lá, se apontar pra ala do rei vc joga lá e se tiver fechado joga-se em alguma das alas. Se tiver um centro móvel de peões joga-se no centro, aí todo o plano de ataque tem q ver pra onde o centro de peões aponta, mais ou menos isso
Isso mesmo. O Romanovsky fez um livro de meio-jogo/estratégia e outro de combinações. Esse que eu comprei juntou os dois. Foi meio caro (duzentos e pouco) e assim que comprei zerou o estoque na amazon, ficou indisponível.

Eu mais pra frente vou estudar esse negócio de estrutura de peões.... mas novamente vejo que a maioria das estruturas apresentadas é pra quem joga 1.d4. Pelo menos fiquei com essa impressão. Já comprei o Chess Structures - A Grandmaster Guide - Maurício Flores Rio (tem pdf na net) e futuramente vou estudá-lo. Aparentemente livro muito didático: mostra os planos das brancas e das pretas numa dada estrutura e mostra como GM's atuais e do passado recente aplicaram os planos sugeridos. Próximas férias focarei nele.

Fedor Machida
Mensagens: 1979
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Fedor Machida » 26 Abr 2021 13:24

FernandoFS escreveu:
25 Abr 2021 03:16
Gostei dessa entrevista do GM El Debs com o Supi. O Supi disse que só veio a estudar xadrez realmente depois de ter alcançado os 2300 de rating, como pode isso? kkkkkk
Imagino que ele fale de estudo sistemático, ordenado e sério visando algo mais. O próprio Evando Barbosa fala que se não estudar não evolui no xadrez... dúvido que ele nunca leu Xadrez Básico, que nunca decorou uma abertura..... todos sabemos que é impossível! É aquela pergunta: até que rating dá pra ir só jogando? 800, 900, 1000 talvez.. todos sabemos que é assim. Nem Capablanca foi só na intuição e zero absoluto de estudo. Uma coisa é facilidade absurda pro jogo outra é zero absoluto de estudo e 100% de prática.

Não adianta: vejo que quem sabe mais (estudo + prática) ganha mais.

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9828
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 26 Abr 2021 13:44

Fedor Machida escreveu:
26 Abr 2021 13:18
Não falou mas me adiantei!! Hahahah... 90% vão falar que jogam blitz pq é mais difícil de usarem engine.


Isso mesmo. O Romanovsky fez um livro de meio-jogo/estratégia e outro de combinações. Esse que eu comprei juntou os dois. Foi meio caro (duzentos e pouco) e assim que comprei zerou o estoque na amazon, ficou indisponível.

Eu mais pra frente vou estudar esse negócio de estrutura de peões.... mas novamente vejo que a maioria das estruturas apresentadas é pra quem joga 1.d4. Pelo menos fiquei com essa impressão. Já comprei o Chess Structures - A Grandmaster Guide - Maurício Flores Rio (tem pdf na net) e futuramente vou estudá-lo. Aparentemente livro muito didático: mostra os planos das brancas e das pretas numa dada estrutura e mostra como GM's atuais e do passado recente aplicaram os planos sugeridos. Próximas férias focarei nele.
Meu ingles é fuleiro, não dá pra lê esse livro não 😭

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9828
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 26 Abr 2021 15:00

Fedor Machida escreveu:
26 Abr 2021 13:18
Não falou mas me adiantei!! Hahahah... 90% vão falar que jogam blitz pq é mais difícil de usarem engine.


Isso mesmo. O Romanovsky fez um livro de meio-jogo/estratégia e outro de combinações. Esse que eu comprei juntou os dois. Foi meio caro (duzentos e pouco) e assim que comprei zerou o estoque na amazon, ficou indisponível.

Eu mais pra frente vou estudar esse negócio de estrutura de peões.... mas novamente vejo que a maioria das estruturas apresentadas é pra quem joga 1.d4. Pelo menos fiquei com essa impressão. Já comprei o Chess Structures - A Grandmaster Guide - Maurício Flores Rio (tem pdf na net) e futuramente vou estudá-lo. Aparentemente livro muito didático: mostra os planos das brancas e das pretas numa dada estrutura e mostra como GM's atuais e do passado recente aplicaram os planos sugeridos. Próximas férias focarei nele.
Segui vc lá no lichess, AnonZero meu nick

Fedor Machida
Mensagens: 1979
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Fedor Machida » 27 Abr 2021 08:29

Carrapeta escreveu:
26 Abr 2021 15:00
Segui vc lá no lichess, AnonZero meu nick
Te segui tb.... tu só joga blitz mesmo!!!! Zerado em todos os outros controles de tempo!!
Mestre Josu escreveu:
26 Abr 2021 21:55
Neppo campeão do candidatos 2021 !!!Foi merecido !!!
Pelo menos terermos emoção em novembro... falaram que ele tem score positivo contro Calrsen... 4- 1... se isso for verdade, veremos o Magnus suando e xingando em novembro!!

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9828
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 27 Abr 2021 08:58

Fedor Machida escreveu:
27 Abr 2021 08:29
Te segui tb.... tu só joga blitz mesmo!!!! Zerado em todos os outros controles de tempo!!



Pelo menos terermos emoção em novembro... falaram que ele tem score positivo contro Calrsen... 4- 1... se isso for verdade, veremos o Magnus suando e xingando em novembro!!
Eu só jogo logado no fds. Durante a semana eu não tenho as condições ideais pra jogar e aí eu só jogo anônimo pq se perder perdeu e não ligo ou nem jogo nada. Ultimamente só tenho estudado mesmo

Avatar do usuário
FernandoFS
Mensagens: 3099
Registrado em: 11 Nov 2014 22:53
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por FernandoFS » 27 Mai 2021 16:22

Não sei se chega a virar um Super GM algum dia, mas acho que o Supi deve passar o rating máximo do Mequinho futuramente que foi 2635 e imagino que tenha potencial pra passar os 2700 também. Dos brasileiros é o que mais gosto do estilo de jogo, junto do GM Fier.

phpBB [video]


phpBB [video]

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9828
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 27 Mai 2021 21:42

Tb acho, ele é tem o maior potencial dos Brazucas. Mas sobre o rating, o Fier já superou o do Meckinhg

Avatar do usuário
FernandoFS
Mensagens: 3099
Registrado em: 11 Nov 2014 22:53
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por FernandoFS » 27 Mai 2021 23:23

Carrapeta escreveu:
27 Mai 2021 21:42
Tb acho, ele é tem o maior potencial dos Brazucas. Mas sobre o rating, o Fier já superou o do Meckinhg
Ele chegou aos 2650, achava que o Mecking tinha um rating maior que isso, mas na real foi menor. De qualquer forma acho que o Supi vai passar se ele não parar de jogar de vez (espero que não). Ontem na transmissão do continental ele disse que a pandemia tirou muito da vontade dele de jogar Xadrez. Ele disse gostar mais de estudar Xadrez e analisar posições complexas em partidas jogadas a competir.

Fedor Machida
Mensagens: 1979
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Fedor Machida » 31 Mai 2021 17:05

phpBB [video]


Capivarada básica do Carlsen.

Esse é um canal pequeno mas que tem umas aulas interessantes. Vale a pena se inscrever pra quem quer aprender.

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 9828
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 31 Mai 2021 22:35

Fedor Machida escreveu:
31 Mai 2021 17:05
phpBB [video]


Capivarada básica do Carlsen.

Esse é um canal pequeno mas que tem umas aulas interessantes. Vale a pena se inscrever pra quem quer aprender.
Parece q foi o caso de pre-move?

Fedor Machida
Mensagens: 1979
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Fedor Machida » 29 Jun 2021 10:57

Dando up pra não sumir demais com o tópico.

O Supi tá com um speedrun onde joga partidas de 10 minutos explicando os lances. Muito instrutivo. Só que as vezes demora vários dias ou mais de 1 semana pra lançar novo episódio.

O Krikor tb tá com uma "Sleepruim" que lança um vídeo no mínimo todo dia.

O Evandro tem a série de 800 a 2500 em 5 minutos mas parece que logo tb vai migrar pras partidas de 10 minutos. Imagino que ou ele termina a de 5 e depois começa a de 10 ou vai começar logo com a de 10 min.

Tô achando todas bem instrutivas de ir pegando a galera de baixo até ir pegando jogadores mais fortes.

martedragon
Mensagens: 945
Registrado em: 19 Nov 2014 19:52
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por martedragon » 29 Jun 2021 11:22

Fedor Machida escreveu:
29 Jun 2021 10:57
Dando up pra não sumir demais com o tópico.

O Supi tá com um speedrun onde joga partidas de 10 minutos explicando os lances. Muito instrutivo. Só que as vezes demora vários dias ou mais de 1 semana pra lançar novo episódio.

O Krikor tb tá com uma "Sleepruim" que lança um vídeo no mínimo todo dia.

O Evandro tem a série de 800 a 2500 em 5 minutos mas parece que logo tb vai migrar pras partidas de 10 minutos. Imagino que ou ele termina a de 5 e depois começa a de 10 ou vai começar logo com a de 10 min.

Tô achando todas bem instrutivas de ir pegando a galera de baixo até ir pegando jogadores mais fortes.
Sempre que posso vejo os videos do krikor, outro que tento acompanhar é o canal do Rafael Leitão

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, Begege, codematrixbr, DeepHalf, Germer, The Walrus e 436 visitantes