Experimento com macacos reabre debate sobre clonagem humana

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

Experimento com macacos reabre debate sobre clonagem humana

Mensagem por PHDookie » 07 Fev 2018 12:02

Em 1996, a ovelha Dolly ficou conhecida por ser o primeiro animal clonado a partir de uma célula adulta, com uma técnica conhecida como transferência nuclear de célula somática (SCNT, na sigla em inglês).

Agora, mais de duas décadas depois, cientistas chineses utilizaram pela primeira vez a mesma técnica para produzir os primeiros clones de macacos.

De acordo com especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, porém, o avanço não significa que a ciência está mais próxima de uma técnica de clonagem para reprodução humana.

A clonagem de primatas era considerada um grande desafio e os cientistas levaram décadas para desenvolver um método capaz de realizá-la com sucesso.

Segundo os autores do estudo, publicado na quarta-feira, 24, na revista Cell, esse tipo de clonagem em macacos permitirá pesquisas com populações de animais “personalizados” e geneticamente uniformes.

Assim, será possível estudar uma doença genética, por exemplo, produzindo dois macacos idênticos, com uma modificação no gene cuja atuação se pretende verificar.

“Há muitas questões sobre a biologia dos primatas que podem ser estudadas a partir desse modelo adicional”, afirmou o autor principal do estudo, Qiang Sun, da Academia Chinesa de Ciências.

“Isso vai criar modelos para análise não só de doenças cerebrais com base genética, mas também de câncer, doenças imunológicas ou distúrbios metabólicos. Também poderemos testar a eficácia de drogas para esses problemas antes do uso clínico.”

Os dois macacos clonados, batizados de Zhong Zhong e Hua-Hua, nasceram há oito semanas e seis semanas, respectivamente. Eles não são os primeiros clones de primatas, pois em 1999 um macaco Rhesus foi clonado por um método mais simples, semelhante ao processo natural que leva ao nascimento de gêmeos. Essa técnica, porém, pode gerar no máximo quatro clones por vez.

Zhong Zhong e Hua Hua, por outro lado, foram criados com a técnica SCNT, na qual o núcleo de uma célula reprodutiva é removido e substituído pelo núcleo de células já diferenciadas de outras partes do corpo. Esse óvulo reconstruído se desenvolve em um clone do organismo que doou o núcleo. Em tese, não há limites para clones.

Para fazer a clonagem, os cientistas transferiram células de fibroblastos – um tipo de célula do tecido conjuntivo – de fetos de macacos para um óvulo de uma macaca cujo núcleo foi extraído.

O óvulo resultante foi implantado em duas macacas adultas. Zhong Zhong e Hua Hua são clones dos mesmos fibroblastos de fetos.

Como foram utilizadas “barrigas de aluguel” diferentes, um nasceu 15 dias depois do outro, embora sejam clones idênticos.

Antes de utilizar fibroblastos de fetos, os cientistas utilizaram macacos adultos como doadores dessas células, mas o resultado foi um fracasso: os clones gerados viveram apenas por algumas horas.

“Tentamos vários métodos diferentes, mas só esse funcionou. Falhamos muito antes de encontrar uma maneira de clonar um macaco com sucesso”, disse Sun.

Segundo os cientistas, os núcleos de células diferenciadas de macacos têm se mostrado extremamente resistentes à SCNT, em comparação às células de outros mamíferos, como camundongos, vacas e ovelhas.

A dificuldade, de acordo com eles, consiste em reprogramar o código genético da célula madura quando ele é fundido ao óvulo cujo núcleo foi extraído – já que os genes desse tipo de célula contêm as “marcas” que controlam sua ativação e inativação. Superar esse problema exigiu três anos de trabalho.

Eficiência limitada
De acordo com Lygia da Veiga Pereira, pesquisadora do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias, o estudo é um marco para a ciência, “pois os primatas são modelos muito melhores para o estudo de doenças em humanos”.

“Mas ele (o trabalho) também mostra que o método ainda não é eficiente o bastante para gerar uma quantidade satisfatória de clones de macacos para realizar esse tipo de análise.”


Segundo ela, a principal novidade é o uso de moduladores epigenéticos. “O grande desafio da clonagem com reprogramação celular é apagar as marcas epigenéticas – isto é, as marcas que determinam os genes a ficarem ativos ou inativos – e colocar uma nova marca, de acordo com o que precisamos.

Eles fizeram isso utilizando moduladores epigenéticos, que funcionam como ‘borracha química’, apagando as marcas originais dos fibroblastos, facilitando sua reprogramação.”As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Os pesquisadores do Instituto de Neurociências de Xangai (China) responsáveis pela pesquisa, publicada na revista “Cell”, ponderam que a discussão é precipitada. Dizem que os animais viabilizarão o estudo de doenças que atingem os humanos e o desenvolvimento de novos remédios. Ainda assim, os cientistas foram alvo da fúria de instituições que condenam experimentos de clonagem.

A ONG Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais (Peta) divulgou em seu site um protesto em que classificam a clonagem como uma “ciência Frankenstein”, que serviria apenas para aumentar o sofrimento das espécies. Segundo a instituição, 90% das tentativas de clonagem resultam em falhas. A ovelha Dolly, pioneira do método, em 1996, foi a única adulta sobrevivente após 277 tentativas. Para produzir o nascimento de Zhong Zhong e Hua Hua, foram necessários 127 óvulos.

Diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano e do Instituto Nacional de Células-Tronco em Doenças Genéticas (USP), Mayana Zatz ressalta que animais clonados são mais propensos a ter problemas no sistema imunológico.

PUBLICIDADE


— É uma técnica complexa e que gera poucos animais — assinala Mayana. — Não sabemos o quanto eles viverão e se sofrerão doenças relacionadas à própria clonagem ou a outras causas. Uma prova da dificuldade é que o estudo chinês foi realizado com células fetais, que não têm o mesmo nível de sofisticação das adultas.

QUESTIONAMENTOS ÉTICOS

Mayana acredita que a clonagem poderá ser aplicada em seres humanos. No entanto, diz, o feito abrirá uma série de questionamentos: quais serão as consequências no longo prazo, por que usar o método e com que pessoas:

— Hoje já existem técnicas para manipulação dos genes, de forma que você pode escolher, por exemplo, a cor do cabelo e dos olhos de uma pessoa. Mas eu sou totalmente contra moldar um ser humano de acordo com o seu gosto.

Margot Dode, pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, concorda que as técnicas de clonagem, mesmo após duas décadas de estudo, ainda são muito ineficientes.

— Temos que usar um número muito grande de embriões para ver se um deles conseguirá se desenvolver e nascer — explica. — A clonagem consiste na reprogramação de uma célula. Basicamente, ela deve esquecer o que era. Não acredito que este processo será realizado com seres humanos.

Já Volnei Garrafa, membro do Comitê Internacional de Bioética da Unesco, acredita que a Humanidade pode se interessar em adotar a clonagem.

— É uma perspectiva assustadora, e até falamos que o homem está brincando de Deus, mas acho que nossa moralidade não resistirá ao desenvolvimento científico. Um dia nós aceitaremos a clonagem — opina Garrafa, que também coordena o Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB.

PUBLICIDADE


Para Garrafa, o processo só é considerado inadmissível atualmente porque não oferece segurança. Basta ver o tempo necessário para a produção da Dolly e o fato de que ela morreu aos seis anos de idade, enquanto a expectativa de vida de sua espécie é o dobro disso.

Garrafa avalia que, uma vez que as técnicas de clonagem forem dominadas, o procedimento se tornará um problema jurídico:

— Pode ser que, daqui a dez ou 20 anos, um casal que não tem filhos faça uma reivindicação na Justiça para proceder com este tipo de fecundação.


Imagem


Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/expe ... z56R0kpGTA
stest

Avatar do usuário
bastião
Mensagens: 1142
Registrado em: 11 Out 2014 17:09
Contato:

Re: Experimento com macacos reabre debate sobre clonagem humana

Mensagem por bastião » 07 Fev 2018 12:20

A minha maior dúvida é se você clonar um humano o que seria de suas 2 personalidades/almas: seriam iguais ou diferentes?

Acredito que já foi clonado um humano por alguma instituição escondida por ai como a DHARMA... ( do seriado LOST! ).

Abs.
Quando olho para trás
há um vulto desconhecido
desfazendo-se em névoa...

Sempre que olho para trás
alguém que eu conheci
se perde na neblina...

SHIKI ( 1867-1902 )

Estrada da Primavera

Avatar do usuário
Tartaruga
Mensagens: 15569
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Experimento com macacos reabre debate sobre clonagem humana

Mensagem por Tartaruga » 07 Fev 2018 12:30

Gêmeos univitelinos (idênticos) são clones entre si e duas pessoas distintas. Um clone não seria diferente.
A vida não é palco, é trincheira!

Mestre Santana
Mensagens: 6580
Registrado em: 16 Out 2014 09:03
Contato:

Re: Experimento com macacos reabre debate sobre clonagem humana

Mensagem por Mestre Santana » 07 Fev 2018 12:55

Alguns floristas dominam essa técnica há anos.

Bjj forum >>>>>>>> Ciência

Avatar do usuário
terroso
Mensagens: 12276
Registrado em: 11 Set 2014 09:48
Contato:

Re: Experimento com macacos reabre debate sobre clonagem humana

Mensagem por terroso » 07 Fev 2018 12:55

Tenho curiosidade de ver um esportista top clonado, será que teria as mesmas habilidades ?


Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: Experimento com macacos reabre debate sobre clonagem humana

Mensagem por Leeo » 07 Fev 2018 16:14

Prime escreveu:
07 Fev 2018 15:03
Imagem
Matéria atrasada, Dr. Albieri já clonava gente em 2001.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Vitaao
Mensagens: 1465
Registrado em: 03 Out 2014 12:41
Contato:

Re: Experimento com macacos reabre debate sobre clonagem humana

Mensagem por Vitaao » 07 Fev 2018 16:42

Índice de mortes gigantesco no experimento, devem ter matado milhares de macacos a troco de nada pq essa porra nunca vai ser feita em humanos. Enquanto isso a humanidade caminha a passos largos pro abismo ignorando os reais problemas.

edit. Nunca vai ser feita "legalmente" em humanos, se vacilar já testaram em mendigos e indigentes.

Avatar do usuário
KYO
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7063
Registrado em: 13 Out 2014 08:16
Contato:

Re: Experimento com macacos reabre debate sobre clonagem humana

Mensagem por KYO » 07 Fev 2018 21:09

Leeo escreveu:
07 Fev 2018 16:14
Matéria atrasada, Dr. Albieri já clonava gente em 2001.
Imagem

Então clona 2 dessas para viagem plz

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: Experimento com macacos reabre debate sobre clonagem humana

Mensagem por Paulo J. » 08 Fev 2018 12:18

bastião escreveu:
07 Fev 2018 12:20
A minha maior dúvida é se você clonar um humano o que seria de suas 2 personalidades/almas: seriam iguais ou diferentes?

Acredito que já foi clonado um humano por alguma instituição escondida por ai como a DHARMA... ( do seriado LOST! ).

Abs.
A mesma coisa de gêmeos.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: Experimento com macacos reabre debate sobre clonagem humana

Mensagem por Paulo J. » 08 Fev 2018 12:26

Vitaao escreveu:
07 Fev 2018 16:42
Índice de mortes gigantesco no experimento, devem ter matado milhares de macacos a troco de nada pq essa porra nunca vai ser feita em humanos. Enquanto isso a humanidade caminha a passos largos pro abismo ignorando os reais problemas.

edit. Nunca vai ser feita "legalmente" em humanos, se vacilar já testaram em mendigos e indigentes.
Os problemas do mundo nunca desaparecerão totalmente, mas eles são atenuados com melhorias técnicas da ciência. E a natureza mata muito mais "a troco de nada".
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

Avatar do usuário
bastião
Mensagens: 1142
Registrado em: 11 Out 2014 17:09
Contato:

Re: Experimento com macacos reabre debate sobre clonagem humana

Mensagem por bastião » 08 Fev 2018 17:39

O CLONE só passa a existir depois que é feito e tem sim uma diferença de idade em relação ao " SEU IGUAL" ( não estou falando dos gêmeos idênticos! ).
Só nessa lacuna de tempo, a " cabeça " do CLONE já deve fritar...
Quando olho para trás
há um vulto desconhecido
desfazendo-se em névoa...

Sempre que olho para trás
alguém que eu conheci
se perde na neblina...

SHIKI ( 1867-1902 )

Estrada da Primavera

Avatar do usuário
Smilodon
Mensagens: 4022
Registrado em: 01 Out 2014 16:18
Contato:

Re: Experimento com macacos reabre debate sobre clonagem humana

Mensagem por Smilodon » 08 Fev 2018 22:41

Olha o nome do macaco kkkkkkkkkk
Hua-hua

Avatar do usuário
zehmetal
Mensagens: 3470
Registrado em: 14 Jun 2014 15:41
Contato:

Re: Experimento com macacos reabre debate sobre clonagem humana

Mensagem por zehmetal » 09 Fev 2018 07:36

Há casos, desde o PVT, de clones, os quais não possuem limites de clonagem!

Sobre o tema, se isso um dia vir a ajudar a entender/curar doenças genéticas, tipo câncer, alzhaimer (sei lá como escreve) e etc, porra, clona o macaco pra caramba!
Perdendo horas de vida em Fóruns de MMA desde 2003

Campeão do BJJF Fantasy
1º Campeão do PVT Fantasy

http://ufconfantasy.forumeiros.com

Avatar do usuário
wolfzin
Mensagens: 592
Registrado em: 30 Nov 2014 13:23
Contato:

Re: Experimento com macacos reabre debate sobre clonagem humana

Mensagem por wolfzin » 09 Fev 2018 10:44

Smilodon escreveu:
08 Fev 2018 22:41
Olha o nome do macaco kkkkkkkkkk
Hua-hua
:-J
:!! GO VIKINGS! \m/

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira, Montfort e 415 visitantes