Gastronomia Oriental - debatendo sensatamente

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Lenilson
Contato:

Re: Gastronomia Oriental - debatendo sensatamente

Mensagem por Lenilson » 29 Jan 2018 14:30

Bruges escreveu:
29 Jan 2018 13:34
Não sou entendedor de culinária tailandesa, indiana, chinesa, coreana etc, o maior acesso é à cozinha japonesa, então neste primeiro post vou me ater a este tema.

-

1) Quais boas recomendações de restaurantes japoneses de ofício? Eu estou no estado de SP.

2) Nossa matéria prima é muito ruim. A qualidade do salmão chileno de cativeiro é péssima, pior ainda é quando vendem truta salmonada.

3) Qual a mania imbecil de botar cream cheese em tudo? Imagina que seja criminoso para um japonês.

4) Pesquisei sobre a culinária tradicional e vejo GIGANTES diferenças, desde o preparo, serviço, "método de comer" (exemplo, comem sushi com a mão), etc etc.
1 - Peixaria Mitsugi, até um tempo atras era um excelente custo e com excelente produto. Porém virou meio main stream, não sei como anda o preço, os produtos creio que continuem bons. Obs: faz tempo que não vou, até por não ser meu tipo de comida predileto, existem alguns antes.

2 - Muito dificil achar uma materia prima de qualidade, o pior é que os brasileiros preferem o salmão chileno criado a corantes que um bom peixe branco ou um atum de qualidade. :dunno:

3 - Tmb não gosto dessa mania, os japoneses mais tradicionais (quase todos) devem querer matar quem inventou isso.

4 - As diferenças entre a culinaria tradicional e quando ela se instala no país é normal, não tem jeito. Vai se pegar ingredientes, costumes locais e serão incorporados a culinária tradicional. Isso acontece com toda e qq culinária que se instala em outro país por meio dos imigrantes.
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 29 Jan 2018 14:39

Outra mania que me parece que o BR tem é o de mergulhar o sushi e sashimi no shoyo. O Jun Sakamoto, por exemplo, nem deixa shoyo no balcão, ele mesmo pincela e "tempera" os pratos.
Campeão Fantasy TUF 2016

Imagem@pridefcneverdie

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 29 Jan 2018 14:43

Sou 100% a favor de cream cheese, cebolinha, frutas e toda a caraiada de coisa que colocam na "versão brasileira".
Brasil melhorou o sushi assim como havia feito com a pizza e o dogão rsssss.

Sushi e sashimi da maneira tradicional japonesa só são gostosos qd vc vai em local q tem cuidado extremo na escolha do peixe. Já q isso é bem difícil de encontrar é melhor comer nosso sushi incrementado mesmo.

QUer uma dica de ouro para comida japa em SP? Olhe a quantidade de "originais de fábrica" nas mesas ao redor. Se vc chega num restaurante e sua mesa é a única falando português é um bom sinal. Até hj ainda acho q pra culinária oriental em geral, nenhum restaurante supera o Tanka que fica na praça da Liberdade.

E POR FAVOR RAPAZIADA: não sejam aqueles idiotas q vão no sushi do cream cheese e ficam pagando de tradicionais fazendo mil exigências pros garçons. Se vc quer realmente um japones no estilo oriental vá então no SushiGen da Av Paulista, no Yashiro em Pinheiros ou no já citado Tanka. Não seja sashimi poser kkkkkkkkkkkkkkkkk
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 29 Jan 2018 15:27

Bruges escreveu:
29 Jan 2018 14:50
Quando eu vou pra Santos, aproveito pra comprar um atum vermelho, é maravilhoso o gosto. Eu sempre peço para separarem o o-toro para eu comer cru hehe

Tenho vontade de ir no Jun Sakamoto, algum dia vou criar coragem para experimentar o menu degustação dele.
Eu prefiro o atum ao salmão comido aqui, o de vdd nunca experimentei. :dunno:

Eu nunca fui ao Jun, mas deve ser uma baita experiência gastronômica e um prazer que, se tiver oportunidade, devemos nos dar esses "presentes" de vez em quando.

PS: a Peixaria que coloquei é um restaurante. :bleh: Não sei da história do local, mas provavelmente começou como peixaria mesmo e manteve o nome. Esses dias a Bel Coelho estava cozinhando por lá.
Campeão Fantasy TUF 2016

Imagem@pridefcneverdie

xira4i21
Contato:

Mensagem por xira4i21 » 29 Jan 2018 15:29

caramba,muito caro ai hein ?
tava vendo aqui os relatos no tripadvisor do "jun"..

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 29 Jan 2018 15:33

kyo_spirit escreveu:
29 Jan 2018 14:43
Sou 100% a favor de cream cheese, cebolinha, frutas e toda a caraiada de coisa que colocam na "versão brasileira".
Brasil melhorou o sushi assim como havia feito com a pizza e o dogão rsssss.

Sushi e sashimi da maneira tradicional japonesa só são gostosos qd vc vai em local q tem cuidado extremo na escolha do peixe. Já q isso é bem difícil de encontrar é melhor comer nosso sushi incrementado mesmo.

QUer uma dica de ouro para comida japa em SP? Olhe a quantidade de "originais de fábrica" nas mesas ao redor. Se vc chega num restaurante e sua mesa é a única falando português é um bom sinal. Até hj ainda acho q pra culinária oriental em geral, nenhum restaurante supera o Tanka que fica na praça da Liberdade.

E POR FAVOR RAPAZIADA: não sejam aqueles idiotas q vão no sushi do cream cheese e ficam pagando de tradicionais fazendo mil exigências pros garçons. Se vc quer realmente um japones no estilo oriental vá então no SushiGen da Av Paulista, no Yashiro em Pinheiros ou no já citado Tanka. Não seja sashimi poser kkkkkkkkkkkkkkkkk
Tem razão. Essa mistura de sabores e ingredientes é normal como eu ja tinha falado. E a culinaria tradicional depende muito mesmo de um bom ingrediente, haja vista os valores atingidos nos leilões japoneses, coisa impossivel onde se serve salmão de cativeiro.
Campeão Fantasy TUF 2016

Imagem@pridefcneverdie

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 29 Jan 2018 15:37

xira4i21 escreveu:
29 Jan 2018 15:29
caramba,muito caro ai hein ?
tava vendo aqui os relatos no tripadvisor do "jun"..
Não é barato não, por isso ele é tido como um dos melhores do mundo.

O Junji é mais em conta, agora pra provar o menu degustação ali no balcão preparado e servido por ele é bem caro e tem fila de espera.
Campeão Fantasy TUF 2016

Imagem@pridefcneverdie

warrior
Contato:

Mensagem por warrior » 29 Jan 2018 15:55

eu provavelmente vou ter que tirar os peixes crus da minha cabeça, só grelhado, assado e fritos... por causa de alergia, a uns dois anos e meio passei a ter reação alérgica :mf_depressed: a primeira vez foi uma reação fudida, nem nas lutas que eu mais apanhei eu sai com a cara daquele jeito kkkkk, inchou bastante olhos e boca, ai depois alternei algumas idas que teve reação e outras que não teve, fui ao alergologista e fiz os exames e não constatou nada contra peixe, mas fui em outro médico e ele disse que provavelmente tenho alergia ao produto que usam para conservar os peixes ou aos tipos de molho que é feito sob processo industrial, e que para alergia não tem exame especifico para descobrir isso, ou seja, me lasquei e como é um tiro no escuro tenho que não comer, pois não sei o que pode acontecer... :mf_depressed: :mf_depressed:

no caso com os que vão sob alta temperatura não surtem esse efeito... agora vou ver se vou em outro médico só para constar uma terceira opinião ou sei la aceita que dói menos kkkkk...

RicardoBJJ
Contato:

Mensagem por RicardoBJJ » 29 Jan 2018 16:00

Na Liberdade eu já comi quase de tudo. Eu gosto muito de um chinês que eu chamo carinhosamente de Chinês Podre. O lugar é minúsculo, tem umas 3 mesas e um balcão pequeno.

Chama Casa de Massas "Ponto China". Praça Carlos Gomes, 139. É na rua do Cine Jóia.

Servem uma "lamen" (eles chamam de outra coisa, pois é chinês, não lembro o nome) feito com músculo bovino e massa de fabricação própria que é muito bom.

A carne de porco é excelente, eles chamam de costela, mas na verdade é o que a gente chama de bisteca, mas em um molho que só eles sabem fazer. Servem com arroz e legumes ou com macarrão ensopado.

Pão chinês, guioza, pastel vegetariano, ótimos petiscos.
Imagem

Holden
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Holden » 29 Jan 2018 16:04

Colocar cream cheese em prato japones foi a melhor contribuição nacional para a gastronomia mundial ja feita.
Imagem

"The fundamental cause of the trouble is that, in the modern world, the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt."

We're not here to take part, We're here to take over!

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 29 Jan 2018 16:23

Dumog escreveu:
29 Jan 2018 16:13
Cream cheese vai muito bem nos rolls sim

Me julguem
Carioca nem devia opinar, diz que ketchup vai bem na pizza. :lol:
Campeão Fantasy TUF 2016

Imagem@pridefcneverdie

RicardoBJJ
Contato:

Mensagem por RicardoBJJ » 29 Jan 2018 16:33

Acho cream cheese em tudo enjoativo pra caraio. é até bom um pouco, mas prefiro sem. Semana passada pedi um temaki e uma porção de hot holl pelo aplicativo, em uma temakeria que fica perto de casa. Pedi o Temaki sem cream cheese... mas mesmo assim, não só o temaki veio todo besuntado dessa meleca branca, como o hot roll também... enjoativo.
Imagem

Saci na giratória
Contato:

Mensagem por Saci na giratória » 29 Jan 2018 16:34

Sempre que vou em sampa passo no aska, não liberdade.

Lamen foda, da pra comprar só o refil da massa.

Kentaro também é foda, mais botecao.
"Somente um povo armado é forte e livre" (MUSSOLINI, 1937)

"Povo armado jamais será escravizado" (BOLSONARO, 2020)

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FROST » 29 Jan 2018 17:14

Eu acho uma maravilha terem adicionado cream cheese aos sushis daqui, foi adaptado ao gosto brasileiro e é assim que o mercado se adapta. Assim como 99% dos restaurantes chineses das cidades não são tradicionais, os japoneses também não.

Cansei de ir em restaurantes na china onde tava escrito "churrasco brasileiro" que na verdade era uma maquina de carne igual aquelas de shawarma :)) :))

Se houve a mudança e foi aceita como positiva (caso contrário não existiria) pelo mercado, não vejo porque criticar. Aliás, por quê ninguém critica o cachorro quente brasileiro já que o americano (original) é uma merda com salsicha dentro?

Steve Jabs
Contato:

Mensagem por Steve Jabs » 29 Jan 2018 17:27

Gosto muito da culinária japonesa e me amarro nas invenções, algumas são boas, outras menos legais. Só que eu acho que o ato colocar cream cheese nos enrolados foi inventado nos EUA, sendo que o mais famoso é chamado de Philadelphia Roll (o cream cheese da Kraft tem o nome de Philadelphia).

Imagem
"Seguindo no desafio de manter a mente quieta, a espinha ereta e a cabeça no lugar".

Responder