Morro de São Paulo-Bahia. A favelização do "paraíso"

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Carrapeta
Contato:

Morro de São Paulo-Bahia. A favelização do "paraíso"

Mensagem por Carrapeta » 04 Jan 2018 09:49

Eu passei o reveion deste ano em Morro de São Paulo, como faço a maioria das vezes. Para a minha surpresa e tristeza, percebi (acho q até tarde) a rápida favelização do local. É impressionante o avanço da degradação da mata fechada, q na minha visão deveria ser protegida e proibida novas construções.

Minha família conhece aquela ilha (de Tinharé, onde fica Morro de SP) há uns 70 anos. Eu vou pra lá desde bebê. Eu peguei ainda a fase do desconhecimento quase total da ilha, meus amigos e conhecidos da infância nunca tinham escutado sobre Morro de SP. Hj em dia é um lugar famoso, já vi vários famosos por lá, Alemão do BBB, Felipe Andreoli, Caio Castro etc. O problema é q com a fama vem a tragédia, isso em termos de Brasil. Um lugar q deveria ser protegido contra o desmatamento, ocupação desordenada, está indo pelo caminho contrário. O poder público, pelo visto, não fez nada para impedir o surgimento de favelas, VSF.

Eu acho q isso pode ser o início da derrocada daquele lugar. Com o aumento da favelização, um lugar q era lindo vai se tornar feio aos poucos, o turismo vai cair e lá pra frente, talvez uns 15, 20 anos, vai ser um local decadente. Ainda dá tempo de reverter isso, não sei como, mas dá. O lugar ainda tem uma enorme beleza.

Bem, desculpem meu desabafo, mas é fiquei triste com isso.

Aqui umas imagens q coletei no Google:

Imagem

Fiz um circulo vermelho pra mostrar uma favela q surgiu. Isso era mata fechada há uns 15 anos atras. Olhem o tamanho disso.

Imagem

O mesmo local, com um zoom.

Imagem

Carrapeta
Contato:

Re: Morro de São Paulo-Bahia. A favelização do "paraíso"

Mensagem por Carrapeta » 04 Jan 2018 09:50

Uma materia de 2009, quase 10 anos atras:

http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias ... -sao-paulo

Dom , 18/01/2009 às 23:00 | Atualizado em: 19/01/2009 às 00:18

Ocupação desordenada ameaça natureza em Morro de São Paulo
Cristina Santos Pita, da Sucursal Sto. Antônio de Jesus

O aumento no fluxo turístico ocorrido nos últimos 10 anos em Morro de São Paulo, distrito do município de Cairu (a 308 km de Salvador), no baixo sul do Estado, mais exatamente na região conhecida como Costa do Dendê, gerou uma ocupação desordenada que vem ameaçando o meio ambiente na região.

Devido à beleza de seus atrativos, os estrangeiros atracaram na ilha e acabaram instalando pequenos negócios, e visitantes de todas as partes do País se encantaram com a natureza e resolveram ficar. Além disso, a decadência das fazendas de cacau na região fez trabalhadores migrarem de várias cidades para Morro de São Paulo em busca de emprego.

A maioria dos moradores que permaneceu na ilha vendeu suas casas no povoado e nas praias, indo viver no Morro da Mangaba ou no local conhecido como Buraco do Cachorro.

Nessas localidades, no outro lado da vila, locais que deveriam ser preservados foram transformados em áreas desordenadamente habitadas e acabaram se transformando em bairros típicos da periferia, a exemplo do Buraco do Cachorro, hoje chamado de Nossa Senhora da Luz.

“Moro aqui há mais de 15 anos e ver a lagoa poluída é triste”, disse o informante turístico Clarindo Ferreira, referindo-se à Lagoa do Morro da Mangaba, que também sofreu assoreamento.

Atualmente, a água não serve nem para lavar roupas, mas é o local que os animais encontraram para beber água. “A recuperação da lagoa e de outras áreas degradadas estão no projeto de requalificação urbana do Morro”, garantiu o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Cairu, Isaías Ribeiro.

O Riacho da Biquinha, na Fonte Grande, que corta a ilha e deságua no mar, também sofreu impacto. O que já foi um caudaloso riacho foi se encolhendo e diminuindo por conta das construções que foram erguidas sem nenhum controle sobre o leito e margens do riacho.

O prefeito de Cairu, Hildécio Antônio Meireles (PMDB), garante que a situação está controlada e o turismo começa a ser planejado.

“A ocupação urbana desordenada ocorreu há 20 anos, mas conseguimos controlar porque nos últimos anos não se expandiu para outras áreas. Mas temos falta de recursos financeiros. Muitos gestores deixaram o local à vontade. Hoje temos uma maior fiscalização e controle da ocupação. Estamos com uma melhor estrutura, monitorando a atividade, fiscalizando os empreendimentos. Há um planejamento do turismo, inclusive com a capacitação da mão-de-obra local que pode ser absorvida pelos empreendimentos”, disse.

Turistas – O turismo em Morro de São Paulo é sazonal, concentrado na alta estação. No mês de janeiro há um fluxo de mais de 120 mil visitantes, número 35 vezes maior que o da população do município, que é de 3,8 mil moradores. Logo após o Natal, os visitantes começam a chegar e ocupam os seis mil leitos disponíveis em hotéis e pousadas.

Alguns turistas se queixam da falta de uma identidade visual que caracterize a ilha como localidade turística. “Tem muito camelô espalhado pelos cantos, pendurando roupas e acessórios pelas muralhas dos morros. Falta melhorar o visual do lugar”, reclamou o gerente de marketing Mitchel Scharfstein. A opinião é compartilhada pela industriária Rosângela Marques. “As praias precisam de um ordenamento e deveriam estar bem-cuidadas”.

Segundo o vice-prefeito de Cairu, Zeca Ribeiro (PP), o número de comerciantes é limitado. “A quantidade está sendo fiscalizada. Quem não comprovar que é morador e nem tiver autorização, não poderá trabalhar”.

Albur
Contato:

Mensagem por Albur » 04 Jan 2018 10:05

Essa favela surgiu porque o turismo aumentou, e as pessoas que servem aos visitantes, tem que morar em algum local.

Entao a unica forma de preservar a ilha e limitar o numero de turistas.

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 04 Jan 2018 10:08

Com certeza. Mas, mesmo com o aumento do turismo, isso jamais deveria acontecer. Mas estamos no Brasil, feijoada.

H.R.

Mensagem por H.R. » 04 Jan 2018 10:32

Bahia né

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 04 Jan 2018 10:37

Já era, onde tem espaço com energia elétrica e não precisa pagar para morar alguém sempre toma conta na mão grande.
Tapirus terrestris

PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por PescadorParrudo » 04 Jan 2018 10:37

H.R. escreveu:
04 Jan 2018 10:32
Bahia né
:-?

H.Wolowitz
Contato:

Mensagem por H.Wolowitz » 04 Jan 2018 12:52

Pior nem isso, boa parte da favelização decorre do tráfico que pegou tudo aí, começando com a demanda dos zé droguinha do Sul, Sudeste, Argentina e França que querem se drogar nas festinhas e baladas, onde chega a droga começa essa merda.

Crono_M
Contato:

Mensagem por Crono_M » 04 Jan 2018 13:19

Morro já foi bom, hoje em dia é mundiça nível hard...
_____________________________________________________________________________________________
Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.
Albert Einstein

Once a man has seen society's black underbelly, he can never turn his back on it. Never pretend, like you do, that it doesn't exist.
Rorschach.

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 04 Jan 2018 13:25

Eu fico triste mesmo é com a degradação ambiental. Já vi muitos locais indo pro ralo.

Olhando de longe a quantidade de flora e fauna aí deve ser riquíssima...

E não pensem que é só por causa da favelização não gente, é ocupação irregular em sentido amplo, não foquem só no "pobre" mas tem muita gente de todas as classes sociais aí no meio.

Enquanto não houver mudança de raciocínio radical em questão de responsabilização vamos viver isto.

A culpa disso daí é das instituições fiscalizadoras e da porra do gestor público: Ibama , secretaria municipal meio ambiente, secretaria estadual, alguma autarquia da vida, polícia ambiental, município, estado, união...

Cara nosso país é foda, puta merda desanima viu.
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 04 Jan 2018 15:23

Pain escreveu:
04 Jan 2018 14:46
Querem vir para um lugar bom aqui na Bahia?

Caraíva, Praia do Forte (já foi melhor, hoje tá cheio de traficantezinho vagabundo), Baixios, Cumuruxatiba etc.

Morro e Porto Seguro = mundiçaria nível faixa de Gaza.
E Arraial d'ajuda???

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 04 Jan 2018 16:20

Pain escreveu:
04 Jan 2018 15:31
Também, por isso que eu coloquei "etc".
Baixio, por exemplo, fica a 90 km de Salvador. É um lugar meio que escondido, mas vale a pena.

Outro lugar muito bom é Massarandupió (que tem um ponto que é reservado aos "naturistas", mas muita gente toma banho normalmente lá).

Itacaré tá tomando o mesmo rumo de Morro.
Vlw devo estar indo para a região de Porto seguro daki a duas semanas. Pessoal tá querendo ficar em Porto pq nunca foram e querem um lugar mais de balada eu tô tentando convencê-los a a ir para arraial d'ajuda ou Trancoso.

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 04 Jan 2018 16:36

Pain escreveu:
Baixio, por exemplo, fica a 90 km de Salvador. É um lugar meio que escondido, mas vale a pena.

Outro lugar muito bom é Massarandupió (que tem um ponto que é reservado aos "naturistas", mas muita gente toma banho normalmente lá).

Estou dando uma de mestre do óbvio mas reforço o comentário, praia do forte é linda... ô lugar bonito pqp!

Até hoje dou risada de um brother que morava aí. Rapaziada dando queda e tal nessa praia, mas é cheio de coral.. e esse meu amigo nativo dale mergulhar, pegar onda dizendo "dá nada de boas chega ai" e eu falava "to de boas!" mas ficava pensando"

porra... cheio de pedra essa merda que bicho doente =))
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

BeboComMeuDinheiro
Contato:

Mensagem por BeboComMeuDinheiro » 04 Jan 2018 18:03

Bahia é maravilhosa e ainda tem locais muito bons. Itacaré ainda tem várias praias lindas mas as trilhas tão perigosas.
Caraíva fui tem tempo e achei show tbm. Fiquei na antiga Caraíva, na época só chegava de canoa na "ilha".
Península de Maraú show demais tbm, fiquei em Taipú de Fora e visitei os outros locais até chegar em barra grande que já era um pouco mais descuidada pq tinha mais gente. Era o ponto principal pra quem ia de balsa ou lancha, no meu caso fui louco e fui de carro.

Em relação a Morro fico triste, já fui duas vezes e não queria que acabasse assim.

Praia do forte peço desculpas pra quem pensa diferente mas achei fraca. Praia feia e suja, cheia de saco plástico boiando. Minha irmã mesmo gosta de lá mas eu acho overrated. Foi a pior do litoral Norte na minha opinião.

Paraguas
Contato:

Mensagem por Paraguas » 04 Jan 2018 18:04

Pain escreveu:

Ia perguntar sobre Itacaré mesmo, sempre ouvi falar muito bem.

Já fui muito a Guarajuba, não era mundicento lá, mas tem anos que não vou, como está lá agora?
CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, UMA VEZ ATÉ MORRER !!!

Responder