Arte de Rua

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Turbo
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Arte de Rua

Mensagem por Turbo » 19 Out 2017 10:43

Muros e viadutos em Manaus viram 'tela' para grafites e enaltecem cultura amazônica
Arte urbana pela capital tem influência amazônica e de pontos turísticos da cidade.

Há quem diga que quanto maior for a cidade, mais cinza ela se torna. Poluição, prédios e o aumento de obras viárias dariam o "tom" para as capitais brasileiras. Entretanto, no caminho oposto, quem trafega por Manaus experimenta uma realidade mais colorida. Artistas urbanos têm usado muros e viadutos para colorir a cidade e enaltecer a cultura amazônica por meio de grafites.

Para celebrar o aniversário de 348 anos de Manaus, o G1 reuniu diversos "cliques" de obras espalhadas pela capital amazonense. Confira!
Spoiler:
Imagem
Um dos principais cartões postais da cidade, o Teatro Amazonas foi expressado em uma arte em graffiti no Viaduto de Flores
Imagem
Os bondes eram meios de transporte famosos em Manaus e foram retratados em viaduto
Imagem
Artes foram feitas no Viaduto de Flores, Zona Centro-Sul de Manaus
Imagem
Teatro Amazonas foi feito em preto e branco com marcas de tinta ao redor
Imagem
Graffiti que ilustra o viaduto da Avenida Djalma Batista tem inspiração em índios
Imagem
Inspiração é vista nos muros do viaduto da Avenida Djalma Batista
Imagem
Uma arara, ave regional, também foi feita nas paredes do viaduto
Imagem
Animais também são vistos nas artes do viaduto da Avenida Djalma Batista
Imagem
Um macaco indica a direção que o motorista deve seguir
Imagem
Aves foram feitas em graffiti no viaduto da Avanida Darcy Vargas
Imagem
Passaro é feito em ambiente que lembra o espaço
Imagem
Influência indígena também é vista no viaduto da Darcy Vargas
Imagem
índio observa o vôo de uma ave, na obra da Avenida Darcy Vargas
Imagem
Viaduto do bairro Coroado também recebeu graffitis com influência indígena
Imagem
As mesmas características de outros viadutos são vistas nas paredes
Imagem
Outras aves foram feitas em graffiti no Viaduto do Coroado
Imagem
Referências ao espaço também foram vistas no viaduto do Coroado
Imagem
Cabelo de mulher referencia o espaço
Imagem
índio e ave foram representados com diversas cores em outra parte do viaduto
Imagem
Parede na Avenida Alvaro Maia tem Teatro Amazonas expresso em arte
Imagem
Viaduto da Avenida Constantino Nery também mostra influências amazônicas
Imagem
Cada parede do viaduto apresenta uma arte diferente
Imagem
Uma das artes acompanha uma frase com contexto amazônico
Imagem
Bicho preguiça foi feito "pendurado" no viaduto
Imagem
Artes feitas no viaduto da Avenida Constantino Nery apresentam diversas cores
Imagem
Como em outros viadutos, o da Constantino Nery também apresenta aves parecidas
Imagem
Já na Avenida Alvaro Maia, uma mulher foi feita com um manto em triângulos
FONTE
It's time for us as a people to start making some changes. Let's change the way we eat, let's change the way we live. And let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.

rodrigoreis79
Contato:

Re: Arte de Rua

Mensagem por rodrigoreis79 » 19 Out 2017 10:45

Grafite é coisa de artista, gostei dos desenhos. Agora pichação é coisa de maloqueiro.

Let the treta begin.

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 19 Out 2017 11:54

Ficou bonito, mas acho que pode acabar causando poluição visual, não?

Bideo nada ver, mas que na época ri muito
phpBB [video]

dgm_nrt
Contato:

Mensagem por dgm_nrt » 19 Out 2017 12:24

Muito loko os desenhos!
Pena q os q tinham aqui em SP foram boa parte apagados.

FL28
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FL28 » 19 Out 2017 12:44

dgm_nrt escreveu:
19 Out 2017 12:24
Muito loko os desenhos!
Pena q os q tinham aqui em SP foram boa parte apagados.
Foda... Aquelas graminhas e vaso na parede da 23 sao bem piores q os grafites q tinham lá

xira4i21
Contato:

Mensagem por xira4i21 » 19 Out 2017 13:05

top de mais os graff !!
quem fez se garante e muuito !!
só uma observação,nas fotos aparece um elevado IGUAL um que tem aqui na minha cidade,vejam a diferença..
Imagem

dgm_nrt
Contato:

Mensagem por dgm_nrt » 19 Out 2017 15:26

leitini escreveu:
19 Out 2017 12:44
Foda... Aquelas graminhas e vaso na parede da 23 sao bem piores q os grafites q tinham lá
Aquelas graminhas até q são bonitinhas e tal, mas só servem pra gerar custo de manutenção aos cofres do município!
Os grafites que tinham na 23 eram mto lokos! Ainda temos alguns sobreviventes como os do Beco do Batman, Paulista e dos túneis da Dr. Arnaldo / Rebouças.
Ah e tbm o maior mural do Mundo que o Kobra fez ali no começo da Castelo Branco.

Turbo
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Turbo » 19 Out 2017 16:37

MH92 escreveu:
19 Out 2017 15:37
Ficou bonito pra caramba, vamos ver quanto tempo resistem à ação dos marginais.

Aqui na minha cidade fizeram um trampo parecido num viaduto, no outro dia ele tava todo preto de fuligem, tocaram fogo na parede!

Uma pergunta à galera que manja dessas paradas mais underground, como é a relação dos pichadores com esses artistas que fazem essas obras? Eles consideram os caras como "vendidos", por trabalharem pra o poder público? Respeitam a obra ou só tão esperando pra meter os garranchos por cima?
Na realidade, varias desses desenhos ja estao a mais de 6 meses e continuam todos ok sem acao de vandalos
It's time for us as a people to start making some changes. Let's change the way we eat, let's change the way we live. And let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.

sawadee-krap
Contato:

Mensagem por sawadee-krap » 19 Out 2017 16:58

MH92 escreveu:

Aqui na minha cidade fizeram um trampo parecido num viaduto, no outro dia ele tava todo preto de fuligem, tocaram fogo na parede!

Uma pergunta à galera que manja dessas paradas mais underground, como é a relação dos pichadores com esses artistas que fazem essas obras? Eles consideram os caras como "vendidos", por trabalharem pra o poder público? Respeitam a obra ou só tão esperando pra meter os garranchos por cima?
Nesse tipo de grafite até que não, pelo menos onde conheço. Treta mesmo só quando atropelam o trampo do outro na ilegalidade.
Mas sempre tem caso ou outro que não gosta.

Victor Silva
Contato:

Mensagem por Victor Silva » 19 Out 2017 17:08

MH92 escreveu:

A maioria desses grafiteiros foram pichadores em outras épocas, pelo menos os que eu conheço no RJ eram. Então rola respeito pela maioria, mas não tem como controlar todo mundo, mas se o Graffite estiver novo é dificil vir alguém e estragar, são casos isolados.
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA #FORAEURICO!!

Curta MMAFORUM:
https://www.facebook.com/mmaforumbrasil/

warrior
Contato:

Mensagem por warrior » 20 Out 2017 13:50

Nossa da ora demais hein, aqui em SP o "prefeito" marketeiro só ferrou com tudo, preocupado com Graffiti como se não tivesse mais nada para se preocupar na cidade, apagou uns Graffitis do Kobra, dos gemeos, só coisa linda de ver na cidade, querendo perder tempo e dinheiro com coisa que só agrega mais na cidade...o que tem que fazer mesmo de importante, bosta nenhuma...

E aqui em SP praticamente todos Grafiteiros ja foram pixadores, então um conhece ao outro, e os pixadores respeitam o trabalho dos caras...

jitsunaja
Contato:

Mensagem por jitsunaja » 23 Out 2017 04:55

Victor Silva escreveu:
19 Out 2017 17:08
A maioria desses grafiteiros foram pichadores em outras épocas, pelo menos os que eu conheço no RJ eram. Então rola respeito pela maioria, mas não tem como controlar todo mundo, mas se o Graffite estiver novo é dificil vir alguém e estragar, são casos isolados.
Po acho que não em irmão. Pelo que eu saiba tem uma birra braba entre pichadores e grafiteiros. Grafiteiros se recusam a ser comparados com pichadores, porque eles produzem "arte", diferente dos pichadores, que seriam "vândalos" (ouvi isso de um grafiteiro famoso que tem vários murais no Rio)

Pichadores geralmente são defensores ferrenhos do anarquismo, e a manifestação deles só é válida se provocar incômodo na sociedade e no governo. Eles não buscam aprovação popular.. justamente por isso rola essa briga com os grafiteiros, que muitas vezes produzem uma arte agradável pra sociedade e volta e meia trabalham lado a lado com o governo local. Os pichadores gostam de se ver como subversivos.. tem uns documentários bem legais mostrando esse lado da pichação e mostrando a visão de alguns dos pichadores mais "famosos" de SP. Tem até um episódio em que um grupo de pichadores é chamado pra fazer parte de uma exposição, e dão um espaço especial pra eles picharem.. isso ofende eles e além de tacar um balde de tinta no organizador da amostra eles começam a pichar o prédio todo. Só param quando a polícia aparece e levam eles.

Enfim, tomara que eles não mexam nos grafites. Acho que nem todo pichador tem esse lado ideológico do anarquismo e com sorte os muros continuem do jeito que tão.. ficaram bem legais mesmo!

Victor Silva
Contato:

Mensagem por Victor Silva » 23 Out 2017 07:57

jitsunaja escreveu:
23 Out 2017 04:55
Po acho que não em irmão. Pelo que eu saiba tem uma birra braba entre pichadores e grafiteiros. Grafiteiros se recusam a ser comparados com pichadores, porque eles produzem "arte", diferente dos pichadores, que seriam "vândalos" (ouvi isso de um grafiteiro famoso que tem vários murais no Rio)

Pichadores geralmente são defensores ferrenhos do anarquismo, e a manifestação deles só é válida se provocar incômodo na sociedade e no governo. Eles não buscam aprovação popular.. justamente por isso rola essa briga com os grafiteiros, que muitas vezes produzem uma arte agradável pra sociedade e volta e meia trabalham lado a lado com o governo local. Os pichadores gostam de se ver como subversivos.. tem uns documentários bem legais mostrando esse lado da pichação e mostrando a visão de alguns dos pichadores mais "famosos" de SP. Tem até um episódio em que um grupo de pichadores é chamado pra fazer parte de uma exposição, e dão um espaço especial pra eles picharem.. isso ofende eles e além de tacar um balde de tinta no organizador da amostra eles começam a pichar o prédio todo. Só param quando a polícia aparece e levam eles.

Enfim, tomara que eles não mexam nos grafites. Acho que nem todo pichador tem esse lado ideológico do anarquismo e com sorte os muros continuem do jeito que tão.. ficaram bem legais mesmo!
Que nada mano, pelo menos quando eu conhecia uns não tinha, pode ter agora que não moro mais onde morava quando mais novo e perdi o contato de todo mundo. Claro que se recusam a ser comparados, claro, ngm quer ser comparado a vandalos, normal. Mas isso não quer dizer que tem birra e tal, pelo menos eu não conheci nada disso, pelo contrário, conhecia muitos grafiteiros que eram pichadores e dali conheceram o grafite e mudaram pois já tinham o talento para o desenho ou desenvolveram o talento.

Essa parte de defensor de anarquismos e tal pode até ser para alguns, mas na sua maioria eram adolescentes que só queriam riscar mesmo e pronto, nada de msg ou protesto. Respeito sua opinião veio, mas já vi alguns e acho maior besteira esses documentários sobre pichadores, eles tentam dar justificativa para o cara ir lá pichar, quando na verdade ele só quer colocar o risco dele ali e ser conhecido entre os pichadores e ganhar "fama", eu conheci muitos quando era mais novo e sempre fazia essa pergunta, qual é a graça nisso? Nenhum respondia. Pq não tinha resposta. Existia até reunião de pichadores lá perto onde eu morava e convivia junto, pichadores e grafiteiros.

Pode ter mudado desse tempo para cá? Pode, pq não tenho mais contato com essa galera aí faz muito tempo, estou falando pelo meu tempo que tinha um contato.

Como eu disse, pode ser que existam alguns que fazem as merdas nos desenhos dos outros para destruir, mas a maioria que risca tbm deve gostar de grafitte, só não tem o talento. E acho que respeitam sim o Grafite, mas não tem como controlar todo mundo, se está na rua está sujeito a ser destruido por alguém.
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA #FORAEURICO!!

Curta MMAFORUM:
https://www.facebook.com/mmaforumbrasil/

Turbo
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Turbo » 23 Out 2017 14:01

Grafiteiro do Amazonas representa o Brasil em evento internacional de arte urbana
Rogério Arab Amazon participa do Festival Internacional de Arte Urbana “Meeting of Style”, em Callao, no Peru, de 26 a 29 de outubro

Imagem

Um dos principais responsáveis pelas artes que ilustram grandes painéis de Manaus, fruto de um projeto de revitalização de viadutos e passagens inferiores da cidade, o grafiteiro Rogério Arab Amazon representará o Brasil no Festival Internacional de Arte Urbana “Meeting of Style”, em Callao, no Peru, no período de 26 a 29 de outubro.

Com mais de 20 anos de envolvimento com a arte dos sprays, Arab revela que está realizando um sonho com o reconhecimento que conseguiu a ponto de estar divulgando sua arte e representando seu país internacionalmente.

Imagem

“Carrego um sentimento de concretizar um sonho que iniciamos há 23 anos, de colocar Manaus na cena mundial do grafite. Estamos dando os primeiros passos nessa caminhada levando nossa arte a esses encontros onde haverá um grande intercâmbio com artistas de outros países e estaremos levando o conteúdo do que acontece aqui em relação a nossa arte”, explica.

De acordo com o grafiteiro que ajudou a criar e fomentar a cena do grafite na região nas ultimas décadas, Manaus vive o melhor momento em relação ao nível artístico. Segundo Arab, novos nomes estão aparecendo, todos artistas do grafite trabalhando muito, a sociedade se envolvendo e debatendo o assunto.

“É um grande momento que estamos vivendo. O grafite está em expansão no mundo inteiro, no Brasil está ganhando uma cara nova com a abrangência das cenas do Norte e do Nordeste e só temos a esperar mais progresso ainda”, enfatiza o artista.

Imagem

Ele lembra que há seis anos artistas grafiteiros buscavam meios de produzir grandes painéis na cidade, porém esbarravam na dificuldade financeira e na falta de logística para realizar as intervenções. Para ele, essa expansão do grafite só foi possível com o apoio da administração municipal que acreditou no trabalho e garantiu o suporte necessário para que a cidade se transformasse em uma grande galeria a céu aberto.

“Esse apoio foi fundamental para ter um trabalho em larga escala mais edificado, com um poder de mensagem muito grande, que trouxe visibilidade para a nossa arte. A arte é essencial para a vida humana e reflete nosso pensamento, nossa cultura, folclore e marca uma época”, destaca.

FONTE

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 23 Out 2017 16:34

Eu acho que os pichadores respeitam o trabalho dos grafiteiros, sim. Pelo menos em SP, eu não costumo ver grafite pixado... os caras respeitam... podem achar que são "vendidos" e tal, mas respeitam e não pixam em cima...

Responder