Aprender idiomas sem pegar em livro de gramática
Aprender idiomas sem pegar em livro de gramática
Então galera, como 100% dos meus métodos para aprender inglês fracassaram, eu to tentando esse modo um pouco mais "radical" e extremo, vi alguns videos na internet antes de tomar essa decisão, vou compartilhar com vocês alguns (tentarei por em uma ordem):
Não é que não vai estudar gramática, é que não vai estudar POR livros específicos.
Acho que deu pra perceber que gostei dos videos do Mairo ahaha, mas não, eu não estou fazendo o curso dele, apenas pegando as dicas de alguém que diz que aprendeu sozinho o idioma.
Bom, resumindo: o Mairo diz que não recomenda de jeito nenhum aprender por gramática e o Tim (que é nativo) também diz o mesmo. Eu sinceramente sempre me embananei na hora de aprender inglês por gramática, parecia que eu tava decorando algo. E o método dessas escolas brasileiras é fortemente baseada por gramáticas e eu acho que nunca vi ninguém saindo de lá fluente, diferente de gente que aprendeu por música, videogame, séries...
Enfim, eu sei que dessa maneira não devemos sair um craque no inglês formal, mas se servir para aprender um inglês que dê pra se virar, tá ótimo.
O que eu to fazendo é aprender por série COM legenda em inglês e mais pra frente (quando tiver com um nível de entendimento de uns 95% igual o Mairo diz), ir para o sem legenda. Já tentei o método do Felipe Neto de aprender vendo o episodio 3 vezes, mas achei uma chatice e larguei mão.
Enfim, se alguém teve sucesso dessa maneira e quiser compartilhar a experiência seria ótimo, a dúvida que tenho é se a leitura é necessária (de um livro "nativo" de histórias, ou até um mangá/hq em inglês) ou se o assistir já me faria ter tudo o que preciso para aprender o básico, já que eu estou de fato lendo algo pelas legendas...Eu sinceramente não gosto de estudar por várias fontes, prefiro me concentrar em uma mídia que aí não perco o foco.
Outra coisa, seria melhor eu colocar TUDO em inglês a partir de agora (filmes e até animes mas com voz japonesa) ou assistir algo com legenda em português que não é o objeto de estudo principal (como friends é o meu no momento) não me faria recuar no estudo?
Existem diversos tópicos no fórum sobre o aprendizado de idiomas, mas eu acho que seria interessante essa outra perspectiva, até pelos videos postados.
Se o método for um sucesso, eu pretendo expandir para outros idiomas, como o japonês. Porém, pegando uma base antes de ir para séries, como o Mairo diz em seus videos.
Não é que não vai estudar gramática, é que não vai estudar POR livros específicos.
Acho que deu pra perceber que gostei dos videos do Mairo ahaha, mas não, eu não estou fazendo o curso dele, apenas pegando as dicas de alguém que diz que aprendeu sozinho o idioma.
Bom, resumindo: o Mairo diz que não recomenda de jeito nenhum aprender por gramática e o Tim (que é nativo) também diz o mesmo. Eu sinceramente sempre me embananei na hora de aprender inglês por gramática, parecia que eu tava decorando algo. E o método dessas escolas brasileiras é fortemente baseada por gramáticas e eu acho que nunca vi ninguém saindo de lá fluente, diferente de gente que aprendeu por música, videogame, séries...
Enfim, eu sei que dessa maneira não devemos sair um craque no inglês formal, mas se servir para aprender um inglês que dê pra se virar, tá ótimo.
O que eu to fazendo é aprender por série COM legenda em inglês e mais pra frente (quando tiver com um nível de entendimento de uns 95% igual o Mairo diz), ir para o sem legenda. Já tentei o método do Felipe Neto de aprender vendo o episodio 3 vezes, mas achei uma chatice e larguei mão.
Enfim, se alguém teve sucesso dessa maneira e quiser compartilhar a experiência seria ótimo, a dúvida que tenho é se a leitura é necessária (de um livro "nativo" de histórias, ou até um mangá/hq em inglês) ou se o assistir já me faria ter tudo o que preciso para aprender o básico, já que eu estou de fato lendo algo pelas legendas...Eu sinceramente não gosto de estudar por várias fontes, prefiro me concentrar em uma mídia que aí não perco o foco.
Outra coisa, seria melhor eu colocar TUDO em inglês a partir de agora (filmes e até animes mas com voz japonesa) ou assistir algo com legenda em português que não é o objeto de estudo principal (como friends é o meu no momento) não me faria recuar no estudo?
Existem diversos tópicos no fórum sobre o aprendizado de idiomas, mas eu acho que seria interessante essa outra perspectiva, até pelos videos postados.
Se o método for um sucesso, eu pretendo expandir para outros idiomas, como o japonês. Porém, pegando uma base antes de ir para séries, como o Mairo diz em seus videos.
- kyo_spirit
- Aprendiz

- Contato:
Re: Aprender idiomas sem pegar em livro de gramática
Absurdo. Legal q a pessoa provavelmente não fala o português correto dae vai aprender o inglês tudo errado tbm.¬¬
E o gringo dar opinião sobre....significa absolutamente nada. Um professor nativo no idioma de forma alguma significa q será alguém melhor qualificado no ensino
E o gringo dar opinião sobre....significa absolutamente nada. Um professor nativo no idioma de forma alguma significa q será alguém melhor qualificado no ensino
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).
Não acho que seja não, eu não credito o meu aprendizado de português as aulas de gramática que tive no colégio.kyo_spirit escreveu: ↑28 Set 2017 19:55Absurdo. Legal q a pessoa provavelmente não fala o português correto dae vai aprender o inglês tudo errado tbm.¬¬
Mas acho que não fui muito claro sobre o uso da gramática, é para estudar, porém não por um livro de gramática necessariamente. Ou no máximo utilizar quando tiver dúvidas, editei com um video que fala sobre.
Aprender inglês direto por série/livros só funcionaria depois de ter uma base para entender ao menos 50%.
Claro que é uma questão pessoal, então não tenho a intenção de desqualificar sua opinião. Mas eu aprendi a escrever em português de uma forma correta, lendo bastante, inclusive da gramática. Logo, deduzo que pra se aprender a escrever bem em inglês, ou qualquer outro idioma, a prática da leitura e escrita deve ser fundamental.Pegaso escreveu: ↑28 Set 2017 20:01Não acho que seja não, eu não credito o meu aprendizado de português as aulas de gramática que tive no colégio.
Mas acho que não fui muito claro sobre o uso da gramática, é para estudar, porém não por um livro de gramática necessariamente. Ou no máximo utilizar quando tiver dúvidas, editei com um video que fala sobre.
Aprender inglês direto por série/livros só funcionaria depois de ter uma base para entender ao menos 50%.
O que já não é verdade pro inglês falado. Aí eu concordo que é muito mais eficaz praticar a audição e a fala no idioma.
Editado pela última vez por Violence em 28 Set 2017 20:25, em um total de 1 vez.
- kyo_spirit
- Aprendiz

- Contato:
Vc foi claro Pegaso. O q acontece é q seriados e filmes com/sem legenda, vídeos no youtube, leitura de livros no idioma q se quer aprender....tudo isso é importante pra caramb. Mas tudo isso se alia ao estudo formal da gramática (casos verbais, construções de frase) para q a pessoa fale direito.Pegaso escreveu: ↑28 Set 2017 20:01Não acho que seja não, eu não credito o meu aprendizado de português as aulas de gramática que tive no colégio.
A pessoa vai conseguir se comunicar seguindo o método do magrão dos vídeos? Com certeza. Mas q tenha consciência de q vai se comunicar igual nós vemos a mulecada mundiça de 12 a 16 anos falando atualmente. Eles só leem msg d uats e twitter.....pouca leitura.....escrevem e falam de maneira porca.
Assim vai ser o inglês (ou qualquer outro idioma) de quem não estuda aliando o método formal com o material em internet/tv q temos aos montes atualmente- porco.
É por isso q me dá vontade de dar um pescotapa no cara dos vídeos rsss
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).
Violence escreveu: ↑28 Set 2017 20:18Claro que é uma questão pessoal, então não tenho a intenção de desqualificar sua opinião. Mas eu aprendi a escrever em português de uma forma correta, lendo bastante. Logo, deduzo que pra se aprender a escrever bem em inglês, ou qualquer outro idioma, a prática da leitura e escrita deve ser fundamental.
O que já não é verdade pro inglês falado. Aí eu concordo que é muito mais eficaz praticar a audição e a fala no idioma.
Fala galera! O objetivo aqui é ler opiniões e experiências, muito bom ver a opinião de vocês sobre o assunto.kyo_spirit escreveu: ↑28 Set 2017 20:18
Vc foi claro Pegaso. O q acontece é q seriados e filmes com/sem legenda, vídeos no youtube, leitura de livros no idioma q se quer aprender....tudo isso é importante pra caramb. Mas tudo isso se alia ao estudo formal da gramática (casos verbais, construções de frase) para q a pessoa fale direito.
A pessoa vai conseguir se comunicar seguindo o método do magrão dos vídeos? Com certeza. Mas q tenha consciência de q vai se comunicar igual nós vemos a mulecada mundiça de 12 a 16 anos falando atualmente. Eles só leem msg d uats e twitter.....pouca leitura.....escrevem e falam de maneira porca.
Assim vai ser o inglês (ou qualquer outro idioma) de quem não estuda aliando o método formal com o material em internet/tv q temos aos montes atualmente- porco.
É por isso q me dá vontade de dar um pescotapa no cara dos vídeos rsss
Eu concordo em vários pontos que vocês falaram, eu estava vendo o primeiro video que adicionei dele e ele trata a gramática como algo pós-comunicação, mais para aperfeiçoar, acho que parecido com o que fazemos no português.
Kyo, vc tem razão quanto a molecada, mas e se a pessoa não estuda gramática por um livro específico mas lê romances, livros de história, livros de assunto que goste etc etc em inglês? Com certeza essa molecada não perde tempo com isso.
Acho que seria bem válido pegar primeiro um modo de comunicação "ótimo" e depois partir para gramática. Mas não os dois ao mesmo tempo (pelo menos enquanto não sabe se comunicar). Mas é apenas minha opinião pessoal haha.
Fala Vizioli! Então, eu tive um amigo que estudou durante anos em boas escolas de inglês e se dedicava bastante ao idioma, inclusive foi morar fora por conta dos resultados aqui...e chegando lá ele me disse que parecia que não sabia nada. Eu não acho que seja só pela falta do speaking que ele teve dificuldades, mas pela inserção...e também não foi o único exemplo que conheci assim.Vizioli escreveu: ↑28 Set 2017 20:42Pegaso, concordo pra caramba com você. Eu estudei inglês durante uns 5 anos, mas foi no período que comecei a assistir tudo na língua que tive meu grande salto. Acho que minha maior deficiência hoje é o speaking.
Eu tentaria usar o duolingo em paralelo, por ser simples e tal. E consultaria gramática/fóruns de estudos para eventuais dúvidas. Depois de um tempo, dependendo do seu objetivo, sepa vale fazer aqueles intercâmbios de 1 mês.
O mais importante é o foco e curtir a jornada. Estudar línguas é muito massa. Principalmente pesquisar etimologia, origem das palavras. Viajo bastante nisso. Hoje tô estudando italiano e faço basicamente isso.
E isso que você falou é pura verdade, a gramática não me faz querer aprender inglês, sabe? Já seriado sim hahaha, já faz tempo que eu vejo todos os dias episódios só por conta de curtir, nunca que isso aconteceria na gramática. Não to dizendo que não funciona para todos, até porque cada um tem seu jeito de aprender.
Sobre o duolingo, eu acho que seria ótimo para poder melhorar meu vocabulário! Não acho que eu vá ficar fluente por conta dele, mas acho que pode dar um salto grande em aprender palavras e expressões do dia a dia.
eita porra, o duolingo partindo do ingles pra outras tem ate japones? ahaha sensacional, me motivou a ficar bom no ingles pra aprender o idioma asiático. Vi que até esperanto eles colocaram para quem sabe ingles...fantástico.
- Rinoceronte
- Contato:
Pegaso, aproveita que esta curtindo ouvir coisas em ingles, e ouve tambem, um pouco todo dia, coisas sobre gramatica.
Veja sugestoes:
http://www.bbc.co.uk/programmes/p02pc9wq/episodes/guide
http://www.bbc.co.uk/worldservice/learn ... challenge/
http://www.elllo.org/
Veja sugestoes:
Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:
http://stationfy.com/

Valeu rino! Vou dar uma olhada!Rinoceronte escreveu: ↑29 Set 2017 00:06Pegaso, aproveita que esta curtindo ouvir coisas em ingles, e ouve tambem, um pouco todo dia, coisas sobre gramatica.
Veja sugestoes:
O Mairo cita que é bom vc pegar uma base até conseguir entender pelo menos 50% de uma série, filme etc com legenda em ingles, sendo o ideal uns 60%.café c/ leite escreveu: ↑29 Set 2017 00:32Consumir entretenimento em inglês evoluiu absurdamente o meu domínio da língua, mas eu não sei se conseguiria assistir filmes e programas se eu não tivesse tido um ensino formal.
Acredito que aí o duolingo entraria com maestria, já que ele te dá uma base no vocabulário e estrutura das frases. Eu pretendo aprender japones assim depois, primeiro pegar o duolingo até ter um certo nível e depois passar para animes, mangás etc.
Bacana os vídeos Pegaso... vou dar uma olhada ali pra analisar melhor, tem algumas coisas que despertaram meu interesse.
Eu tb estou procurando aperfeiçoar meu inglês que é tosco. Durante Copa do Mundo/Olimpíadas, pude botar ele em uso e percebi que consigo me comunicar de boa, que é o primeiro passo, mas que ainda falta muito para que eu possa me considerar realmente fluente no idioma.
Agora, tenha em mente uma coisa: Inglês, como qq coisa que vc aprende na vida, tem q ter um foco. Qual o seu foco primário? Se comunicar na linguá? De maneira escrita ou falada? Ler publicações nessa língua em determinada área? Arrumar um emprego em multinacional? Ou o que?
Por exemplo, dificilmente alguém vai aprender a tocar bateria, guitarra e baixo em pouco tempo e dominar tudo rapidamente. Negócio e escolher um pra começar e depois que estiver bom naquilo partir pro próximo.
Se quer se comunicar oralmente/ por escrita com falantes comuns da língua inglesa, realmente a gramática num primeiro momento não é tão importante. Vocabulário > Gramática... ter o máximo de conhecimento possível de palavras e expressões idiomáticas vai ser mais importante que dominar a norma culta da língua.
Mas se a sua intenção é profissional, principalmente em um nível um pouco mais "acima", ae a coisa muda um pouco de figura... Gramatica > Vocabulário. Vc não precisa ter um vocabulário extenso pra conversar sobre qualquer coisa, futebol, mulher, etc, mas se conhecer as palavras/termos de sua área e dominar a norma culta, será visto com bons olhos.
Conheço gente nessas duas pontas: Um morou muito tempo fora, trabalhou na Copa e na Olimpiada, sempre é chamado pra eventos aonde pessoas de fora participarão, mas não consegue ascender pra um posto superior, apesar da experiencia acumulada, pq sua linguagem é muito "informal". Outra é uma amiga que nunca morou fora, aprendeu através de anos em cursinho, mas virou chefe da plataforma aonde trabalhava, pq muitos dos colegas engenheiros, falantes do inglês de berço, vinham pedir pra ela escrever os relatórios, já que eles diziam que o inglês dela era melhor q o deles.
Eu tb estou procurando aperfeiçoar meu inglês que é tosco. Durante Copa do Mundo/Olimpíadas, pude botar ele em uso e percebi que consigo me comunicar de boa, que é o primeiro passo, mas que ainda falta muito para que eu possa me considerar realmente fluente no idioma.
Agora, tenha em mente uma coisa: Inglês, como qq coisa que vc aprende na vida, tem q ter um foco. Qual o seu foco primário? Se comunicar na linguá? De maneira escrita ou falada? Ler publicações nessa língua em determinada área? Arrumar um emprego em multinacional? Ou o que?
Por exemplo, dificilmente alguém vai aprender a tocar bateria, guitarra e baixo em pouco tempo e dominar tudo rapidamente. Negócio e escolher um pra começar e depois que estiver bom naquilo partir pro próximo.
Se quer se comunicar oralmente/ por escrita com falantes comuns da língua inglesa, realmente a gramática num primeiro momento não é tão importante. Vocabulário > Gramática... ter o máximo de conhecimento possível de palavras e expressões idiomáticas vai ser mais importante que dominar a norma culta da língua.
Mas se a sua intenção é profissional, principalmente em um nível um pouco mais "acima", ae a coisa muda um pouco de figura... Gramatica > Vocabulário. Vc não precisa ter um vocabulário extenso pra conversar sobre qualquer coisa, futebol, mulher, etc, mas se conhecer as palavras/termos de sua área e dominar a norma culta, será visto com bons olhos.
Conheço gente nessas duas pontas: Um morou muito tempo fora, trabalhou na Copa e na Olimpiada, sempre é chamado pra eventos aonde pessoas de fora participarão, mas não consegue ascender pra um posto superior, apesar da experiencia acumulada, pq sua linguagem é muito "informal". Outra é uma amiga que nunca morou fora, aprendeu através de anos em cursinho, mas virou chefe da plataforma aonde trabalhava, pq muitos dos colegas engenheiros, falantes do inglês de berço, vinham pedir pra ela escrever os relatórios, já que eles diziam que o inglês dela era melhor q o deles.
Obrigado pelas dicas Snickt, num primeiro momento seria superar essa barreira de não conseguir me comunicar no idioma mesmo. Eu consigo ler razoavelmente bem, mas a comunicação tá pegando bastante.Snickt escreveu: ↑29 Set 2017 01:16Bacana os vídeos Pegaso... vou dar uma olhada ali pra analisar melhor, tem algumas coisas que despertaram meu interesse.
Com certeza vou ter que partir para estudos mais avançados depois, mas gostaria de no momento ter ao menos um ingles informal, sabe? E aí sim depois partir para um estudo mais técnico.
Muito obrigado por compartilhar a experiência.
Ja ouvi falar desse, acho que o estilo é parecidocafé c/ leite escreveu: ↑29 Set 2017 01:10Comigo foi assim, peguei uma base e depois fui me virando com legenda em inglês, o youtube me ajudou muito também.
Eu nunca usei o duolingo, mas tô utilizando o memrise pra aprender italiano.
-
Alekson lima
- Contato:
A pessoa tem o inglês básico, consegue entender 80% de uma reportagem do The New York Times, mas apresenta dificuldade para falar e escrever em inglês. Será que se essa pessoa pegar firme nos estudos por uns 3 anos, conseguirá fazer uma especialização em direito em Londres, por exemplo?