Garfield escreveu:Vou dar uma opinião de boa, não interpetrem como um ataque, para vcs monetizarem de fato a bagaça vcs precisam criar um identidade mais clara do fórum.
Ele começou sendo um forum de bjj, passou a ser um forum de mma com liberdade quase total e agora ele é o que?
Acho que um caminho bem viável é orçar uma consultoria especializada nisso e fazer uma campanha de arrecadação com este valor.
Edit. Casos vcs não queiram gastar vom consultoria, pelo menos junta os adm e colaboradores e façam uma analise fofa e um diagrama de venn do projeto, isso eu me disponho a ensinar vcs a fazerem de graça. Seriam ferramentas de autoconhecimento simples e a analise fofa pelo menos alguem do corpo de vcs deve saber fazer.
E com isso criar vcs conseguiriam criar objetivos mais palpáveis pra vcs, a busca pelo benchmark ja foi um avanço, continuem correndo atras que o resultado vem.
E com isso criar a identidade do forum, missao valores etc.. Toda essa papagaiada que parece que nao faz sentido e assim ir criando uma base de fãs e apoiadores do projeto.
O projeto bjjforum não tem um objetivo claro, pelo menos para mim, assim fica dificil angariar apoiadores. Claro como a intenção por enquanto é juntar 200 reais por mês o objetivo deve ser alcançado. Mas vcs deveriam pensar maior é um espaço com muito potencial para gerar lucro inclusive.
Por exemplo o objetivo do 6round é bem claro para mim, passar o b a ba de forma simples e clara para o leigo que começou a acompanhar o esporte e se interessou em se aprofundar em assuntos para alem do entreterimento puro e simples.
Eu pelo menos vejo como dois projetos quase que separados.
Um é o BJJ Fórum portal de Jiu Jitsu com notícias, colunas semanais, artigos, vídeos, e um fórum de discussão sobre Jiu Jitsu.
E o outro é o Fórum Off Topic e MMA, que acaba sendo quase um "clubinho" de uma galera que tem amizade e gosta de levar isso aqui como um boteco virtual.
A dificuldade começa quando tentamos conciliar os dois.
O BJJ Fórum como portal hoje tem uma marca boa, boa quantidade de views, presença em redes sociais, etc, que não gera $$$ também pq nós não somos bons comercialmente (os sócios, no caso). Mas se fosse pra manter só essa parte, nosso custo seria de uns 30% do que temos hoje com Servidor, além de dar bem menos trabalho pra gerenciar do que o Fórum Off/MMA/Tony, etc.
Essa segunda parte do fórum ajuda a gente a se posicionar pq gera bastante view. Mas por gerar mais view, exige um servidor bem mais robusto. Além disso é um público mais difícil de avaliar, pq é genérico. Em um fórum de discussão sobre BJJ, os foristas praticam Jiu Jitsu na maioria. Em um fórum de MMA, os fãs consomem MMA.
Mas aqui no Off é um boteco mesmo, tem nego de todo canto e que faz de tudo aqui, que nunca vestiu um kimono ou assistiu uma luta de MMA. Então como a gente capitaliza em cima disso? Que tipo de anúncio vamos colocar aqui?
Desde o começo nossa dúvida é essa: o fórum é uma ferramenta com potencial gigante, mas que nós não sabemos como usar.