Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
M.A.D
Mensagens: 3651
Registrado em: 25 Mai 2015 08:41
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por M.A.D » 24 Mar 2024 21:42

Anom escreveu:
24 Mar 2024 21:09
Mas acho que o Norris erra muito menos que o Russell.
Talvez a mais gritante dele foi na Russia/21.
E eles entraram juntos em 2019.
O que falta pro Norris é mesmo carro pois em termos de pilotagem, ele consegue ter sempre um bom ritmo de corrida e sabe disputar posições.
Norrris é melhor sim que o russel. E isso mostra como o Piastri é bbom.
Controle a sua fúria. Se você guardar rancor contra os outros, eles têm controle sobre você. (Miyamoto Musashi)

Opinião
Mensagens: 2476
Registrado em: 17 Jun 2015 10:23
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Opinião » 25 Mar 2024 08:05

Gostei das 04 zonas de DRS.
o Alonso se aproveitou bem disso e conseguiu acompanhar o Perez.

McLarens bem.
Aston tá entre as cinco, talvez se tivesse um piloto top (Alonso já foi).
Talvez andasse mais á frente.

Ferrari dobradinha, não precisa elogiar mais.

Redbull com MaX é um carro.
Com o Perez teria campeonato.

Do meio pra trás.
Haas bem....
Albon bem novamente.

Sobre o lance do Russell com o Alonso, difícil opinar (pelo menos pra mim).
Alonso claramente fez algo de propósito diferente do que vinha fazendo nas outras voltas.
Essa de ele reclamar do acelerador, pra mim, é pra inglês ver...

Agora até que ponto isso causou um acidente?
Aí que entra a questão... não sei.

Ps. Deveria ter pontuação até o 15...

Online
Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 4278
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Anom » 25 Mar 2024 14:39

Opinião escreveu:
25 Mar 2024 08:05
Sobre o lance do Russell com o Alonso, difícil opinar (pelo menos pra mim).
Alonso claramente fez algo de propósito diferente do que vinha fazendo nas outras voltas.
Essa de ele reclamar do acelerador, pra mim, é pra inglês ver...

Agora até que ponto isso causou um acidente?
Aí que entra a questão... não sei.
Esse cara dá umas explicações sobre o ocorrido:

Fórmula Brumnh · Seguir
·
📈 AQUI ESTÁ A TELEMETRIA DE ALONSO, conforme nos cobraram no post anterior, quandoi tecemos algumas análises sob o episódio que resulto na punição em 20s pela colisão de George Russell no GP da Austrália de F1 2024.

📌A FIA ACERTA EM USAR A TELEMETRIA... PORÉM, comete um erro ao considerar esta uma prova conclusiva. COMO ASSIM? Telemetria não seria conclusiva? Vamos entender isso. Segue abaixo parte do que explicamos no pst anterior...

____________________

➡ NO DOCUMENTO DE INVESTIGAÇÃO a FIA mostra que a Telemetria confirma 100m antes da curva, Alonso levantou levemente o pé do acelerador e suavemente acionou o freio, também jogando marcha para baixo. A FIA destacou também que foi a única vez na corrida que Alonso fez tal manobra. Isso é prova de ilegalidade? Calma! Não é bem assim... vamos entender.

➡ A PRÓPRIA FIA ADMITE QUE ALONSO PODE FAZER isso quando no documento faz duas perguntas retórica... mas que ela mesma responde... kkk!! Primeiro a FIA redige: "Alonso tem direito de fazer a curva de forma diferente?", respondendo SIM!. Depois escreve "Alonso foi responsável por gerar o ar sujo que desestabilizou Russell?", e responde NÃO!... ORA, ENTÂO POR QUE PUNIR ALONSO?

➡ AQUI VAI O ERRO DA FIA... Os comissários puniram Alonso de forma interpretativa e subjetiva. Traduzindo: a manobra que Alonso realizou é legal e qualquer piloto de escolinha de Kart sabe o nome e sabe fazer. Chama-se SLOW IN, FAST OUT (Entrar lento, para sair rápido). Alonso mesmo argumenta que fez isso para defender-se do DRS de Russell e brigar pela posição na sequência da volta, obtendo melhor saída de curva. Essa é a ideia da manobra. Não há nada demais fazer isso. De forma que os comissários puniram Alonso por interpretação, não por um fato conclusivo que não haja como contra argumentar.

➡ NÃO ESTOU COLOCANDO PANOS QUENTES para Alonso. Repito que eu mesmo sei escamotiar manobras astutas, quanto mais um piloto do gabarito de Alonso. Porém, na forma como os comissários usaram para punir Alonso abre uma jurisprudência perigosa contra a própria entidade, contra o esporte e que pode gerar muito "disse-me-disse" no futuro.

Opinião
Mensagens: 2476
Registrado em: 17 Jun 2015 10:23
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Opinião » 25 Mar 2024 16:51

A PRÓPRIA FIA ADMITE QUE ALONSO PODE FAZER isso quando no documento faz duas perguntas retórica...
Mas que ela mesma responde... kkk!! Primeiro a FIA redige:
"Alonso tem direito de fazer a curva de forma diferente?"

Claro que tem.
Acho que não cabe discussão, sobre como entrar e sair da curva.
O próprio Alonso, diz isso e fez alusão a 2006 Imola contra o Schumacher...

...até ai tudo bem.
Penso eu, que estilo de entrar e sair mais cedo ou tarde da curva é inerente e sim, por vezes um modo de defesa.

Mas... (no meu entendimento) para por ai.
Alonso brecou muito antes, de entrar na curva, o que descarta tudo acima.

Traduzindo: a manobra que Alonso realizou é legal e qualquer piloto de escolinha de Kart sabe o nome e sabe fazer. Chama-se SLOW IN, FAST OUT (Entrar lento, para sair rápido).

Não concordo com isso.
Pega o on board citado acima (imola) e verá muito bem a diferença.

NÃO ESTOU COLOCANDO PANOS QUENTES para Alonso. Repito que eu mesmo sei escamotiar manobras astutas, quanto mais um piloto do gabarito de Alonso. Porém, na forma como os comissários usaram para punir Alonso abre uma jurisprudência perigosa contra a própria entidade, contra o esporte e que pode gerar muito "disse-me-disse" no futuro.

Tudo é opinião do cara, e tem que ser levado em consideração.

Agora o que não é opinião é isso:

A. Ele entrou e saiu da curva apenas desse jeito nessa volta.
B. Ele freou comprovadamente apenas nessa volta.
C. Havia mais pontos de DSR (para que ele temesse perder a posição), só o fez ali.
D. A própria reclamação do acelerador... (pode ser conivente).

Pra mim repito, ele o fez de maneira intencional... obviamente sem a intenção de causar um acidente.
E sim, atrapalhar o ataque do Russel.

O quanto disso levou ao acidente? Não sei.
Ele merecia ser culpado? Não sei.

Mas, sair incólume, seria ao menos uma investigação AI SIM, na minha visão abriria um pre cedente maior e mais perigoso, do que a análise do cara.

E esperar do Alonso qualquer versão diferente; sinceramente, não faz o menor sentido.

Online
Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 4278
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Anom » 25 Mar 2024 17:00

Opinião escreveu:
25 Mar 2024 16:51
Pra mim repito, ele o fez de maneira intencional... obviamente sem a intenção de causar um acidente.
E sim, atrapalhar o ataque do Russel.

O quanto disso levou ao acidente? Não sei.
Ele merecia ser culpado? Não sei.

Mas, sair incólume, seria ao menos uma investigação AI SIM, na minha visão abriria um pre cedente maior e mais perigoso, do que a análise do cara.

E esperar do Alonso qualquer versão diferente; sinceramente, não faz o menor sentido.
Esse acho que é o ponto crucial.

Até comentei com o MAD que ele levou a punição muito por ter acontecido o acidente.
Mas o Russell tinha um espaço considerável atrás dele, acho que o Russell quis prolongar mais a frenagem e acabou perdendo o controle do carro. Até levantaram uma hipótese que a própria aerodinâmica do W15 tenha uma certa contribuição na perda de controle do carro. O próprio Alonso comentou que fez isso na batalha contra o Perez em Interlagos de frenar antes para ter mais torque na saída.

Eu considero mais erro do Russell do que maldade do Alonso. Daqui a pouco os pilotos da frente não vão poder mais se defender, espere e seja engolido pelo DRS.

Avatar do usuário
M.A.D
Mensagens: 3651
Registrado em: 25 Mai 2015 08:41
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por M.A.D » 25 Mar 2024 20:19

Exato. Acho que mais culpa do Russel que do Alonso. Essa cultura de "não poder se defender" está acabando com a F1.
Controle a sua fúria. Se você guardar rancor contra os outros, eles têm controle sobre você. (Miyamoto Musashi)

Opinião
Mensagens: 2476
Registrado em: 17 Jun 2015 10:23
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Opinião » 25 Mar 2024 21:00

Anom escreveu:
25 Mar 2024 17:00
Esse acho que é o ponto crucial.

Até comentei com o MAD que ele levou a punição muito por ter acontecido o acidente.
Mas o Russell tinha um espaço considerável atrás dele, acho que o Russell quis prolongar mais a frenagem e acabou perdendo o controle do carro. Até levantaram uma hipótese que a própria aerodinâmica do W15 tenha uma certa contribuição na perda de controle do carro. O próprio Alonso comentou que fez isso na batalha contra o Perez em Interlagos de frenar antes para ter mais torque na saída.

Eu considero mais erro do Russell do que maldade do Alonso. Daqui a pouco os pilotos da frente não vão poder mais se defender, espere e seja engolido pelo DRS.
Vejo bem diferente.
Só concordo quanto a punição estar atrelada.

O fato do Russel ter ou não ter espaço.
Em nada tira a ação do Alonso.

Sobre Alonso e Perez.
Discordo outra vez.

Alonso tomou passada pelo DSR.
Alonso passou também pelo DSR.

Outro ponto.
O quanto a influência de uma pista é outra tem?

Eu acho que o Russel errou, pela ação do Alonso... ...vamos tirar o carro do Alonso da equação... Russel bateria do jeito que bateu?

Ao meu ver, não.

Sobre o Alonso ser maldoso.
Não vejo assim.
Escrevi sobre.

Mas ele agiu conforme escrevi de maneira deliberada e diferente.

Sobre não se defender, simples, seja mais rápido que um segundo... ...divagando aqui, se pudéssemos perguntar ao Alonso se ele queria que a regra de hoje DSR, existisse no seu tempo de Ferrari... certamente ele diria que sim (penso eu).

DSR, na F1 trouxe ação... eu me amarro, por mim, esses aumentos e o início na segunda volta, melhoram o espetáculo.

Online
Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 4278
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Anom » 25 Mar 2024 22:11

Opinião escreveu:
25 Mar 2024 21:00
Vejo bem diferente.
Só concordo quanto a punição estar atrelada.

O fato do Russel ter ou não ter espaço.
Em nada tira a ação do Alonso.

Sobre Alonso e Perez.
Discordo outra vez.

Alonso tomou passada pelo DSR.
Alonso passou também pelo DSR.

Outro ponto.
O quanto a influência de uma pista é outra tem?

Eu acho que o Russel errou, pela ação do Alonso... ...vamos tirar o carro do Alonso da equação... Russel bateria do jeito que bateu?

Ao meu ver, não.

Sobre o Alonso ser maldoso.
Não vejo assim.
Escrevi sobre.

Mas ele agiu conforme escrevi de maneira deliberada e diferente.

Sobre não se defender, simples, seja mais rápido que um segundo... ...divagando aqui, se pudéssemos perguntar ao Alonso se ele queria que a regra de hoje DSR, existisse no seu tempo de Ferrari... certamente ele diria que sim (penso eu).

DSR, na F1 trouxe ação... eu me amarro, por mim, esses aumentos e o início na segunda volta, melhoram o espetáculo.
Mas aí que está... bizarro é o Alonso ter tomado uma punição sem colidir, bater roda ou empurrar o adversário para fora da pista. Ele foi defender a posição dele. O Russell que marcou touca, não calculou a ação e perdeu o controle do carro. Tentar justificar que ele não bateria se o Alonso não estivesse ali não faz sentido. Corrida é isso aí, disputa de posição.

Sem contar que as Mercedes cansaram de sair da pista naquela curva o final de semana inteiro, o Hamilton só foi umas 3-4x se não me engano.

Avatar do usuário
Will R
Mensagens: 539
Registrado em: 25 Fev 2015 11:47
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Will R » 26 Mar 2024 03:55

Essa punição é uma das coisas mais ridículas que eu já vi na F1. Do jeito que vai daqui um tempo vira “corrida” de hotlap, cada uma faz suas voltas e o mais rápido ganha (tudo limitado a 150km/h, pra não ter perigo dos princesos se machucarem). Vá a merda com tanta frescura.

O exemplo de Hamilton x Perez usado é perfeito, se tá mais rápido se vira e passa o cara. Se não houve a troca demasiada de traçado na msm reta segue o jogo.

Avatar do usuário
M.A.D
Mensagens: 3651
Registrado em: 25 Mai 2015 08:41
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por M.A.D » 26 Mar 2024 08:29

Resumo da ópera: deixa os meninos brincar.

Hamilotn x Max, interlagos 2021. Max deliberadamente foi reto na curva e os dois saíram da pista. Não Houve Colisão. Max claramente forçou os dois para fora. Diretor de provas: "let they race".

Deixa os meninos correr. Não teve toque, Alonso não reduziu igual o Perz contra a Hamilton. Bem longe disso. Russel vacilou. Pagou o preço. Corrida é isso.
Controle a sua fúria. Se você guardar rancor contra os outros, eles têm controle sobre você. (Miyamoto Musashi)

Online
Avatar do usuário
Anom
Mensagens: 4278
Registrado em: 01 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Anom » 04 Abr 2024 15:10

Os treinos para o GP do Japão começam hoje.

Opinião
Mensagens: 2476
Registrado em: 17 Jun 2015 10:23
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Opinião » 07 Abr 2024 12:21

Max venceu sem surpresas.
Acredito que pistas sem muitas retas.
Pistas não de altas... Redbull deve sobrar.

Pra trás foi legal.

Ferrari e McLaren, boa briga e com o Alonso... uma Mercedes tá tentando, a outra, tá devagar.

E sempre sobra a P10.

Tsunoda, hoje.
Álbon tenta e Hulk também.

Falta briga pela P1.
Mas de resto, foi bom.

Avatar do usuário
semchinelo
Mensagens: 12366
Registrado em: 14 Out 2014 16:15
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por semchinelo » 07 Abr 2024 12:48

Em condições normais, Max domina.

Alonso fez uma corridaça.

Sainz de novo muito melhor que o Leclerc. E ainda assim Ferrari bem atrás da Red Bull, mostrando que só vence se acontece alguma coisa de errado no carro do Max.

E o que foi aquele rádio desmoralizante da Mercedes para o Hamilton mandando quase um "George is fast than you"?

Aliás, 2025 dependendo de como terminar 2024, a Ferrari vai ter 2 pilotos em baixa.

De resto...

Tsunoda garantiu mais um pontinho.

Ricardão, aliás, tá complicado. A colisão com o Albon na primeira volta foi incidente de corrida, mas ele não fez nada de errado em seu movimento. Albon que não era para estar ali naquele ponto para tentar ultrapassar numa curva de alta.
"E agora eu sou Mengão!" - Ronaldinho
"Vá à merda!" - Alborghetti

Avatar do usuário
Will R
Mensagens: 539
Registrado em: 25 Fev 2015 11:47
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Will R » 07 Abr 2024 22:44

Hamilton disse que saiu dele a ideia de deixar passar, pq tava com o carro avariado. De toda forma, tá claro que ele tá só batendo ponto e que a Mercedes não vê a hora dele vazar fora logo. O rádio (ou a falta dele) no fim da corrida mostra que o clima de divorciados que moram na mesma casa tá uma merda.

Opinião
Mensagens: 2476
Registrado em: 17 Jun 2015 10:23
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Opinião » 08 Abr 2024 07:50

semchinelo escreveu:
07 Abr 2024 12:48
Em condições normais, Max domina.
China, é uma pista com um bom trecho de alta.
Reta longa (de passa e repassa).

Se houver outras zonas de DRS, pode dar a chance pras Ferraris.

China, é muito legal... só falta Sepang voltar.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, codematrixbr e 440 visitantes