
Com 95% das confecções comandadas por mulheres, Juruaia (MG) tem motivos de sobra para valorizar a presença feminina. A importância da mulher empreendedora na cidade motivou a realização de um dia todo dedicado a elas neste sábado (29) no 1º dia da 20ª edição da Felinju – Moda e Lingerie de Juruaia. Entre mulheres na passarela dos desfiles pela primeira vez e modelos profissionais, a ilustre presença da primeira Miss Brasil Pluz Size, Babi Monteiro, chamou a atenção do público.
Acompanhe a cobertura da Felinju na página especial do G1
Babi venceu o concurso em 2012 e se define como ativista da causa Plus Size e das mulheres reais. Ela conta que a faixa de Miss foi fundamental para a mudança de visão sobre o próprio corpo.
“O mais incrível é que passei a inspirar mulheres e viajar todo o Brasil. Percebi como as marcas hoje estão muito mais preocupadas com os diferentes tipos de mulher seja magrinha, gordinha, alta, baixa... Hoje uso peças incríveis porque as marcas saíram do padrão e criaram modelagens e cores diferentes”.
A diversidade feminina foi trazida ao público com o desfile de uma marca exclusiva que trouxe as chamadas “Mulheres Reais”. Na passarela, mulheres altas, baixas, magras, plus size, negras, ruivas, tatuadas, jovens e da terceira idade.
O desfile com o tema especial foi um marco para a miss. “Colocar mulheres de todos os tipos em uma passarela é passar a mensagem que todas nos somos poderosas. Temos que nos dar as mãos e enfrentar todas as dificuldades”.

Agências ajudaram a marca de moda íntima que promoveu o desfile na escolha das modelos. Mas se engana quem pensa que todas estão acostumadas com passarela. Uma das que viveu a experiência pela primeira vez foi Ivonete Thomaz Pereira, de 55 anos, que recentemente foi convidada por uma agência de Atibaia (SP), onde mora, para fazer algumas fotos.
“O desfile pra mim foi surpreendente. Eu e minhas amigas da minha idade, quando vemos uma lingerie em uma modelo jovem, ficamos em dúvida se vai ficar bom na gente. Então, a ideia foi sensacional”. A autoestima é um assunto sério para a Ivonete.
“Mulheres são todas lindas. Basta você colocar uma lingerie e se sentir linda”.
A ideia do desfile temático veio com uma das marcas de moda íntima de Juruaia. Tania Mara Rezende é dona da loja e conta que a ideia de fazer este desfile veio há anos, mas que agora sentiu que era a melhor hora para realizá-lo. “Estamos no momento de quebrar preconceitos e as marcas de moda íntima têm essa responsabilidade social. Quando colocamos apenas modelos magérrimas, excluímos 99% das nossas consumidoras. E queremos justamente o contrário, mostrar que a mulher pode ser o que quiser. É hora de quebrar barreiras”.
Antes mesmo do desfile especial, a abertura da 20ª Felinju trouxe o tema Feminismo à passarela. Com frases de afirmação escritas em placas brancas, as modelos começaram o desfile de abertura, que teve a presença de cerca de 300 pessoas. Antes do desfile oficial, Tania Mara, que também é presidente da ACIJU, destacou em seu discurso a presença das mulheres em Juruaia (MG). “Talvez aqui nesse cantinho do mundo podemos dizer que há igualdade de gênero”. Outras autoridades presentes também destacaram em seus discursos o empreendedorismo feminino da cidade, que hoje é sua principal característica.



http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/fel ... inju.ghtml







