Mestrado

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Esolf
Mensagens: 1292
Registrado em: 04 Out 2014 19:45
Contato:

Re: Mestrado

Mensagem por Esolf » 25 Abr 2017 08:06

PHDookie escreveu:Ouvi boatos q a Google Brasil só contrata quem tem mestrado.
Pra você ter uma idéia, eu só apliquei e um cara do Facebook me mandou uma msg no linkedin. Falando se eu tenho interesse de me registrar no banco de dados deles. Acho que o cara da administração do mestrado comenta o nome dos aplicantes com RH de umas empresas. Se não me engano assinei um termo autorizando isso. Mas eu tinha entendido que era só depois que eu entrasse (e se).

Mas pode ser só uma coincidência também. Não tenho certeza.

Avatar do usuário
Thiago RS
Mensagens: 1023
Registrado em: 15 Ago 2014 13:20
Contato:

Re: Mestrado

Mensagem por Thiago RS » 25 Abr 2017 08:58

Esolf escreveu:Vc tem facil por ai o endereço de um repositório que eu possa consultar as teses?
Tem um repositório de dissertações/teses que pode te interessar, e aos demais aqui:
http://bdtd.ibict.br/
Nos sites das universidades geralmente também possuem repositórios contendo os trabalhos já feitos naquela instituição, pode ser outra fonte de consulta.

---

Eu fiz graduação e mestrado em Adm, e estou me preparando para o doutorado, inclusive pretendo mudar de estado para isso.
O brunosdr já deu um bom resumo do que pode acontecer. A carga de leitura/trabalho é grande, bem como a pressão para produzir artigos (para que o programa de pós continue existindo, receba mais recursos etc.). Caso vc tenha família/filhos (meu caso), ou faça conciliando com seu trabalho (também), vc vai ter que conciliar tudo isso pra não ter perdas, organizar sua agenda, separar um tempo para descansar etc.
Se preocupe mais em cumprir os prazos do que tentar fazer o melhor artigo, o melhor fichamento, mas perder muito tempo para tal.
Precisa saber inglês, pelo menos de nível intermediário. Os artigos mais atuais de qualquer área do conhecimento, além dos trabalhos de referência, estão nesse idioma.
Pra quem deseja imigrar, fazer mestrado/doutorado é uma boa opção. Estou almejando isso, inclusive.
Apesar dos problemas da área acadêmica, de ser um ambiente cheio de guerra de egos e tal, eu gosto disso, gosto de pesquisar, de ensinar, e quero no momento certo me dedicar exclusivamente a essa área.
Para quem pretende atuar em empresas, ou mesmo fundar uma, o mestrado é sim um bom diferencial (não o doutorado, que é mais voltado a quem quer seguir na academia).

Esolf
Mensagens: 1292
Registrado em: 04 Out 2014 19:45
Contato:

Re: Mestrado

Mensagem por Esolf » 25 Abr 2017 09:45

Thiago RS escreveu:Tem um repositório de dissertações/teses que pode te interessar, e aos demais aqui:
http://bdtd.ibict.br/
Nos sites das universidades geralmente também possuem repositórios contendo os trabalhos já feitos naquela instituição, pode ser outra fonte de consulta.

---

Eu fiz graduação e mestrado em Adm, e estou me preparando para o doutorado, inclusive pretendo mudar de estado para isso.
O brunosdr já deu um bom resumo do que pode acontecer. A carga de leitura/trabalho é grande, bem como a pressão para produzir artigos (para que o programa de pós continue existindo, receba mais recursos etc.). Caso vc tenha família/filhos (meu caso), ou faça conciliando com seu trabalho (também), vc vai ter que conciliar tudo isso pra não ter perdas, organizar sua agenda, separar um tempo para descansar etc.
Se preocupe mais em cumprir os prazos do que tentar fazer o melhor artigo, o melhor fichamento, mas perder muito tempo para tal.
Precisa saber inglês, pelo menos de nível intermediário. Os artigos mais atuais de qualquer área do conhecimento, além dos trabalhos de referência, estão nesse idioma.
Pra quem deseja imigrar, fazer mestrado/doutorado é uma boa opção. Estou almejando isso, inclusive.
Apesar dos problemas da área acadêmica, de ser um ambiente cheio de guerra de egos e tal, eu gosto disso, gosto de pesquisar, de ensinar, e quero no momento certo me dedicar exclusivamente a essa área.
Para quem pretende atuar em empresas, ou mesmo fundar uma, o mestrado é sim um bom diferencial (não o doutorado, que é mais voltado a quem quer seguir na academia).

Show, Thiago! Valeu as infos.

Tenho família, filhos e trabalho tb. Já tô preparando a galerinha pra 24 meses de tempo limitado.

O inglês tá tranquilo. Eu uso muito no trabalho atualmente. Não é nada maravilhoso mas me sinto confortável.

Você conhece algum repositório americano? Europeu? Eu queria ver como anda as linhas de dissertação e o material produzido nas universidades bem ranqueadas. Eu to em uma conexão agora e assim que conseguir um tempinho vou dar uma pesquisada. Mas se tiver aí eu agradeço.

Também vou fazer o mestrado em administração.

Abs

kabessa
Mensagens: 811
Registrado em: 19 Set 2016 11:09
Contato:

Re: Mestrado

Mensagem por kabessa » 25 Abr 2017 10:38

PescadorParrudo escreveu:Pra T.I faz sim.
Pra Mercado de trab de T.I vejo certificações como algo muito mais importante.

PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Mestrado

Mensagem por PescadorParrudo » 25 Abr 2017 11:53

kabessa escreveu:Pra Mercado de trab de T.I vejo certificações como algo muito mais importante.
Na iniciativa privada sim.

Agora com um MSC tu ganha pontos nos concursos da vida e abre as portas pra dar aula em universidades e faculdades.

tiagosouza
Mensagens: 250
Registrado em: 19 Mar 2015 13:02
Contato:

Re: Mestrado

Mensagem por tiagosouza » 25 Abr 2017 12:12

MH92 escreveu:Olha, se nas exatas estiverem inclusas as engenharias, eu discordo.

Eu vejo isso bem claramente no mercado de trabalho, um mestrado agrega muito profissionalmente, em apenas 3 meses de aula já vejo isso claramente, enxerguei várias coisas no mestrado que com certeza vou usar e aumentarão muito a qualidade do meu serviço no emprego.

E quanto a ensinar, que é a saída de muitos engenheiros formados para pagar as contas, até as faculdades particulares mais fuleiras da minha cidade estão contratando apenas pós graduados para serem professores.
As faculdades privadas estão realmente fazendo essa exigencia de mestrado. tenho pós, experiencia, encaminhei o curriculo para seleção de uma faculdade e sequer fui chamado para o teste em sala.

ps. estou enrrolando há 4 anos pra fazer o mestrado. Mas uma hora sai.

Avatar do usuário
Big Jaw
Mensagens: 3909
Registrado em: 12 Jul 2015 07:43
Contato:

Re: Mestrado

Mensagem por Big Jaw » 25 Abr 2017 12:28

tiagosouza escreveu:As faculdades privadas estão realmente fazendo essa exigencia de mestrado. tenho pós, experiencia, encaminhei o curriculo para seleção de uma faculdade e sequer fui chamado para o teste em sala.

ps. estou enrrolando há 4 anos pra fazer o mestrado. Mas uma hora sai.

To em situação parecida
Fiz as matérias, estava com a parte de pesquisa pronta, ai mudei de emprego e perdi a pesquisa (pois era bancada pela empresa, nada mais justo)

Agora to enrolando

Preciso fechar outra pesquisa q tenha relevância acadêmica


Qto ao impacto do mestrado na obtenção de vistos, pelo q vi, pelo menos nos EUA (H1B) tem impacto alto
Se a política no Brasil é vista como uma disputa de jogo de futebol, seria o PSL a Holanda dos anos 70?

Avatar do usuário
Thiago RS
Mensagens: 1023
Registrado em: 15 Ago 2014 13:20
Contato:

Re: Mestrado

Mensagem por Thiago RS » 25 Abr 2017 12:42

Esolf escreveu:Show, Thiago! Valeu as infos.

Tenho família, filhos e trabalho tb. Já tô preparando a galerinha pra 24 meses de tempo limitado.

O inglês tá tranquilo. Eu uso muito no trabalho atualmente. Não é nada maravilhoso mas me sinto confortável.

Você conhece algum repositório americano? Europeu? Eu queria ver como anda as linhas de dissertação e o material produzido nas universidades bem ranqueadas. Eu to em uma conexão agora e assim que conseguir um tempinho vou dar uma pesquisada. Mas se tiver aí eu agradeço.

Também vou fazer o mestrado em administração.

Abs
Rapaz, tem vários repositórios estrangeiros (JSTOR, Science Direct etc.), o problema é que normalmente o conteúdo é pago e só é disponibilizado dentro de universidades, lá vc consegue acessar esses bancos e baixar os arquivos com os trabalhos. Se não for possível, veja se dá pra se virar no google acadêmico, ou na parte gratuita do portal de periódicos da capes.

Em português, dá tb pra usar o Scielo: http://www.scielo.org/
Pra vc que quer atuar na área de adm, recomendo o Spell (banco de dados em português): http://www.spell.org.br/
Editado pela última vez por Thiago RS em 25 Abr 2017 12:47, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Thiago RS
Mensagens: 1023
Registrado em: 15 Ago 2014 13:20
Contato:

Re: Mestrado

Mensagem por Thiago RS » 25 Abr 2017 12:43

tiagosouza escreveu:As faculdades privadas estão realmente fazendo essa exigencia de mestrado.
Se não me engano, isso é devido a uma exigência do MEC para que a faculdade continue funcionando, de ter um numero mínimo de docentes com mestrado.

tiagosouza
Mensagens: 250
Registrado em: 19 Mar 2015 13:02
Contato:

Re: Mestrado

Mensagem por tiagosouza » 25 Abr 2017 12:46

Thiago RS escreveu:Se não me engano, isso é devido a uma exigência do MEC para que a faculdade continue funcionando, de ter um numero mínimo de docentes com mestrado.
acho que é mesmo. E, apesar de não ter mestrado, acho que é uma exigência razoável.

Esolf
Mensagens: 1292
Registrado em: 04 Out 2014 19:45
Contato:

Re: Mestrado

Mensagem por Esolf » 25 Abr 2017 16:48

o armlock deve ter um caminho das pedras... hehehe

Avatar do usuário
Cizor
Mensagens: 105
Registrado em: 16 Fev 2015 10:56
Contato:

Re: Mestrado

Mensagem por Cizor » 25 Abr 2017 20:02

Graduação já está se tornando o novo ensino médio no Brasil. Um diploma de nível superior não te diferencia mais no mercado de trabalho.

Não tinha planos de fazer mestrado por enquanto, me sinto cansado da rotina na universidade e queria ficar longe por um tempo, mas estou pensando seriamente em rever essa visão.

Estou de olho em um mestrado profissional que também poderá ser transformado em mestrado acadêmico futuramente.
Imagem

Avatar do usuário
gus77
Mensagens: 3251
Registrado em: 05 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Mestrado

Mensagem por gus77 » 25 Abr 2017 21:47

Big Jaw escreveu: Qto ao impacto do mestrado na obtenção de vistos, pelo q vi, pelo menos nos EUA (H1B) tem impacto alto
A grande diferença (além de talvez conseguir um emprego melhor) é que entra numa cota adicional de diploma avançado então não vai entrar no mesmo sorteio de quem não tem. Além de entrar numa categoria mais preferencial quando aplicar para a residência permanente.

Agora que facilita mais é terminar ou fazer o mestrado numa universidadr norte americana e usar o período de dois anos que o visto permite trabalhar ( F1 STEM OPT) para arrumar um emprego bom com calma.

Avatar do usuário
Rinoceronte
Mensagens: 1726
Registrado em: 04 Out 2014 02:14
Contato:

Re: Mestrado

Mensagem por Rinoceronte » 25 Abr 2017 23:34

Esolf escreveu:Putz, Cara.
Vc tem facil por ai o endereço de um repositório que eu possa consultar as teses? Gostaria de dar uma olhada na estruturação dos trabalhos, nos temas, etc.
Abs
http://www.teses.usp.br/
Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:

^:)^ :ymapplause: http://stationfy.com/ :ymapplause: ^:)^

Avatar do usuário
brunodsr
Mensagens: 15738
Registrado em: 04 Jul 2014 18:09
Contato:

Re: Mestrado

Mensagem por brunodsr » 25 Abr 2017 23:49

Cizor escreveu:Graduação já está se tornando o novo ensino médio no Brasil. Um diploma de nível superior não te diferencia mais no mercado de trabalho.

Não tinha planos de fazer mestrado por enquanto, me sinto cansado da rotina na universidade e queria ficar longe por um tempo, mas estou pensando seriamente em rever essa visão.

Estou de olho em um mestrado profissional que também poderá ser transformado em mestrado acadêmico futuramente.
O diploma é igual. Não há diferença na titulação.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dillan Grau, LeoMatosJJ, RFAbdo, Sensui Shinoba, The Griot, The Walrus e 231 visitantes