Zé Rufino - O matador de cangaceiros (Documentário)
Zé Rufino - O matador de cangaceiros (Documentário)
Entrevista antiga com um Tenente que matou um monte de cangaceiros(Perdeu as contas), entrou para a policia depois de Lampião ter visto ele tocando sanfona e insistido para que ele entrasse para o seu bando, após três recusas(interesse estranho do Lampião no cidadão) ele acha que Lampião vai mata-lo então entra para a volante.
Muito boa entrevista. E também o Saracura que entrou para o Cangaço depois que viu o pai ser torturado por policiais.
-
Black Trunk
- Contato:
Re: Zé Rufino - O matador de cangaceiros (Documentário)
Existem boatos que dizem que Lampião na verdade seria Lampiona.PHDookie escreveu: Entrevista antiga com um Tenente que matou um monte de cangaceiros(Perdeu as contas), entrou para a policia depois de Lampião ter visto ele tocando sanfona e insistido para que ele entrasse para o seu bando, após três recusas(interesse estranho do Lampião no cidadão) ele acha que Lampião vai mata-lo então entra para a volante.
Muito boa entrevista. E também o Saracura que entrou para o Cangaço depois que viu o pai ser torturado por policiais.
Acho que é o Luiz Mott, antropólogo baiano que tenta tirar várias personalidades históricas do armário, que levantou essa polêmica. Segundo ele, Lampião gostava de costurar suas roupas e era muito vaidoso, gostava de plumas, paetês e perfumes franceses. Outro autor escreveu uma biografia, mas a família proibiu. Podia chamar o Lampião de qualquer coisa, menos dizer que ele era gay:Black Trunk escreveu:Existem boatos que dizem que Lampião na verdade seria Lampiona.
Para Morais, sua biografia de Lampião foi a primeira a ser proibida no País porque é sincera. “Todo mundo tratou do mito. O que eu fiz foi falar sobre Lampião, o bandido”, argumenta. O juiz afirma, ainda, que o fato de ele ter afirmado que o Rei do Cangaço era gay não é justificativa suficiente para a proibição. “Eu falei que ele era um facínora, bandido, ladrão, cruel e nunca houve problema algum. Inclusive, a família até respeita a divulgação desses fatos. Agora eu digo que Lampião era gay e as pessoas proíbem o meu livro? Eu acho que esse pessoal é muito preconceituoso”, dispara.
Na verdade para esse Luiz Mott toda grande personalidade é gay, tem umas viagens pesadas desse cidadão.
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/
Mas convenhamos, para o sertanejo, naquela época, qualquer tarefa nesse sentido não devia ser realizada por homem. Li certa vez que o bombom sonho de valsa só era consumido antigamente por mulheres, devido à embalagem vermelha (na época, ainda não era rosa). Porra, até com a cor da embalagem as pessoas implicavam.café c/ leite escreveu:Ser viado é dar a bunda, não costurar roupa e procurar ficar aprazível.
café c/ leite escreveu:Ser viado é dar a bunda, não costurar roupa e procurar ficar aprazível.
Pois é, velho! Isso é coisa de autor que não tem condições de chamar atenção pela qualidade da pesquisa e do texto e tem que se valer de polêmicas. É tipo aquela série "politicamente incorreta da História".
Vê se um José Murilo de Carvalho escreve umas merdas dessas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sim, mas o autor diz que ele assediava os garotos mais nobres do cangaço e mantinha um relacionamento fixo com um dos cangaceiros. Aquele Lampião era Lamparina.café c/ leite escreveu:Sim, mas não dá pra concluir que o cara era viado por causa disso.
Na família da minha esposa teve cangaceiro que combateu ao lado de Lampião. Não sei se você sabe, mas os volantes também se vestiam como cangaceiros. Muita coisa é colocada na conta do Lampião, mas que foi feita pela própria volante ou por outros bandos de cangaceiros.VagabondMusashi escreveu:Minha familia é daquela região ( Calumbi, ao lado de Serra Talhada) e sempre me irrita profundamente quando pintam Lampião como algum tipo de anti-herói folclórico ou ícone a ser admirado. Era um assassino em massa, estuprador e uma bosta de ser humano e qualquer cidadão que tenha matado cangaceiro a meu ver é herói
obrigado pelo video!
Eu fui ao museu do cangaço na sua terra. Tem muita coisa sobre o Lampião e o seu bando. A história dos cangaceiros mais notáveis e tal. O foda é que muitas das histórias se contradizem, se comparadas com o museu do cangaço de Triunfo.
De fato, por onde passavam, deixavam rastro de sangue, estupros, etc. Mas eram admirados pelo povo, por representar uma resistência aos coronéis. Muitos sonhavam em entrar para o bando de algum cangaceiro e fugir. Sempre tem o outro lado da moeda.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin
Não estou duvidando da possibilidade. Mas baseado em que documento histórico o autor tem condições de afirmar algo do tipo?Anônimo escreveu:Sim, mas o autor diz que ele assediava os garotos mais nobres do cangaço e mantinha um relacionamento fixo com um dos cangaceiros. Aquele Lampião era Lamparina.
A questão da cultura do cangaceiro é muito peculiar e diz respeito ao tipo de vida que eles levavam. Errante, na maioria do tempo. Poucas mulheres estavam dispostas a levar uma vida de guerrilha, logo, a maior parte do bando era formada por homens. Nada mais natural que as tarefas do cotidiano fossem desempenhada por eles, como cozinhar e costurar (a caatinga castiga as roupas, ainda que de couro).
O modo particular de se vestirem tbm dizia respeito ao seu modo de vida, bandido. Eles tinham as vestimentas pra quando passavam um tempo escondidos, geralmente acobertados por algum "coronel" da região. E outra vestimenta pra quando aparecessem em público, e esta sim espalhafatosa. Acredita-se que esse tipo de roupa servia pra causar impacto em que visse o bando. Tanto pra intimidar, quanto pra se fazer admirar (até pra arregimentar pessoas pro bando). É mais ou menos a mesma função que tem a roupa e os signos de status no mundo do crime hoje. "É o cordão de ouro, o tênis da Nike, a camisa da Lacoste etc", que o favelado sonha em ter e que o seduz a entrar pro tráfico, por exemplo.
Segue um vídeo com imagens reais feitas pelo fotógrafo Benjamin Abraão, do Lampião e seu bando:
Será que o Mané Galinha é o Ze Rufino da era moderna ?
Somos uma geração sem peso nenhum na história.
-
Chaves Antifa
- Usuário Fundador

Acho interessante que quando se trata de Lampião quase todo nordestino tem um avô que conheceu ou fez parte do seu bando.
Perfeito, cara. Resumiu bem. A voltante não era polícia. Era um bando contratado pra pegar os "cabras". Dificilmente alguém que tem família no interior não conhece alguma história do cangaço. Os caras rodavam o nordeste inteiro, porra!! Na cidade de Mossoró tem até uma festa típica em comemoração a quando eles resistiram à investida de Lampião e seu bando.Daileon escreveu:Depende do ponto de vista meu avô era sertanejo, viveu no Crato e fez parte de volante e lutou contra Lampião!
Sua admiração ao Capitão era notável.
Pois o mesmo distribuiu comida em.seu vilarejo!!
Muito desses estrupou ou ocorriam por outros bandos até de jagunços ou soldados e davam como o de Lampião.
Na verdade no sertão não havia diferença entre cangaceiro, soldado( interessante , os oficiais maioria eram analfabetos, pela questão de somente sertanejo tinha peito pra enfrentar Lampião, os pé de barro, soldados do litoral não sabiam pelejar no sertão).
Os maiores coiteros, de Lampião eram os coronéis no sertão, tanto que seus maior coitero , foi eleito Governador de Pernambuco.
Lampião passeava com políticos nas ruas de Sergipe.
Na verdade vc sendo jagunço, soldado e cangaceiro era mesma coisa!!
Lampião não era um.heroi porém tinha lampejos, não era um facínoras, a relatos que Zé Rufino seu maior inimigo fazia tais barbaridades elhe tinha profundo respeito.
Muita coisas de antes e até hoje no sertão são estranhas e escrota.
Todo mundo que viveu naquela época ouviu falar, nem que seja por jornais, da saga dos cangaceiros. A resenha é que a volante usava a mesma roupa. Não tinha diferença. Pra encarar a caatinga só com roupa de couro. De outra forma, era ver a vegetação cortar a carne como faca amolada. Muitos dos "soldados" da volante eram contratados por coronéis, pra derrubar quem rondava aquelas bandas, a mando de outros coronéis. Outros tempos.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
-
Chaves Antifa
- Usuário Fundador

Hahahaha bem isso, meu pai sempre me contou que Lampião tinha parentesco com meu avô porem nunca fiz questão de levar essa estória a diante justamente. Quem sabe eu encontre algum primo nesse tópico.café c/ leite escreveu:
Tenho família no nordeste e existe uma "lenda" dessa época do cangaço que é a tal da "Botija de Ouro". Diziam os antigos, no caso minha vóGarfield escreveu:Aprendendo varias coisas no tópico, galera do nordeste podia aproveitar para contar contar causos dos seus avôs sobre a época do cangaço.
Pra quem tiver curiosidade, tá aí a história da resistência do povo de Mossoró ao bando de Lampião
Spoiler: