Reprogramação de motores de carros
-
General Moscardo
- Mensagens: 1454
- Registrado em: 18 Out 2014 15:11
Reprogramação de motores de carros
Boa noite,
Tenho pegado muita estrada de carro e comecei a achar meu carro meio "manco" pra fazer ultrapassagens e pra retomar a velocidade após isso. Dei uma pesquisada sobre a reprogramação do motor, como remapear a injeção eletrônica, o turbo, trocar o filtro de ar, mudar o delay do acelerador etc. Gastando não muito seria possível aumentar mais 50 cv e 14kgmf de torque no meu carro. Alguém aqui fez ou conhece alguém que fez? Como ficou a durabilidade das peças? Alguém teve problemas?
Tenho pegado muita estrada de carro e comecei a achar meu carro meio "manco" pra fazer ultrapassagens e pra retomar a velocidade após isso. Dei uma pesquisada sobre a reprogramação do motor, como remapear a injeção eletrônica, o turbo, trocar o filtro de ar, mudar o delay do acelerador etc. Gastando não muito seria possível aumentar mais 50 cv e 14kgmf de torque no meu carro. Alguém aqui fez ou conhece alguém que fez? Como ficou a durabilidade das peças? Alguém teve problemas?
Re: Reprogramação de motores de carros
Chipar carro já eh uma brincadeira antiga.... recentemente, Um amigo chipou o Audi dele... ganhou 60cv na brincadeira.. 1500 temers
Re: Reprogramação de motores de carros
Opa, não entendo muito do assunto mas vou acompanhar pra aprender...General Moscardo escreveu:Boa noite,
Tenho pegado muita estrada de carro e comecei a achar meu carro meio "manco" pra fazer ultrapassagens e pra retomar a velocidade após isso. Dei uma pesquisada sobre a reprogramação do motor, como remapear a injeção eletrônica, o turbo, trocar o filtro de ar, mudar o delay do acelerador etc. Gastando não muito seria possível aumentar mais 50 cv e 14kgmf de torque no meu carro. Alguém aqui fez ou conhece alguém que fez? Como ficou a durabilidade das peças? Alguém teve problemas?
Qual o teu carro?
Sou um feliz proprietário de gol g6 1.6 e ficaria muito contente em por uns 50cv na minha carroça
Mas como devo trocar de carro até o final do ano não pretendo mexer agora, mas quem sabe no próximo não crie coragem.

"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
-
General Moscardo
- Mensagens: 1454
- Registrado em: 18 Out 2014 15:11
Re: Reprogramação de motores de carros
Então, o seu carro não dá pra ganhar muito pq não é turbo, segundo essa tabela que achei num site de uma oficina que faz esse serviço só dá pra ganhar 11 cvRenan26 escreveu:Opa, não entendo muito do assunto mas vou acompanhar pra aprender...
Qual o teu carro?
Sou um feliz proprietário de gol g6 1.6 e ficaria muito contente em por uns 50cv na minha carroça![]()
Mas como devo trocar de carro até o final do ano não pretendo mexer agora, mas quem sabe no próximo não crie coragem.
http://www.reiko.com.br/automoveis/tabe ... olkswagen/
Perceba como nos carros turbo o ganho é enorme, como na amarok, golf, jetta etc. no Golf GTI dá pra ganhar 120cv na mudança mais simples.
Re: Reprogramação de motores de carros
Brincadeira bacana, mas que deteriora mais rapidamente o carro.
A velocidade de deterioração vai depender do modelo do veículo: Carros mais baratos e menos potentes tendem a ter componentes de qualidade inferior, o que é ruim. Outra coisa que influencia diretamente é o quanto vc vai aumentar a potência do bicho em termos de % original, quanto maior, mais perigoso fica.
Eu sinceramente acho meio bobagem fazer isso... a não ser que vc seja um aficionado por velocidade, tenha dinheiro sobrando pra investir nisso e em manutenção ou esteja pouco se fudendo pra revenda desse carro posteriormente.
Mesmo cumprindo os requisitos acima, acho muito mais interessante comprar um carro que venha de fábrica com mais potência.
Ah! Mais um detalhe importante, nem mesmo os mais experientes instaladores desse tipo de customização garantem a potência que o carro desenvolverá a potência total desejada ou a durabilidade dos componentes em geral. Como não existe projeto de fábrica pra isso, a coisa toda é feita meio que no método tentativa e erro. Se vc conseguir achar um instalador que já tenha feito o mesmo serviço em carros semelhantes ao seu, menos chance de dar merda, mas ainda assim não eh 100% garantido.
A velocidade de deterioração vai depender do modelo do veículo: Carros mais baratos e menos potentes tendem a ter componentes de qualidade inferior, o que é ruim. Outra coisa que influencia diretamente é o quanto vc vai aumentar a potência do bicho em termos de % original, quanto maior, mais perigoso fica.
Eu sinceramente acho meio bobagem fazer isso... a não ser que vc seja um aficionado por velocidade, tenha dinheiro sobrando pra investir nisso e em manutenção ou esteja pouco se fudendo pra revenda desse carro posteriormente.
Mesmo cumprindo os requisitos acima, acho muito mais interessante comprar um carro que venha de fábrica com mais potência.
Ah! Mais um detalhe importante, nem mesmo os mais experientes instaladores desse tipo de customização garantem a potência que o carro desenvolverá a potência total desejada ou a durabilidade dos componentes em geral. Como não existe projeto de fábrica pra isso, a coisa toda é feita meio que no método tentativa e erro. Se vc conseguir achar um instalador que já tenha feito o mesmo serviço em carros semelhantes ao seu, menos chance de dar merda, mas ainda assim não eh 100% garantido.
-
General Moscardo
- Mensagens: 1454
- Registrado em: 18 Out 2014 15:11
Re: Reprogramação de motores de carros
Concordo, mas tem alguns pontos que me parecem ser bem a favor do remapeamento, vou numera-los:Snickt escreveu:Brincadeira bacana, mas que deteriora mais rapidamente o carro.
A velocidade de deterioração vai depender do modelo do veículo: Carros mais baratos e menos potentes tendem a ter componentes de qualidade inferior, o que é ruim. Outra coisa que influencia diretamente é o quanto vc vai aumentar a potência do bicho em termos de % original, quanto maior, mais perigoso fica.
Eu sinceramente acho meio bobagem fazer isso... a não ser que vc seja um aficionado por velocidade, tenha dinheiro sobrando pra investir nisso e em manutenção ou esteja pouco se fudendo pra revenda desse carro posteriormente.
Mesmo cumprindo os requisitos acima, acho muito mais interessante comprar um carro que venha de fábrica com mais potência.
Ah! Mais um detalhe importante, nem mesmo os mais experientes instaladores desse tipo de customização garantem a potência que o carro desenvolverá a potência total desejada ou a durabilidade dos componentes em geral. Como não existe projeto de fábrica pra isso, a coisa toda é feita meio que no método tentativa e erro. Se vc conseguir achar um instalador que já tenha feito o mesmo serviço em carros semelhantes ao seu, menos chance de dar merda, mas ainda assim não eh 100% garantido.
a) Em uma grande diversidade de carrros de uma marca ou mais de uma os motores são o mesmo, mudando apenas a configuração. O 2.0 turbo da Audi/Volks, por exemplo, equipa toda sorte de carros, como A3, A6, Audi TT, Golf GTI etc. e todos desenvolvem potências diferentes e tem números diferentes... o Jetta também tem uma versão um pouco mais antiga desse motor. Na BMW tem duas variantes de motores famosos, o 2.0 turbo que equipa a 320 (180cv), a 328 (240cv), 528 (240cv) etc. e só muda a configuração e o 3.0 V6 que equipa também toda sorte de carros (suvs, sedãs, esportivos etc.). Resumindo, nas próprias marcas encontramos motores quase idênticos que desenvolvem potências bastante diferentes apenas com uma mudança de configuração e de uma peça ou outra, como o filtro de ar.
b) Como a maioria dos carros hoje é global, principalmente esses mais chiques, eles fazem um motor "coringa" que se adapte a qualquer circunstância e peculiaridade sem falhar. O mesmo motor é vendido na China, no Brasil, na Europa, Eua etc. a gasolina desses lugares é muito diferente, o clima etc. Então eles fazem um "meio-termo" pro motor durar o máximo possível e não gerar gastos pra marca na garantia.
c) Salvo engano, você não perde a garantia de algumas marcas se fizer a modificação.
Re: Reprogramação de motores de carros
Cara, a garantia vc perde com certeza... qq minima alteração dos padrões de fabrica elimina a garantia. Talvez não perca toda a garantia de câmbio, ou outro item q naõ tenha interação direta, mas a de motor e de elétrica já era.General Moscardo escreveu:Concordo, mas tem alguns pontos que me parecem ser bem a favor do remapeamento, vou numera-los:
a) Em uma grande diversidade de carrros de uma marca ou mais de uma os motores são o mesmo, mudando apenas a configuração. O 2.0 turbo da Audi/Volks, por exemplo, equipa toda sorte de carros, como A3, A6, Audi TT, Golf GTI etc. e todos desenvolvem potências diferentes e tem números diferentes... o Jetta também tem uma versão um pouco mais antiga desse motor. Na BMW tem duas variantes de motores famosos, o 2.0 turbo que equipa a 320 (180cv), a 328 (240cv), 528 (240cv) etc. e só muda a configuração e o 3.0 V6 que equipa também toda sorte de carros (suvs, sedãs, esportivos etc.). Resumindo, nas próprias marcas encontramos motores quase idênticos que desenvolvem potências bastante diferentes apenas com uma mudança de configuração e de uma peça ou outra, como o filtro de ar.
b) Como a maioria dos carros hoje é global, principalmente esses mais chiques, eles fazem um motor "coringa" que se adapte a qualquer circunstância e peculiaridade sem falhar. O mesmo motor é vendido na China, no Brasil, na Europa, Eua etc. a gasolina desses lugares é muito diferente, o clima etc. Então eles fazem um "meio-termo" pro motor durar o máximo possível e não gerar gastos pra marca na garantia.
c) Salvo engano, você não perde a garantia de algumas marcas se fizer a modificação.
E assim, conversando com um amigo que é aficionada em velocidade e já gastou fortuna pra mexer no carro, ele me disse que pode haver diferença entre um mesmo modelo de carro, basicamente pq existem sutis alterações de componentes entre um ano e outro ou simplesmente pq o controle de qualidade é feito por amostragem e por mais que os carros sejam construídos em série, uma pequena fragilidade não tem como ser constatada de carro pra carro.
Eu pessoalmente não gastaria, pq não sou ligado em correr com o carro e nem gosto de ficar gastando com carro... Tô com um Versinha 1.6 que corre o suficiente pra mim, me ligo muito mais em conforto e o único upgrade que tenho vontade de fazer é passar de um carro manual pra um automático assim que for possível.
Mas enfim, eh tudo questão de prioridade e gosto, se vc está disposto a gastar uma grana e quer muito "envenenar" o possante, manda ver. Só fica ae o conselho pra vc considerar a compra de um carro mais esportivo, pois o mesmo dinheiro que vc vai investir ao longo do tempo nesse carro chipado, com instalação e manutenção, vai acabar pagando esse investimento em um carro mais caro e na hora de vender vc não vai ter um "problema" na mão, obtendo um retorno bem maior.
Re: Reprogramação de motores de carros
Para tentar ser simples
1. Alguns componentes podem influência fortemente da performance do motor
Pistão forjado de aluminio, virabrequins e outros componentes rotativos (reducao de inercia)
Mancais (diminuição de atrito)
Sistema de arrefecimento e de lubrificação (redução de risco de sobreaquecimento ou de "travar")
Melhoria nos processsos de fabricacao (redução nas tolerâncias dimensionais)
2. Chassis do carro
Outros componentes são dimensionados para combinar com a potência do motor: freio, suspensão, barras estabilizadoras e de torção e afins
Certamente eh possivel dar um upgrade no seu carro, mas eh importante levar em consideração outros pontos q nao parecem óbvios no primeiro instante
Alguns carros possuem kits jah testados e aprovados (vale a pena usar como referencial)
1. Alguns componentes podem influência fortemente da performance do motor
Pistão forjado de aluminio, virabrequins e outros componentes rotativos (reducao de inercia)
Mancais (diminuição de atrito)
Sistema de arrefecimento e de lubrificação (redução de risco de sobreaquecimento ou de "travar")
Melhoria nos processsos de fabricacao (redução nas tolerâncias dimensionais)
2. Chassis do carro
Outros componentes são dimensionados para combinar com a potência do motor: freio, suspensão, barras estabilizadoras e de torção e afins
Certamente eh possivel dar um upgrade no seu carro, mas eh importante levar em consideração outros pontos q nao parecem óbvios no primeiro instante
Alguns carros possuem kits jah testados e aprovados (vale a pena usar como referencial)
Se a política no Brasil é vista como uma disputa de jogo de futebol, seria o PSL a Holanda dos anos 70?
Re: Reprogramação de motores de carros
Atualmente existem remaps que são imperceptíveis nas revisões de css, é basicamente remapeação de injeção e atualização de software, com um scanner vc tira tudo e leva na css pra fazer revisão.Snickt escreveu:Cara, a garantia vc perde com certeza... qq minima alteração dos padrões de fabrica elimina a garantia. Talvez não perca toda a garantia de câmbio, ou outro item q naõ tenha interação direta, mas a de motor e de elétrica já era.
E assim, conversando com um amigo que é aficionada em velocidade e já gastou fortuna pra mexer no carro, ele me disse que pode haver diferença entre um mesmo modelo de carro, basicamente pq existem sutis alterações de componentes entre um ano e outro ou simplesmente pq o controle de qualidade é feito por amostragem e por mais que os carros sejam construídos em série, uma pequena fragilidade não tem como ser constatada de carro pra carro.
Eu pessoalmente não gastaria, pq não sou ligado em correr com o carro e nem gosto de ficar gastando com carro... Tô com um Versinha 1.6 que corre o suficiente pra mim, me ligo muito mais em conforto e o único upgrade que tenho vontade de fazer é passar de um carro manual pra um automático assim que for possível.
Mas enfim, eh tudo questão de prioridade e gosto, se vc está disposto a gastar uma grana e quer muito "envenenar" o possante, manda ver. Só fica ae o conselho pra vc considerar a compra de um carro mais esportivo, pois o mesmo dinheiro que vc vai investir ao longo do tempo nesse carro chipado, com instalação e manutenção, vai acabar pagando esse investimento em um carro mais caro e na hora de vender vc não vai ter um "problema" na mão, obtendo um retorno bem maior.
Re: Reprogramação de motores de carros
Hummm... saquei. Mas será que não fica nenhum rastro?Fpmg escreveu:Atualmente existem remaps que são imperceptíveis nas revisões de css, é basicamente remapeação de injeção e atualização de software, com um scanner vc tira tudo e leva na css pra fazer revisão.
Re: Reprogramação de motores de carros
Snickt matou a pau.Snickt escreveu:Hummm... saquei. Mas será que não fica nenhum rastro?
Vai perder a garantia sim. Tenho bastante envolvimento com donos de redes de concessionárias e perde sim. Quem quiser aprofundar pode fazer pesquisas em Juizados Especiais e ver como termina a história. Quem estiver lendo não vá nessa de é "é imperceptível" pois pega sim.
Eu acho desnecessário ... Sempre tive carros 1.0 e nunca tive dificuldade para ultrapassar. É algo mais psicológico em minha opinião. O cara precisar de 200cv para fazer uma ultrapassagem? Oloco.
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."
Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!
SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS
Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!
SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS
Re: Reprogramação de motores de carros
Quase infarto de raiva quando vou ultrapassar e o Sentra fica 4 segundos engasgado nos 120. Próximo carro, um Jetta tsi 2.0.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.
G.K. Chesterton, Orthodoxy.
Re: Reprogramação de motores de carros
Tenho inúmeros amigos que fazem remap nos motores n20 bmw e nos audis mais novos, absolutamente nenhum teve problema com isso, mas é claro que tem que tirar antes de ir na css.AEGIS escreveu:Snickt matou a pau.
Vai perder a garantia sim. Tenho bastante envolvimento com donos de redes de concessionárias e perde sim. Quem quiser aprofundar pode fazer pesquisas em Juizados Especiais e ver como termina a história. Quem estiver lendo não vá nessa de é "é imperceptível" pois pega sim.
Eu acho desnecessário ... Sempre tive carros 1.0 e nunca tive dificuldade para ultrapassar. É algo mais psicológico em minha opinião. O cara precisar de 200cv para fazer uma ultrapassagem? Oloco.
Pra vc falar que carro 1.0 é tranquilo viajar e ultrapassar, não deve viajar muito e nunca pegou uma pista simples com duas carretas a frente, o que é mto comum aqui em SC.
Re: Reprogramação de motores de carros
Hummmm... deixa eu aproveitar esse teu conhecimento e tirar uma dúvida então.AEGIS escreveu:Snickt matou a pau.
Vai perder a garantia sim. Tenho bastante envolvimento com donos de redes de concessionárias e perde sim. Quem quiser aprofundar pode fazer pesquisas em Juizados Especiais e ver como termina a história. Quem estiver lendo não vá nessa de é "é imperceptível" pois pega sim.
Eu acho desnecessário ... Sempre tive carros 1.0 e nunca tive dificuldade para ultrapassar. É algo mais psicológico em minha opinião. O cara precisar de 200cv para fazer uma ultrapassagem? Oloco.
Meu carro é 2016, instalei gnv nele, garantia de motor e de elétrica nem vou brigar por elas se um dia precisar, pq sei que houve alteração nessas partes.
Mas e a garantia nos componentes do câmbio, será que eu perdi também??? Não vejo muita lógica de perder essa garantia, já que não há interação direta entre esse componentes e o fato de ter instalado o gnv.
Re: Reprogramação de motores de carros
Pô vei, eh aquilo, acho que ir na concessionária somente pra fazer uma revisão programada não vai fazer com que o pessoal procure pelo em ovo. Mas acredito que se houver um defeito e a garantia tiver que cobrir, o pessoal vai dar uma investigada na tentativa de eliminar o "prejuízo" que eles teriam. Se tiver algum rastro vai ter no mínimo uma dor de cabeça de ter que procurar a justiça...Fpmg escreveu:Tenho inúmeros amigos que fazem remap nos motores n20 bmw e nos audis mais novos, absolutamente nenhum teve problema com isso, mas é claro que tem que tirar antes de ir na css.
Outra coisa que acho interessante colocar em pauta é a questão do seguro. Toda alteração no veículo tem que ser informado a seguradora, se vc chipar o carro e não informar, acho que corre o risco de perder parte da cobertura ou talvez até anular ela totalmente.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: adauto_mma e 298 visitantes


