O fim de uma era: Noruega é 1º país do mundo a parar com transmissões de rádio em FM

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Victor Silva
Contato:

O fim de uma era: Noruega é 1º país do mundo a parar com transmissões de rádio em FM

Mensagem por Victor Silva » 12 Jan 2017 11:22

Segundo governo, digitalização das emissoras nacionais de rádio cortará custos e trará diversificação de programas e melhor qualidade de áudio; analista vê 'momento de apreensão' para indústria global de rádio.

Imagem

Sob os olhares de outras nações, a Noruega se tornou o primeiro país do mundo a tirar do ar o sinal FM na última quarta-feira.

O desligamento começou na manhã do dia 11, na cidade mais ao norte do país, Bodø, perto do Círculo Polar Ártico, e teve cobertura ao vivo da televisão norueguesa.
Segundo o governo, hoje, a Noruega tem 22 estações nacionais de rádio digital e ainda há espaço para outras 20.

No entanto, só restam cinco estações nacionais de rádio FM neste país de 5 milhões de habitantes.
O serviço público de radiodifusão norueguês, o NRK, desligará seu sinal FM antes da concorrência.
Mas este processo não será repentino: o sinal sairá do ar região por região, a partir de janeiro deste ano.

Economia

O ministério da Cultura norueguês estima que a digitalização das emissoras nacionais de rádio gerará uma economia anual de cerca de US$ 25 milhões (aproximadamente R$ 80 milhões).
"O custo de transmissão de rádio nacional pela rede FM é oito vezes maior que pela rede de Retransmissão Digital de Áudio", disse o ministério em um comunicado.
Isso se deve em parte pelo menor consumo de energia da transmissão digital.
Iniciativa na Noruega servirá de teste para a indústria global de rádio
A ministra da Cultura, Thorhild Widvey, elenca outras vantagens.
"Os ouvintes terão acesso a um conteúdo de rádio mais diverso e plural e desfrutarão de uma maior qualidade de áudio, além de novas funcionalidades", disse ela recentemente.
Segundo Widvey, a digitalização também melhorará o sistema de resposta diante de emergências, já que a rádio digital é menos vulnerável a condições de clima extremas.

Indústria

Vários outros países da Europa e do sul da Ásia também avaliam uma transição para a rádio digital.
Segundo o analista britânico James Cridland, o momento do desligamento do sinal FM na Noruega será um "momento de apreensão" para a indústria de rádio global.
"Espero que os noruegueses tenham feito o suficiente para reter a audiência e para garantir que aqueles que não tenham feito a transição para o digital o façam logo", disse.
"Quem escuta rádio pode decidir, em vez disso, passar a ouvir sua coleção de músicas ou os serviços de streaming. Se a mudança prejudicar a audiência, pode ser que outros países fiquem menos dispostos a também desligar seu sinal FM e AM."
Esta matéria foi publicada originalmente em abril de 2015.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/o-fim ... m-fm.ghtml
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA #FORAEURICO!!

Curta MMAFORUM:
https://www.facebook.com/mmaforumbrasil/

sarinvx
Contato:

Re: O fim de uma era: Noruega é 1º país do mundo a parar com transmissões de rádio em FM

Mensagem por sarinvx » 12 Jan 2017 12:53

Acabam com a FM mas não acabam com a "Voz do Brasil". Fosse aqui eu não sentiria falta, faz tanto tempo que não sintonizo nada. Pra não mentir, na verdade eu escutei a Gaúcha pela internet depois do penta do Grêmio, mas não é FM.
SENNA - JORDAN - GRETZKY - RONALDO - FEDOR

''I'AM THE ONE'' (ORGASMATRON) - MOTÖRHEAD

cardonelli
Contato:

Re: O fim de uma era: Noruega é 1º país do mundo a parar com transmissões de rádio em FM

Mensagem por cardonelli » 12 Jan 2017 12:59

YouTube comeu com farinha as rádios fm
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

FaEL
Contato:

Mensagem por FaEL » 12 Jan 2017 13:08

Eu ainda volto pra casa no carro, as vezes, ouvindo a 102.1 fm (radio mix) :lol:

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 12 Jan 2017 13:12

Ainda escuto Kiss FM e a 89, que são as 2 rádios rock de SP, ainda sim só pela web e raramente por FM.
Tapirus terrestris

Fabio Guerreiro
Contato:

Mensagem por Fabio Guerreiro » 12 Jan 2017 13:29

Ainda vou trabalhar todos os dias ouvindo rádio, geralmente a JB fm, mas acho que as novas gerações não tem esse costume.
Imagem
PARA MUITOS O CHÃO É O FIM, MAS PARA NÓS DA LUTA LIVRE É APENAS O COMEÇO
CYBORG TEAM/ RENATO SILVA BOXE

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 12 Jan 2017 13:34

Ouvia os pagodes SUCESSSOOOSSSSSSSSSSSS na Gazeta FM e Cidade FM lá para meados da década de 90

Bons tempos... Picaretada e Kichute para todo lado, enquanto ouvia um pagodão do SPC e Razão Brasileira

Turbo
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Turbo » 12 Jan 2017 13:36

Boto na radio pra ouvir noticias no carro.
Musica faz tempo que nao ouco na radio
It's time for us as a people to start making some changes. Let's change the way we eat, let's change the way we live. And let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 12 Jan 2017 13:36

Aqui no RJ as rádios FM tão numa mesmice há tempos! É pagode, funk, pop e programa evangélico, tudo pasteurizado e igual a ponto de não se saber quem eh quem.

A única que ainda faz algo diferente é a MPB FM. E tinha a Radio Cidade que voltou por alguns meses, surgindo como um Oásis no meio do deserto de música ruim... mas que acabou se mostrando uma miragem, já que em pouco tempo "trocou de bandeira" e virou mais uma rádio igual as outras.

Sinceramente, se acabar a FM não sentirei a menor falta, já acostumei a andar com o pendrive no som do carro, que era o único lugar aonde eu ainda ouvia rádio.

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 12 Jan 2017 13:44

só escuto band news fm. Quando escuto.
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 12 Jan 2017 13:44

cardonelli escreveu:YouTube comeu com farinha as rádios fm
Pô vei, acho que são duas mídias completamente distintas.

Pra acessar o YT vc precisa de pelo menos um smartphone com uma internet legal, já rádio FM a exigência eh bem menor... qualquer rádio de carro, mp3 player ou o quase extinto radinho de pilha faz o serviço.

semchinelo
Contato:

Mensagem por semchinelo » 12 Jan 2017 13:56

O jovem hoje dificilmente ouve o rádio, pois já tem os audios MP3 para ouvir
Rádio hoje pra mim é mais notícias, esportes... Sintonizo nas manhãs a Band News, a Bradesco FM fixo ouço na parte das 7 às 9 e no horário a partir das 22, na reprise do Agora o Bicho vai Pegar. CBN ouço bem raramente, pois devido às mudanças no Sistema Globo de Rádio decaiu muito. Música só ouço mesmo a Kiss FM (91.9), que voltou ao Rio recentemente no mesmo prefixo, sendo um oásis no deserto
A verdade é que as rádios estão numa falência danada. A Tupi (acreditem), tá quase fechando as portas. Há semanas que os funcionários estão em greve devido a salários atrasados, e desde a semana do ano novo tá no modo vitrolão tocando músicas populares. A Rádio Globo que poderia retomar a liderança no dial tem uma programação que é uma pobreza absurda

A opção de se ouvir rádio hoje pela net matou os modelos de rádio FM, que não souberam renovar. Daqui a alguns anos, pode não existir mais
"E agora eu sou Mengão!" - Ronaldinho
"Vá à merda!" - Alborghetti

Victor Silva
Contato:

Mensagem por Victor Silva » 12 Jan 2017 14:10

sarinvx escreveu:Acabam com a FM mas não acabam com a "Voz do Brasil". Fosse aqui eu não sentiria falta, faz tanto tempo que não sintonizo nada. Pra não mentir, na verdade eu escutei a Gaúcha pela internet depois do penta do Grêmio, mas não é FM.
Eu curto ouvir as rádios, pois é uma distração, não gosto de baixar musicas, pq enjoo rapido das mesmas musicas e acaba tendo que baixar outras e outras,,, é um saco.
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA #FORAEURICO!!

Curta MMAFORUM:
https://www.facebook.com/mmaforumbrasil/

Paulo J.
Contato:

Mensagem por Paulo J. » 12 Jan 2017 15:18

sarinvx escreveu:Acabam com a FM mas não acabam com a "Voz do Brasil". Fosse aqui eu não sentiria falta, faz tanto tempo que não sintonizo nada. Pra não mentir, na verdade eu escutei a Gaúcha pela internet depois do penta do Grêmio, mas não é FM.
Voz do Brasil é a prova viva de que estamos num país atrasado.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

Cachaço
Contato:

Mensagem por Cachaço » 12 Jan 2017 15:34

Escuto quando estou dirigindo, só pra distrair, uma rádio comunitária, que toca música 90% do tempo. Notícias por notícias eu procuro na internet.
Aqui no Brasil estão migrando as AMS pra FM alegando queda de audiência
É um serviço que nunca será extinto, mas é um ramo da comunicação que esta sendo escanteado a cada ano e deve minguar mais ainda, não sei onde vai parar, mas eu não investiria um centavo nisso se fosse empresário.
Editado pela última vez por Cachaço em 12 Jan 2017 15:35, em um total de 1 vez.
Em Itália ele faz isso non.
Seedorf trazendo a turma do Galvão de volta ao planeta Terra.

Responder