Localismo no Surf
Localismo no Surf
Quem é surfista com certeza já deve ter tido problemas em surfar em praias dominadas por surfistas locais, qual é a opinião de vcs sobre essa prática? vcs acham que o Localismo deve ser importante para impor regras e manter o respeito entre os surfistas ou seria uma prática abusiva da parte deles? a praia deve ser exclusiva para todos ou apenas para os locais?
saiu até uma matéria no balanço geral da Record e na Globo a alguns anos atrás falando sobre esse problema no quebra mar na Barra da Tijuca. pra quem mora no rio de janeiro, o quebra mar é ou era a praia mais local do rio de janeiro, inclusive um dos locais mais famosos era o renzo gracie!
https://www.youtube.com/watch?v=Kmx0P0zLo7s
saiu até uma matéria no balanço geral da Record e na Globo a alguns anos atrás falando sobre esse problema no quebra mar na Barra da Tijuca. pra quem mora no rio de janeiro, o quebra mar é ou era a praia mais local do rio de janeiro, inclusive um dos locais mais famosos era o renzo gracie!
https://www.youtube.com/watch?v=Kmx0P0zLo7s
Re: Localismo no Surf
Mas tem locais que são intolerantes pra caramba, proíbem o cara de entrar na água sem ao menos conversar!café c/ leite escreveu:Esses dias li uma matéria sobre preconceito no surf e descobri que os brasileiros(apelidados como brazzo) tem uma péssima fama no meio por não respeitarem certas regras e tradições.
Sky escreveu:Babaquice, o mar não tem dono, foda-se onde é a praia.. Claro que um visitante tem que saber respeitar o local, não chegar querendo dropar na frente de todo mundo, ver como os locais se posicionam etc. Mas expulsar os caras só porque estão querendo curtir na área deles é idiotice.
Isso é coisa antiga, até em Pipeline já tá ficando pra trás. O Sunny Garcia mesmo, que foi o pro surfer mais temperamental que tenho conhecimento, já deu entrevista dizendo que hoje os brasileiros hoje são bem aceitos por lá, e que a preocupação de antigamente muitas vezes acontecia porque chegavam uns visitantes lá, entravam no mar achando que tavam num beach break qualquer e se arrebentavam nos corais.
Quem tiver interesse, procure pela história dos black trunks. O Hawaii era tipo o RJ dos anos 90
Teve até uma treta entre o Sunny garcia com um dos irmãos padaratz, não sei se foi o teco ou o neco!
Cara, é um assunto meio complicado.
Tem muito cara folgado que nunca surfou na praia e chega com uma porrada de amigos e já sai remando pro pico, faz de boia, rabeira, é fominha..E quando tem locais no pico eles acabam colocando "ordem" na parada, e rola um respeito maior..
Mas também muitas vezes os locais extrapolam. Querem surfar todas as ondas, te xingam, te raberam, tentam te botar pra fora da água.. E muitas vezes sem o cara fazer nada. O localismo do quebra mar é um absurdo, tanto que é conhecido como um dos picos mais perigosos do MUNDO. É o único lugar que eu conheço que eu já ouvi rolar ameaça de meterem bala (lá tem MUITO policial/juiz que surfa). Ninguém surfa no quebra mar.
Agora, sobre brasileiro ser mal educado.. Isso é verdade. Ninguém gosta de brasileiro. Nasci e fui criado no Rio de Janeiro e hoje moro na California.. E cara, se tu perceber que o surfista dentro da água ta desrespeitando geral pode falar português com ele que é certo do cara ser brasileiro. Acontece que no Brasil é normal você brigar o tempo todo por onda, colar no cara do lado e disputar na braçada pra pegar a onda dele.. Se tu não for assim tu não surfa. Tu tem que remar constantemente, e muitas vezes por mais que a preferencia seja tua o cara continua remando e só sai se tu gritar. Acontece que não é assim na maioria dos países. Em quase todo lugar as pessoas ficam esperando a onda paradas no pico, e se a preferência for de outra pessoa tu nem rema na onda. Aí quando o brazuca chega na Califa ele quer surfar igual ele surfa no Brasil.. Cola do lado de outro surfista e tenta levar a onda na briga, rabera a galera (pq geralmente aqui eles não gritam quando tu rabera, pq eles partem do pressuposto que tu vai olhar pra trás e vai sair), não para quieto no pico.. Quase todo mundo que eu chamei atenção na água era brasileiro, infelizmente. Ninguém gosta de surfar perto de brasileiro por isso.. Não tem como defender.
Tem muito cara folgado que nunca surfou na praia e chega com uma porrada de amigos e já sai remando pro pico, faz de boia, rabeira, é fominha..E quando tem locais no pico eles acabam colocando "ordem" na parada, e rola um respeito maior..
Mas também muitas vezes os locais extrapolam. Querem surfar todas as ondas, te xingam, te raberam, tentam te botar pra fora da água.. E muitas vezes sem o cara fazer nada. O localismo do quebra mar é um absurdo, tanto que é conhecido como um dos picos mais perigosos do MUNDO. É o único lugar que eu conheço que eu já ouvi rolar ameaça de meterem bala (lá tem MUITO policial/juiz que surfa). Ninguém surfa no quebra mar.
Agora, sobre brasileiro ser mal educado.. Isso é verdade. Ninguém gosta de brasileiro. Nasci e fui criado no Rio de Janeiro e hoje moro na California.. E cara, se tu perceber que o surfista dentro da água ta desrespeitando geral pode falar português com ele que é certo do cara ser brasileiro. Acontece que no Brasil é normal você brigar o tempo todo por onda, colar no cara do lado e disputar na braçada pra pegar a onda dele.. Se tu não for assim tu não surfa. Tu tem que remar constantemente, e muitas vezes por mais que a preferencia seja tua o cara continua remando e só sai se tu gritar. Acontece que não é assim na maioria dos países. Em quase todo lugar as pessoas ficam esperando a onda paradas no pico, e se a preferência for de outra pessoa tu nem rema na onda. Aí quando o brazuca chega na Califa ele quer surfar igual ele surfa no Brasil.. Cola do lado de outro surfista e tenta levar a onda na briga, rabera a galera (pq geralmente aqui eles não gritam quando tu rabera, pq eles partem do pressuposto que tu vai olhar pra trás e vai sair), não para quieto no pico.. Quase todo mundo que eu chamei atenção na água era brasileiro, infelizmente. Ninguém gosta de surfar perto de brasileiro por isso.. Não tem como defender.
jitsunaja escreveu:Cara, é um assunto meio complicado.
O quebra mar foi o berço da gracie barra, quem é da antiga ou já treinou na Gracie sabe que a maioria dos locais treinavam lá, inclusive tem varias histórias sinistras nessa praia!
Só acrescentando no que já foi falado acima, pra quem tem interesse sobre o assunto vale a pena assistir um documentário chamado "Bustin' down the door". Nele, entre outras coisas, se explica como surgiu esse lance do localismo no Havaí e fala sobre os black trunks. Parada pesada que rolou entre australianos e havaianos décadas atrás.
"I put no stock in religion. By the word religion I have seen the lunacy of fanatics of every denomination be called the will of God. I've seen too much religion in the eyes of too many murderers. Holiness is in right action, and courage on behalf of those who cannot defend themselves."
Localismo tem que existir pra preservar o meio ambiente e as praias, mas com moderação.
Descer a mão em quem só tá querendo curtir não tem cabimento.
Já vi porrada feia por rabeirada, nego chamar o outro pra areia e resolver lá, de john e tudo kkkk
Nunca discuti com ninguém por onda, primeiro que respeito os caras que tão na água antes de mim, que surfam melhor que eu e que são locais.
Normalmente quando o crowd tá grande eu vou de fun, aí é mais tranquilo de surfar, qualquer onda dá pra dropar mais tranquilo, então remo na frente da galera nas ondas mais fracas pra quem tá de pranchinha.
Florianópolis também tem muito localismo.
Se a pessoa de fora, o haole, tiver educação, dá pra conciliar tranquilo.
Onde eu surfo tem bastante local, e mesmo eu não sendo local, respeito e conheço uma galera, então sou bem tratado.
Já vi nego ser expulso por bobeira em algumas outras praias, sem ter feito nada.
Descer a mão em quem só tá querendo curtir não tem cabimento.
Já vi porrada feia por rabeirada, nego chamar o outro pra areia e resolver lá, de john e tudo kkkk
Nunca discuti com ninguém por onda, primeiro que respeito os caras que tão na água antes de mim, que surfam melhor que eu e que são locais.
Normalmente quando o crowd tá grande eu vou de fun, aí é mais tranquilo de surfar, qualquer onda dá pra dropar mais tranquilo, então remo na frente da galera nas ondas mais fracas pra quem tá de pranchinha.
Florianópolis também tem muito localismo.
Se a pessoa de fora, o haole, tiver educação, dá pra conciliar tranquilo.
Onde eu surfo tem bastante local, e mesmo eu não sendo local, respeito e conheço uma galera, então sou bem tratado.
Já vi nego ser expulso por bobeira em algumas outras praias, sem ter feito nada.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."
Atalaia em Itajaí/SC é sinistra, foi até tema de documentário.
Acho que respeito tem que existir sim, mas localismo demasiado é ridículo, além do que espanta turismo.
Quando caí em Chichama no Peru, tinha um localismo ridículo, fui rabeado em uma onda animal, avisei, gritei e nada, tive que abandonar uma onda perfeita, fora os filho da putas lá que estão de bote e fazem tipo um tow-in. Pra quem não sabe lá rola uma correnteza sinistra, então pra você ficar no point até vir a série demanda um puta esforço, aí vem os locais de bote e ficam aguardando a série, e literalmente se jogam em cima da onda, quase te atropelando.
Depois de conhecer uns locais ficou mais tranquilo, mas era irritante.
Quando caí em Chichama no Peru, tinha um localismo ridículo, fui rabeado em uma onda animal, avisei, gritei e nada, tive que abandonar uma onda perfeita, fora os filho da putas lá que estão de bote e fazem tipo um tow-in. Pra quem não sabe lá rola uma correnteza sinistra, então pra você ficar no point até vir a série demanda um puta esforço, aí vem os locais de bote e ficam aguardando a série, e literalmente se jogam em cima da onda, quase te atropelando.
Depois de conhecer uns locais ficou mais tranquilo, mas era irritante.
I'm just a kid o rapá!!!
NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF
NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF
- ViolentFunky
- Aprendiz

- Contato:
Se eu fosse local queria respeito e preservação no meu pico. Só que na maioria das vezes não é "preservação" a desculpa mas exclusividade.Ate entendo a agressividade..Chegar playboy de fora sem cumprimentar,sem esperar a vez.. ninguem gosta. Até em ladeira de downhill nego q dropa vendo q tô na minha volta,eu já lanço um olhar e fico,se cair quero q se foda,se achar ruim chinela canta. E Ainda mais surf que depende de várias condições especiais.
Todo mundo quer a adrena,sabendo chegar,todos curtem esse divertem que é a essência.
Em SC acho que o localismo dos caras já mistura outras paradas;preconceitos raciais,culturais..
No Rio e SP é ego puro. Ou seja,se falta coletividade na sociedade,puta desigualdade e individualismo não seria diferente nas ondas ..
Agora no EUA,n me lembro,talvez Mavericks (q n eh qlqr um q entra) q tenha. Tretles tbm é encardido..
Todo mundo quer a adrena,sabendo chegar,todos curtem esse divertem que é a essência.
Em SC acho que o localismo dos caras já mistura outras paradas;preconceitos raciais,culturais..
No Rio e SP é ego puro. Ou seja,se falta coletividade na sociedade,puta desigualdade e individualismo não seria diferente nas ondas ..
Agora no EUA,n me lembro,talvez Mavericks (q n eh qlqr um q entra) q tenha. Tretles tbm é encardido..
Longboard Crew\\Boxe Mt.A: O mundo é diferente da ponte pra cá.Reverb&Destroy
- ViolentFunky
- Aprendiz

- Contato:
Em pico é família..
Esse exemplo q aconteceu foi no Ibirapuera. Tava no slide desceu um fdp a milhão fiquei dando minha volta se me derrubasse eu ia levantar babando..
Esse exemplo q aconteceu foi no Ibirapuera. Tava no slide desceu um fdp a milhão fiquei dando minha volta se me derrubasse eu ia levantar babando..
Pois é, mas os folgados mesmo não treinam. A galera do jiu acaba sendo mais respeitosa, mas os coroas que só surfam são muito folgados. Tenho vários amigos do jiu que são locais de lá.. E já conheci alguns surfistas locais tb, que nunca treinaram.. E vou te falar que os caras são abusados.BFS escreveu:O quebra mar foi o berço da gracie barra, quem é da antiga ou já treinou na Gracie sabe que a maioria dos locais treinavam lá, inclusive tem varias histórias sinistras nessa praia!
- ViolentFunky
- Aprendiz

- Contato:
Po,se pá sim heheGarfield escreveu:Tamo junto!!! Ibirapuera é foda mesmo, no máximo é para levar mina que ta começando a fazer, muita doidera se é loko.
É bem capaz de nos conhecermos então na vida real...
Eu só colo lá depois das 19h de dia de semana pra dar uns slides com meu tubarao e tirar a inhaca na ladeira da preguiça . De fds nem me atrevo..
- RicardoBJJ
- Contato:
sabe aquele campinho de várzea ou grama sintética "público", ou quadra poliesportiva de bairro... tenta vir de fora, chegar cedo com sua galera e começar a bater uma bola pra ver se os "locais" não vem babando pra ver qual é... localismo não existe só no surf, brasileiro adora isso.