Professor da UFRJ condenado por terrorismo é deportado para a França
Professor da UFRJ condenado por terrorismo é deportado para a França
O físico Adlène Hicheur, condenado por terrorismo na França, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi deportado do Brasil nesta sexta-feira (15). O voo dele deixou o Aeroporto Tom Jobim (Galeão) para pouco depois das 22h.
A vice-reitora da UFRJ, Denise Nascimento, foi para o aeroporto para tentar evitar a medida e pedir mais explicações sobre as acusações, mas voltou sem conseguir impedir a deportação, segundo a assessoria de imprensa.
Uma reportagem da revista "Época" revelou que o físico, de origem argelina, foi condenado por terrorismo na França. Preso em 2009, cumpriu a pena e chegou ao Brasil em 2013. A UFRJ diz que a contratação do professor seguiu os tramites habituais.
A Polícia Federal monitorava Adlène Icheur desde 2013. Em outubro do ano passado, agentes fizeram buscas na casa dele, no Rio, e na UFRJ.
Em carta a colegas, o professor disse que foi preso de forma injusta e que somente visitou sites islâmicos subversivos (veja no vídeo abaixo reportagem do Jornal Nacional de 12 de janeiro sobre o caso).
O caso
Decisão da Justiça francesa, à qual o Jornal Nacional teve acesso, cita mensagens trocadas entre Hicheur e um representante da rede terrorista Al Qaeda encontradas em buscas na casa do professor, em Ornéx, na França. O JN teve acesso a 35 emails que comprovariam relações do professor com a organização.
Em junho de 2009, ele recebe a proposta em francês:
"Caro irmão, vamos ser diretos: você está disposto a trabalhar dentro de uma unidade em ativação na França? Quais ajudas seriam possíveis oferecer? Quais suas sugestões?"
Ele responde que sim e diz que queria morar na Argélia, mas pode mudar seus planos e ir para a Europa se a estratégia for "trabalhar dentro da casa do inimigo e esvaziar o sangue das suas forças".
O integrante da Al Qaeda comemora: "Por Deus, você me agradou muito".
A Justiça francesa cita também documentos encontrados na casa de Hicheur sobre a historia do Islã. Um deles traz indicações sobre fuzis de precisão e detalhes militares.
UFRJ se manifesta
A UFRJ divulgou nota sobre o caso e se manifestou contra a deportação do professor.
Veja a nota na íntegra:
"A Reitoria da UFRJ foi surpreendida nesta sexta-feira, 15 de julho, com a notícia da sumária deportação do professor visitante Adlene Hicheur, pesquisador do Instituto de Física. Manifestamos extrema preocupação com a ação, anunciada sem apresentação de justificativas claras e atenção a princípios democráticos básicos, como direito à defesa.
O pedido de renovação de contrato do professor Adlene Hicheur foi analisado pelos vários colegiados da UFRJ e aprovado na universidade.
O professor desenvolveu na UFRJ novas linhas de pesquisa, assim como deu continuidade a trabalhos já em andamento quando da sua contratação. Dentre os trabalhos científicos realizados podem ser destacados artigos e descobertas importantes para a Física de Partículas".
Ministério da Justiça também se manifesta
O Ministério da Justiça também se manifestou sobre a deportação do professor da UFRJ.
Veja a nota na íntegra:
"O Ministério da Justiça e Cidadania comunica que, acolhendo recomendação do Departamento de Polícia Federal, fundada no Estatuto do Estrangeiro e respectivo regulamento (2º do art.57 da lei nº86.715, de 1981), tendo em vista o indeferimento do pedido de prorrogação de autorização de trabalho no país, e dada a conveniência ao interesse nacional, autorizou a deportação sumária do cidadão franco-argelino Adlène Hicheur".
fonte: globo.com
A vice-reitora da UFRJ, Denise Nascimento, foi para o aeroporto para tentar evitar a medida e pedir mais explicações sobre as acusações, mas voltou sem conseguir impedir a deportação, segundo a assessoria de imprensa.
Uma reportagem da revista "Época" revelou que o físico, de origem argelina, foi condenado por terrorismo na França. Preso em 2009, cumpriu a pena e chegou ao Brasil em 2013. A UFRJ diz que a contratação do professor seguiu os tramites habituais.
A Polícia Federal monitorava Adlène Icheur desde 2013. Em outubro do ano passado, agentes fizeram buscas na casa dele, no Rio, e na UFRJ.
Em carta a colegas, o professor disse que foi preso de forma injusta e que somente visitou sites islâmicos subversivos (veja no vídeo abaixo reportagem do Jornal Nacional de 12 de janeiro sobre o caso).
O caso
Decisão da Justiça francesa, à qual o Jornal Nacional teve acesso, cita mensagens trocadas entre Hicheur e um representante da rede terrorista Al Qaeda encontradas em buscas na casa do professor, em Ornéx, na França. O JN teve acesso a 35 emails que comprovariam relações do professor com a organização.
Em junho de 2009, ele recebe a proposta em francês:
"Caro irmão, vamos ser diretos: você está disposto a trabalhar dentro de uma unidade em ativação na França? Quais ajudas seriam possíveis oferecer? Quais suas sugestões?"
Ele responde que sim e diz que queria morar na Argélia, mas pode mudar seus planos e ir para a Europa se a estratégia for "trabalhar dentro da casa do inimigo e esvaziar o sangue das suas forças".
O integrante da Al Qaeda comemora: "Por Deus, você me agradou muito".
A Justiça francesa cita também documentos encontrados na casa de Hicheur sobre a historia do Islã. Um deles traz indicações sobre fuzis de precisão e detalhes militares.
UFRJ se manifesta
A UFRJ divulgou nota sobre o caso e se manifestou contra a deportação do professor.
Veja a nota na íntegra:
"A Reitoria da UFRJ foi surpreendida nesta sexta-feira, 15 de julho, com a notícia da sumária deportação do professor visitante Adlene Hicheur, pesquisador do Instituto de Física. Manifestamos extrema preocupação com a ação, anunciada sem apresentação de justificativas claras e atenção a princípios democráticos básicos, como direito à defesa.
O pedido de renovação de contrato do professor Adlene Hicheur foi analisado pelos vários colegiados da UFRJ e aprovado na universidade.
O professor desenvolveu na UFRJ novas linhas de pesquisa, assim como deu continuidade a trabalhos já em andamento quando da sua contratação. Dentre os trabalhos científicos realizados podem ser destacados artigos e descobertas importantes para a Física de Partículas".
Ministério da Justiça também se manifesta
O Ministério da Justiça também se manifestou sobre a deportação do professor da UFRJ.
Veja a nota na íntegra:
"O Ministério da Justiça e Cidadania comunica que, acolhendo recomendação do Departamento de Polícia Federal, fundada no Estatuto do Estrangeiro e respectivo regulamento (2º do art.57 da lei nº86.715, de 1981), tendo em vista o indeferimento do pedido de prorrogação de autorização de trabalho no país, e dada a conveniência ao interesse nacional, autorizou a deportação sumária do cidadão franco-argelino Adlène Hicheur".
fonte: globo.com
Re: Professor da UFRJ condenado por terrorismo é deportado para a França
Parece que fazia um bom trabalho, e ai o que acharam da deportação? Exagero por parte do Brasil ou algo correto? So lembrar que um autor de atentado na Italia recebeu asilo politico
- leo-laranjeiras
- Aprendiz

- Contato:
Complicado analisar assim friamente.
Ao menos teve base legal. Pior seria se fosse ao arrepio da lei.
Ao menos teve base legal. Pior seria se fosse ao arrepio da lei.
Sucesso é sucesso!!!
tinha que ter sido deportado pra cá:

- Syl Marques
- Contato:
Melhorou de vida!
Acabou sendo deportado para um local onde os laboratórios das universidades estão melhores aparelhados e os equipamentos funcionam!
E para o bem da ciência, a torre eifel vai inspirá-lo bem mais do que uma estátua fajuta de santo em topo de morro.
Tô até com inveja do cara... porque eu nem deportada daqui não posso ser.
Acabou sendo deportado para um local onde os laboratórios das universidades estão melhores aparelhados e os equipamentos funcionam!
E para o bem da ciência, a torre eifel vai inspirá-lo bem mais do que uma estátua fajuta de santo em topo de morro.
Tô até com inveja do cara... porque eu nem deportada daqui não posso ser.
"(...) transgêneros não precisam de tolerância, precisam de afeto mesmo (...)". LC
- leo-laranjeiras
- Aprendiz

- Contato:
Hahahahaha, eu não concordo nem um pouco com o que vc fala, mas acho engraçado essa parada sua de doação de órgãos.brunolobo escreveu:tinha que ter sido deportado pra cá:
Sucesso é sucesso!!!
é engraçado, mas faz TODO o sentido, só parar pra pensar por um segundo. só não faz sentido pra quem tem pena de criminoso hediondo mesmo.leo-laranjeiras escreveu:Hahahahaha, eu não concordo nem um pouco com o que vc fala, mas acho engraçado essa parada sua de doação de órgãos.
- leo-laranjeiras
- Aprendiz

- Contato:
Quem sabe... talvez num país mais justo do ponto de vista social eu concordaria com vc...brunolobo escreveu:é engraçado, mas faz TODO o sentido, só parar pra pensar por um segundo. só não faz sentido pra quem tem pena de criminoso hediondo mesmo.
Aproveitando o ensejo, como é o seu método de condenação? Tem direito à defesa, 2a instância?
Sucesso é sucesso!!!
sim, só que pra isso precisaria de um judiciário de verdade, não essa bosta aparelhada que é aqui, e que se baseia em leis feitas para o crime compensar. pra implantar isso que eu falo precisaria resetar tudo e fazer de novo, isso tá implícito. aqui nesse puteirão, é só o cara ter dinheiro pra pagar advogado foda que ele escapa, se for "dimenor" idem. tem lei pra isso, tem leniência pra isso, tem ideologia hegemônica inteira apoiando essas nojeiras. nossa situação é completamente teratológica (no sentido clínico da palavra mesmo).leo-laranjeiras escreveu:Quem sabe... talvez num país mais justo do ponto de vista social eu concordaria com vc...
Aproveitando o ensejo, como é o seu método de condenação? Tem direito à defesa, 2a instância?
se mesmo nessa situação teratológica um cara grandão consegue se dar mal, como é o caso desse terrorista, é pq não presta mesmo. imagina se o judiciário fosse sério, ele já tinha se tornado material orgânico para doação há muito tempo.
enfim, meu "método de condenação" é simples: tá mais que comprovado o crime hediondo? banco de órgãos. é um caso mais "nebuloso"? prisão perpétua e com o cara trabalhando pra pagar seu sustento, e com direito pra recorrer e tal
- Soothsayer
- Contato:
PHDookie escreveu:Parece que fazia um bom trabalho, e ai o que acharam da deportação? Exagero por parte do Brasil ou algo correto? So lembrar que um autor de atentado na Italia recebeu asilo politico
A própria notícia que você postou informa que o sujeito foi condenado por terrorismo .
Se isso não é motivo pra ele ser expulso do nosso país, não sei o que mais seria. É inacreditável que ele tenha conseguido entrar aqui, e ainda por cima como professor de uma federal.
"O Senhor é a minha força e o meu escudo; Nele o meu coração confia, e Dele recebo ajuda." Sl 28:7
Vocês leram e entenderam a notícia?
O cara foi condenado em 2009, e cumpriu a pena ANTES de vir pro Brasil. Além disso, ele foi condenado baseado numa troca de emails com um suposto agente da Al Qaeda, sem ter feito ações terroristas concretas. E foi numa época que ele estava em casa de licença médica e sob o efeito de remédios.
A situação dele no Brasil era legal.
O cara foi condenado em 2009, e cumpriu a pena ANTES de vir pro Brasil. Além disso, ele foi condenado baseado numa troca de emails com um suposto agente da Al Qaeda, sem ter feito ações terroristas concretas. E foi numa época que ele estava em casa de licença médica e sob o efeito de remédios.
Viril e leiteiro
- Hitmanbadass
- Contato:
Eu li e entendi, por mim, deportação correta, goodbye.
- Soothsayer
- Contato:
Justamente por ter sido ANTES que estou falando. Era um fato consumado, perfeitamente verificável junto à embaixadas, interpol, etc.The Boi escreveu:Vocês leram e entenderam a notícia?
Como é que um estrangeiro que tem como precedente uma condenação por terrorismo em outro país é autorizado a entrar no Brasil, às vésperas de uma copa/olimpíada? Foi uma falta de prudência extrema das autoridades brasileiras, pra dizer o mínimo.
"O Senhor é a minha força e o meu escudo; Nele o meu coração confia, e Dele recebo ajuda." Sl 28:7
Foi condenado por crime hediondo não suscetível de fiança, graça ou anistia. Tinha nada que estar fazendo aqui.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.
G.K. Chesterton, Orthodoxy.
Analisando friamente, o cara já possui uma condenação por terrorismo e foi flagrado trocando mensagens "suspeitas" com líderes de grupos terroristas. Falta mais o quê pra considerá-lo um perigo pra sociedade? Ainda mais às vésperas do maior evento esportivo do mundo.
Como disseram aí, esse cara não era nem pra ter posto os pés aqui dentro, quanto mais dar aulas em uma universidade.
Como disseram aí, esse cara não era nem pra ter posto os pés aqui dentro, quanto mais dar aulas em uma universidade.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin