Tópico dos Grandes Discos da Musica Brasileira

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
S_BJJ
Contato:

Tópico dos Grandes Discos da Musica Brasileira

Mensagem por S_BJJ » 15 Jul 2016 15:15

Acabou Chorare (Novos Baianos)

Imagem

Começar por aquele que pode ser o melhor disco da música brasileira de todos os tempos, a trupe formada por Pepeu Gomes, Paulinho Boca, Baby Consuelo, Moraes Moreira e companhia nos entrega em seu segundo trabalho um conjunto de músicas viscerais com fortes influências de músicas regionais, rock and roll e bossa nova. O disco abre com "Brasil Pandeiro", musica sugerida por João Gilberto (mentor do grupo) e composta por Assis Valente para Carmem Miranda que acabou não gravando-a, podemos ver claramente a cadência da bossa nova influenciando com a levada, acordes e nas vozes de Baby e Moraes. Segue o disco com "Preta Pretinha", musica em que Pepeu Gomes toca o bandolim em um dos melhores arranjos do disco, a música foi o maior hit da obra e "Besta é Tu" e "Tinindo Trincando" dominaram as rádios do país, esta última um belo exemplo da mistura de baião com rock psicodélico.
Spoiler:
phpBB [video]
Os Mutantes (Os Mutantes)

Imagem

Disco de estréia desta banda que é considerada por muitos como a melhor banda brasileira de todos os tempos, o disco abre com a faixa "Panis et Circenses" (que vem do latim e significa "Pão e Circo") composta por Gilberto Gil e Caetano Veloso, a canção "A Minha Menina" foi composta pelo cantor carioca Jorge Ben. Ela começa com Jorge Ben dizendo "Agora tosse, todo mundo tossindo", em seguida, Jorge Ben participa tocando o violão com delay e dá a cara de seu samba rock para a canção com o ritmo descompassado. Podemos perceber também a influência do rock progressivo inglês nas canções "O Relógio" e na jazzistica "Senhor F", além da mistura do psicodelismo de São Francisco em "Bat Macumba". Rita, Sérgio & Arnaldo são Emerson, Lake & Palmer tupiniquim.
Spoiler:
phpBB [video]
Tim Maia - 1970 (Tima Maia)

Imagem

Som & Fúria, não há adjetivo melhor para Tim Maia em seu primeiro disco. Recheado de influências do soul e funk e genialmente misturando com ritmos regionais brasileiros o saudoso Tim nos entrega uma obra prima da musica, sua parceria com Genival Cassiano chega ao ápice nesse álbum em "Primavera", além de conter talvez um dos melhores baiões de todos, "Coroné Antonio Bento", e obras como "Cristina", "Azul da cor do Mar" e "Padre Cícero". Disco para ser ouvido e re-ouvido repetidas vezes.
Spoiler:
phpBB [video]
Secos & Molhados (Secos & Molhados)

Imagem

Soltem os Pavões! Secos & Molhados, para facilitar a comparação, foram os Mamonas Assassinas dos anos 70, inigualáveis, inimitáveis, grande sucesso comercial e tudo isso passou como um cometa. O disco inovou o estilo musical da música popular brasileira com um som mais pesado que o usual e com o uso de maquiagem forte na capa, que remete ao glam rock, e desenvolveu gêneros como o pop psicodélico e o folk, a voz única de Ney Matogrosso colocou musicas como "Sangue Latino", "O Vira", "Assim Assado" e "Rosa de Hiroshima" no hall de clássicos brasileiros.
Ah! E foi o Kiss que imitou Secos & Molhados e não o contrário.
Spoiler:
phpBB [video]
Clube da Esquina (Milton Nascimento & Lô Borges)

Imagem

Aqui está a obra máxima do rock mineiro, influência para o Pato Fu, Skank, Marisa Monte e mais um monte de artistas, Milton & Lô conceberam um álbum recheado de clássicos, arranjos fenomenais, instrumentação de primeira e vozes super afinadas. Com toda certeza está em qualquer Top 10 da musica brasileira, ouvir esse disco é como ouvir Beatles, aliás o mesmo sofre grande influência do rock inglês com doses do progressivo de Peter Gabriel, ouçam "Paisagem na Janela" ao amanhecer de um dia frio tomando um bom café e será transportado para o interior de Minas dos anos 60/70.
Spoiler:
phpBB [video]
------

Por enquanto é só, espero que gostem, depois posto mais.
Bom som para vocês!
"Senhores, vocês tiveram a minha curiosidade. Mas agora vocês têm a minha atenção." - CANDIE, Calvin

"I'm not surprised motherfuckers!" - DIAZ, Nate

S_BJJ
Contato:

Re: Tópico dos Grandes Discos da Musica Brasileira

Mensagem por S_BJJ » 15 Jul 2016 16:05

O Inimitável (Roberto Carlos)

Imagem

O Inimitável é o canto do cisne de Roberto Carlos, álbum de transição entre a sua fase rock na jovem guarda e sua fase influenciada pelo Jazz e Soul.
Esse disco contém rocks mais densos como "Se você pensa" e "Ciume de você", bem diferente dos iê-iê-iê mais inocentes da fase anterior, "As Canções Que Você Fez Pra Mim" traz claramente um Roberto mais maduro influenciado pela musica negra norte americana, neste álbum Roberto posta sua voz com mais potência que ao contrário dos discos anteriores o importante era o ritmo.
Spoiler:
phpBB [video]
Cartola II (Cartola)

Imagem

Cartola era gênio, e em seu segundo disco ele fez transparecer toda sua genialidade como compositor e intérprete. Grande sucesso de crítica, o disco teve "As Rosas não Falam", "O Mundo É um Moinho", "Minha", "Sala de Recepção", "Aconteceu", "Sei Chorar", "Cordas de Aço" e "Ensaboa" além da interpretação do samba de Candeia "Preciso me encontrar". Clássico dos clássicos da MPB, logo ao soar da primeira dedilhada nas cordas do violão você já reconhece que é Mestre Cartola.
Spoiler:
phpBB [video]
Samba Esquema Novo (Jorge Ben)

Imagem

O que dá a mistura de Jazz, Bossa Nova, Samba e Rock? Dá em Samba Esquema Novo! Jorge Ben mostra aqui para que veio como compositor, letrista e intérprete. Samba Esquema Novo pode ser colocado Top 10 da música brasileira facilmente, contando com faixas como a reconhecidíssima "Mas que nada", "Chove Chuva", "Balança Pema" e "Por causa de você menina". Depois desse disco a música brasileira não foi mais a mesma e a partir daí tornou Jorge Ben (Jor) um dos maiores compositores da história de nossa música influenciando praticamente todos que vieram depois.
Spoiler:
phpBB [video]
"Senhores, vocês tiveram a minha curiosidade. Mas agora vocês têm a minha atenção." - CANDIE, Calvin

bastião
Contato:

Mensagem por bastião » 15 Jul 2016 16:07

Eu compro o disco por gostar mesmo das músicas que tenha nele, dificilmente levo a crítica em conta.
Esses ai tiveram baixas vendagens em suas épocas de lançamento o que torna os originais caríssimos hoje em dia.
Baixa vendagem é sinônimo que o povão passou longe...
Povão não gosta de pensar, daí a chance destes discos serem realmente BONS é muito alta!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_dos ... one_Brasil

Abs.
Alguns estão sendo relançados em vinil novamente, mas a qualidade é duvidosa... tem que ouvir para crer.
Quando olho para trás
há um vulto desconhecido
desfazendo-se em névoa...

Sempre que olho para trás
alguém que eu conheci
se perde na neblina...

SHIKI ( 1867-1902 )

Estrada da Primavera

S_BJJ
Contato:

Mensagem por S_BJJ » 15 Jul 2016 16:14

Edit.
Editado pela última vez por S_BJJ em 15 Jul 2016 16:42, em um total de 1 vez.

S_BJJ
Contato:

Mensagem por S_BJJ » 15 Jul 2016 16:17

bastião escreveu:Eu compro o disco por gostar mesmo das músicas que tenha nele, dificilmente levo a crítica em conta.
Esses ai tiveram baixas vendagens em suas épocas de lançamento o que torna os originais caríssimos hoje em dia.
Baixa vendagem é sinônimo que o povão passou longe...
Povão não gosta de pensar, daí a chance destes discos serem realmente BONS é muito alta!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_dos ... one_Brasil

Abs.
Alguns estão sendo relançados em vinil novamente, mas a qualidade é duvidosa... tem que ouvir para crer.

Tenho boa parte desses discos, com o tempo postarei mais review dos discos e alguns que não tem na lista como Made in Brazil, Camisa de Vênus, Zé Ramalho...
No meio de tanta desgraça acontecendo a musica pode ajudar trazer um pouco de alegria.

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 15 Jul 2016 16:27

Único que ainda tenho o físico:

Imagem
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

fee
Contato:

Mensagem por fee » 15 Jul 2016 16:46

Belo tópico:

Os discos do Tim maia e dos Secos e molhados são fenomenais, até hoje imagino o impacto do secos e molhados nos brasileiros seja pelo som ou pelo visual.
Editado pela última vez por fee em 15 Jul 2016 16:56, em um total de 1 vez.
Imagem

S_BJJ
Contato:

Mensagem por S_BJJ » 15 Jul 2016 16:46

[quote="kyo_spirit"][/quote]

Vou fazer uma review desse disco também, pra mim esse dos Mamonas é o álbum mais bem sucessedido da musica brasileira, tanto em termos comerciais quanto em termos artísticos.

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 15 Jul 2016 17:58

Excelente tópico! Não conheço todos os discos, mas já vou procurar pra ouvir.

Sobre o Cartola, o DVD do "Ney Matogrosso canta Cartola" é uma das coisas mais lindas que eu já ouvi.

zehmetal
Contato:

Mensagem por zehmetal » 15 Jul 2016 19:06

Tópico foda!
Já começou mitando com Mutantes, Secos e Tim!!!

Muito bom!!

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
Perdendo horas de vida em Fóruns de MMA desde 2003

Campeão do BJJF Fantasy
1º Campeão do PVT Fantasy

http://ufconfantasy.forumeiros.com

Blue Ocean
Contato:

Mensagem por Blue Ocean » 15 Jul 2016 20:51

Imagem

Imagem

Imagem
Enviado do meu teclado Patati Patatalk

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 15 Jul 2016 21:00

Imagem
Tapirus terrestris

S_BJJ
Contato:

Mensagem por S_BJJ » 16 Jul 2016 02:21

Da Lama ao Caos (Chico Science & Nação Zumbi)

Imagem

Primeiro álbum de estúdio dos "carangueijos pensantes" Chico Science & Nação Zumbi, essencial para o rock dos anos 90, revolucionário, mistura de rock, maracatu, embolada, funk, psicodelismo e musica afro, além de ser responsável pelo surgimento do movimento Manguebeat. Aclamado pela crítica Chico era um artista a frente de seu tempo e com composições como "A Cidade", "A Praieira", "Samba Makossa","Da Lama ao Caos" e "Rios, Pontes & Overdrives" a Nação Zumbi tomou de assalto a cena rock brasileira se tornando uma das mais importantes bandas do século. O mangue nunca foi tão bem representado.
Spoiler:
phpBB [video]
Mamonas Assassinas (Mamonas Assassinas)

Imagem

Em 1995 grande parte das bandas de rock queriam ser levadas a sério, na época a maioria sendo influenciadas pelo pós punk como A-Ha, The Police, The Smiths, The Cure... e outras sendo influenciadas pela cena grunge capitaneada por Nirvana e Pearl Jam, foi no meio desse turbilhão que surgiram Bento, Sérgio, Dinho, Samuel e Julio. Com letras sarcásticas e ácidas os jovens de Guarulhos conquistaram a crítica e o publico, os jovens e os idosos, os "cults" e o povão, não havia ninguém que não curtisse o cometa loucura Mamonas. Mamonas não era só besteirol, era uma crítica a sociedade e a formatos musicais daquela época em forma de bom humor, vemos a sátira aos programas "compre agora!" em "1406", ao romance brega em "Pelados em Santos", ao labutador de classe baixa em "Chopis Centis", ao nordestino e seu êxodo para SP em "Jumento Celestino", à música sertaneja em "Uma Arlinda Mulher" e "Bois Don't Cry", aos gays em "Robocop Gay", à cena headbanger em "Débil Metal", ao pagode em "Lá vem o Alemão", enfim poderia ficar horas faando dos Mamonas aqui, então se você nunca ouviu, ouça.
Spoiler:
phpBB [video]
Sobrevivendo no Inferno (Racionais Mc's)

Imagem

O maior grupo de rap do Brasil (e pra mim um dos maiores do mundo), Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay trazem no disco temas ligados a desigualdades sociais, miséria e racismo. Talvez "Capítulo 4, Versículo 3" seja a musica que melhor retrata a periferia de SP nos anos 90, com esse disco os Racionais chegaram a marca de venda de 1500000 cópias com uma gravadora independente, algo impensável pra época principalmente para o rap que ainda engatinhava até antes desse álbum. A realidade da periferia e de seus moradores está registrada em musicas como "Capítulo 4, Versículo 3", "Fórmula Mágica da Paz" e "Mágico de Oz", além de retratar a realidade do detento em "Diário de um detento". Esse disco mostra a furia dos exclusos do Brasil e é um tapa na cara em forma de ritmo e poesia na cara de quem mora no asfalto.
Spoiler:
phpBB [video]
Raimundos (Raimundos)

Imagem

O que dizer de um álbum que abre com "Puteiro em João Pessoa" e fecha com "Selim"? O Raimundos e seu forrócore surgiram e deram um gás no rock brasileiro dos anos 90 que já começava a perder força com o sertanejo mela cueca e o pagode, seu primeiro álbum é tido por muitos críticos como o melhor disco de estréia de uma banda de rock brasileira, mas não duvido que estejam certos, com um som potente, guitarras estrondosas, letras super criativas e um espírito adolescente, os Raimundos nos divertem com "Puteiro em João Pessoa", "Palhas do Coqueiro", "Minha Cunhada", "Nêga Jurema", "Deixei de Fumar" / "Cana Caiana", "Bê a Bá", "Marujo" e "Selim". A banda que transformou Zenilton em Punk.
Spoiler:
phpBB [video]

S_BJJ
Contato:

Mensagem por S_BJJ » 16 Jul 2016 14:39

Construção (Chico Buarque)

Imagem

Composto na época do exílio de Chico na Itália, recheado à criticas ao governo como na musica "Cordão", que fala sobre a censura que sofreu e pelas condições individuais do país em "Construção", esse disco marca a veia poética de Chico e suas letras de cunho político criticando de forma indireta o governo federal, ouça "Deus lhe pague" com essa visão e você perceberá o sarcasmo e a sagacidade de Chico para ao mesmo tempo unir metais em arranjo, samba e protesto em uma música. O disco conta com o lirismo e as poesias de protesto de Chico com os arranjos de Rogério Duprat e Magro, além de parcerias com Toquinho e Vinícius de Moraes.
Spoiler:
phpBB [video]
Jardim Elétrico (Os Mutantes)

Imagem

Aqui a banda brasileira enveredou mais ainda no hard rock psicodélico da cena de São Francisco a começar pela capa, uma planta de Cannabis Sativa. Nesse disco podemos destacar grandes experimentalismos com a tropicália, que havia terminado anos antes, rock progressivo e soul, a começar por "Top top", com gritadíssimos vocais de Rita e o com a corruptela "eu quero que você se top top top uh!", a banda ainda nos diverte com seu portunhol em "El Justiceiro", as pitadas de soul em "Benvinda" e em "It's very nice pra xuxu" e uma das 3 versões de "Baby". Apesar de ser um dos grandes discos da musica brasileira o mesmo foi marcado por brigas internas, drogas e outras viagens.
Spoiler:
phpBB [video]
Krig-ha, Bandolo! (Raul Seixas)

Imagem

Raul é o símbolo máximo do rock bicho grilo dos anos 70, e nesse disco ele mostra todo seu talento em musicas que misturam rock and roll anos 50, soul music e letras sarcásticas. Nesse disco ele começava a entrar de cabeça no misticismo que se tornaria mais evidente no álbum Gita, a musica "Metamorfose Ambulante" com a letra "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela vela opinião formada sobre tudo" e "As minas do rei Salomão" deixam transparecer, temos ainda uma crítica ao milagre econômico e classe média em "Ouro de Tolo", as canções "Rockixe" e "Al Capone" são as mais divertidas obras que remetem ao rock dos anos 50. Essa é a obra essencial do gênio, toca Raul!
Spoiler:
phpBB [video]

marofa
Contato:

Mensagem por marofa » 16 Jul 2016 15:04

Rap é compromisso do Sabotage é foda

Responder