O Sócio (The Profit) - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Chorickson

O Sócio (The Profit) - Tópico Oficial

Mensagem por Chorickson » 14 Jul 2016 11:01

Imagem
Descritivo:
Quando Marcus Lemonis não está administrando sua empresa multibilionária, a Camping World, ele vai em busca de empresas que estão desesperadas por dinheiro e no ponto para um acordo. Nos últimos 10 anos, reabilitou com sucesso mais de 100 empresas. Agora está trazendo esta habilidade para a série “O Sócio”, com uma proposta inédita. Em cada episódio, Lemonis faz às empresas uma oferta impossível de ser recusada: seu dinheiro em troca de uma parte do negócio e uma porcentagem dos lucros. Uma vez dentro da empresa, ele então faz de tudo para salvar o negócio e torná-lo lucrativo, mesmo que isso signifique demitir o presidente, promover a secretária ou fazer ele mesmo o trabalho.

Fonte: http://seuhistory.com/programas/o-socio

Trailer:
phpBB [video]

Primeiro Episódio (dublado em português)
phpBB [video]

Link do primeiro episódio: https://www.facebook.com/episodiosOsoci ... =2&theater

Demais episódios (no Facebook - não há necessidade de cadastro para assistir)
https://www.facebook.com/episodiosOsoci ... e_internal

Mais sobre Marcus Lemonis:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcus_Lemonis

Opinião pessoal:
Ele aplica os conceitos básicos da administração, algo aprendido logo no primeiro período ou então através de livros básicos.
Porém tenho amigos formados em administração e com MBA que mesmo após vários anos depois da formação ainda não estão bem de vida.
O que ele executa é baseado na lógica e no bom senso do óbvio, porém como mostra no livro Adams Óbvio (indico fortemente) às vezes a coisa mais difícil é enxergar aquilo que é óbvio.

Por favor, vamos opinar, trocar ideias, expor cases e quem sabe este se torne um tópico muito rico (no duplo sentido).

O que é necessário para que um negócio dê certo?

Ao longo dos episódios Mr. Lemonis diz algumas coisas como:
- Conheça profundamente seus números;
- Atente que todo negócio é dividido na regra do 3P, Produto, Processo e Pessoas (o mais difícil).
- Estoque parado = dinheiro parado
Entre outras pérolas de chofre, conforme ele também mostra no programa a forma prática de como executar estes princípios.

Minha pergunta seria: na sua opinião, quais são os princípios básicos para que um negócio dê certo?

Biruta
Contato:

Re: O Sócio (The Profit) - Tópico Oficial

Mensagem por Biruta » 14 Jul 2016 11:03

gosto mais do shark tank

Chorickson

Mensagem por Chorickson » 14 Jul 2016 11:06

Para quem não tem Facebook ou não está conseguindo acessar através do Facebook, achei alguns poucos episódios nesta lista de reprodução do Youtube:
https://www.youtube.com/playlist?list=P ... ofjfeKmeOU

PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por PescadorParrudo » 14 Jul 2016 11:19

Vejo sempre que dá, acho um ótimo programa

Chorickson

Mensagem por Chorickson » 14 Jul 2016 11:25

Biruta escreveu:gosto mais do shark tank
Olá Biruta, obrigado por sua opinião, eu também acho o Shark Tank legal.
Porém eu acho o comportamento dos investidores de lá imaturo, indelicado e diria até desnecessário.
E isto às vezes me desestimula assistir o programa.

Podemos (e devemos) jogar a real de forma sempre diplomática porque raros projetos (para não dizer todos, pois não lembro de nenhum no momento) não precisam de pessoas, par isto é essencial saber manusear susceptibilidades e gerenciar egos. Não há necessidade alguma de humilhar quem já está passando por dificuldades financeiras como muitíssimas vezes acontece no Shark Tank.

É justamente o que admiro no Lemonis, sua resiliência. Quando uma pessoa é arrogante até pode conseguir fazer negócios no momento em que for útil porém não haverá a confiança e cooperação necessárias ao gerenciamento de egos, que no meu ponto de vista é um pilar da lucrabilidade.
O Lemonis vai e arregaça as mangas junto com as pessoas (como no caso de uma doceria onde não dormiu pra cumprir um pedido de apenas 2 mil dólares, o que não é nada para um multimilionário) e continua sendo diplomático mesmo quando a pessoa mereceria (em tese) uma posição mais dura, como no caso do doceiro que ele investiu, que tinha um "sócio" pilantra. Talvez pelo Lemonis ser adotado e ter tido uma vida pessoal bem difícil antes de juntar seu patrimônio de 150 milhões de dolares (pouco, perto do patrimônio dos investidores do Shark Tank).
O que dá pra perceber ao longo dos episódios é que ele é um líder inspirador e muitos funcionários das empresas que ele salva começam a realmente admirar o cara.

Como entretenimento (o que para alguns justifica tal comportamento) o Shark Tank é válido, porém creio ser um mal exemplo.
Pode ser apenas a minha impressão pessoal, mas parece coisa de rico babaca que se mede pelo dinheiro, crendo-se melhor que o próximo e que pode ser infantilóide que "não vai dar nada", comportamento típico da maioria dos novos ricos por exemplo.

Inclusive em uma entrevista o Lemonis explica sobre a visão dele do Shark Tank (é longa e está em inglês, mas vale a pena ver).
phpBB [video]

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 14 Jul 2016 11:32

Assisto tbm e gosto bastante.

Não entendo nada de administração, mas tenho interesse. E o que vc falou é verdade msm. O que ele faz, DEPOIS que ele faz, parece ser o óbvio. É aquele negócio que parece estar ali e ninguém enxergou, e quando o cara diz, parece ser o óbvio ululante.

Mas o cara é muito fera, tem soluções simples e que geram uma mudança enorme. Gostaria de entender melhor de administração pra aproveitar esse programa e tentar aplicar algum dia, em algum empreendimento.

Pra ter esse conhecimento dele, se estuda oq, dentro da Administração? Gestão?

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 14 Jul 2016 11:36

Outro dia vi um sobre uma empresa de baterias de dois irmãos, um irmão fez a caveira do outro com os funcionários e o cara acabou saindo ele era o gênio da equipe. Aí o Marcus teve q ir atrás dele o convencer a voltar os irmãos fazerem as pazes foi bem legal. Tinha muita mágoa entre os dois rsrs

jrlordelo
Contato:

Mensagem por jrlordelo » 14 Jul 2016 11:51

Produto, processo e pessoas.. é a base de toda a administração dele, e tento dinheiro e influencia que ele tem, está multiplicando a fortuna, eu gosto bastante do programa..

leofla

Re: RE: Re: O Sócio (The Profit) - Tópico Oficial

Mensagem por leofla » 14 Jul 2016 11:57

Violence escreveu:Assisto tbm e gosto bastante.

Não entendo nada de administração, mas tenho interesse. E o que vc falou é verdade msm. O que ele faz, DEPOIS que ele faz, parece ser o óbvio. É aquele negócio que parece estar ali e ninguém enxergou, e quando o cara diz, parece ser o óbvio ululante.

Mas o cara é muito fera, tem soluções simples e que geram uma mudança enorme. Gostaria de entender melhor de administração pra aproveitar esse programa e tentar aplicar algum dia, em algum empreendimento.

Pra ter esse conhecimento dele, se estuda oq, dentro da Administração? Gestão?
Reforço a pergunta do colega violence.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

fee
Contato:

Mensagem por fee » 14 Jul 2016 12:01

Apesar de ter assistido poucos episódios também acho muito interessante este programa, acho legal olhar as coisas sob óticas diferentes.
Imagem

POBRELOKO
Contato:

Mensagem por POBRELOKO » 14 Jul 2016 12:18

O programa shark tank eu vejo mais como um show onde pessoas que tem a grana investem em ideias para lucrar nesse proprama existem investidores com conhecimento e as que "somente" tem a grana.
Já Marcus Lemonis conhece muito de negócios, de gente, parece ser um cara dentro do possível simples e trabalhador, um investidor sagaz e voraz onde vemos nos programas que apos ele entrar de sócio muda tudo que julga necessário. Tem um episodio que ele pede pra dona de uma peixaria vender seu carro (BMW) pois não condiz com o atual momento da empresa que estava quebrada, da pra perceber que ele corta na própria carne se precisar, no mais deve ter uma equipe foda pra gerenciar esse investimentos gosto muito do programa e da sua forma de conduzir as empresas.

Chorickson

Mensagem por Chorickson » 14 Jul 2016 12:50

O que mais me impressiona nesse programa é a resistência de muitos dos sócios.
Gente que por puro ego, mesmo a beira da falência, oferece uma resistência as idéias e mudanças propostas pelo Marcus.
Deveriam agradecer de um cara como ele estar dando atenção.

A partir disto eu comecei a observar 2 coisas:

1º Me auto observar para ver se eu mesmo não faço isto às vezes.
2º Ver que tem muita gente que poderia estar melhor financeiramente e que não está simplesmente por bloqueios emocionais. Eu iria dizer "burrice" porém tem gente que até é inteligente porém muito mal resolvida emocionalmente em relação à autoridade tendo uma ideia supervalorizada das próprias capacidades.

Talvez esta seja uma das coisas mais delicadas de lidar em sócios e funcionários. E o que eu mais admiro no Lemonis.

É complicado porque na nossa sociedade não recebemos educação emocional, não aprendemos a lidar com as nossas próprias emoções, ego, pessoas, etc. Temos que basicamente sermos autodidatas nisso ou errar várias vezes e aprender através do empirismo. Creio que isto deveria ser ensinado para crianças nas escolas, nossa sociedade no geral seria bem diferente.

Lee Jun-Fan
Contato:

Mensagem por Lee Jun-Fan » 14 Jul 2016 13:47

Uma das melhores séries da tv.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

Marcelo BJJ
Contato:

Mensagem por Marcelo BJJ » 14 Jul 2016 14:09

Sempre que está passando eu acabo assistindo, tem muita relação com meu trabalho e, como dito pelo Chorickson, você acaba comparando a reação das pessoas com as suas próprias, inclusive já me ajudou em uma situação profissional.

Os princípios usados pelo Marcus são de Administração Estratégica, Marketing, Logística e principalmente Vendas.

Mr.Vicem
Contato:

Mensagem por Mr.Vicem » 14 Jul 2016 14:13

O q não gosto do programa é q não mostram como ficou a situação da empresa no mesmo episódio, só bem depois q eles abrem algum espaço e fazem uma prestação de contas e tbm não gosto dos intervalos inúteis e intermináveis do History Channel. Fora isso, é muito bom de ver e assisto sempre q possível
Vi veri veniversum vivus vici

Responder