Você trabalha com o que gosta? Se arrepende de não ter feito outra coisa?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Careca do Brazzers
Contato:

Você trabalha com o que gosta? Se arrepende de não ter feito outra coisa?

Mensagem por Careca do Brazzers » 01 Jul 2016 09:58

Ultimamente venho pensando muito nisso, estou no quarto ano de engenharia, em uma universidade bem conceituada, estagiando e muito provavelmente serei efetivado quando me formar. Mas estou extremamente infeliz com o que faço, não sinto prazer nenhum em estudar muito, vou sempre na média e isso faz você se sentir medíocre e isso é um sentimento horrível. Eu sempre achei que fosse bobeira esse negócio de "ser feliz fazendo o que gosta", mas agora estou sentindo isso na pele. Eu estou pensando seriamente em largar tudo e ir fazer veterinária, pode parecer clichê mas desde criança falava pra todo mundo que eu ia ser um. Mas é complicado, largar um curso no quarto ano, e ai terei que arcar com uma particular (a maioria das públicas é período integral ai não tem como trabalhar), e provavelmente mudar para uma cidade menor pra diminuir os custos também, que é foda pelo fato de deixar os amigos para trás e o Jiu-jitsu também.

E você, faz o que gosta? mudaria algo se pudesse voltar no passado?

MAU
Contato:

Re: Você trabalha com o que gosta? Se arrepende de não ter feito outra coisa?

Mensagem por MAU » 01 Jul 2016 10:35

Não faço o que eu gosto, poucas são as pessoas que tem essa sorte. eu teria estudado mais quando mais jovem sempre fui muito relapso dava mais atenção as brincadeiras e aos colegas.
Somos uma geração sem peso nenhum na história.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 01 Jul 2016 10:41

Sim. Não.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

linus_sp

Mensagem por linus_sp » 01 Jul 2016 10:43

Cara. Voce tem que se conhecer bem antes de tomar uma decisao tao importante como a escolha da carreira

Tenho um amigo que largou engenharia no terceiro ano e mudou para psicologia pq ele viu que bao curtia engenharia. O cara nao fez muito dinheiro na vida mas este nao era o foco dele. Ele queia ter uma vida sossegada e fazer oq gosta

Ele nao é rico mas é feliz com oq faz. Tem o apartamento dele pago, trabalha pro governo e se nao me engano esta dando aula em faculdade agora.

Vc tem que ser sincero com vd mesmo. Uma vez um cara me procurou pq queria ser surfista profissional. Falei pra ele que surfar profissionalmente era diferente de surfar por prazer. Pra encurtar a hostoria ele acabou desistindo pq a ideia que ele tinha do que era ser surfista nao condizia com a realidade.

Oq posso te dizer é que nehum trabalho por mais que voce ame vai ser perfeito. Eu trabalhei em uma empresa que todo mundo quer trabalhar e vou te falar que depois de 3, 4 meses vira um trabalho coko outro qualquer. É legal, mas todo trabalho tem seus problemas. Se vc conseguir fazer algo que gosta excelente, mas aaiba que 99 por cento das pessoas trabalham em algo que nao è o sonho de vida deles

Poe na balanca oq é mais importante pea voce, realizacaonpessoal e profissional ou ser ter estabilidade. Ve se oq vc gosta tambem é algo com o q vc pode se sustentar.

MAU
Contato:

Mensagem por MAU » 01 Jul 2016 10:48

linus_sp escreveu:Cara. Voce tem que se conhecer bem antes de tomar uma decisao tao importante como a escolha da carreira

Tenho um amigo que largou engenharia no terceiro ano e mudou para psicologia pq ele viu que bao curtia engenharia. O cara nao fez muito dinheiro na vida mas este nao era o foco dele. Ele queia ter uma vida sossegada e fazer oq gosta

Ele nao é rico mas é feliz com oq faz. Tem o apartamento dele pago, trabalha pro governo e se nao me engano esta dando aula em faculdade agora.

Vc tem que ser sincero com vd mesmo. Uma vez um cara me procurou pq queria ser surfista profissional. Falei pra ele que surfar profissionalmente era diferente de surfar por prazer. Pra encurtar a hostoria ele acabou desistindo pq a ideia que ele tinha do que era ser surfista nao condizia com a realidade.

Oq posso te dizer é que nehum trabalho por mais que voce ame vai ser perfeito. Eu trabalhei em uma empresa que todo mundo quer trabalhar e vou te falar que depois de 3, 4 meses vira um trabalho coko outro qualquer. É legal, mas todo trabalho tem seus problemas. Se vc conseguir fazer algo que gosta excelente, mas aaiba que 99 por cento das pessoas trabalham em algo que nao è o sonho de vida deles

Poe na balanca oq é mais importante pea voce, realizacaonpessoal e profissional ou ser ter estabilidade. Ve se oq vc gosta tambem é algo com o q vc pode se sustentar.

MESTRE linus continue postando e sempre muito bom ler os seus textos. não ligue para os invejosos.
Somos uma geração sem peso nenhum na história.

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 01 Jul 2016 10:58

Trabalho com TI. Sou administrador de rede.

Na época que comecei a estudar redes, fui pela onda de todo mundo q falava que um CCNA ganhava 5k de salário inicial e outras baboseiras que as pessoas falam sem saber.

Hoje sou arrependido. Deveria ter ido atrás de algo que me desse prazer. Hoje em dia das 24 horas do dia eu fico 14 horas fora entre trabalhar e me deslocar (a empresa fica em jundiaí e eu moro em sp, vou de fretado).

Realmente eu acho que ganho mto mais que meus amigos de outras áreas, mas eu acabo trabalhando mto mais também. Estou em um projeto onde já trabalhei 9 finais-de-semana consecutivos, e agora vamos iniciar outro projeto. Fora algumas madrugadas no trabalho e projetos avulsos de final-de-semana.

Eu acho que é possível ter sucesso em qualquer área profissional. Você pode ser até palhaço, contanto que seja um bom palhaço.

Já tentei outras paradas mas nada deu certo, no momento to pensando qq eu faço com o futuro.
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

luce
Contato:

Mensagem por luce » 01 Jul 2016 11:05

Cara eu me formei em Engenharia da Computação, achei meu curso animal, principalmente a parte de eletrônica (tive pelo menos uma matéria de eletrônica em cada um dos 10 semestres) e meu tcc foi uma rede de fechaduras mecatrônicas wifi pra residências. Porém ao me formar vi que o mercado de trabalho pra mim se resumia à programação web, caso eu quisesse sair da faculdade já ganhando um dinheiro que eu pudesse me sustentar sozinho teria que partir pra esse rumo. Fiz uma especialização em desenvolvimento pra dispositivos móveis e trabalhei em algumas empresas de desenvolvimento diferentes e em diferentes focos.

Imagino que se eu tivesse seguido a linha de hardware/eletrônica eu seria mais feliz, mas nunca se sabe também porque eu não sei o que se resume o trabalho de um engenheiro mecatrônico, porque se for programar microcontrolador em linguagem C o dia todo acho que eu não iria gostar muito também não. Enfim, o que me fascinava na faculdade era desenvolver as placas eletronicas em conjunto com a programação das mesmas, construir um braço robótico que desenhava uma estrela, ou meu tcc, etc.

Sem falar que para com o que eu trabalho hoje (análise de sistemas/programação em geral) de nada adianta eu ter feito engenharia, ninguém te contrata como engenheiro, e os 5 anos de faculdade não valem de praticamente nada pra te diferenciar no mercado de trabalho.

codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por codematrixbr » 01 Jul 2016 11:08

amo o que eu faço !
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

MMATAQUE
Contato:

Mensagem por MMATAQUE » 01 Jul 2016 11:09

tópico pertinente...
eu sou tecnico em automação e estava completamente desmotivado com meu trabalho
a empresa agora me contratou para trabalhar como comprador e começo segunda feira... já vi que vai ser um stress do caralho, sem contar que trabalhar como comprador em empresa de petróleo é tenso (a empresa é pequena)
já mandaram algumas letras pra mim e já comecei a me questionar se o tédio e monotonia de antes eram tão ruins assim como eu pensava

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 01 Jul 2016 11:15

No início da faculdade eu vi que queria ser professor. Então, preparei-me para isso e emendei a graduação com o mestrado. Lecionei por um tempo no interior do Paraná e depois fui para Curitiba fazer o doutorado. Sempre tentei escapar de concursos públicos para algo que não fosse relacionado à área acadêmica. Quando vi que as faculdades particulares estavam cortando salários e demitindo professores, e vendo meus amigos fazendo concursos públicos, acabei me direcionando para isso. Pensei que entrando em um órgão novo, como uma agência reguladora, poderia ser algo interessante. Depois de um tempo, notei que no fundo, não muda muito. No final, tem muito trabalho burocrático e pouco desafiador. Gosto mesmo é de lecionar, e complemento a renda dando aulas em uma universidade privada.

Já pensei em fazer concurso para uma federal, mas teria uma diminuição considerável na renda. A Dilma mudou as regras dos concursos para professor e hoje, meso tendo doutorado, vc começa no nível inicial da carreira. O legal de fazer o que vc gosta é que mesmo sem se esforçar muito, o trabalho flui numa boa. Quando vc não gosta de algo, mesmo tarefas simples tornam-se uma tortura.

MMATAQUE
Contato:

Mensagem por MMATAQUE » 01 Jul 2016 11:26

Anônimo escreveu:No início da faculdade eu vi que queria ser professor. Então, preparei-me para isso e emendei a graduação com o mestrado. Lecionei por um tempo no interior do Paraná e depois fui para Curitiba fazer o doutorado. Sempre tentei escapar de concursos públicos para algo que não fosse relacionado à área acadêmica. Quando vi que as faculdades particulares estavam cortando salários e demitindo professores, e vendo meus amigos fazendo concursos públicos, acabei me direcionando para isso. Pensei que entrando em um órgão novo, como uma agência reguladora, poderia ser algo interessante. Depois de um tempo, notei que no fundo, não muda muito. No final, tem muito trabalho burocrático e pouco desafiador. Gosto mesmo é de lecionar, e complemento a renda dando aulas em uma universidade privada.

Já pensei em fazer concurso para uma federal, mas teria uma diminuição considerável na renda. A Dilma mudou as regras dos concursos para professor e hoje, meso tendo doutorado, vc começa no nível inicial da carreira. O legal de fazer o que vc gosta é que mesmo sem se esforçar muito, o trabalho flui numa boa. Quando vc não gosta de algo, mesmo tarefas simples tornam-se uma tortura.
acredito que esse é o grande ponto...
se vc "se mata" fazendo o que realmente gosta, no fim das contas, vc encara aquilo como uma batalha vencida, um triunfo
se vc se esforça além do esperado em algo que não curte, vc já se sente injustiçado, não reconhecido, frustrado e etc
e esse sentimento só tende a se desenvolver
eu conseggui eleiminar muito disso procurando observar meus feitos de uma maneira mais radical
comecei a classificar as coisas somente em "consegui e não consegui"

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 01 Jul 2016 11:34

MMATAQUE escreveu:acredito que esse é o grande ponto...
se vc "se mata" fazendo o que realmente gosta, no fim das contas, vc encara aquilo como uma batalha vencida, um triunfo
se vc se esforça além do esperado em algo que não curte, vc já se sente injustiçado, não reconhecido, frustrado e etc
e esse sentimento só tende a se desenvolver
eu conseggui eleiminar muito disso procurando observar meus feitos de uma maneira mais radical
comecei a classificar as coisas somente em "consegui e não consegui"

Fico pensando que com a mudança nas regras da previdência, terei que me aposentar aos 65 anos. Antes, pela regra dos 60 anos de idade e 35 anos de contribuição, eu iria me aposentar aos 62 anos. Estou com quase 44 anos. Só de pensar que ainda tenho pelo menos 21 anos aqui, chega a dar uma angústia. Prefiro nem pensar nisso.

dgm_nrt
Contato:

Mensagem por dgm_nrt » 01 Jul 2016 11:52

Atualmente meu trabalho tem sido entediante, já me deu mais prazer tempos atrás!
Estou fazendo pós em outra área e estou curtindo o curso, se conseguir algo na área da pós vamos ver se essa sensação de satisfação volta.
Independente disso ainda quero fazer cursos voltados a mecânica e funilaria e quem sabe um dia passe a restaurar carros antigos que é uma coisa que gosto muito.

JUNIORXANDO
Contato:

Mensagem por JUNIORXANDO » 01 Jul 2016 11:54

Trabalho com o que gosto e sou muito feliz por isso.desde cedo sempre gostei de jogos,card games,eletronicos,etc. hoje tenho uma loja física e virtual .

trabalhei por 16 anos com o meu pai ajudando-o a tocar um posto de gasolina.os últimos 5 anos que trabalhei com ele,foi sem vontade nenhuma,obrigaçao e pensamento de que deveria "levar o negocio dele adiante".me arrependo muito de não ter saído antes.

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 01 Jul 2016 12:22

JUNIORXANDO escreveu:Trabalho com o que gosto e sou muito feliz por isso.desde cedo sempre gostei de jogos,card games,eletronicos,etc. hoje tenho uma loja física e virtual .

trabalhei por 16 anos com o meu pai ajudando-o a tocar um posto de gasolina.os últimos 5 anos que trabalhei com ele,foi sem vontade nenhuma,obrigaçao e pensamento de que deveria "levar o negocio dele adiante".me arrependo muito de não ter saído antes.

Vende MTG? Tem link?
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

Responder