Página 1 de 7

Brasil, o país do “bom o suficiente”. Avião News

Enviado: 22 Jun 2016 08:46
por alexvozao
Querendo passar longe da “Síndrome de Vira-lata” que assola o brasileiro, não dá pra não falar de uma característica de fato irritante dos produtos que são vendidos aqui.

Se eles não são ruins, também não são exatamente ótimos. Eles são bons no ponto exato de não serem ruins, tão na média, são bons pra não gerar muita reclamação e poderem cobrar mais caro. São bons o suficiente.

Dificilmente a gente encontra no mercado produtos que são de fato excelentes, tanto em qualidade quanto em embalagem. Se eles são excelentes, provavelmente serão importados.

Quer exemplos? Dou exemplos.

Pacotes de torrada, bolacha, queijo, peito de peru etc, que tem aquele dispositivo “abre-fácil”. Abre fácil se não arrebentar no meio, se você conseguir desgrudar um lado do outro, se aquela fitinha vermelha tiver sido colocada certo. São as embalagens “tenta-a-sorte” ou “pega a granada lá”.
Imagem

E os copos de água com aquela orelhinha de alumínio que arrebenta quando você puxa? Ou se não arrebenta, a cola da tampinha é tão forte que não desgruda do copo nem a pau. Nos resta enfiar o nosso corajoso dedão através da tampinha e tomar uma água contaminada de dedão.

Recentemente, o episódio que mais me tirou do sério foi a da Maionese Heinz. Quem sabe, sabe: ela era maravilhosa, perfeita, eu me segurava (nem sempre conseguia) pra não comer ela de colherada. E é claro, era importada. Da Espanha, no caso.

Esses tempos eu já tava ficando agoniada, não achava mais a maionese em mercado nenhum. Pensei que o problema fosse a alta do dólar, sei lá. Eis que um dia ela ressurge, em embalagem nova, de plástico, novo rótulo brilhoso. A antiga era de vidro, basicona, com um rótulo de papel…normal.

Ou seje: ficou mais bonitona. Cromada. Curvilínea.

Fui feliz pra casa, peguei uma torrada (de um pacote tenta-a-sorte”) passei… choque! Totalmente diferente! Tava estragada? Eu tava resfriada e não sentia direito o sabor dos alimentos? Não! Os caras ALTERARAM A FÓRMULA DA MAIONESE.

Imagem

Passaram a fabricar no Brasil. Alteraram a fórmula pra pior. Deixaram a embalagem mais carnavalesca. Aumentaram o preço.

Me revoltei, deixei recado na página dos caras no Facebook, que foi hilariantemente respondido. Eu misteriosamente não encontrei essa conversa, mas foi algo do tipo “– Ei heinz, maionese ficou ruinzona hein?” e eles “– Oi Ana, ficou boa! Alteramos a fórmula e mudamos pra melhor” e eu “– Ahhh, ok, brigada por esclarecer, achei que tinha ficado ruim.“ Fim.

Assim, fui em busca de uma nova maionese. E é aí, meus amigos que se comprova a minha teoria do “bom o suficiente”: ela continua sendo a melhor, ou a menos pior. Por mais que eu tenha tentado mudar de maionese, não deu: ela continua melhor que as outras, mas não é mais tão boa.

Pra quê hein? Pra que a Heinz vai importar uma maionese incrivelmente boa da Espanha, se eles podem fazer uma menos boa aqui no Brasil mesmo, usando ingredientes piores e cobrando mais? Pra nada, ué.

“Ah, Ana, eles adaptaram pra melhor se encaixar no paladar nacional”

HA-HA-HA.

Aqui no Brasil nada precisa ser excelente. Em geral é ruim, mas quando é pra ser bom, não precisa ser tãaao bom assim, só bom o suficiente já basta.

https://naogostoufazoseu.com/2016/04/22 ... uficiente/

muito bom o texto, acho que todos temos a mesma impressão. Esses dias tava observando a qualidade daqueles pães de saco que compramos no supermercado ou padaria, lembro que antigamente eles eram bem massudos e duravam dias do mesmo jeito, hj já vem todo esfarelado, com gosto de comida reimosa e em poucos dias já não servem mais, triste pagar caro e ainda ter um produto ruim.

Re: Brasil, o país do “bom o suficiente”. Avião News

Enviado: 22 Jun 2016 09:38
por Paulo J.
Isso me lembra aquele programa inglês Joias Sobre Rodas no episodio em que o cara veio no Brasil comprar e vender carros. Teve uma hora que ele comentou sobre os carros nacionais que ele viu (ele só tinha vendido carro conhecido mundialmente como jipe e kombi) e a cara que ele fez é impagável, principalmente quando comentou sobre a Montana e o "gosto estranho do brasileiro". Pagamos caro por produtos ruins que o resto do mundo não compraria nem na promoção e para piorar achamos o máximo que essas porcarias sejam feitas aqui(a tal nacionalização das multinacionais) como se isso fosse relevante.

Re: Brasil, o país do “bom o suficiente”. Avião News

Enviado: 22 Jun 2016 09:51
por Aquaman
alexvozao escreveu:
Fui feliz pra casa, peguei uma torrada (de um pacote tenta-a-sorte”) passei… choque! Totalmente diferente! Tava estragada? Eu tava resfriada e não sentia direito o sabor dos alimentos? Não! Os caras ALTERARAM A FÓRMULA DA MAIONESE.
[/b]
Isso ai tem que perguntar no fórum da maionese... que eu saiba aqui é um fórum de luta.

ASUHAUHUASHUSHAUASH

Não pegue ar.
Abraços

Re: Brasil, o país do “bom o suficiente”. Avião News

Enviado: 22 Jun 2016 09:52
por alexvozao
Aquaman escreveu:Isso ai tem que perguntar no fórum da maionese... que eu saiba aqui é um fórum de luta.

ASUHAUHUASHUSHAUASH

Não pegue ar.
Abraços
mas o texto não é meu porque pegaria ar! :D

Re: Brasil, o país do “bom o suficiente”. Avião News

Enviado: 22 Jun 2016 09:58
por SKYWALKER
Aquaman escreveu:Isso ai tem que perguntar no fórum da maionese... que eu saiba aqui é um fórum de luta.

ASUHAUHUASHUSHAUASH

Não pegue ar.
Abraços
Bem lembrado rsrs
Mas aquele fórum é nível de maionese de 3°Qualidade...

Re: Brasil, o país do “bom o suficiente”. Avião News

Enviado: 22 Jun 2016 10:03
por Aquaman
Acho que isso é inerente da nossa educação/cultura. Tomo minha pessoa como exemplo. Sempre estudei para passar e ano e nunca para tirar A ou 10. Não foi por falta de cobrança e acompanhamento dos meus pais, mas por minha culpa mesmo. Lembro até hoje na faculdade tive matéria de Pesquisa Operacional, por algum milagre do destino eu tirei 10 no primeiro bimestre, então precisava no mínimo 2 para ter média 6 e ser aprovado... Fiz exatamente isso, caguei o segundo bimestre inteiro, matei aula, não fiz trabalho nem nada pois eu já estava "tranquilo". Pô eu podia ter estudo pra ter tirado outro 10 e ter fechado a matéria de maneira épica. Hoje, quando realizo meu trabalho as vezes caio nesta questão mesmo.
O mesmo assunto passa por várias esferas e setores da economia, como bem citou o amigo Paulo J. sobre os carros nacionais, e tirando a agronomia onde exportamos muito o resto é apenas o "suficiente".

Re: Brasil, o país do “bom o suficiente”. Avião News

Enviado: 22 Jun 2016 10:04
por Aquaman
alexvozao escreveu:mas o texto não é meu porque pegaria ar! :D
brinks alexvozao!

Re: Brasil, o país do “bom o suficiente”. Avião News

Enviado: 22 Jun 2016 10:20
por Krlos Eduardo
normal....nem vou prolongar porque senão o viralatismo vai ser pesado...

carga tributária, mimimi, altos impostos mimimi, gosto do brasileiro mimimi...

mas não, o empresário brasileiro não quer faturar o máximo possível gastando o mínimo possível e fazer qualquer merda que todo mundo irá comprar, o que na verdade tem até uma certa lógica empresarial nisso.

se estou lucrando com a lavagem e os porcos estão consumindo mais e mais, porque mudar?abaixa-se a qualidade e aumenta-se o preço.... máximo que róla é "chingar muito no Twitter"

não é só maionese.... são chocolates, carros, roupas, congelados, acessórios,CONSTRUÇÃO CIVIL, etc...

o exemplo mais clássico são os carros.

quando você viaja pra fora, aí é que a tristeza bate...

ou basta ir a um simples "emporium" da vida.... a diferença dos produtos é gritante porém a preços de rim. (que em sua matriz são produtos populares de gôndolas de mercado e acessíveis a população de origem)

é sentar e chorar...


Enviado de meu RAZR HD usando Tapatalk

Re: Brasil, o país do “bom o suficiente”. Avião News

Enviado: 22 Jun 2016 10:30
por KYO
É o país da mediocridade

Nunca a excelência, mas sim a mediocridade

É o contrário da cultura que impera no Japão, na Inglaterra, Alemanha, etc

Existem muitas pessoas excepcionais no Brasil, mas vai ficar emperrado no meio de tanta gente medíocre. E lá fora a mesma coisa... Existem pessoas medíocres, mas elas são cobradas, pois a mentalidade é diferente

De resto não digo nada, porque como o Aquaman, também tenho essa cultura da mediocridade enraizada em mim :-J

Me identifiquei muito com esse exemplo da prova =))

Re: Brasil, o país do “bom o suficiente”. Avião News

Enviado: 22 Jun 2016 10:42
por Chander
O nosso problema é a fama de povo feliz... "temos" orgulho de dizer que em meio a qualquer desgraça estamos felizes, sambando e curtindo uma praia... o jeito brasileiro de ser.
Aqui a malandragem é legalizada com o nome de jeitinho brasileiro.
Enquanto tivermos essa concepção, as coisas continuarão como estão.

Re: Brasil, o país do “bom o suficiente”. Avião News

Enviado: 22 Jun 2016 10:47
por Syl Marques
Não é vira-latismo.
Realmente temos tudo questionavelmente "bom o suficiente".
Vi frutas fantásticas "made in Brazil" lá fora... coisa que nunca vi por aqui. Nem sabia que existiam.
Mas eu ainda me irrito pelo outro lado da cadeia alimentar, quando (uns 20 anos atrás) reduziram o rolo do papel higiênico de 40 para 30m.
Esse caos todo começou no troninho... e pelo jeitão da maionese batizada, vai acabar no troninho.

Re: Brasil, o país do “bom o suficiente”. Avião News

Enviado: 22 Jun 2016 10:49
por MarceloL
Aqui o povo o gosta do Mc tasty, que tem um molho horróvel, então não podem reclamar da nova fórmula da maionese....hauhauahua

Re: Brasil, o país do “bom o suficiente”. Avião News

Enviado: 22 Jun 2016 11:00
por Anônimo
Uma coisa que reparo é que brasileiro gosta de quantidade. Se você falar para o cara que tem uma boa pizzaria que que cobra 60 reais por uma pizza, ele irá torcer o nariz e dizer que conhece um rodízio que custa 20 reais por cabeça e vc come até não aguentar mais. Já vi pessoas escolhendo o curso na faculdade pq a duração é menor ou é mais fácil de passar.

Quando você viaja para países como a Argentina e Uruguai, é possível ver que a qualidade de alguns produtos como lacticínio e biscoito é muito mais elevada do que no Brasil. Achar uma manteiga minimamente decente por aqui é quase um milagre. Eu comia a Aviação na lata tradicional, mas mudou para lata de alumínio e a fórmula foi alterada. Ficou uma porcaria.

Re: Brasil, o país do “bom o suficiente”. Avião News

Enviado: 22 Jun 2016 11:18
por ruud
vou dizer umas coisas, nossa maionese é melhor mesmo. e a embalagem de plastico tbm é melhor. a menos que a pessoa queira reaproveitar a embalagem ou colecionar. mas imagino que a 'finesse' não permita esse tipo de pobrice.
além disso, se viesse escrito 'gallinas camperas' seria uma delicia e de um sabor inovador.
Imagem
http://www.heinz.es/es-es/products/a/mayonesa

Re: Brasil, o país do “bom o suficiente”. Avião News

Enviado: 22 Jun 2016 11:21
por palashb
Anônimo escreveu:Uma coisa que reparo é que brasileiro gosta de quantidade. Se você falar para o cara que tem uma boa pizzaria que que cobra 60 reais por uma pizza, ele irá torcer o nariz e dizer que conhece um rodízio que custa 20 reais por cabeça e vc come até não aguentar mais. Já vi pessoas escolhendo o curso na faculdade pq a duração é menor ou é mais fácil de passar.

Quando você viaja para países como a Argentina e Uruguai, é possível ver que a qualidade de alguns produtos como lacticínio e biscoito é muito mais elevada do que no Brasil. Achar uma manteiga minimamente decente por aqui é quase um milagre. Eu comia a Aviação na lata tradicional, mas mudou para lata de alumínio e a fórmula foi alterada. Ficou uma porcaria.
Em relação aos produtos derivados de trigo eu já conversei com padeiro sobre isso, diz o cara que o governo tornou impossível ter o pão de sal barato e com qualidade, ai tem que fazer uma bosta senão o pobre se fode demais e os outros produtos mais gostosos lógico que fica num preço absurdo.