Legislação optometrista/oftalmologista
Legislação optometrista/oftalmologista
Perdão por brotar só para tirar uma dúvida. Não devo postar nada tem mais de um ano mas ainda continuo lendo, ficar postando tava me fazendo protelar bastante outras atividades haha. Então, indo ao ponto principal, fazendo um curso de empreendedorismo tive uma matéria voltada para o planejamento de novos negócios, e junto ao grupo tivemos uma ideia, porém não achamos muito material que explicasse se é viável legalmente.
Alguém sabe dizer se o exame feito por optometristas serve para a pessoa poder fazer um óculos, ou só o exame de oftalmologistas? Além disso, é permitido ter um oftalmologista dentro de ótica como um funcionário contratado ou não?
Agradeço muito quem puder responder, e agora que me loguei de novo já vi que vou voltar a protelar postando aqui haha, abraços.
ps: quem puder responder esse survey sobre a pesquisa de mercado do empreendimento eu agradeceria muito
https://docs.google.com/forms/d/1WjQOB5 ... E/viewform
Alguém sabe dizer se o exame feito por optometristas serve para a pessoa poder fazer um óculos, ou só o exame de oftalmologistas? Além disso, é permitido ter um oftalmologista dentro de ótica como um funcionário contratado ou não?
Agradeço muito quem puder responder, e agora que me loguei de novo já vi que vou voltar a protelar postando aqui haha, abraços.
ps: quem puder responder esse survey sobre a pesquisa de mercado do empreendimento eu agradeceria muito
https://docs.google.com/forms/d/1WjQOB5 ... E/viewform

Frank Mir herói nacional
Re: Legislação optometrista/oftalmologista
vai no sindicato e pergunta.. eles com ctz vão saber
ou conselho de classe..
-
pedrocwb87
- Contato:
Acho que é lícito a você ter um oftalmologista dentro de uma ótica como funcionário contratado. Não vejo problemas nisso
O problema é que o preço de se contratar um oftalmologista deve ser muito elevado. (oftalmologia é uma das residências mais caras e concorridas da medicina clínica)
O problema é que o preço de se contratar um oftalmologista deve ser muito elevado. (oftalmologia é uma das residências mais caras e concorridas da medicina clínica)
1 - Exercício ilegal da profissão - crime
2 - Venda casada - ato ilícito
Pode começar a planejar outro negócio.
Eu já tinha lido sobre isso. Só que não compreendi até onde isso é controlado. Se eu tivesse alguém para fazer os exames em uma sala fora da ótica, porém perto, cairia nesse problema? Que de qualquer maneira, não sou um oftalmologista, logo não me parece que haveria algum problema.Bruges escreveu:Não, por causa de conflito de interesses.
É vedado ao médico ser dono de farmácia, por exemplo.
A parte da venda casada eu já imaginava, agora quanto a parte do exercício ilegal da profissão eu tenho minhas dúvidas de até quando será. Pelo que parece já tem leis para a regulamentação do trabalho do optometrista sendo julgada (perdão se errei em algum termo, não manjo nada de legislação). De qualquer forma vou mandar email para os sindicatos e me informar melhor. Muito obrigado a todos que comentaram.Koupe escreveu:1 - Exercício ilegal da profissão - crime

Frank Mir herói nacional
Até quando será é exercício de futurologia. Dada a influência do CFM eu duvido que haja uma mudança na legislação em um curto período.ronin escreveu:Eu já tinha lido sobre isso. Só que não compreendi até onde isso é controlado. Se eu tivesse alguém para fazer os exames em uma sala fora da ótica, porém perto, cairia nesse problema? Que de qualquer maneira, não sou um oftalmologista, logo não me parece que haveria algum problema.
A parte da venda casada eu já imaginava, agora quanto a parte do exercício ilegal da profissão eu tenho minhas dúvidas de até quando será. Pelo que parece já tem leis para a regulamentação do trabalho do optometrista sendo julgada (perdão se errei em algum termo, não manjo nada de legislação). De qualquer forma vou mandar email para os sindicatos e me informar melhor. Muito obrigado a todos que comentaram.
O Supremo reiteradamente vem firmando sua posição que Técnicos em Óptica e Optometria não podem realizar exames, consultas e prescrever lentes.
Os conselhos de Opmetria vem informando erroneamente que a lei 12842/13 abriu uma brecha pelo veto da ex presidente Dilma, o Supremo já teve decisões após a citada lei mantendo o entendimento.
Segue decisão do Supremo do dia 26 de Abril de 2016, menos de um mês.
https://www.stf.jus.br/arquivo/djEletro ... 26_081.pdf
Página 270, decisão do Gilmar.
J
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."
Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!
SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS
Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!
SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS
Obrigado pela informação. Realmente vou ter que bolar um plano B, hahaha.Koupe escreveu:Até quando será é exercício de futurologia. Dada a influência do CFM eu duvido que haja uma mudança na legislação em um curto período.
O Supremo reiteradamente vem firmando sua posição que Técnicos em Óptica e Optometria não podem realizar exames, consultas e prescrever lentes.
Os conselhos de Opmetria vem informando erroneamente que a lei 12842/13 abriu uma brecha pelo veto da ex presidente Dilma, o Supremo já teve decisões após a citada lei mantendo o entendimento.
Segue decisão do Supremo do dia 26 de Abril de 2016, menos de um mês.
https://www.stf.jus.br/arquivo/djEletro ... 26_081.pdf
Página 270, decisão do Gilmar.

Frank Mir herói nacional
Com todo respeito ao teu plano de negócios, mas acho complicado vincular um oftalmologista com uma óptica. Oftalmologistas brigam com optometristas em um nível pior que esquerda x direita, e o mercado da optometria fechou muito pela força do conselho médico e legislação(particularmente eu concordo). Para oftalmologistas é proibido possuir ópticas, embora muitos consigam burlar a lei através de registro de terceiros.
Mas voltando ao plano de negócio, creio que o determinante, no caso negativo, é conseguir contratar um oftalmologista, pagar o salário, manter ele no cargo e ainda obter lucro. Como mencionado anteriormente, a residência de oftalmologia é uma das mais difíceis de entrar, até porque o salário é alto logo de saída. Um profissional bem colocado no mercado não ganha menos de 30k, isso forçando muito. Tenho um amigo que recém saiu da residência e foi para o interior do Pará. Além de um bom médico ele tem visão empreendedora, saiu de um pólo com muita concorrência e foi atender em uma região que, embora precária, concentra pessoas de renda em várias cidades. Resultado, está tirando entre 50k e 60k no mês.
Mas voltando ao plano de negócio, creio que o determinante, no caso negativo, é conseguir contratar um oftalmologista, pagar o salário, manter ele no cargo e ainda obter lucro. Como mencionado anteriormente, a residência de oftalmologia é uma das mais difíceis de entrar, até porque o salário é alto logo de saída. Um profissional bem colocado no mercado não ganha menos de 30k, isso forçando muito. Tenho um amigo que recém saiu da residência e foi para o interior do Pará. Além de um bom médico ele tem visão empreendedora, saiu de um pólo com muita concorrência e foi atender em uma região que, embora precária, concentra pessoas de renda em várias cidades. Resultado, está tirando entre 50k e 60k no mês.
Pelo que eu pude ver aqui e pesquisando a única possibilidade seria essa, de pagar o salário do oftalmologista e não oferecer nenhum desconto em relação à compra de óculos se fizer exame com o oftalmologista e vice versa. Mas ai acho que já ficaria inviável, muito dinheiro para pagar por mês. E pesquisando melhor eu também passei a concordar com isso, optometrista não é médico pra receitar nada.JohnBala escreveu:Com todo respeito ao teu plano de negócios, mas acho complicado vincular um oftalmologista com uma óptica. Oftalmologistas brigam com optometristas em um nível pior que esquerda x direita, e o mercado da optometria fechou muito pela força do conselho médico e legislação(particularmente eu concordo). Para oftalmologistas é proibido possuir ópticas, embora muitos consigam burlar a lei através de registro de terceiros.

Frank Mir herói nacional