Veterinário é proibido de dar consulta grátis e caso gera indignação na web

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
thiagobjj
Contato:

Veterinário é proibido de dar consulta grátis e caso gera indignação na web

Mensagem por thiagobjj » 02 Fev 2016 19:34

O veterinário de São Carlos (SP) Ricardo Fehr, que desde o dia 23 de janeiro passou a não cobrar pelas consultas aos sábados, foi impedido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de realizar os atendimentos gratuitos no consultório dele. Indignado, o médico postou um vídeo na internet que já tem mais de 7 milhões de visualizações.

Em nota enviada ao G1, o conselho esclareceu que ações de utilidade pública são aquelas realizadas por entidades sem fins lucrativos como, ONGs, instituições públicas ou entidades e empresas a elas conveniadas, tendo total apoio do órgão quando a sua finalidade estiver vinculada ao atendimento de animais carentes. "Lamentamos que profissionais que estão no mercado desconheçam a legislação que ordena o exercício da profissão", conclui o texto.
saiba mais
'Gratificante', afirma veterinário sobre
dar consultas gratuitas aos sábados
animais que foram notícias no ano
O veterinário afirmou nesta terça-feira (2) que pesquisa algumas ONGs da cidade para se filiar. No último sábado (30), ele recebeu a visita de uma representante do CRMV. A fiscal alegou que a prática da ação gratuita desrespeita o código de ética da profissão. “Achei que ela tinha vindo me dar parabéns pelo projeto, mas ela só veio me informar que o CRMV não considerou meu serviço como utilidade pública”, contou.

No momento, havia 40 cães na clínica à espera de atendimento. “Depois que ela saiu, para não suspender o atendimento, meu advogado resolveu pagar por todas as consultas das pessoas que estavam na fila”, disse o veterinário.

Artigo

No código de ética e conduta do CRMV, o artigo 20 afirma que “Ao médico veterinário não é permitida a prestação de serviços gratuitos ou por preços abaixo dos usualmente praticados, exceto em caso de pesquisa, ensino ou de utilidade pública”.
O conselho afirmou que exerceu sua competência legal e constatou que o veterinário é registrado e deve, por isso, seguir toda a legislação pertinente à atuação profissional. Também foi constatado que o estabelecimento veterinário estava funcionando de forma irregular com os artigos 27 e 28 da Lei nº 5.571/68, não possuindo registro no órgão de classe, assim como averbação de médico veterinário responsável técnico. Fehr discorda. “Se a minha clínica estivesse ilegal, teria sido fechada”, afirmou.
Repercussão
Após a interrupção das consultas, o veterinário gravou um vídeo contando aos internautas o aconteceu. A postagem ganhou repercussão e deu origem a criação de uma petição online, com mais de 20 mil assinaturas, que clama pela permissão de atendimentos gratuitos por veterinários autônomos. (Veja a íntegra no vídeo acima).
A Zaara também acabou levando uma receita médica para cuidar das coceiras (Foto: Carol Malandrino/G1)
CRMV alega que prática fere o código de ética e
conduta do órgão (Foto: Carol Malandrino/G1)
Fehr assumiu que recebeu muitas críticas, mas que está lisonjeado pelas mensagens de apoio. “Algo que é tão desagradável para veterinários de outros estados que estão pedindo que eu seja cassado, é tão importante para mim. É muito bom saber que estamos sendo apoiados por quase 5 milhões de pessoas. Tem advogados de todo o país querendo defender a minha causa gratuitamente, além do monte de comentários no Facebook”, relatou.

Atendimento
Por ora, os atendimentos gratuitos que eram realizados aos sábados terão que ser suspensos até nova ordem do CRMV. “95% dos cachorros atendidos nunca tinham ido a um veterinário, eram de áreas carentes. Agora vamos interromper, mas estamos indo atrás dos direitos legais”, explicou Fehr.

Segundo o veterinário, a intenção é reverter o quadro e manter os atendimentos. “Eu amo minha profissão, amo meus animais e amo ajudar as pessoas sempre que posso. Me sinto na obrigação de ajudar o próximo, de passar o meu conhecimento e fazer o bem para quem eu posso fazer. A minha intenção foi pura”, finalizou.

phpBB [video]

Porra mano, cadê a lógica nisso?

Assinem sem dó https://secure.avaaz.org/po/petition/Co ... m/?fOFLjeb
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

RFAbdo
Contato:

Re: Veterinário é proibido de dar consulta grátis e caso gera indignação na web

Mensagem por RFAbdo » 02 Fev 2016 19:52

Nem vou falar o que acho desses conselhos pra não perder meu humor

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 02 Fev 2016 19:54

Mas e se o cara cobrar 1 real? Ele n esta fazendo grátis mais correto?
N seria uma solução?

MãoDeMacaco
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por MãoDeMacaco » 02 Fev 2016 20:01

Brasil: país onde é proibido fazer boas ações.

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 02 Fev 2016 20:05

Esses conselhos são sindicatos da categorias, falar o que dessa gente. :-l
tjeua escreveu:Mas e se o cara cobrar 1 real? Ele n esta fazendo grátis mais correto?
N seria uma solução?
Parece que tem valor minimo ou algo parecido.
Tapirus terrestris

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 02 Fev 2016 20:07

Pois eh postei sem ver o video, q ridículo essa parada.

jhow
Contato:

Mensagem por jhow » 02 Fev 2016 20:12

Não vou nem falar do que acho desses conselhos pra não perder meu humor (2)

no mais, é só entrar na justiça que ele consegue rapidinho reverter essa situação. Ele é um profissional autônomo que tem o direito de fazer boaa ações através dos seus conhecimentos adquiridos na área.

Rinoceronte
Contato:

Mensagem por Rinoceronte » 02 Fev 2016 20:19

parabens para o cara. Sao poucas as pessoas que nao olham somente para o umbigo. E que fazem mesmo, pois falar é facil, o que é raro é ver gente agindo
Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:

^:)^ :ymapplause: http://stationfy.com/ :ymapplause: ^:)^

Lancaster
Contato:

Mensagem por Lancaster » 02 Fev 2016 20:22

Deve ter sido os outros veterinários de São Carlos que denunciaram e reclamaram... eu diria que uma pequeníssima quantidade de profissionais teriam a mesma iniciativa, por isso, impedir um colega de fazer isso é muito mais fácil.
Pela atitude, o veterinário cairia na simpatia da cidade, muitos deixariam de ir no seu veterinário para levá-lo na consulta gratuíta aos sábados... o profissional sendo bom, conquistaria muito mais clientes nos dias de semana, e é isso que a CRMV procura controlar, mas em todo caso, uma boa atitude que deveria ser seguido pelos outros veterinários em um sistema rodízio na cidade, isso talvez a CRMV não iria se opor.

Krlos Eduardo
Contato:

Mensagem por Krlos Eduardo » 02 Fev 2016 22:03

esses CR's aqui do Brasil...

tudo um bando de corporativista....
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science

Sedução
Contato:

Mensagem por Sedução » 02 Fev 2016 23:42

O meu conselho, em setemrbro, doou uma verba consideravel pra um batizado de indios..... ah! vai tomar no cu!

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 02 Fev 2016 23:49

Exemplo claro das coisas que insistem em puxar o Brasil pro atraso.

Nem a porra da Constituição porca que a gente tem esses cretinos respeitam. E a porra do art. 170? Faz o quê com ele? Enrola bem grosso e enfia no cu?

Responder