Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Malandrosp
Mensagens: 570
Registrado em: 25 Mar 2015 17:21
Contato:

Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Mensagem por Malandrosp » 25 Jan 2016 21:58

Engenheiros ficam sem emprego, mudam de área e vão até para o Uber

Imagem
Antonio Carlos Mitisuke Seirio virou motorista do Uber após ficar sem emprego como engenheiro

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

23/01/2016 18h23 - Atualizado às 18h53
10 mil
Mais opções
Recém-formada em engenharia civil, Ana Caroline Gomes, 23, decidiu continuar os estudos e fazer uma pós-graduação. O engenheiro mecânico Gutemberg Rios, 33, estuda migrar para o Canadá.

"Aqui não tem muita perspectiva de melhora a curto prazo", afirma ele, demitido da empresa onde atuava no final de outubro.

Rios faz parte da estatística de 496 demissões na carreira registradas no Distrito Federal no ano passado.

Em 2014, já foi possível notar uma redução de vagas: diferentemente de anos anteriores, o saldo entre engenheiros admitidos e desligados naquele ano foi negativo.

De acordo com estudo da Federação Nacional dos Engenheiros, foram, ao todo, pouco mais de 52 mil profissionais contratados e 55,1 mil demitidos.


GIGANTES SOB SUSPEITA

A queda nas atividades da construção civil e a Operação Lava Jato, que investiga suspeitas de corrupção na Petrobras e já prendeu executivos das principais empreiteiras do país, são apontadas como principais fatores para a crise no setor de engenharia.

E a expectativa dos profissionais para este ano não é animadora.

"Para ter obra, precisa haver uma decisão de investimento. Seja do comércio, que vai fazer uma galeria de lojas, seja de alguém que vai reformar a residência. E quem é que está tomando a decisão de investir hoje?", questiona Eduardo Zaidan, vice-presidente do Sinduscon-SP (sindicato da construção civil).

Somente no ano passado, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, o setor da construção civil fechou 416,9 mil vagas.

Para Zaidan, o atual cenário gera um novo "desmonte" na carreira, que recentemente enfrentou carência de profissionais qualificados.

A atual crise no setor de engenharia é comparada, por profissionais mais experientes, à chamada década perdida, nos anos 1980.

Naquele período, diante de uma crise profunda na economia, os engenheiros começaram a migrar para funções em outras áreas.

"A economia brasileira parece voo de galinha: uns anos são bons, o resto é ruim. Mas acho que este é o pior momento, porque não tem perspectiva de que vai melhorar", afirma Daniel Galano, 52.

Formado em engenharia mecânica em 1987, ele foi demitido da empresa em que atuava em 2014 e, desde então, não conseguiu outro trabalho na área.

Também graduado na década de 1980, Antônio Seirio, 55, aponta dificuldade em se fixar na carreira vinculada "diretamente à indústria", em que se especializou.

"Se a economia não gira, não se contrata engenheiro", diz ele, com um MBA no currículo, feito a partir de programa do governo federal, o chamado Promimp (programa de incentivo à indústria).

Nos últimos anos, Seirio ocupou funções técnicas em diferentes empresas e, desde novembro, trabalha como motorista do Uber, serviço de transporte particular.

"Já vi situações difíceis, mas não como essa", resume Célia Almeida, 42. Demitida em outubro da empresa em que trabalhava como engenheira ambiental, hoje atua no mesmo local, mas por contrato. O trabalho em tempo integral, de 8,5 salários mínimos, foi reduzido para atividade parcial e 4 mínimos.

Com quatro filhos, todos na universidade, recorreu ao seguro-desemprego.

"Banhos quentes viraram mornos. O pacote de internet acabou, só eu tenho celular pós-pago agora. Estou segurando o dinheiro que ganho", afirma Almeida.

MAIS FORMADOS

Nos últimos anos, no entanto, houve aumento da procura pela profissão.


Entre as cinco áreas com mais demanda por profissionais (como engenharia civil e mecânica), o número de formandos cresceu 60,6% entre 2010 e 2013.

"Precisamos de mais engenheiros", disse em 2013 Aloizio Mercadante, então ministro da Educação (ele voltou ao posto em 2015). Naquele ano, o número de calouros de engenharia superou, pela primeira vez, o de direito.

A questão é que, agora, o cenário se inverteu e a recessão passou a exigir que os engenheiros busquem novas áreas de atuação profissional.

INVESTIMENTO NO LIXO

"Estamos jogando fora um investimento tremendo em recursos humanos. Cada um vai ter que se virar para determinado lado. O problema é que não tem emprego para lado nenhum", diz Zaidan.

Essa foi a mesma conclusão a que chegou um engenheiro eletricista da OAS, onde trabalhou por pouco mais de três anos na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

No auge das atividades, o projeto em que atuava chegou a reunir 12 mil operários. Quando foi demitido, em março do ano passado, eram 300. Desde então, não encontrou vaga em cargo semelhante ao que atuava.

"Eu achava que ia conseguir achar, porque tinha um currículo bom, numa grande empresa do país, numa grande obra. Mandei currículos, me inscrevi em sites e não recebi nenhuma resposta de emprego associado à engenharia", diz ele, que prefere não ter o nome divulgado.

Na visão do profissional, a Operação Lava Jato contribuiu para a redução das atividades da empreiteira, a segunda maior do país, que teve cinco executivos condenados pela Justiça Federal do Paraná por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.

"Criou-se uma situação não só política -porque tinha gente da empresa sendo presa- mas financeira, porque os bancos começaram a parar de emprestar", diz.

Hoje, atuando no setor de hotelaria, ele recebe um quarto do salário que tinha como engenheiro.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/20 ... ntar.shtml

E a crise no Bostil ta afundando todo mundo.

gnomo
Mensagens: 283
Registrado em: 12 Out 2014 21:17
Contato:

Re: Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Mensagem por gnomo » 25 Jan 2016 22:20

Começou a campanha de desmoralização da operação lava jato orquestrada pelas empreiteiras e pelo PT.

Matéria paga para mostrar "os males" da lava jato

A culpa da crise é do governo e dos empresários corruptos.

Lava jato não é causa da crise mas sim parte da solução.

Avatar do usuário
brunodsr
Mensagens: 15738
Registrado em: 04 Jul 2014 18:09
Contato:

Re: Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Mensagem por brunodsr » 25 Jan 2016 22:24

Eu conheço muita gente que comprou imóvel na planta pra investir e tá com a batata quente na mão. Nem conseguiram vender e nem conseguem pagar as intercaladas. O que vai ter calote e nego devolvendo imóvel, não tá na conta.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

RatoBravo
Mensagens: 366
Registrado em: 05 Nov 2014 23:44
Contato:

Re: Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Mensagem por RatoBravo » 25 Jan 2016 22:27

Estou formando em Engenharia esse ano, fiz 3 estágios na minha graduação, tinha muito emprego na área até 2014. Hoje não arrumo NADA, nem pra entrevista estão me chamando mais. Pior que o fato de ser uma área promissora e com muitas oportunidades contou muito na escolha da engenharia, na época que iniciei. Depois do sofrimento todo para formar, me vejo perdido sem nenhuma perspectiva.

Avatar do usuário
cardonelli
Mensagens: 15566
Registrado em: 01 Out 2014 16:40
Contato:

Re: Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Mensagem por cardonelli » 25 Jan 2016 23:09

mudando um pouco de assunto, quais seriam as profissoes em alta nesse periodo de crise??
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

galo
Mensagens: 441
Registrado em: 09 Out 2014 20:17
Contato:

Re: Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Mensagem por galo » 25 Jan 2016 23:15

Eu sou Engenheiro. Entrei em 96 é formei em 2000.
O Mercado Sempre foi assim. Acompanho o mesmo desde 97 qdo os amigos de republica comecaram a se formar. Enfim, saiu no jornal nacional a palavra crise, fodeu, o mercado retrai e comecam as demissoes na engenharia. Pior ano que passei foi 2008. Nem esse 2015 conseguiu bater.

Violence
Mensagens: 4820
Registrado em: 20 Out 2014 19:47
Contato:

Re: Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Mensagem por Violence » 26 Jan 2016 02:10

cardonelli escreveu:mudando um pouco de assunto, quais seriam as profissoes em alta nesse periodo de crise??
Advogado especializado em delação premiada. kkkkkkkkkkkkkk :-J

Avatar do usuário
donluiz
Mensagens: 292
Registrado em: 15 Jan 2016 21:52

Re: Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Mensagem por donluiz » 26 Jan 2016 05:51

lembro um tempo atrás quando diziam que engenharia era o caminho, pq faltava gente, que era p todo mundo fazer, eu só pensava, isso vai dar merda
Imagem
- PAPA BLESS.
Spoiler:
18.6.2015

Boca
Mensagens: 1269
Registrado em: 16 Jan 2015 20:28
Contato:

Re: Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Mensagem por Boca » 26 Jan 2016 06:50

ppandrade escreveu:Meu irmão foi um que entrou na engenharia em 2014 e tenho pena do mercado de trabalho que ele irá entrar.

Na antiga empresa onde eu era trainee recentemente fecharam duas unidades e além de centenas de operários foi também uma caralhada de engenheiro.

Os colegas engenheiros que ainda estão empregados em outras empresas estão com o cú na mão, mesmo os competentes e com bom currículo, vão ter que engolir estagnação ou até decréscimo no salário e achando muito bom por não ter sido despedido (um me relatou ter ouvido isso do diretor).

Deve haver uma migração para outras áreas, inclusive a minha de Finanças, assim como em décadas passadas.
A performance da economia tende a ser cíclica, então é provável que até ele se formar a situação esteja melhor...

Avatar do usuário
Hans de Sulivan
Mensagens: 4725
Registrado em: 25 Out 2014 08:22
Contato:

Re: Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Mensagem por Hans de Sulivan » 26 Jan 2016 07:21

O piso é escroto mesmo, MT alto. Mas todos os meus amigos engenheiros formados estão empregados. O mercado nunca absorveu todo mundo, inclusive, meu pai que é engenheiro a mais de 30 anos diz que o mercado está melhor do que antes.

Não acredito que esteja saturado o mercado, até porque Engenharia é p poucos , diferentemente de direito que apesar de ser um curso pesado e extenso, não tem maiores mistérios como cálculos complexos.

As obras estão a todo vapor ainda e mais responsável pela desaqiecida no setor talvez seja o estouro da bolha imobiliária.

Agora, o exercício de qualquer profissão é MT complexo. O cara p ser absorvido e bem aceito mercado, principalmente de Engenharia, tem que ser bem desenvolto e dinâmico, além de ter 2 línguas estrangeiras e intercâmbio.

Avatar do usuário
Galinoia
Mensagens: 1618
Registrado em: 20 Jun 2014 10:41
Contato:

Re: Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Mensagem por Galinoia » 26 Jan 2016 07:23

Engenharia está complicado mesmo, meu tio é Engo Civil, depois que se formou se ferrou bastante, mas hoje está nas cabeças, está muito bem, mas reconhece que o mercado ta fodido mesmo.
I'm just a kid o rapá!!!

NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF

Avatar do usuário
TuPeT
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 4688
Registrado em: 14 Jun 2014 15:19
Contato:

Re: Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Mensagem por TuPeT » 26 Jan 2016 07:28

O negócio é que essa realidade não é só para engenheiros, temos que abrir o olho. É triste ver essa galera perdendo emprego no que era uma das profissões do futuro, mas o mercado em geral está assim.

E vamos combinar, a culpa disso não é da Lava Jato, e sim das falcatruas, desvios, roubos e atos ilícitos cometidos por construturas, políticos, lobistas, advogados... A culpa não é de quem investiga, é do criminoso.
“Go then, there are other worlds than these.”

Avatar do usuário
Celão
Mensagens: 4899
Registrado em: 26 Nov 2014 15:12
Contato:

Re: Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Mensagem por Celão » 26 Jan 2016 08:14

A crise tá aí pra todo mundo, não apenas pra quem se formou em Engenharia.
O ponto, digamos, negativo é que boa parte dos engenheiros se forma pensando no mercado da indústria e esse é o segmento mais afetado nessas crises. Em contrapartida, como ponto positivo, o Engenheiro acaba sendo mais valorizado para outras posições que, tradicionalmente, são ocupadas por profissionais de outras formações. O Engenheiro é visto como um profissional mais versátil. Tenho alguns clientes na área de Recursos Humanos onde o ponto de contato é Engenheiro. Seguradoras recentemente estavam atrás de Engenheiros para as áreas de processo.

Enfim, se o cara ficar só naquela de bater na mesma tecla, a coisa fica complicada. Tem que ampliar os horizontes.

Avatar do usuário
gus77
Mensagens: 3251
Registrado em: 05 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Mensagem por gus77 » 26 Jan 2016 10:31

Devido a economia o desaquecimento do mercado imobiliário, que puxa muita coisa junto. E tem também a diminuição do ritmo de obras públicas de infraestrutura.

Avatar do usuário
sawadee-krap
Mensagens: 2400
Registrado em: 08 Set 2014 12:07
Contato:

Re: Antes escassos, engenheiros entopem mercado de trabalho.

Mensagem por sawadee-krap » 26 Jan 2016 11:09

Trabalhei 4 anos em uma empresa de engenharia (área financeira), fiz muitos amigos lá. Essa semana encontrei um amigo que ainda está lá, falou que a empresa está quase fechando, de todo o administrativo restou ele e mais uns cinco. Era empresa com mais de 300 funcionários, incluindo pedreiros, 90% da empresa foi mandada embora. Tinham 6 engenheiros, restou apenas o engenheiro chefe.
Mas a crise está para todos, não só engenharia. É bom segurar o emprego que tem o máximo que puder!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 276 visitantes