Página 1 de 2

ABSURDO: Brasil muda padrão mundial para microcefalia

Enviado: 04 Dez 2015 14:46
por Lee Jun-Fan
Novo protocolo em PE muda de 33 para 32 cm medida de microcefalia

Dos 646 casos notificados, apenas 211 atendem ao critério da OMS. Secretaria de Saúde admite 'sensibilidade', mas diz que não houve erro.

A partir desta quinta-feira (3), só serão considerados como microcéfalos em Pernambuco os bebês que tenham perímetro cefálico igual ou inferior a 32 centímetros -- e não mais 33 cm. Em novo protocolo finalizado na quarta-feira (2), o estado decidiu adotar os parâmetros definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O protocolo também determina que as mães que apresentarem manchas vermelhas pelo corpo (exantema) durante a gestação devem procurar a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para que o caso seja notificado.

"Não houve diagnóstico errado. Era preciso, no primeiro momento, pegar tudo e, a partir dali, a gente começar a fazer a triagem. Em alguns desses casos o bebê pode ter a cabeça normal, com 33 cm, e dentro, um cérebro com alterações", afirmou Luciana Albuquerque, secretária executiva de Vigilância em Saúde/PE. "Antes erámos mais sensíveis, era importante porque era algo desconhecido, não sabíamos com o que estávamos lidando", reconhece.

Luciana explicou que o limite de 33 cm era usado no estado porque alguns profissionais percebiam alterações tomográficas. Segundo ela, a experiência acumulada gerou o entendimento de que é preciso ser mais específico e atender aos critérios da OMS. "O importante nisso tudo é dizer que vamos garantir todo o atendimento das crianças que já foram notificadas até hoje na nossa rede de referência", assegurou.

Até o último sábado (28), o Ministério da Saúde confirmou 1.248 casos suspeitos de microcefalia em 13 estados e no Distrito Federal. Pernambuco é o estado brasileiro com maior número de casos suspeitos -- até agora, foram 646 notificações. O número já representa crescimento em relação ao último levantamento, divulgado no dia 24 de novembro, em que foram contabilizados 487 casos em PE.

Luciana Albuquerque explicou que, dos 646 casos notificados, apenas 211 atendem esse critério da OMS. "De fato o número é bem maior se comparar com os que cabem entre os critérios da OMS. Mas esse novo protocolo não altera os dados já divulgados. Esses bebês serão acompanhados pela nossa rede, porém os que vamos considerar com microcefalia de agora em diante são os que tem 32 centímetros ou menos. O número de 646 não será descartado porque serão avaliados", disse. Segundo ela, os bebês com perímetro cefálico de 33 cm não são considerados pela OMS com microcefalia, mas podem apresentar algum problema clínico ou no exame de imagem. Serão descartados os que não apresentarem nenhuma alteração.

Ainda de acordo com o documento, as manchas vermelhas no corpo das gestantes não indicam, necessariamente, a condição de microcefalia nos fetos, mas já foi observado em mães de recém-nascidos com a alteração congênita e deve ser considerado como um sinal de alerta para a gestante.

De acordo com o Protocolo Clínico e Epidemiológico de Microcefalia, as notificações serão, a partir de agora, para bebês com perímetro cefálico menor ou igual a 32 cm, no caso de recém-nascidos, e para fetos que apresentem circunferência craniana com dois desvios padrão abaixo da média para a idade gestacional. Anteriormente, a notificação era feita após detecção de crianças recém-nascidas com perímetro cefálico menor ou igual a 33cm.

Imagem

O documento tem o objetivo de estabelecer critérios para detecção e modificação de quadros de microcefalia em fetos e recém- nascidos no Estado de Pernambuco, além de definir fluxo e orientações adequados para o diagnóstico, assistência e vigilância de gestantes e de bebês microcéfalos.

A alteração do padrão de ocorrência dos registros de microcefalia em bebês em Pernambuco nos últimos cinco anos, registrada pelo Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc) da SES, foi uma das principais motivações para a criação do documento. De 2011 a 2015, sobretudo entre os meses de agosto e setembro desse ano, o registro de nascimento de bebês microcéfalos apresentou características acima do padrão dos anos anteriores. Para a SES, a ocorrência pode ser justificada por motivos como infecções congênitas transmitidas da mãe para o bebê ou por causas não-infecciosas, transmitidas no primeiro trimestre da gravidez.

Ainda não há informação de que parâmetro o Ministério da Saúde estava utilizando sobre a microcefalia e se outros estados vão aderir ao novo protocolo já considerado em Pernambuco. O Ministério da Saúde já foi procurado pelo G1, que ainda não obteve resposta.

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/ ... falia.html

E é oficial, será protocolo para todo Brasil: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/20 ... falia.html

CANALHAS. CANALHAS!

Re: ABSURDO: Brasil muda padrão mundial para microcefalia

Enviado: 04 Dez 2015 14:55
por acordeao
Mudar os parâmetros sempre foi a saída dos PTralhas.

Fizeram isso em relação ao analfabetismo, desemprego, miséria e sabe-se lá mais quais informações só para maquiar as informações e enganar o povo com falsas estatísticas.

Re: ABSURDO: Brasil muda padrão mundial para microcefalia

Enviado: 04 Dez 2015 14:55
por Tonho
Eu adoro o PT arrumando os problemas do Brasil na canetada..... 13 anos de administração incompetente loteando ministérios importantes como o da saúde com cumpanheiros....

Re: ABSURDO: Brasil muda padrão mundial para microcefalia

Enviado: 04 Dez 2015 15:04
por terroso
Não entendemos disso pois somos brasileiros médios, precisamos do Mestre para explicar o porque de tudo isso.

Re: ABSURDO: Brasil muda padrão mundial para microcefalia

Enviado: 04 Dez 2015 15:34
por Lee Jun-Fan
Philly Shell escreveu:Que eu saiba, o governador do Pernambuco é do PSB e não do PT.
Aliado fortíssimo hoje da Dilma o Paulo Câmara.

E Philly, tem outro link: o Ministério da Saúde adotou essa medida protocolar em todo Brasil: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/20 ... falia.html

Re: ABSURDO: Brasil muda padrão mundial para microcefalia

Enviado: 04 Dez 2015 19:03
por peudoria
Não li a noticia do post inicial, mas na globo news falou que essa mudança era pra seguir padrões estipulados pela OMS. Aliás estão no Brasil especialistas de fora pra fazer estudos sobre esse surto

Se com o tempo for comprovado que existem crianças com sequelas decorrentes da microcefalia e de crânio marcado inicialmente de 33 cm, então Organização Mundial da Saúde terá que rever seus padrões. Até que provem o contrário, confio mais nos critérios da OMS do que os do Huezil

Re: ABSURDO: Brasil muda padrão mundial para microcefalia

Enviado: 04 Dez 2015 19:14
por rreis
Como todos os outros problemas do Brasil...a culta é do PT.

Re: ABSURDO: Brasil muda padrão mundial para microcefalia

Enviado: 04 Dez 2015 19:24
por Derfel
TEXTÃO > NÃO LEREI > CULPAREI O PT > SEREI INTELECTUAL

Re: ABSURDO: Brasil muda padrão mundial para microcefalia

Enviado: 04 Dez 2015 19:28
por andreisantos
Como reduzir a quantidade de casos de uma doença? Pro estado, é fácil: basta mudar o critério para definir quem é doente. Fizeram o mesmo com os índices de educação, desigualdade, pobreza...

Re: ABSURDO: Brasil muda padrão mundial para microcefalia

Enviado: 04 Dez 2015 19:42
por JackmAtAll
Deve ser para cumprir uma meta:
phpBB [video]

Re: ABSURDO: Brasil muda padrão mundial para microcefalia

Enviado: 04 Dez 2015 22:20
por Lee Jun-Fan
A margem de 33cm era adotada pois há uma considerável possibilidade de microcefalia com bebês nessa margem - como há em PE. Fora alterações de outra ordem.

A saúde do Brasil (que até pouco tempo gozava de alguns raros acertos em meio ao caos) adotava o critério de 33 justamente para a criança ter todo o amparo em sua investigação e definição, e isso era muito bem visto. É uma questão de PREVENÇÃO com a probabilidade. Uma criança de até 31 pode não ter microcefalia, mas a probabilidade obviamente muda. 33 é o limite, logo, amparava um melhor atendimento - mesmo jogando os números contra o Governo, era uma posição digna.

O Governo de Pernambuco e o Min. da Saúde garantiram que darão amparo (mas é a mesma coisa que garantir com contrato e garantir no boca-a-boca), mas isso abre precedente (com o enorme aumento dos casos) para que as crianças com 33 não tenham o devido acompanhamento, mesmo com a real possibilidade de terem algo. E quem trabalha na área da saúde sabe como são as coisas.

Re: RE: Re: ABSURDO: Brasil muda padrão mundial para microcefalia

Enviado: 04 Dez 2015 23:14
por lulavc
Lee Jun-Fan escreveu:
Aliado fortíssimo hoje da Dilma o Paulo Câmara.

E Philly, tem outro link: o Ministério da Saúde adotou essa medida protocolar em todo Brasil: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/20 ... falia.html
Aliado fortíssimo da Dilma? Tais louco. Kkkkkkk

O vice governador de PE é Raul Henry do PMDB, apadrinhado politicamente pelo ex senador e hoje deputado federal Jarbas Vasconcelos que sempre foi da ala do PMDB oposicionista ao PT desde os tempo de Lula presidente. Na última eleição Eduardo Campos sufocou o PT no Estado de tal forma que o partido não elegeu nenhum deputado federal.

Aécio veio recentemente à Pernambuco para tratar justamente da reeleição do prefeito Geraldo Júlio(PSB). Em troca do apoio do PSB em âmbito nacional e de alguns postos na prefeitura e governo do estado. Eu troca, vai barrar a candidatura de Daniel Coelho (PSDB) à prefeitura em prol da reeleição de Geraldo Júlio (PSB).

Sem falar que desde o ano passado que o PSB é assumidamente oposição ao governo Dilma.

Sobre a microcefalia, Pernambuco tem um dos hospitais infantis referência no Brasil e no mundo que é o IMIP. Então o que eles usaram como parâmetro não foi nada de politicagem e inclusive a ligação do vírus da zica com microcefalia partiu de uma médica daqui.

Voltando ao IMIP, a grande maioria dos hospitais públicos de PE hoje são administrados pelo IMIP via PPP. IMIP este que um dos donos foi secretário de saúde durante metade do governo de Eduardo Campos (PSB) é hoje é secretário da Casa Civil. Claro, filiado ao PSB.

Concluindo, não vejo ligação do que você fala com o PT.

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Re: RE: Re: ABSURDO: Brasil muda padrão mundial para microcefalia

Enviado: 04 Dez 2015 23:24
por Lee Jun-Fan
lulavc escreveu:Aliado fortíssimo da Dilma? Tais louco. Kkkkkkk

O vice governador de PE é Raul Henry do PMDB, apadrinhado politicamente pelo ex senador Jarbas Vasconcelos que sempre foi da ala do PMDB oposicionista ao PT desde os tempo de Lula presidente. Na última eleição e simplesmente destruiu o PT no Estado onde o partido não elegeu nenhum deputado federal.

Aécio veio recentemente à Pernambuco para tratar justamente da reeleição do prefeito Geraldo Júlio(PSB). Em troca do apoio do PSB em âmbito nacional, vai barrar a candidatura de Daniel Coelho (PSDB) à prefeitura em prol do reeleição de Geraldo Júlio (PSB).

Sempre falar que desde o ano passado que o PSB é assumidamente oposição ao governo Dilma.

Sobre a microcefalia, Pernambuco tem um dos hospitais infantis referência no Brasil e no mundo que é o IMIP. Então o que eles usaram como parâmetro não foi nada de politicagem e inclusive a ligação do vírus da zica com microcefalia partiu de uma médica daqui.

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
Bem, ele foi contra o impeachment, por exemplo. E ainda mais por causa do surto do aedes, ele está bem próximo a ela sim.

Agora, foi isso que eu quis dizer, a saúde do Brasil tem alguns acertos, e tais acertos estão sendo comprometidos por uma medida que não garante mais o tratamento da melhor forma para quem nasce com 33cm - e isso agora a âmbito nacional.

Re: RE: Re: RE: Re: ABSURDO: Brasil muda padrão mundial para microcefalia

Enviado: 04 Dez 2015 23:37
por lulavc
Lee Jun-Fan escreveu:
Bem, ele foi contra o impeachment, por exemplo. E ainda mais por causa do surto do aedes, ele está bem próximo a ela sim.

Agora, foi isso que eu quis dizer, a saúde do Brasil tem alguns acertos, e tais acertos estão sendo comprometidos por uma medida que não garante mais o tratamento da melhor forma para quem nasce com 33cm - e isso agora a âmbito nacional.
Cara, ele dizer que é contra o impeachment não significa que é aliado do governo petista. Política é um jogo de trocas.

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Re: ABSURDO: Brasil muda padrão mundial para microcefalia

Enviado: 05 Dez 2015 00:10
por Sabe_nada
Sugiro o autor do tópico alterar o título para:

ABSURDO: Brasil SEGUE padrão mundial para microcefalia

Aí depois podem culpar a vontade os petralhas, esquerdopatas e comunistas da Organização Mundial de Saúde.