DarkFallz escreveu:Os filmes do Kubrick geralmente são cheios de simbologia e praticamente contam uma outra história por debaixo dos panos. Quem assiste os filmes superficialmente tendem a não gostar muito, eu mesmo achei laranja mecânica meio chato.. Mas quem pega toda a simbologia, toda a mensagem que o cara quis passar, acaba achando genial.
São filmes que depois de você assistir tu tem que dar uma pesquisada sobre o filme, refletir sobre ele, pra poder começar a entender tudo o que o diretor quis passar.
Pra mim 2001 é uma coisa absurda de foda mas pra muita gente é uma coisa super tediosa e da pra entender o porque.
Dizem que ele foi muito longe nessa de contar "a história por debaixo dos panos" no filme "De Olhos Bem Fechados" e pagou por isso. Eu realmente não sou muito fã, rs.Já 2001, ser fosse só a parte do Hal, teria seria perfeito para mim, pois ficou parecendo que misturam três filmes diferentes ali, mas reconheço a evolução técnica que ele causou com o filme.Falando nisso e de como funciona Hollywood, recentemente assisti o documentário Duna de Jodorowsky(cineasta chileno).Basicamente ele era um diretor de cinema de arte(tendendo para o surrealismo) que pegou o livro Duna e colocou na cabeça que ia fazer melhor filme da história e superar o 2001 no quesito ficção no espaço.Ele passou anos se preparando e montando como seria o filme, pegando gente do mais alto gabarito: Pink Floyd para fazer a trilha; Moebius para fazer os esboços básicos das naves, dos palácios, das roupas e das cenas; o Giger para finalizar os cenários e até o convidou o Salvador Dali para fazer um personagem do livro.No final ele tinha um livro inteiro de como o filme seria feito(cena por cena) e mandou imprimir várias cópias.O que ele fez com as cópias?Entregou para cada grande estúdio de Hollywood imaginando que iriam brigar entre si para financiar o projeto dele.O resultado?Todos deram um não.O cara entrou em depressão(ele tinha sido tão meticuloso que preparou até o filho para ser um dos personagem do livro e no estilo de hoje, mandando o moleque treinar lutas e entrar em forma).Anos depois, ele percebeu que muita coisa que ele colocou naquele livro tava sendo usada pelos estúdios em um monte de filme.Giger foi fazer o Alien(toda a estética da nave do Engenheiro e do monstro é muito parecida com os desenhos que ele fez para o filme Duna).A parte do cenário desértico alienígena foi copiada no Star Wars.Até a maneira como os robôs viam as coisas, foi copiada muitos anos depois no Exterminador do Futuro 1.O único consolo dele é que a versão que Hollywood fez do Duna foi uma merda(ele assistiu no cinema e ficou aliviado com isso).É um documentário muito foda, pois você percebe a frustração do cara até hoje com isso.Foi um filme que não foi feito que mais influenciou o cinema.