Rodrigo Pimentel(Co-autor de Tropa de Elite) foi expulso do BOPE por covardia??

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Buda
Contato:

Re: Rodrigo Pimentel(Co-autor de Tropa de Elite) foi expulso do BOPE por covardia??

Mensagem por Buda » 05 Abr 2017 16:30

café c/ leite escreveu:Véi, o Capitão Nascimento é um arquétipo do policial do BOPE, não é uma pessoa específica.
Por isso mesmo
É uma reprodução enganosa
Uma coisa é aumentar as virtudes para fazer uma reprodução heróica e tal, outra coisa é reproduzir o exato oposto.
Não é a toa que o pessoal do bope não gosta.

E vocês não conseguem entender nem a literalidade das coisas
Vocês estão num tópico que fala disso, há relatos ...e mesmo assim não compreendem.

Será que é preciso desenhar?

Buda
Contato:

Re: Rodrigo Pimentel(Co-autor de Tropa de Elite) foi expulso do BOPE por covardia??

Mensagem por Buda » 05 Abr 2017 17:39

café c/ leite escreveu:Que diferença faz se o Pimentel é um frouxo ou não? Ele conhecia o BOPE, conhecia histórias, conhecia o drama da polícia militar carioca, e escreveu um livro sobre isso, ainda escreveu em conjunto com outro policial, André Batista, Major do BOPE conhecido por ter sido o negociador no sequestro do ônibus 174.

Ele não escreveu sobre como era corajoso, o pica das galáxias na corporação, o Rambo do Rio de Janeiro, ele escreveu sobre o BOPE, baseado na sua experiência, na do André Batista, e em histórias internas, foi isso, daí o José Padilha, que já fazia uma extensa pesquisa sobre o tema, gostou do livro e resolveu realizar um filme em conjunto com o Pimentel e o Batista, um filme de FICÇÃO baseado em experiências e histórias reais do BOPE e da PM.
Até onde eu sei o nascimento é inspirado no Pimentel.
E todo mundo relaciona o Pimentel ao nascimento.
Então pq é que o pessoal do bope não gosta dessa história?
Eu não conheço uma pessoa que não faça essa associação.
Até mesmo a questão do pânico é retratada.

É a mesma coisa que vc fazer um filme contando a história de um cara muito parecido com o lula mas vc não diz claramente que é ele, e que ele faz parte de um partido....e no filme vc o retrata como herói do povo brasileiro, honesto....

Da mesma forma tem alguns policiais aqui no RJ que focaram famosos....dai vc faz um filme com a ajuda deles, inspirado neles, os personagens parecidos e vc os retrata como heróis e honestos...1 mês depois o cara está preso pq fazia parte do esquema que ele dizia combater.

Lembro que na época do sucesso o Pimentel chegava nos lugares e o pessoal gritava capitão nascimento ....
Como é que uma coisa não está associada a outra?

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 05 Abr 2017 17:41

Buda escreveu:Até onde eu sei o nascimento é inspirado no Pimentel.
E todo mundo relaciona o Pimentel ao nascimento.

Então pq é que o pessoal do bope não gosta dessa história?
Eu não conheço uma pessoa que não faça essa associação.
Até mesmo a questão do pânico é retratada.

É a mesma coisa que vc fazer um filme contando a história de um cara muito parecido com o lula mas vc não diz claramente que é ele, e que ele faz parte de um partido....e no filme vc o retrata como herói do povo brasileiro, honesto....

Da mesma forma tem alguns policiais aqui no RJ que focaram famosos....dai vc faz um filme com a ajuda deles, inspirado neles, os personagens parecidos e vc os retrata como heróis e honestos...1 mês depois o cara está preso pq fazia parte do esquema que ele dizia combater.

Lembro que na época do sucesso o Pimentel chegava nos lugares e o pessoal gritava capitão nascimento ....
Como é que uma coisa não está associada a outra?
Eu acho que o Pimentel sonhava ser como o Capitão Nascimento, mas ele sabe que é um bunda mole.

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 05 Abr 2017 17:46

Tb não estou discutindo o que ele quis passar com o filme.
O fato é que o personagem se destaca talvez até mais do que a história em si.
Até pq a história não é nenhuma novidade
O destaque é a forma como a história é retratada e os personagens.
Vc vê que o nascimento é o símbolo do que o bope representa.

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 05 Abr 2017 17:49

Anônimo escreveu:Eu acho que o Pimentel sonhava ser como o Capitão Nascimento, mas ele sabe que é um bunda mole.
Sei lá o que ele queria
Ele não tem culpa disso, nem o diretor....
Foi um fenômeno que aconteceu
Mas é curioso vc estudar a origem do personagem e constatar essa realidade

jcmora
Contato:

Mensagem por jcmora » 05 Abr 2017 18:44

Cara raramente concordo com o Buda mas nessa estou com ele.Não é só a questão do filme.
O Pimentel vendeu a idéia de que um cara corajoso, que bateu de frente com a bandidagem
sem arregar e para mim foi um choque descobrir ele não aguentou a pressão.
Cara sem juízo de valor aqui, porque eu também jamais conseguiria subir morro para trocar tiro mas
ele demonstrava ser um cara que tinha ido para guerra e não alguém que sucumbiu .

Não é uma farsa igual esse Marcos do Val mas é uma decepção sim.

Paulo J.
Contato:

Mensagem por Paulo J. » 05 Abr 2017 19:08

A verdade é que ninguém esperava o sucesso que o Capitão Nascimento teve. É um desses casos em que um personagem fictício cheio de defeitos é adotado pelo povão e vira ícone, transcendendo a própria obra original e a razão da sua criação(que aparentemente era critica).
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

FCB
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por FCB » 05 Abr 2017 19:12

jcmora escreveu:Cara raramente concordo com o Buda mas nessa estou com ele.Não é só a questão do filme.
O Pimentel vendeu a idéia de que um cara corajoso, que bateu de frente com a bandidagem
sem arregar e para mim foi um choque descobrir ele não aguentou a pressão.
Cara sem juízo de valor aqui, porque eu também jamais conseguiria subir morro para trocar tiro mas
ele demonstrava ser um cara que tinha ido para guerra e não alguém que sucumbiu .

Não é uma farsa igual esse Marcos do Val mas é uma decepção sim.
To com vocês nessa.

Pinel
Contato:

Mensagem por Pinel » 05 Abr 2017 22:03

Leeo escreveu:Mudando um pouco o assunto, mas pegando o gancho do magrinho...

Aquele Marcos do Val também é outro mocorongo né?!
O cara não é bosta nenhuma e faz uma pose de que é o pica das galáxias
Disse que é o único brasileiro da SWAT americana, ou alguma merda do tipo
Mas pelo que eu entendi a SWAT é tipo um "Taticão" brasileiro, ou seja, é uma força especial dentro da polícia, e ele foi professor da SWAT de alguma cidade nos confins dos EUA...
ACHO que é como se ele tivesse dado um curso pra Força Tática de algum batalhão de polícia do interior de SP, ou seja, não é nada de fora de série.

O cara dá palpite em tudo como se fosse foda, mas não é merda nenhuma tb, parece ser mó enrolão do caramba, gordinho, fora de forma do caramba pra ser operacional

Alguém conhece mais o trabalho dele ?
Se alguém souber mais história dele por favor escrevam ae.

Leo Ipanema
Contato:

Mensagem por Leo Ipanema » 05 Abr 2017 23:22

PHDookie escreveu:Estejam certos que o relato que vou fazer aqui foi checado com três fontes diferentes e só depois de confirmado é que estou revelando. Tudo pode ser confirmado assim como a história que mostrei aqui no blog, quando o capitão Rodrigo Pimentel estava no BOPE e teve uma crise de pânico no meio de uma operação, urinou nas calças e o então comandante da tropa de elite, coronel Venâncio Moura teve que passar o comando para um sargento que salvou a guarnição. Tanto isso é verdade que podem checar outra informação. O BOPE tem o Hall da Tropa Especial, uma galeria que homenageia os bravos integrantes da unidade, e logo após esse episódio, o coronel Venâncio Moura mandou tirar o nome de Pimentel.
Mas vamos a esse outro caso, que ocorreu logo após a sua expulsão do BOPE por covardia. Como disse aqui ele foi transferido para o 29º batalhão, em Itaperuna. Mas antes disso, imediatamente após deixar o BOPE passou pelo 16º batalhão, em Olaria, que cuida da área do Complexo do Alemão. Foi ali que Pimentel protagonizou novo ataque de pânico.
Tudo aconteceu poucos dias depois de Pimentel ter chegado ao Batalhão de Olaria. Ele e um grupo de policiais ficaram encurralados numa localidade do Morro do Alemão conhecida como Inferno Verde, por onde correram os bandidos da Vila Cruzeiro naquelas célebres imagens da fuga em massa.
Pimentel queria ir recuperar um carro roubado, mas já estava escurecendo e foi aconselhado a não entrar no Alemão naquela hora. Assim mesmo decidiu ir e a guarnição ficou encurralada com tiros de fuzil vindo de todos os lados. Nesse momento, diante do risco, a tropa fez uma progressão conhecida no meio policial como “360 graus”, onde um cobre o outro. Só que Pimentel se apavorou e se escondeu numa birosca. Ele deveria dar cobertura ao cabo Nobre (promovido a sargento post mortem). Não o fez e Nobre tombou com um tiro de fuzil no peito vindo a morrer. Foi necessário o major Parrini com mais 10 homens socorrer a guarnição e evitar uma tragédia maior, enquanto Pimentel estava escondido numa birosca.
A atitude covarde de Pimentel que custou a vida do cabo Nobre causou uma revolta tão grande, que o comandante do 16º batalhão, coronel Wilton Ribeiro, que posteriormente viria a ser comandante-geral, mandou formar a tropa, e na frente de todos desmoralizou Pimentel chamando-o de covarde.
Perguntem ao pessoal mais antigo do 16º batalhão se estou exagerando uma vírgula. Digo mais, por conta desse episódio, Pimentel ganhou o apelido de Michael Jackson na unidade. Chamavam-no assim por causa daqueles passos para trás do cantor americano.
Foi depois desse triste episódio no 16º batalhão, posterior ao ocorrido quando estava no BOPE, que Pimentel foi transferido para Itaperuna e então resolveu inventar que estava surdo para se aposentar por invalidez permanente e ainda ganhar um adicional.
Tanto esse episódio é verdadeiro, que Pimentel o usou para justificar que ficou surdo nesse tiroteio no Alemão. Só não conta que na verdade fugiu do tiroteio e se escondeu na birosca, fato também do conhecimento geral, dentro da Polícia Militar.
É claro que mesmo que Pimentel tivesse dado cobertura ao cabo Nobre, não podemos afirmar que ele não seria atingido, mas com certeza a probabilidade seria muito menor. Mas é bom que as pessoas saibam desses fatos, porque Pimentel é fanfarrão e vende a imagem de que foi um bravo, um corajoso policial que enfrentava bandidos, quando a sua trajetória depõe contra ele. Aliás, é interessante a TV Globo colocar para comentar sobre segurança pública, uma pessoa que tem interesses privados e uma empresa que presta serviços nessa área. Ou seja, um comentário dele, por exemplo, sobre aumento da insegurança na Zona Sul – como já foi feito – pode lhe render novos contratos para a sua empresa.

Imagem

fonte:http://amigosdaguardacivil.blogspot.com ... u.html?m=0
mano eu tava lá nessa epoca, e tem coisa ai que não bate, o coronel era o David...
Editado pela última vez por Leo Ipanema em 05 Abr 2017 23:43, em um total de 1 vez.

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 05 Abr 2017 23:42

Leo Ipanema escreveu:mano eu tava lá nessa epoca, e tem varias coisas que não batem...
O cara é bundão ou não?
Octacampeão Brasileiro

Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆

Lee Jun-Fan
Contato:

Mensagem por Lee Jun-Fan » 06 Abr 2017 04:22

Mas pelo que eu entendi a SWAT é tipo um "Taticão" brasileiro, ou seja, é uma força especial dentro da polícia, e ele foi professor da SWAT de alguma cidade nos confins dos EUA...
ACHO que é como se ele tivesse dado um curso pra Força Tática de algum batalhão de polícia do interior de SP, ou seja, não é nada de fora de série.

O cara dá palpite em tudo como se fosse foda, mas não é merda nenhuma tb, parece ser mó enrolão do caramba, gordinho, fora de forma do caramba pra ser operacional

Também tenho essa curiosidade.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

magrinho
Contato:

Mensagem por magrinho » 06 Abr 2017 10:37

Po ia quotar alguns posts do buda e do café, mas vou sintetizar:
Creio que não há que se discutir, o Pimentel "é" ou era p ser o Nascimento no filme. Obvio que ele não iria fazer um filme biografico e assumir, tortura, espancamento de estudante e homicidio na tv pois não é louco, ai se faz um personagem c as minhas caracteristicas só que as atitudes são englobadas de varios casos.
Tanto é que o proprio Pimentel se "apresenta" como tal, no site oficial dele onde ele vende palestras, minera foi essa semana em uma dele que a empresa contratou e ele falando é o FODA;
foto de uma palestra dele, é claro que ele vende a imagem do BOPE Imagem

Ex Capitão do BOPE e criador do Capitão Nascimento, que foi inspirado na sua própria experiência como comandante da equipe Alfa do Bope, a mesma equipe retratada nos filmes.
Foi personagem do documentário Notícias de uma Guerra Particular, de João Salles, no qual relata com detalhes a sua experiência no BOPE em operações no combate ao tráfico de drogas em comunidades do Rio de Janeiro.
Foi comentarista de segurança pública da Tv Globo por seis anos, articulista do Jornal do Brasil, e um dos produtores do documentário Ônibus 174, no qual recebeu o prêmio Emmy Award, principal prêmio da televisão mundial.

Esta no proprio site dele e não suposição: http://palestraspimentel.com/?gclid=CLz ... kQodWVYJVA

Pra mim o filme é bom, eleva a moral da tropa, mas o escroto é que sempre deixaram claro que se tratava das memorias de um cara que TODOS sabem que é frouxo, era melhor fazer que nem o RAMBO, onde ele sim era o arquétipo do veterano de guerra (principalmente do Vietnã) que não era "aceito" pela sociedade no retorno,e havia dificuldade de desligar e voltar a vida normal.

Creio que a bronca (principalmente do pessoal do BOPE) é eles se fodem e quem leva a fama boa é o embusteiro.
Alias na palestra da minera ele fazia questão de toda foto mostrar o biceps c a tatuagem da caveira, e mais uma vez me chamou atenção,se alguem daqui tiver contato c qq cursado de curso operacional que tatuou, é padrão ter o louro da vitoria e muitas x o seu numero, a dele é a tal cavera nutella, gourmet enfim uma qq ..ele não tem a DELE!
Alias um ponto "interessante" do filme é que o nascimento teve panico, pq começou a pesar a vida dele c a do filho vindo e queria sair da adrenalina, no filme não houve nenhuma colada de placa, já o nascimento real, o panico dele foi c tiroteio..o curso em tese deveria te blindar nas situações de estress, o curso não dura uma semana, são meses, que é p não ter "erro"

Mencionaram tb o co autor do livro (esse não sei de nada dele), mas sabemos que a operação 174 foi cagada, o vagabundo deveria ter sido morto muito antes. problema é politico escroto e oficial almofada sem peito p nada (minha opinião).

Ilustrando aqui, vou postar algumas fotos de policiais (não as batidas em pose) e tentem "ler" a postura,semblante etc....diz muita coisa.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
e por fim....parece um adolescente que vestiu uma farda maior:
Imagem
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

magrinho
Contato:

Mensagem por magrinho » 06 Abr 2017 10:51

O grande lance dele foi saber vender o peixe, embusteiro!
Ele treina aikido abriu uma empresa privada de cursos de imobilização, sabe-se lá que tipo de parceria fez nos EUA, arrumou uns policiais dos EUA e inventou o super swat...até ai tudo bem, ganha dinheiro vendendo curso, só que p dar mais enfase se apresenta como: membro da swat, alias pode perceber que nas entrevistas ele não fala: sou policial da swat, e sim sou membro, colaborador..é o nosso tipo: amigo do batalhão..se vc tem uma malharia e doa camisa pra pm vc é colaborador..
não sei como funciona nos EUA, mas creio que a swat é o tatico mesmo...o grande boom é que a midia lá apoia a policia, em ny chega a ser grife NYPD
O lance dele foi que nem um cara aqui apareceu em SC c trocentas faixas pretas, e sabemos que não tem qualificação nenhuma.O que incomoda é o embuste, se passar e ser bem sucedido em algo que não é..tipo jaime marcelo no mma.

A real tem muita coisa que me irrita nessa porra, os embusteiros, os que só ficam em gabinete mas querem tirar onda..
po vendo de novo o filme crash no limite da violencia onde mostra uma cena c o policial que foi heroi em uma atitude e um fdp na outra, vivendo c o pai doente etc..
lembrei: heroi conheço muitos na policia! não vou dar nomes mas conheço de varios estados! é pm c lesao grave de serviço, se fudendo em bico p sustentar familia, pegação no pé do comando sendo que muitos errados nada sofrem (2 pesos 2 medidas), dobrar serviço p poder estudar, ajudar parente doente, conheci um policial que PQP é impressionante a mente desse sujeito, o cara perdeu um filho pequeno!!! alguem tem noção do que é perder um filho e não poder desligar??? tirar serviço, governo fudendo no salario, pagamento atrasado, conta p pagar e cuidar c vagabundo?????
fui obrigado a "extravasar" aqui que ta foda
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 07 Abr 2017 09:29

Daileon escreveu:Pra mentiria?

É incomum brigar com policial?
Bom, são caras treinados, geralmente armados e que normalmente já mataram gente.

é bem incomum brigar com policia.
Imagem

Responder