Mensagem
por ihsahn » 31 Out 2016 08:21
Eu moro no DF há 8 anos e aqui é um dos m² mais caros do Brasil. Cheguei aqui logo no auge da valorização imobiliária e, de alguns anos para cá, o preço do m² tem caído, sendo essa questão mais acentuada em alguns bairros específicos.
No bairro em que eu moro, por exemplo, há cerca de três anos e meio fui num stand de vendas para verificar o preço de um imóvel (curiosidade mesmo). Na ocasião, olhei um apto no valor de 500k, com promessa de entrega em um ano. Pois bem: o imovel foi entregue há dois anos, mas, não vejo as unidades sendo habitadas. Os valores anunciados de venda do mesmo tipo de apartamento que eu vi, estão na faixa de 350k a 380k, e existem várias unidades anunciadas para locação: após a entrega, iniciaram pedindo 2k e agora está na faixa de 1300 reais. Muito abaixo do preço médio do bairro.
Enfim, a percepção que tenho é de que muita gente comprou para investimento e, devido ao desaquecimento total do mercado, agora está com um abacaxi nas mãos, sendo muito provável que grande parte dessas pessoas fizeram financiamento para adquirir o bem. Como sempre valorizei o meu trabalho, e mesmo tendo acesso à linhas de créditos com juros mais baixos, sempre que fazia a conta, a racionalidade me precavia de fazer qualquer cagada: como os imóveis estavam muito caros, o financiamento ao longo de 30 anos custaria até 3x o valor do imóvel.
Resumo da história: para quem quer ganhar dinheiro, qualquer ativo ou bem devem ser considerados, inclusive o imóvel. Contudo, não adianta querer comprar no ápice da valorização: é querer chegar na festa às 5h da matina, só vai comer baranga. Portanto, como investimento, essa queda de valores está abrindo oportunidades para novos negócios. Particularmente, frente ao cenário economico atual, ainda acho que tem espaço para quedas. Então, como investimento, ainda vale a pena esperar. Agora, como moradia, acho que o viés é outro. Se é o grande sonho da vida, se vai te satisfazer e tal, se organize para fazer a aquisição, seja ela financiada ou não. Contudo, não se esqueça: faça as contas!
Abs