Coletivo Negro invade aula da USP... incitação de ódio

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Re: Coletivo Negro invade aula da USP... incitação de ódio

Mensagem por Shin » 21 Out 2015 21:33

Platão escreveu:
Faz mais sentido avaliar os primeiros semestres por que é onde ocorrem as maiores taxas de evasão em cursos superiores. É nesse período que o universitário se dá conta o quão ruim é a educação básica. Em relação ao comentário do primeiro semestre ser de atividades de integração e disciplinas sem importância... discordo. Nos primeiros semestres da minha graduação só tomei porrada!

Como disse anteriormente, sou contra cotas principalmente raciais, mas achei muito interessante a proposta do Anomimo: "Sou favorável à cota social, mas com algumas limitações. Por exemplo, o aluno que entra por cota não pode tirar uma muito mais baixa do que o que fez o vestibular normal."
Exato. Nos cursos com maiores índices de evasão, coisa de 50%, o aluno se evade do curso geralmente logo no primeiro ou segundo ano, então não faz sentido analisar a média geral no final do curso.

Lembro quando eu fiz engenharia. Eram duas turmas de 50 alunos cada. No fim do curso as duas turmas haviam formado uma só, com 24 formandos. Uma taxa de evasão de 76%!

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 21 Out 2015 21:41

Nile escreveu: Cara , quantos jovens das classe mais baixas que vc conhece que estuda e trabalha antes de ingressar no curso superior ?!
na minha sala tem 40,mais da metade é cotista e ninguém trabalhava e estudava só eu que passei no tradicional
Eu estudei na mesma universidade antes da implementação das cotas e quando entrei tb a maioria nunca tinha trabalhado antes
Aí é que está a coisa.

Depende muito de alguns fatores.

1- o [UOLMais]turno do curso.[/UOLMais] Geralmente quem cursa o noturno trabalha enquanto está na faculdade. E provavelmente já trabalhava antes.

2- o nível da faculdade e do vestibular. Faculdade particular do nível da estacio, por exemplo, é quase unanimidade que os alunos do noturno trabalhem também. Já uma PUC e que unanimidade que ninguém trabalhe, pois não teria dinheiro p bancar.

A tendência é que aquele que entre na universidade pública não tenha trabalhado e estudado. Antes, desses alunos de cotas, os pobres que entravam na faculdade pública eram exceção. Qd digo pobre, não me refiro a necessariamente miserável, Mas aqueles que cursavam todo o ensino médio na escola pública, que sabemos que é um cu.

Muitos desses não precisavam trabalhar antes dos 18, mas a família também não tinha verba para pagar um pré-vestibular de ponta e então essa galera ia para o mercado de trabalho sem qualificação e se quisesse fazer faculdade,meu regra, teriam que se virar nos 30 para pagar uma Estacio da vida.

Existiam as exceções que conseguiam passar com um pré-vestibular comunitário, que não se compara com qualquer prezinho meia-boca. Mas nenhum, ou quase nenhum para direito ou medicina.

No mais, essa galera esta conseguindo passar agora com a ajuda desses prezinhos + as cotas.

Recebem uma bolsa permanência para poder se deslocar e se alimentar minimamente, sem precisarem trabalhar.

Esse amigos tinham uma garra de leão, pois sabiam que era a oportunidade, apesar de alguns largarem por motivos diversos, a maioria lutava até o fim, pq nível superior em pública e mt pauleira.

Mas no final, acaba sendo uma porta para se subir o nível socioeconômico entra uma vidinha melhor e de maior destaque. Destaque no sentido de admiração social.
Editado pela última vez por Hans de Sulivan em 21 Out 2015 21:46, em um total de 2 vezes.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Coletivo Negro invade aula da USP... incitação de ódio

Mensagem por Shin » 21 Out 2015 21:42

Ainda tem muita gente criticando a meritocracia sob o ponto de vista do indivíduo, esquecendo da coletividade.

Vou explicar de novo: meritocracia não é pro cara que passa no vestibular, pro que se forma nos melhores cursos ou pra aquele que garante para si o cargo de diretor. Não. É para a sociedade, para o coletivo todo, para todos nós, que vamos nos servir dos melhores profissionais, dos melhores professores, dos melhores produtos, dos melhores serviços, dos preços mais baixos e etc.

Quando se pergunta, como fez o Dumog ali em cima, se numa situação com dois candidatos e uma vaga quem deveria ganhar seria o que se esforçou mais ou o que tirou a melhor nota, obvia e evidentemente que, do ponto de vista do interesse social, do interesse coletivo de toda a sociedade, é o que tirou a melhor nota quem tem que ganhar a vaga. ÓBVIO!

Existem diferenças nos pontos de partida? Sim, claro. Sempre existirão e sempre existiram. E é evidente que se deve lutar para melhorar ao máximo as chances de o menos favorecido ter sucesso, mas não se pode fazer isso em detrimento do interesse de toda a sociedade nem prejudicando quem não tem nada a ver com isso. É por isso que eu sou contra todo tipo de cota. Não apenas se nivela a qualidade da educação por baixo como os governos se valem delas para maquiar a necessidade urgente e perene de melhorar o ensino de base, que é o que realmente resolve o problema sem prejudicar ninguém.

O problema maior é essa mentalidade de "pra eu ganhar, alguém tem que perder". Essa realidade só depende das bandeiras que cada um defende.

É o sistema que tem que se adaptar à meritocracia e não o contrário. Assim todo mundo ganha; do contrário todo mundo perde.

rockit

Mensagem por rockit » 21 Out 2015 21:55

o que aprendi nesse tópico: smepre posso fazer achar uma pesquisa no google que mude a "realidade" objetiva.. nao importa oq aconteça no mundo "real", se houver uma pesquisa, então a pesquisa "ganha" da realidade..

vlw
aos mestres com carinho: kozak (RIP), molotov (RIP), brunologo (RIP), blake (RIP)

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 21 Out 2015 21:56

Shin escreveu:Ainda tem muita gente criticando a meritocracia sob o ponto de vista do indivíduo, esquecendo da coletividade.

Vou explicar de novo: meritocracia não é pro cara que passa no vestibular, pro que se forma nos melhores cursos ou pra aquele que garante para si o cargo de diretor. Não. É para a sociedade, para o coletivo todo, para todos nós, que vamos nos servir dos melhores profissionais, dos melhores professores, dos melhores produtos, dos melhores serviços, dos preços mais baixos e etc.

Quando se pergunta, como fez o Dumog ali em cima, se numa situação com dois candidatos e uma vaga quem deveria ganhar seria o que se esforçou mais ou o que tirou a melhor nota, obvia e evidentemente que, do ponto de vista do interesse social, do interesse coletivo de toda a sociedade, é o que tirou a melhor nota quem tem que ganhar a vaga. ÓBVIO!

Existem diferenças nos pontos de partida? Sim, claro. Sempre existirão e sempre existiram. E é evidente que se deve lutar para melhorar ao máximo as chances de o menos favorecido ter sucesso, mas não se pode fazer isso em detrimento do interesse de toda a sociedade nem prejudicando quem não tem nada a ver com isso. É por isso que eu sou contra todo tipo de cota. Não apenas se nivela a qualidade da educação por baixo como os governos se valem delas para maquiar a necessidade urgente e perene de melhorar o ensino de base, que é o que realmente resolve o problema sem prejudicar ninguém.

O problema maior é essa mentalidade de "pra eu ganhar, alguém tem que perder". Essa realidade só depende das bandeiras que cada um defende.
Permita-me discordar.

1 não acho que nivele por baixo, porque para receber o diploma o cara tem é que ralar muito.

2 todos nós somos responsáveis pela educação . Não deveríamos correr atrás de colégios particulares, mas sim reivindicar que os públicos fossem de qualidade. Não vou ser hipocrita e dizer que eu faço isso. Me incluo no bolo dos omissos. Isso é uma sociedade e todos sofrem consequências de tudo e todos são responsáveis por tudo.
À prova disso é que se formos para as ruas conseguimos o que quisermos.

3 apenas uma reflexão. Quem são os devedores da educação? Cinco mil e caralhada de prefeitos; vinte e poucos governadores ; o governo federal. Esse lance de investir em educação de base acaba por ser um argumento muito abstrato. Devemos esperar todas essas autoridades mudar a educação de base?Isso sem cobrar, ir encima?
Enfim. Tem que se começar de alguma forma.

Nile

Mensagem por Nile » 21 Out 2015 22:12

Hans de Sulivan escreveu:
Aí é que está a coisa.

Depende muito de alguns fatores.

1- o [UOLMais]turno do curso.[/UOLMais] Geralmente quem cursa o noturno trabalha enquanto está na faculdade. E provavelmente já trabalhava antes.

2- o nível da faculdade e do vestibular. Faculdade particular do nível da estacio, por exemplo, é quase unanimidade que os alunos do noturno trabalhem também. Já uma PUC e que unanimidade que ninguém trabalhe, pois não teria dinheiro p bancar.

A tendência é que aquele que entre na universidade pública não tenha trabalhado e estudado. Antes, desses alunos de cotas, os pobres que entravam na faculdade pública eram exceção. Qd digo pobre, não me refiro a necessariamente miserável, Mas aqueles que cursavam todo o ensino médio na escola pública, que sabemos que é um cu.

Muitos desses não precisavam trabalhar antes dos 18, mas a família também não tinha verba para pagar um pré-vestibular de ponta e então essa galera ia para o mercado de trabalho sem qualificação e se quisesse fazer faculdade,meu regra, teriam que se virar nos 30 para pagar uma Estacio da vida.

Existiam as exceções que conseguiam passar com um pré-vestibular comunitário, que não se compara com qualquer prezinho meia-boca. Mas nenhum, ou quase nenhum para direito ou medicina.

No mais, essa galera esta conseguindo passar agora com a ajuda desses prezinhos + as cotas.

Recebem uma bolsa permanência para poder se deslocar e se alimentar minimamente, sem precisarem trabalhar.

Esse amigos tinham uma garra de leão, pois sabiam que era a oportunidade, apesar de alguns largarem por motivos diversos, a maioria lutava até o fim, pq nível superior em pública e mt pauleira.

Mas no final, acaba sendo uma porta para se subir o nível socioeconômico entra uma vidinha melhor e de maior destaque. Destaque no sentido de admiração social.
Bom post , acho que vc tem razão em alguns pontos
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/

minhoca
Contato:

Mensagem por minhoca » 21 Out 2015 22:13

Na minha opinião o ensino de base, fundamental e médio, precisa ser reestruturado, os brasileiros vão muito cedo para faculdades sem saber o que querem da vida e muitas vezes estão despreparados em todos os aspectos (conhecimento e maturidade).

Templo Jiu Jitsu
Contato:

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 21 Out 2015 23:03

Privatizar o ensino superior? Tirar a pessoal da classe social baixa de ter direito ao ensino superior. Tem muito cotista que termina sim o curso, mesmo os de exata. Tem que se resolver sim o problema do ensino público e urgentemente, porém de maneira temporária tem sim que se manter uma cota social. E uma pergunta as melhores faculdades não são as públicas? Até onde mostra o ranking a Usp, unicamp,, UERJ, federal Do rio sao melhores que a PUC não?
Um amigo colocou aqui umas pesquisas sobre a nota dos cotistas e que é igual aos de não cotistas

Templo Jiu Jitsu
Contato:

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 21 Out 2015 23:19

A um detalhe sobre as evasões, muitos simplesmente vêem que não é aquela área que querem trabalhar, tem tbm o fator do custo, pois muitas vezes a pessoa vai cursar em outra cidade, não consegue vaga na moradia estudantil e não tem grana pra se manter em uma República.

pauloctba
Contato:

Mensagem por pauloctba » 21 Out 2015 23:36

Templo Jiu Jitsu escreveu:Privatizar o ensino superior? Tirar a pessoal da classe social baixa de ter direito ao ensino superior. Tem muito cotista que termina sim o curso, mesmo os de exata. Tem que se resolver sim o problema do ensino público e urgentemente, porém de maneira temporária tem sim que se manter uma cota social. E uma pergunta as melhores faculdades não são as públicas? Até onde mostra o ranking a Usp, unicamp,, UERJ, federal Do rio sao melhores que a PUC não?
Um amigo colocou aqui umas pesquisas sobre a nota dos cotistas e que é igual aos de não cotistas
Para esses alunos de renda baixa o governo pode dar bolsas para estudarem em boas instituições particulares. Sai muito mais barato do que manter uma universidade pública, porque além da ineficiência estatal, a grande maioria dos alunos em cursos e faculdades de ponta têm condições de arcar com a mensalidade. Além disso, se o ensino básico for bom, mais alunos pobres terão condições de ingressar em bons cursos e acompanhar o conteúdo de igual para igual.

Para o aluno "rico" também é uma boa, pois se o ensino básico for bom ele não vai precisar pagar escola particular, somente a faculdade.

Quanto à segunda parte, eu já falei: Faculdades públicas são melhores avaliadas porque recebem os melhores alunos, e as nossas faculdades particulares são medíocres porque não vale a pena investir pesado se não há concorrência pelos melhores alunos (como nos EUA).
Tira a gratuitidade da balança e ninguém vai escolher estudar numa UFPR, por exemplo. Aí poderemos ter alunos de ponta (muito melhores, se o ensino básico for melhor) estudando com estrutura de ponta.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 22 Out 2015 01:41

não privatizem o saber

ele não pertence a ninguém
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Templo Jiu Jitsu
Contato:

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 22 Out 2015 06:30

pauloctba escreveu:
Para esses alunos de renda baixa o governo pode dar bolsas para estudarem em boas instituições particulares. Sai muito mais barato do que manter uma universidade pública, porque além da ineficiência estatal, a grande maioria dos alunos em cursos e faculdades de ponta têm condições de arcar com a mensalidade. Além disso, se o ensino básico for bom, mais alunos pobres terão condições de ingressar em bons cursos e acompanhar o conteúdo de igual para igual.

Para o aluno "rico" também é uma boa, pois se o ensino básico for bom ele não vai precisar pagar escola particular, somente a faculdade.

Quanto à segunda parte, eu já falei: Faculdades públicas são melhores avaliadas porque recebem os melhores alunos, e as nossas faculdades particulares são medíocres porque não vale a pena investir pesado se não há concorrência pelos melhores alunos (como nos EUA).
Tira a gratuitidade da balança e ninguém vai escolher estudar numa UFPR, por exemplo. Aí poderemos ter alunos de ponta (muito melhores, se o ensino básico for melhor) estudando com estrutura de ponta.
Amigo, gosto muito de suas postagens, concordo com a maioria. Mas nesta discordo. As faculdades públicas são simplesmente as melhores do País disparado, não vejo ineficiência do Estado, na verdade o Estado ainda está tendo ineficiência, pois se investirem mais, elas seriam ainda melhor. Já foi colocado aqui que os cotistas estão com rendimento igual aos não cotistas. A educação tem que ter a parte pública tbm, mesmo no ensino superior. Alunos de ponta tbm são cotista. Aí ele é obrigado a depender de uma bolsa do estado pra poder estudar? Não a educação pública deve receber mais investimentos do Estado, pois ela fundamental para a educação superior chegar a todos. As particulares que corram atrás de mensalidades que cativam o rico.

Templo Jiu Jitsu
Contato:

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 22 Out 2015 06:36

VagabondMusashi escreveu:Tenho uma estoria triste pra contar aqui, que nao espero que va acrescentar muito por ser so evidencia anedotal, mas la vai:

Crescendo eu tive o privilegio de estudar numa excelente escola bilingue, de elite. Meus pais ralaram muito pra isso, e nos deram essa oportunidade magnifica. A empregada domestica que nos ajudava tinha uma filha 2 anos mais nova do que eu e pouco mais nova que meu irmao. Tinhamos idade similar mas ela ia para um colegio publico. A mae era analfabeta.

Pois bem, quando chegou a epoca do vestibular, tive a bencao de passar em publicidade numa federal e meu irmao em administracao numa federal e contabeis numa estadual, logo de cara. A menina que cresceu conosco e nao gostava de estudar nem ler, por causa de cotas, recebeu uma bolsa de estudos numa faculdade privada top pra estudar o que quisesse, por ter tirado uma nota decente no ENEM. Ela escolheu direito.

6 meses depois ela largou a faculdade. Nao gostava de estudar e naquela altura da vida nao conseguiria acompanhar o curso nem se quisesse, por jamais ter tido o desejo de ler. Note-se que em nossa casa havia centenas de livros que todos podiam ler, habito que toda a nossa familia cultivou e cultiva ate hoje. Ela jamais teve interesse. Gostava mesmo de sair com os amigos pra vadiar na rua.

Um dia ela roubou um par de oculos do meu irmao,um Ray Ban de uns 700 reais, foi pega e entao nao podia ir mais na nossa casa. Mesmo assim, meu pai se ofereceu para pagar um curso de tecnica em enfermagem para ela que estava sem eira nem beira, nao estudava nem trabalhava e so queria mesmo era fumar maconha com o namorado.

A garota foi pra duas aulas e depois nao foi mais. Nem avisou a meu pai que seguiu pagando. Resultado final? Hoje, 10 anos depois ela trabalha de............
empregada domestica.

Oportunidades chegam para todos, mais pra alguns do que pra outros sim, mas elas muitas vezes vem disfarcadas de TRABALHO DURO, ou ESTUDO, ou DESCONFORTO.
Triste história mesmo, um ser humano jogar a oportunidade fora. Eu tenho 2 amigos cotistas na Cartográfica da UNESP. Foram cotas de alunos de escola pública. São 2 irmãos, estão no terceiro ano ralando e conseguindo suas notas boas... Mas ralam muito, no início sentiram uma dificuldade, mas correram atrás e tão indo bem. Não tem dp, mas pra isso tem vez que eles somem de tanto estudar. Se o cotista ou o não cotista não estudar. Ele vai se ferrar, isso é certeza.

Nile

Mensagem por Nile » 22 Out 2015 06:43

Templo Jiu Jitsu escreveu: Amigo, gosto muito de suas postagens, concordo com a maioria. Mas nesta discordo. As faculdades públicas são simplesmente as melhores do País disparado, não vejo ineficiência do Estado, na verdade o Estado ainda está tendo ineficiência, pois se investirem mais, elas seriam ainda melhor. Já foi colocado aqui que os cotistas estão com rendimento igual aos não cotistas. A educação tem que ter a parte pública tbm, mesmo no ensino superior. Alunos de ponta tbm são cotista. Aí ele é obrigado a depender de uma bolsa do estado pra poder estudar? Não a educação pública deve receber mais investimentos do Estado, pois ela fundamental para a educação superior chegar a todos. As particulares que corram atrás de mensalidades que cativam o rico.
Concordo em parte , sim são as melhores ,mas o custo de cada aluno é absurdamente caro , a iniciativa privada conseguiria entregar o mesmo serviço com custo mto menores , se não me engano 80 % dos recursos da educação pública vão para manter as universidades , enquanto a educação de base fica com a menor porcentagem
Mtos dizem que a única coisa boa que Pinochet fez no chile foi entregar para a iniciativa privada as universidades , fazendo que o estado investa apenas em educação de base, dando condições para que todos tenha uma educação de qualidade e dispute as vagas do ensino superior em pé de igualdade , e como todos sabemos, o Chile dá um banho na América do Sul em educação e desenvolvimento
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/

Responder