Bom, eu não senti discriminação alguma nem quando estive nos EUA e nem na Europa. Aliás, bem pelo contrário, o tratamento que me foi dispensado foi extremamente cordial. Eu acho bem mais fácil um europeu ou norte-americano se sentir mal ou passado para trás em inúmeras situações aqui no Brasil do que o contrário...Chet Baker escreveu: ↑20 Abr 2018 02:36Acho desconfortável pelo fato de sermos visto com “terceiro mundo”, como inferiores para boa parte dos europeus e norte americanos.
É desconfortável saber que ao mesmo tempo que somos descriminados nesses países, admiramos ou ainda que inconscientemente assimilamos tanto sua cultura.
Acho que talvez este seja o motivo do meu mal-estar.
MEC quer alterar grade curricular de história
Re: MEC quer alterar grade curricular de história
E é exatamente por isso que ao meu ver faria muito mais sentido estudar história europeia e norte-americana na escola do que historia indígena ou africana. É bem provável que ninguém nesse fórum consiga ler, escrever, falar ou entender qualquer coisa em qualquer idioma indígena ou africano. A influência destes povos na cultura brasileira, nos mais diversos aspectos, foi e é infinitamente menor do que a cultura europeia e, mais recentemente, a norte-americana.café c/ leite escreveu: ↑20 Abr 2018 03:08Em certo sentido o Brasil é uma nação européia, olha a nossa história, de onde vieram as nossas estruturas políticas e sociais.
Fora que EUA e Europa foram e são majoritariamente a forja do mundo ocidental, onde nos inserimos.
Também já vi muitos gringos falando "Terceiro Mundo" com tom pejorativo, e o País em Desenvolvimento/Economia Emergente virou o politicamente corretoChet Baker escreveu: ↑20 Abr 2018 02:36Acho desconfortável pelo fato de sermos visto com “terceiro mundo”, como inferiores para boa parte dos europeus e norte americanos.
É desconfortável saber que ao mesmo tempo que somos descriminados nesses países, admiramos ou ainda que inconscientemente assimilamos tanto sua cultura.
Acho que talvez este seja o motivo do meu mal-estar.
http://internacional.estadao.com.br/blo ... ocidental/
Eu não consegui ler o texto que você postou pois parece que é fechado a assinantes. Mas deu para ver o título e fui procurar informações no google e achei isso:KYO escreveu: ↑20 Abr 2018 10:13Também já vi muitos gringos falando "Terceiro Mundo" com tom pejorativo, e o País em Desenvolvimento/Economia Emergente virou o politicamente correto![]()
http://internacional.estadao.com.br/blo ... ocidental/
https://www.politicsforum.org/forum/vie ... p?t=136059
https://en.wikipedia.org/wiki/Western_world
Eu não sabia disso, mas parece que, realmente, ao menos na esfera anglo-saxônica, a visão predominante seria que a América Latina não é parte do ocidente. Isso me soa bastante bizarro, mas nesse primeiro link acima tem uma discussão em um fórum em que dá para notar um menosprezo e empáfia por parte de (supostamente) alguns foristas do primeiro mundo com respeito ao Brasil/Argentina. Eu não notei isso em minhas passagens por estes países, mas existem coisas que não se nota de imediato e essa parece ser uma delas.
Parece que na visão americana e britânica o ocidente seria essencialmente EUA, UE, Austrália e Canadá. Pelo o que foi dito no fórum acima, essa visão pode vir de um desconforto em se considerar como ocidente nações não majoritariamente brancas, pobres e com alto índice de corrupção e violência, como é o caso dos países latino americanos.
A classificação de etnias nos EUA é também bem diferente daqui já que lá, por exemplo, latino americano é essencialmente considerada uma etnia, ao invés de mera "nacionalidade".
Agora entendi melhor o que o forista Chet Baker disse!
- Modern Samurai
- Contato:
Recomendo dar uma passada na obra do Alberto da Costa e Silva. Dá uma olhada nessa palestra que ele deu pela sobre o passado e presente. É muito interessante. No LeLivros havia alguns livros dele, não sei agora. Dá uma checada depois.Chet Baker escreveu: ↑20 Abr 2018 01:04Adoraria conhecer mais da história dos povos indígenas e africanos, principalmente desses últimos, que pouco sei.
Mas de maneira pragmática, não há como negar que fomos historicamente influenciados de maneira preponderante pela cultura Europeia, tanto em termos sociais, quanto políticos e culturais.
Querem outra verdade inconveniente? Desde meados do século passado somos massacrados pela influência norte americana . Do tênis que usamos, aos eletronicos, bandas, filmes, etc.
Enfim, as varias influências culturais são parte rica da nossa história. Mas não podemos negar que nossa influência vem da Europa e EUA, por mais desconfortável que seja admitir isso.
- Chet Baker
- Contato:
Muito interessante o vídeo, valeu por ter postado.
Inclusive, a 1h10min, ele aborda justamente a questão discutida aqui no tópico.
Isso me fez refletir. Nossa cultura é preponderantemente de origem europeia, por isso a justificativa da prioridade do ensino de história ocidental. Contudo, esse é um pensamento cíclico, em que a influência se autoalimenta. Talvez seja interessante a inclusão “forçada” de novos conhecimentos. (Sugiro “A invenção das tradições” do Robsbawn).
Mas foi muito bom o vídeo , fez-me refletir.
Abraços .
Isso me fez refletir. Nossa cultura é preponderantemente de origem europeia, por isso a justificativa da prioridade do ensino de história ocidental. Contudo, esse é um pensamento cíclico, em que a influência se autoalimenta. Talvez seja interessante a inclusão “forçada” de novos conhecimentos. (Sugiro “A invenção das tradições” do Robsbawn).
Abraços .

- Modern Samurai
- Contato:
Já li esse livro do Eric Hobsbwam.Chet Baker escreveu: ↑21 Abr 2018 12:30Muito interessante o vídeo, valeu por ter postado.
Abraços .
Sobre história da Africa, existe uma coleção História Geral da Africa organizada pela UNESCO. Mas devem haver fontes melhores do que essas, mas a título de introdução, parece interessante. Já tenho essa coletânea faz um tempo, mas nunca peguei para ler.
Spoiler:
- Austin-Flint
- Contato:
Vou ser bem sincero, pra mim, pouco importa a grade curricular de história. Pode mudar o que quiser, a maioria dos estudantes que se formarem no ensino médio não vão saber aplicar isso no dia-a-dia. A metodologia de ensino empregada hoje é toda voltada pra Enem e Vestibular. No ensino fundamental você aprende o básico do básico, resumido, superficial e de maneira bem maniqueísta. No ensino médio, as apostilas abordam os conteúdos em tópicos, voltado para o que cai mais em vestibular. Ai essa mulecada acha que sabe alguma coisa e quer ficar discutindo merda que não sabe e fica compartilhando e falando bosta no facebook. E antes de ensinar história, geografia, filosofia, sociologia, biologia; tem que fazer essa mulecada aprender português e matemática. Pra mim, é mínimo do mínimo. Às vezes vejo uns mirins que escrevem tudo errado, não sabem interpretar as coisas, apanham pra fazer contas e tals. Não sei se é preguiça ou se não aprenderam as coisas direito.