Vamos falar sobre Educação?

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Thiago RS
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Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por Thiago RS » 06 Nov 2015 17:08

cunecao escreveu:Retirar religião enquanto dogma das escolas, deixando apenas a história. Principalmente em relação a cristã, que fodeu cabulosamente com o mundo, com culturas indígenas, executou milhares de pessoas em nome de Deus, atrasou a ciência e os cambau. Nunca vi uma escola falando isso com clareza, e eu estudei numas 6.
Claro que não fala, pois está longe da verdade.

Vá pesquisar sobre a influência do cristianismo na formulação do método científico antes de pronunciar que ele atrasou a ciência.

Comunismo executou infinitamente mais pessoas num espaço muito menor de tempo - quem é que fodeu cabulosamente com o mundo mesmo?

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brunolobo
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Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por brunolobo » 06 Nov 2015 17:36

Philly Shell escreveu:Pessoal não sabe dividir as coisas. Como PT piorou a educação de ensino médio em São Paulo, por exemplo? Se o PSDB que comanda isso há anos?
Vamos parar de besteira, o ensino federal é muito bom, tanto que CEFET, COLTEC, Pedro II, escolas federais são as melhores do país, brigam lado a lado com os Bernoulli da vida.
Assim como o PSDB em MG melhorou e muito a educação e os índices subiram. Ok, Aécio foi fdp com os professores, mas é FATO que sua gestão e do Anastasia tiveram ótimos índices na educação.
Parem com esse papinho de "mimimi fudeu a educação do Brasil"
pois é, só escolas federais que o pt tem influência né :rolleyes:

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Blue Ocean
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Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por Blue Ocean » 06 Nov 2015 18:43

EDUCXXXX
Enviado do meu teclado Patati Patatalk

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.

Blagoi Ivanoff
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Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 06 Nov 2015 19:28

Putz, cobseguem foder com todo o tópico.

Primeiro passo pra melhorar a educação é rever o processo de municipalização do ensino básico e fundamental.

Até agora não entendi a lógica dessa porra de "lei do un.terço" enfiada goela abaixo aos Municípios.

YAMAZAK1
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Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por YAMAZAK1 » 06 Nov 2015 21:20

O problema do "pensamento crítico" freireano é que você só pensa criticamente se fala mal do capitalismo e tudo que deriva dele. É isso que é pensar criticamente aqui no Brasil, haja vista os livros de história e geografia q simplificam assustadoramente o debate, para eles marxismo-bom x capitalismo-ruim

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Mago
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Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por Mago » 06 Nov 2015 21:42

Vejam esse vídeo, resume tudo q eu penso sobre o assunto.

phpBB [video]

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jhow
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Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por jhow » 09 Nov 2015 18:58

Engraçado que ninguém tocou em um ponto que acho de suma importância para o debate do tema: Modelo educacional nas escolas.

O nosso sistema educacional com as matérias que lhe são correlatas (português, matemática, física, biologia etc) iniciou-se após a revolução industrial para possibilitar formação de pessoas que sirvam/servissem de instrumento para a manutenção do modelo econômico (até hoje é assim). Os garotos e garotas aprendem muita coisa irrelevante para a formação humana (ex: funcionamento do aparelho digestivo de um peixe), enquanto não se tem um aprofundamento em matérias que estimulem o raciocínio crítico (filosofia, sociologia etc) e a política atual (introdução ao direito, à ciência política etc).

Outra questão que penso ser relevante é a questão da afetividade nas escolas. A educação é quase exclusivamente orientada para a parte direita do cérebro, a qual relaciona-se com o raciocínio lógico, enquanto não se estimula o lado subjetivo, abstrato e humanístico da criança/adolescente em formação. Deveriam fomentar mais esse lado esquerdo do cérebro, possibilitando mais aulas de artes (dança, teatro, ballet, pintura, desenho etc), religiões, esportes e disciplinas e atividades que desenvolvam o sentimento de união, afetividade, carinho, humanidade e respeito entre as pessoas. O amor deveria prevalecer sobre o raciocínio lógico, apesar de reconhecer também a sua importância. Atividades que tragam união são muito bem vindas para os nossos futuros adultos do país. Deveríamos estimular mais sentimentos nobres nas escolas e vivenciar mais isso. É como penso.

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LucasYeahNegoMariano
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Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por LucasYeahNegoMariano » 16 Dez 2015 15:32

De acordo com o Lula a culpa é do Pedro Álvares Cabral.


"BBC: Lula culpa colonizadores por 'atrasos na educação do Brasil' e gera polêmica em Portugal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva provocou polêmica em Portugal ao responsabilizar o período da colonização portuguesa, até 1822, pelos problemas do sistema educacional do Brasil.

“Eu sei que isto não agrada aos portugueses, mas Cristóvão Colombo chegou a Santo Domingo (atual República Dominicana) em 1492, e em 1507 já tinha sido criada uma universidade lá. No Peru em 1550, na Bolívia em 1624. No Brasil, a primeira universidade surgiu apenas em 1922”, afirmou o ex-presidente, para quem essa demora “justifica os atrasos na educação” brasileira.

A declaração de Lula, durante uma conferência em Madri, na noite da última sexta-feira, gerou uma forte reação da imprensa portuguesa quando atravessou a fronteira entre os dois países ibéricos.

O portal Observador, um dos principais de Portugal, ironizou o assunto: “Brasileiro burro? A culpa é do (Pedro) Álvares Cabral, diz Lula”.
“De quem é a culpa pelos atrasos na educação? É dos portugueses, diz Lula”, publicou, por sua vez, o Diário de Notícias, o mais antigo jornal português.

Entre os assuntos mais comentados pelos portugueses nas redes sociais nos últimos dias, a declaração de Lula continua rendendo opiniões fortes no país europeu.

Num texto publicado no fim da tarde de segunda-feira no site do semanário econômico Oje, o colunista Diogo de Sousa-Martins diz que “não fica bem” a tentativa de atribuir “o ônus do atraso do sistema de educação brasileiro para uma colonização que abandonou o país há quase 200 anos e que nele inaugurou o ensino superior”.

Apesar de as primeiras universidades brasileiras só terem sido fundadas no começo do século 20, como a Universidade do Paraná, em 1912, e a Universidade do Rio de Janeiro, em 1920, no período colonial existiam instituições de ensino superior no país, como a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, de 1792, e a Faculdade de Medicina da Bahia, criada em 1808.

A culpa é de quem?

O doutor em História Social pela USP e professor de História da UFMG Luiz Carlos Villalta discorda de que a responsabilidade sobre os problemas da educação brasileira deva recair apenas sobre os antigos colonizadores.

“O Brasil se tornou independente em 1822, e o governo imperial também não criou universidades em seus 77 anos de existência. A falta de universidades deve-se, sobretudo, aos erros de nossos próprios governos, das elites agrárias que os controlaram no Império e na República”, explica Villalta à BBC Brasil.

Segundo a professora de História Ibérica da USP Ana Paula Torres Megiani, responsabilizar a colonização portuguesa por antigos problemas do Brasil não é um recurso novo, mas uma prática recorrente desde o fim da colonização.

“Desde o século 19, todas as vezes que o Brasil passa por uma crise, política ou econômica, alguém sempre se lembra de culpar os portugueses do passado pelos nossos erros do presente”, afirma Megiani à BBC Brasil.

Em nota nesta quarta-feira, o Instituto Lula afirmou que a fala de Lula foi "mal-interpretada pela imprensa portuguesa e chegou distorcida à brasileira".

"Lula não quis colocar a culpa do atraso da educação brasileira sobre o povo português, mas sim sobre as elites políticas que nos governaram desde a época colonial até tempos recentes", diz a nota, acrescentando que "foi durante os governos do PT que se acelerou a ampliação e democratização do acesso ao ensino superior"."

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Annie
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Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por Annie » 16 Dez 2015 22:57

Acharia interessante, num contexto ideal, incluírem a educação alimentar no currículo da criança a partir de uma certa idade. Ensinamentos básicos como indicação diária de vitaminas, saúde, como observar rótulos, etc. Acho absurda a quantidade de pessoas que me perguntam e não sabem o que quer dizer os valores dos rótulos ou que lêem de forma completamente errada. A indústria de alimentos tem esse poder de enganar se você não treina o olho. Assisti um documentário que é de 2012, bem legal chamado "Muito além da fome" que fala justamente da obesidade crescente em crianças e desse consumismo de produtos cada vez mais industrializados, além da ignorância dos próprios pais ao não verem que a praticidade de certos produtos não quer dizer que eles são saudáveis (suquinhos de caixa, por exemplo). Tem no youtube se alguém se interessar.

Acho legal também ensinar o básico da educação financeira. Regras como planejamento familiar, como economizar, etc. Acho que faria uma diferença pro futuro.

Obviamente, com as condições da educação de hoje no Brasil acredito que a aplicação disso seria inviável. Como comentei antes, tudo isso seria diante de um contexto ideal ou ao menos, tolerável, melhorado.

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KYO
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Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por KYO » 17 Dez 2015 10:22

Mago escreveu:Vejam esse vídeo, resume tudo q eu penso sobre o assunto.

phpBB [video]
Fenomenal

Realmente forte a parada, mas é verdade... Foi mais ou menos o que senti comparado a um colega que estudou no colégio técnico.

O cara sai com uma profissão, vai para faculdade e passa perrengue em algumas matérias, mas consegue acompanhar. E se o nível superior for uma área correlata, o cara sai na frente em diversos aspectos.


E a mais pura verdade citada no bideo é a parte de como virar Jogloswalter

bater laje > musculação :))

muttley
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Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por muttley » 17 Dez 2015 10:28

Annie escreveu:Acharia interessante, num contexto ideal, incluírem a educação alimentar no currículo da criança a partir de uma certa idade. Ensinamentos básicos como indicação diária de vitaminas, saúde, como observar rótulos, etc. Acho absurda a quantidade de pessoas que me perguntam e não sabem o que quer dizer os valores dos rótulos ou que lêem de forma completamente errada. A indústria de alimentos tem esse poder de enganar se você não treina o olho. Assisti um documentário que é de 2012, bem legal chamado "Muito além da fome" que fala justamente da obesidade crescente em crianças e desse consumismo de produtos cada vez mais industrializados, além da ignorância dos próprios pais ao não verem que a praticidade de certos produtos não quer dizer que eles são saudáveis (suquinhos de caixa, por exemplo). Tem no youtube se alguém se interessar.

Acho legal também ensinar o básico da educação financeira. Regras como planejamento familiar, como economizar, etc. Acho que faria uma diferença pro futuro.

Obviamente, com as condições da educação de hoje no Brasil acredito que a aplicação disso seria inviável. Como comentei antes, tudo isso seria diante de um contexto ideal ou ao menos, tolerável, melhorado.
Concordo contigo. Prova da falta de educação (ignorância) alimentar a gente vê diariamente nos carrinhos de compra na fila do supermercado.

O que tem de gente com sobrepeso e acompanhado de criança comprando um monte de produto industrializado de baixo valor nutritivo é brincadeira. Esse tipo de educação, inclusive, impacta no gasto com saúde.

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Mago
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Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por Mago » 17 Dez 2015 10:53

KYO escreveu:Fenomenal

Realmente forte a parada, mas é verdade... Foi mais ou menos o que senti comparado a um colega que estudou no colégio técnico.

O cara sai com uma profissão, vai para faculdade e passa perrengue em algumas matérias, mas consegue acompanhar. E se o nível superior for uma área correlata, o cara sai na frente em diversos aspectos.


E a mais pura verdade citada no bideo é a parte de como virar Jogloswalter

bater laje > musculação :))
Bater laje > bodybuilding

pauloctba
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Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por pauloctba » 17 Dez 2015 12:55

jhow escreveu:Engraçado que ninguém tocou em um ponto que acho de suma importância para o debate do tema: Modelo educacional nas escolas.

O nosso sistema educacional com as matérias que lhe são correlatas (português, matemática, física, biologia etc) iniciou-se após a revolução industrial para possibilitar formação de pessoas que sirvam/servissem de instrumento para a manutenção do modelo econômico (até hoje é assim). Os garotos e garotas aprendem muita coisa irrelevante para a formação humana (ex: funcionamento do aparelho digestivo de um peixe), enquanto não se tem um aprofundamento em matérias que estimulem o raciocínio crítico (filosofia, sociologia etc) e a política atual (introdução ao direito, à ciência política etc).

Outra questão que penso ser relevante é a questão da afetividade nas escolas. A educação é quase exclusivamente orientada para a parte direita do cérebro, a qual relaciona-se com o raciocínio lógico, enquanto não se estimula o lado subjetivo, abstrato e humanístico da criança/adolescente em formação. Deveriam fomentar mais esse lado esquerdo do cérebro, possibilitando mais aulas de artes (dança, teatro, ballet, pintura, desenho etc), religiões, esportes e disciplinas e atividades que desenvolvam o sentimento de união, afetividade, carinho, humanidade e respeito entre as pessoas. O amor deveria prevalecer sobre o raciocínio lógico, apesar de reconhecer também a sua importância. Atividades que tragam união são muito bem vindas para os nossos futuros adultos do país. Deveríamos estimular mais sentimentos nobres nas escolas e vivenciar mais isso. É como penso.
Entenda o seguinte:
Qualquer pessoa no mundo prefere jogar um futs, fazer um desenho ou filosofar sobre os problemas do mundo do que resolver um equação. Não precisa escola nenhuma obrigar o aluno a isso.
Óbvio que o raciocínio lógico tem que ser mais estimulado, primeiro porque ninguém precisa de estímulo da escola para sair com os brothers e tocar uma viola, e segundo porque todas as atividades mais produtiva envolvem raciocínio lógico. Além disso, você nunca vai ver alguem que tem facilidade com cálculo se complicar com textos de livros de direito.

A nossa educação é uma bosta porque nego de escola particular não sabe sequer calcular probabilidades, e os poucos que sabem precisam de fórmulas decoradas para isso. Qualquer coreano do ensino fundamental manja mais de exatas do que muito nego com ensino superior completo no Brasil, daí a pequena diferença de produtividade entre os dois países.

Foda que depois o sujeito faz faculdade de dança "porque é o que gosta", ganha uma mixaria e reclama que não tem o trabalho valorizado como o engenheiro opressor, que se fudeu a vida inteira pra chegar onde chegou.

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The Trooper
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Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por The Trooper » 17 Dez 2015 13:02

pauloctba escreveu:

Não precisa nem ir tão longe, eu conheço muita gente com curso superior que não sabe fazer uma regra de três ou calcular uma porcentagem.

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Baden
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Re: Vamos falar sobre Educação?

Mensagem por Baden » 17 Dez 2015 13:17

pauloctba escreveu:Entenda o seguinte:
Qualquer pessoa no mundo prefere jogar um futs, fazer um desenho ou filosofar sobre os problemas do mundo do que resolver um equação. Não precisa escola nenhuma obrigar o aluno a isso.
Óbvio que o raciocínio lógico tem que ser mais estimulado, primeiro porque ninguém precisa de estímulo da escola para sair com os brothers e tocar uma viola, e segundo porque todas as atividades mais produtiva envolvem raciocínio lógico. Além disso, você nunca vai ver alguem que tem facilidade com cálculo se complicar com textos de livros de direito.

A nossa educação é uma bosta porque nego de escola particular não sabe sequer calcular probabilidades, e os poucos que sabem precisam de fórmulas decoradas para isso. Qualquer coreano do ensino fundamental manja mais de exatas do que muito nego com ensino superior completo no Brasil, daí a pequena diferença de produtividade entre os dois países.

Foda que depois o sujeito faz faculdade de dança "porque é o que gosta", ganha uma mixaria e reclama que não tem o trabalho valorizado como o engenheiro opressor, que se fudeu a vida inteira pra chegar onde chegou.
Meu chapa, que visão estereotipada das coisas... Quantos lugares comuns: "ninguém gosta de matemática, só de futebol", "o engenheiro ganha mais que o bailarino". Não é nada disso, as coisas são muito mais complicadas e diferenciadas. A inteligência se desenvolve de várias formas, e não apenas no âmbito de cálculos e abstrações. De fato, apesar de muita ineficiência, nosso ensino acaba deixando de lado o investimento em certas potencialidades humanas, e na ampliação de relações interpessoais. Não sei o quanto interessa a formação de um indivíduo crítico, capaz de questionar os alicerces do sistema social em que vive.

Melhor formar alguém que possa se arrogar a capacidade de criticar a falta de inteligência alheia, ainda que faça isso simplesmente reproduzindo uma visão estreita e já muito batida sobre o problema.
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

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