10 mudanças de idéia de religiões ao longo da história

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
armlock
Contato:

Re: 10 mudanças de idéia de religiões ao longo da história

Mensagem por armlock » 15 Abr 2015 13:03

Noob escreveu:
No protestantismo a pessoa acha que somente acreditar em Jesus já está salvo. Eles pegam um único versículo fora do contexto e baseia toda a fé nisso. Então, para eles, eles já se encontram justificados diante de Deus, por isso a resposta: "eu não sou santo, sou o perdoado".
Noob,

Soh um comentario. Creio que aqui frequentemente ocorre o mesmo tipo de erro que muitos reclamam quando outros interpretam a biblia sem um contexto apropriado.

Embora Lutero e o protestantismo tenha realmente introduzido o conceito de "Sola Fide" para a salvacao, eh preciso entender o que Lutero definia como Fe. Ele eh bem claro em dizer que a unica fe que conta eh a que nao consegue evitar uma continua geracao de boas acoes. E que qualquer fe disassociada de acoes correspondentes eh uma fe de "unbelievers", ou seja, falsa.

De uma olhada no texto no link abaixo:

Martin Luther's Definition of Faith:
An excerpt from
"An Introduction to St. Paul's Letter to the Romans,"
Luther's German Bible of 1522
by Martin Luther, 1483-1546
Translated by Rev. Robert E. Smith
from DR. MARTIN LUTHER'S VERMISCHTE DEUTSCHE SCHRIFTEN.

http://www.iclnet.org/pub/resources/tex ... -faith.txt" onclick="window.open(this.href);return false;

"a living, creative, active and powerful thing, this faith. Faith cannot help doing good works constantly. It doesn’t stop to ask if good works ought to be done, but before anyone asks, it already has done them and continues to do them without ceasing. Anyone who does not do good works in this manner is an unbeliever...Thus, it is just as impossible to separate faith and works as it is to separate heat and light from fire!"

Basicamente ele diz que a salvacao eh gerada por acoes inspiradas pela fe, sendo essa ultima a condicao essential... (ja que eh perfeitamente possivel se fazer boas acoes sem nenhuma fe. Portanto o diferencial que causa a salvacao eh a fe... e somente ela)

Agora se a ideia original foi distorcida ao longo dos seculos, isso nao eh nada novo, como todos os fequentadores dessas discussoes ja sabem....
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

ophoda
Contato:

Mensagem por ophoda » 15 Abr 2015 13:37

Noob escreveu:Meu Deus!

Não tem genes humanos? Ele não poderia aparecer como ninguém da época?

Vixxxeeee!!!!

Maria gerou Jesus no seu útero como toda mulher. Quem deu a carne a Jesus foi Maria, judia e ela tinha aparência do seu povo. Toda a genética de Jesus é de Maria. Jesus foi perfeitamente homem (e Deus!), foi homem em absolutamente em tudo com exceção do pecado. O mistério é incompreensível ao homem, isto é, querer entender a fecundação pelo Espírito Santo. E aqui é campo de fé. Não se pode em reduzir em nada a natureza humana de Jesus, e nem a Divina, pois, qualquer redução se coloca em risco a história da salvação, pois essa precisava ser feito por um homem santo. Como não existe, Deus se faz homem para nos salvar, então, ele é perfeitamente homem com exceção do pecado.

O protestantismo atual gosta de falar de Maria como recipiente, nego é louco em dizer isso. Maria não teve pecado algum, sabe o motivo? Jesus não poderia nascer de uma pecadora. Ela não tinha o pecado original, e não poderia ter. Vão dizer sobre a salvação de Maria, ela foi salva pelos méritos futuros da Cruz de Cristo. Aqui, outro mistério.

Maria não é vaso algum usada por Deus e descartada, a própria Bíblia ensina:

"Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada" Lucas 1:48" Sua geração chama ela de bem aventurada? A minha chama, sempre chamou.

E é mãe de Deus:

"E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.
E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? Tá aí, mãe de meu senhor que é Deus. Não se separa a natureza humana e divina, pois, se separar, a salvação vai por água abaixo. Inclusive, aos protestantes, Lutero, apesar de toda sua heresia que deu fruto a essa babel de hoje, era doido com Maria.

Lucas 1:42-43"

Está aí para os hates pirarem. A Bíblia ensina, a tradição apostólica ensina, a patrística ensina. Mas tem gente que prefere acreditar em pastor 2 milênio depois do que aqueles que estavam ali mais próximos dos fatos narrados.

Sobre a aparência humana de Jesus, tem uma parte de Isaías que fala que ele não tem beleza, só que o protestantismo atual é tão burro, mas tão burro, que não consegue ver que o relatado que não tinha beleza se trata do contexto da sua cruxificação. Ou seja, a visão de Isaías é a a visão da crucificação e é em cima disso o seu relato e profecia, Isaías vê a cena da cruxificação com Jesus todos chagado, ensanguentado, e narra:

"Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
¶ Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões,
e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.

Isaías 53:2-9"

Pior coisa que existe é nego converter e achar que sabe interpretar a Bíblia.

E Jesus era um homem bonito. Muito provavelmente o homem mais bonito a pisar nessa terra.

Sabe o motivo de eu dizer isso?

Deus é a beleza em grau absoluto, Jesus sendo humano mas sendo realmente Deus, logo...

Mas é difícil entender quem fica preso só na letra da Bíblia, esta formada no seio da Igreja Católica (a Bíblia não desceu do Céu pronta e com zíper) e única instituição capaz de atestar sua veracidade, os haters piram Imagem)
Tão ridículo quanto acreditar que Jesus era um galego de olhos azuis, é acreditar que nasceu de uma mãe virgem.

Pelo visto José foi o maior corno da história (se é que existe algo de histórico nisso), pois até hoje milhões de pessoas acreditam que uma mulher gerou um filho virgem numa época que não existia inseminação artificial. :D
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!

Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 15 Abr 2015 14:00

armlock escreveu:
Noob,

Soh um comentario. Creio que aqui frequentemente ocorre o mesmo tipo de erro que muitos reclamam quando outros interpretam a biblia sem um contexto apropriado.

Embora Lutero e o protestantismo tenha realmente introduzido o conceito de "Sola Fide" para a salvacao, eh preciso entender o que Lutero definia como Fe. Ele eh bem claro em dizer que a unica fe que conta eh a que nao consegue evitar uma continua geracao de boas acoes. E que qualquer fe disassociada de acoes correspondentes eh uma fe de "unbelievers", ou seja, falsa.

De uma olhada no texto no link abaixo:

Martin Luther's Definition of Faith:
An excerpt from
"An Introduction to St. Paul's Letter to the Romans,"
Luther's German Bible of 1522
by Martin Luther, 1483-1546
Translated by Rev. Robert E. Smith
from DR. MARTIN LUTHER'S VERMISCHTE DEUTSCHE SCHRIFTEN.

http://www.iclnet.org/pub/resources/tex ... -faith.txt" onclick="window.open(this.href);return false;

"a living, creative, active and powerful thing, this faith. Faith cannot help doing good works constantly. It doesn’t stop to ask if good works ought to be done, but before anyone asks, it already has done them and continues to do them without ceasing. Anyone who does not do good works in this manner is an unbeliever...Thus, it is just as impossible to separate faith and works as it is to separate heat and light from fire!"

Basicamente ele diz que a salvacao eh gerada por acoes inspiradas pela fe, sendo essa ultima a condicao essential... (ja que eh perfeitamente possivel se fazer boas acoes sem nenhuma fe. Portanto o diferencial que causa a salvacao eh a fe... e somente ela)

Agora se a ideia original foi distorcida ao longo dos seculos, isso nao eh nada novo, como todos os fequentadores dessas discussoes ja sabem....
Mestre, vale lembrar que protestantismo não é só isso.

O David Martin fala de 3 ondas do protestantismo:

1- Puritana (Luther, Calvin e anglicanismo inicial)
2- Metodista (John Wesley e adjacentes)
3- Pentecostal (que depois dividiram em mais 3 no pentecostalismo mundial e o Paul Freston dividiu também em 3 pra falar do pentecostalismo brasileiro).

Sem entrar no mérito da coisa meio Comteana/Weberiana de ver três fases em tudo (hahaha não podia deixar escapar essa), a sola scriptura não faz parte da segunda onda (aka metodismo) e menos ainda da terceira onda (que no início do pentecostalismo era imprescindível a xenonalia, que depois virou glossolalia por razões óbvias).

Salvação dentro do protestantismo (lato sensu) é muito complexa e possui diversas nuances...

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 15 Abr 2015 14:08

Fu Manchu escreveu: Mestre, vale lembrar que protestantismo não é só isso.

O David Martin fala de 3 ondas do protestantismo:

1- Puritana (Luther, Calvin e anglicanismo inicial)
2- Metodista (John Wesley e adjacentes)
3- Pentecostal (que depois dividiram em mais 3 no pentecostalismo mundial e o Paul Freston dividiu também em 3 pra falar do pentecostalismo brasileiro).

Sem entrar no mérito da coisa meio Comteana/Weberiana de ver três fases em tudo (hahaha não podia deixar escapar essa), a sola scriptura não faz parte da segunda onda (aka metodismo) e menos ainda da terceira onda (que no início do pentecostalismo era imprescindível a xenonalia, que depois virou glossolalia por razões óbvias).

Salvação dentro do protestantismo (lato sensu) é muito complexa e possui diversas nuances...
Hehe, nem precisa me lembrar da "arvore" que isso virou... mas o meu ponto eh que a introducao do Sola Fide tinha "boundary conditions" bem definidas e diferentes da bagunca que eventualmente virou e da percepcao popular.

Alias, fui procurar uma arvore genelogica do cristianismo que tinha visto outro dia.. Chega a dar dor de cabeca. Pelo menos a Catolica Romana sobreviveu ate hoje. Achei e esta ai em baixo para quem nao conhece...

Imagem
Imagem

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 16 Abr 2015 06:47

Onde se enquadrariam as novas seitas americanas? Mórmons, Testemunhas de Jeová e afins? Hahaha gostei do "some asian"...

alexvozao
Contato:

Mensagem por alexvozao » 16 Abr 2015 08:17

armlock escreveu:
Hehe, nem precisa me lembrar da "arvore" que isso virou... mas o meu ponto eh que a introducao do Sola Fide tinha "boundary conditions" bem definidas e diferentes da bagunca que eventualmente virou e da percepcao popular.

Alias, fui procurar uma arvore genelogica do cristianismo que tinha visto outro dia.. Chega a dar dor de cabeca. Pelo menos a Catolica Romana sobreviveu ate hoje. Achei e esta ai em baixo para quem nao conhece...

Imagem
sensacional o gráfico, será que os religiosos não ficam com uma pulga atrás da orelha quando ver isso? não se questionam e reavaliam sua fé?

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 16 Abr 2015 10:00

alexvozao escreveu:
sensacional o gráfico, será que os religiosos não ficam com uma pulga atrás da orelha quando ver isso? não se questionam e reavaliam sua fé?
Não os Católicos de rito Romano e Ortodoxos, principalmente pela reaproximação deles nas últimas décadas.

Acho que esse gráfico tem umas imprecisões, salvo engano, a Igreja Copta e Armênia estão ligadas a Igreja de Roma, muito embora estejam no Oriente.

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 16 Abr 2015 10:41

Hehe..Ja que alguns gostaram, aquele grafico foi uma versao simplificada... Seguem mais dois, cada vez mais detalhados... (obviamente pode haver inacuracias ai).

Nao sei onde os Jehova Witnesses se encaixam em termos de categoria. Soh sei um pouco das suas origens e o fundador era congregacional ( a esquerda logo embaixo da anglicana no primeiro chart abaixo). Mas ai fugiram completamente dos dogmas mais tradicionais e nao eh exatamente "crista" ja que creem que Jesus era o archangel Michael.

/sarcasm mode on/ Agora os Mormons provavelmente se encaixam mais no grupo de ficcao scientifica (cidades e povos miticos, aliens do planeta kolob) :rolleyes: , que nao esta categorizado nesses charts./sarcasm mode off/

Fu, sua tese de mestrado envolveu historia das religioes nao? Voce chegou a entrar nesse emaranhado ou foi mais voltado para o aspecto sociologico das religioes ao longo da historia?

(DICA: copiem a imagem para o disco rigido ou copiem a URL da imagem e passem em um tab novo do browser. Ai voces podem ver em zoom mode)

Imagem

Nesse ultimo abaixo tentam estabelecer influencias entre grupos distintos (nao sei avaliar a acuracia de boa parte) e aparece ate a igreja apostolica brasileira.... :-bd

Imagem
Imagem

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 16 Abr 2015 12:02

Eu pesquisei a galera neoateia, apesar do curso ser voltados para a religião.

Agora no doutorado que to no meio dessa bagunça + transnacionalismo religioso.

Por falar nisso, o próximo passo é acontecer isso aí com o ateísmo.

É ateísmo de origem marxista, ateísmo nova era, neoateísmo, 2.0, 3.0, ateísmo hedonista...

Deusolivre...

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 16 Abr 2015 12:12

ophoda escreveu: Tão ridículo quanto acreditar que Jesus era um galego de olhos azuis, é acreditar que nasceu de uma mãe virgem.

Pelo visto José foi o maior corno da história (se é que existe algo de histórico nisso), pois até hoje milhões de pessoas acreditam que uma mulher gerou um filho virgem numa época que não existia inseminação artificial. :D
Não quero polemizar aqui, mas a dois mil anos atrás acreditar que uma mulher judaica casada era virgem, é demais. Já ví inclusive em um documentário no NatGeo, ou Discovery, ou History que fala que o problema foi a tradução do hebraico para o grego. Achei na net algo parecido com o que vi.

A polêmica está em torno de um termo citado no texto original, em hebraico (Isaías, capítulo 7:14). A palavra em questão, usada para fazer referência a Maria, é “Almah”, o que ao pé da letra significa “jovem que chegou à idade de se casar”. Na mudança para o grego, porém, o termo teria sido traduzido como “virgem”, perdendo seu sentido original.

Fonte e matéria completa https://br.noticias.yahoo.com/virgem-ma ... ria--mas-n" onclick="window.open(this.href);return false;ão-era-virgem----e-quem-diz-isso-é-a-bíblia-191231454.html
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 16 Abr 2015 16:01

Dumog, Celso já não falava em "estupro divino" em relação à Maria no século II?

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 16 Abr 2015 16:07

[quote="Dumog"][/quote]

Saindo completamente do topico, voce por acaso pratica Dumog filipino? Caso sim, no Brasil ou moras fora?

So curiosidade mesmo se a arte ja chegou em terras brasileiras.
Imagem

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 16 Abr 2015 21:11

Dumog escreveu:
Fala mestre. Faço Inosanto Lacoste Kali de forma bem inicial.

Escolhi esse nick porque é um dos muitos nomes possíveis ligados a essa luta :-)

Aqui no RJ mesmo.

Arte Marcial Flipina está bem no início por aqui. Mas é bom já ter cuidado nas escolhas de onde praticar.

abs
Aha! Excelente.. Comecei a treinar Kali no inicio dos anos 90 tambem pelo sistema Inosanto. Um ex-instrutor da escola dele veio fazer pos graduacao aqui em Purdue. Eh uma arte fantastica. E, pelo menos para o meu gosto, divertida tambem :rolleyes:
Imagem

Noob
Contato:

Mensagem por Noob » 16 Abr 2015 21:30

armlock escreveu:
Aha! Excelente.. Comecei a treinar Kali no inicio dos anos 90 tambem pelo sistema Inosanto. Um ex-instrutor da escola dele veio fazer pos graduacao aqui em Purdue. Eh uma arte fantastica. E, pelo menos para o meu gosto, divertida tambem :rolleyes:
Você trabalha com o quê?

Já tem muito tempo então que você mora aí.
“Tu, que descanso buscas com cuidado, no mar desta vida, tempestuoso, não esperes achar nenhum repouso, senão em Cristo Jesus crucificado “

Responder