Santos Dumont ou Irmãos Wright, Quem Inventou o Avião ?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Nile

Re: Santos Dumont ou Irmãos Wright, Quem Inventou o Avião ?

Mensagem por Nile » 24 Jul 2015 01:49

General Moscardo escreveu:Essa discussão é ridícula. Absolutamente ridícula.

Santos Dumont fez um voo DOCUMENTADO e com um monte de gente assistindo em plena Paris.

Um bom tempo depois aparecem os Wright dizendo que fizeram um voo três anos antes e apresentando fotos do ocorrido.

Seria o mesmo que após a publicação de uma estupenda teoria como a da relatividade em uma revista científica indexada aparecesse algum zé ruela com um monte de cadernos velhos rabiscados dizendo que tinha feito a descoberta três anos antes.

Se os Wrigt não fossem do país mais rico, poderoso e ufanista do mundo, ninguém daria crédito a eles. Aliás, quase ninguém dá mesmo fora dos Estados unidos.

Tem que ser muito paga pau dos EUA pra considerar os Wright como primeiros
.
Nossa quanta besteira meu deus , agora reconhecer que o branco é branco é ser paga pau dos EUA

E de onde vc tirou que é só os EUA que reconhecem isso ?!

E o voo deles tem testemunhas mais a foto , mas vc vai falar que é montagem e que as pessoas foram compradas pelo jeito
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 24 Jul 2015 01:56

Nile escreveu:
Nossa quanta besteira meu deus , agora reconhecer que o branco é branco é ser paga pau dos EUA

E de onde vc tirou que é só os EUA que reconhecem isso ?!

E o voo deles tem testemunhas mais a foto , mas vc vai falar que é montagem e que as pessoas foram compradas pelo jeito
A foto não precisa ser montagem, é só uma foto, e vc coloca a data que quiser nela.
Quanto às testemunhas, não te parece incomum que os irmãos, tão zelosos pela privacidade do invento, pra garantir a patente, permitiriam testemunhas?

Se o Santos Dumont fosse americano, hj ele estaria no mesmo patamar do Thomas Edison. Mas muitos brasileiros tem vergonha do seu país, além de uma auto-estima baixíssima, "se o cara é brasileiro é impossível ter sido o pai da aviação, pq brasileiro só faz merda". É foda!

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 24 Jul 2015 02:00

Nile escreveu:
Não discordei disso , tanto que o Demoiselle foi base para a primeira produção em série , mas os primeiros a levantar voo com um avião foram os Wrigth , e em voo o avião deles era mto superior aos da época , eles faziam voos de horas enquanto os outros faziam de minutos
Nile, a máquina dos Wright não era um avião cara, pois um avião não é lançado por catapultas. Ele decola saindo do chão e empurrado pelo seu próprio motor!

Como eu disse, acho o trabalho deles valoroso, com certeza o que eles descobriram foi útil pra posteriormente ajudar a desenvolver e aperfeiçoar a máquina que o brasileiro criou.

Mas se vc não quiser aceitar (ou dar o braço a torcer) que Santos Dumont chegou mais perto do que conhecemos por avião atualmente e prefere dar o crédito pros americanos, blz... cada um tem o direito de acreditar no que quer.

Nile

Mensagem por Nile » 24 Jul 2015 02:07

Violence escreveu:
A foto não precisa ser montagem, é só uma foto, e vc coloca a data que quiser nela.
Quanto às testemunhas, não te parece incomum que os irmãos, tão zelosos pela privacidade do invento, pra garantir a patente, permitiriam testemunhas?

Se o Santos Dumont fosse americano, hj ele estaria no mesmo patamar do Thomas Edison. Mas muitos brasileiros tem vergonha do seu país, além de uma auto-estima baixíssima, "se o cara é brasileiro é impossível ter sido o pai da aviação, pq brasileiro só faz merda". É foda!
Nada disso , santos Dumont é reconhecido pelo mundo como o pai da aviação ,mas o primeiro voo bem sucedido não tem discussão
Eles patetearam o a maquina de alavancas no em 1903 , e fizeram mais voos depois de 1903
Tanto que em 1908 , eles chegaram com uma maquina que humilhava os rivais e faziam curvas , vc acham que isso eles desenvolveram isso em apenas dois anos ?!
E lembrando que naquela época não era como hoje que há um facilidade de filmar ,
Eu particularmente acho engraçados vcs lutarem contra a história , e alegar que só porque são americanos
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.

Nile

Mensagem por Nile » 24 Jul 2015 02:15

Snickt escreveu: Nile, a máquina dos Wright não era um avião cara, pois um avião não é lançado por catapultas. Ele decola saindo do chão e empurrado pelo seu próprio motor!

Como eu disse, acho o trabalho deles valoroso, com certeza o que eles descobriram foi útil pra posteriormente ajudar a desenvolver e aperfeiçoar a máquina que o brasileiro criou.

Mas se vc não quiser aceitar (ou dar o braço a torcer) que Santos Dumont chegou mais perto do que conhecemos por avião atualmente e prefere dar o crédito pros americanos, blz... cada um tem o direito de acreditar no que quer.
Tá bom para seu conceito de avião , santos Dumont foi o primeiro , eu vou concordar com o mundo que era um avião e mtas coisas nesse modelos deles serviram para progresso da aviação , e outro detalhe , o deles faziam curva, e voavam horas que deixou mundo de boca aberta inclusive Dumont na demostração que fizeram em 1908
E outra não tem nada de catapultas no avião deles , isso foi o brasil que inventou

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 24 Jul 2015 02:17

Nile escreveu:
Nada disso , santos Dumont é reconhecido pelo mundo como o pai da aviação ,mas o primeiro voo bem sucedido não tem discussão

Esse é um assunto que eu me interesso bastante, e, sinceramente, NUNCA li em lugar nenhum isso de que não há discussão em os irmãos terem sido os primeiros a voar. Muito pelo contrário, só há especulações à respeito, pq, se foi feito, foi feito às escondidas.

Eles patetearam o a maquina de alavancas no em 1903 , e fizeram mais voos depois de 1903
Máquina de alavancas é uma coisa, avião é outra.

Tanto que em 1908 , eles chegaram com uma maquina que humilhava os rivais e faziam curvas , vc acham que isso eles desenvolveram isso em apenas dois anos ?!
Eu postei agora a pouco o que o Santos Dumont achava desse argumento, tendo escrito no seu livro "O que vi, e o que veremos", mas vou postar novamente aqui, pra ficar organizado. Ele disse mais ou menos assim, "é como se alguém viesse 3 anos depois que o Thomas Edison inventou a lâmpada, com um objeto muito melhor, dizendo que, por este ser melhor, seria prova de que este alguém teria inventado a lâmpada antes de Thomas Edison". Esse argumento serve pra essa questão.
Lembrando também, que pelo fato dos irmãos não divulgarem seus estudos e avanços, é impossível que o brasileiro ou qualquer outro aeronauta tenha aproveitado alguma descoberta dos norte-americanos, o que não é recíproco. Não só o Santos Dumont dividia seus avanços com outros colegas do Aeroclube Francês, como outros inventores lá, também o faziam.

E lembrando que naquela época não era como hoje que há um facilidade de filmar ,
Eu particularmente acho engraçados vcs lutarem contra a história , e alegar que só porque são americanos
Só é válida a história que vc tá inclinado a acreditar então?

Nile

Mensagem por Nile » 24 Jul 2015 02:27

[quote="Violence"][/quote][/size]

Não só eu mas o mundo , acho até o Brasil a maioria sabe que foram os irmão , mas tenta desmerecer falando que os aviões deles não levantava voo , eu acabei de postar uma matéria sobre isso acho que vc não leu pelo jeito http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien ... 5410.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;
Pode ser que eles não foram o primeiros , mas eles foram antes de Dumont em 3 anos com testemunha e fotos foram
E voo deles sairam em um jornal de Dayton

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 24 Jul 2015 02:32

Nile escreveu:[/size]

Não só eu mas o mundo , acho até o Brasil a maioria sabe que foram os irmão , mas tenta desmerecer falando que os aviões deles não levantava voo , eu acabei de postar uma matéria sobre isso acho que vc não leu pelo jeito
Pode ser que eles não foram o primeiros , mas eles foram antes de Dumont em 3 anos com testemunha e fotos foram
E voo deles sairam em um jornal de Dayton
Pra muitos, os irmãos foram os primeiros a voar não pq foram de fato os primeiros a voar, mas pq eles eram norte-americanos.

Tá certo, cara. Se vc quer acreditar nisso, eu não vou argumentar mais.

Nile

Mensagem por Nile » 24 Jul 2015 02:35

Violence escreveu:
Pra muitos, os irmãos foram os primeiros a voar não pq foram de fato os primeiros a voar, mas pq eles eram norte-americanos.

Tá certo, cara. Se vc quer acreditar nisso, eu não vou argumentar mais.
Depois dessa é melhor pararmos mesmo , porque infelizmente eles não vão deixar de ser americanos , talvez algum dia se prova que Dumont vou antes de 17 de dezembro de 1903
Abraços

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 24 Jul 2015 02:38

Nile escreveu:
Depois dessa é melhor pararmos mesmo , porque infelizmente eles não vão deixar de ser americanos , talvez algum dia se prova que Dumont vou antes de 17 de dezembro de 1903
Abraços
Ou se prove que eles voaram quando disseram que voaram. Pq até hj não conseguiram provar.

Nile

Mensagem por Nile » 24 Jul 2015 02:40

Violence escreveu:
Ou se prove que eles voaram quando disseram que voaram. Pq até hj não conseguiram provar.
Pelo jeito só vale se filmar , então é santos Dumont mesmo , concordo com vc nessa !!!

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 24 Jul 2015 05:13

A discussão é interessante.

Pelo que eu li, os Wright não deixaram que pessoas de fora auditassem a descoberta deles. Todas as testemunhas eram, em algum grau, próximas deles. E a única prova que eles tinham de que foram pioneiros eram fotos e testemunhos dessas mesmas pessoas.

O grande problema é que quando foram chamados a demonstrar a invenção, eles simplesmente se negaram. Quando foi oferecido prêmio em dinheiro pra quem fosse o primeiro, eles se negaram. Quando tentaram vender a invenção para o governo dos EUA, não conseguiram porque não quiseram demonstrar que a máquina funcionava.

E, não bastando tudo isso, mesmo hoje, quando temos espaçonaves que já saíram do sistema solar, aviões supersônicos, caças militares que levantam vôo verticalmente, helicópteros e toda sorte de aeronaves, ninguém até hoje conseguiu recriar o que os Wright DIZEM que fizeram. Todas as tentativas de refazer o que eles supostamente fizeram em 1903 fracassaram retumbantemente.

Enquanto isso, o Santos Dumont, maroto, mostrou pra todo mundo, voou na frente de todo mundo e documentou tudo o que fez. E tudo o que temos na aviação mais de um século depois é baseado no trabalho dele e não no dos Wright.

Eu fico com o Dumont. Um dos raros orgulhos do Brasil, um reconhecimento pelo qual devíamos lutar com muito mais afinco, de tão raro e escasso que é.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 24 Jul 2015 05:16

Ah, e sobre ser história e etc, é a mesma discussão que rolou sobre nazismo ser de direita ou de esquerda.

Não apenas não há consenso como a história é tudo menos incontestável.

Noob
Contato:

Mensagem por Noob » 24 Jul 2015 08:13

O que eu sei.

Santos Dumont fez o primeiro voo 100% mecanizado.
Os fundamentos do voo da aviação atual tem base no que descobriram os irmãos Wright. Os três eixos.

Cada um vê da sua maneira e puxa a sardinha para sua brasa.

Eu considero quem inventou o avião foi os irmãos Wright pelo legado que eles deixaram. Existiu outras pessoas na época e coisas que "voavam". No sentido de contribuição, os irmãos ofereceram mais que SD. Eles não conseguiram voar pela relação de peso x potência que dizem que o motor deles era fraco e estrutura mais pesada, por isso a catapulta. O voo deles era muito mais controlado que do SD. Eles voaram com autopropulsão, só a decolagem que precisa de ajuda. Até hoje catapulta se usa em porta-aviões. Dizem que voaram muito mais tempo que SD e com mais controle.

Enfim, quem inventou?

Algo que voava? Existiam coisas que já planava.
Algo que saia do chão sozinho? SD
Algo que precisa de ajuda para sair do chão mais tem um voo controlado que se tornou os fundamentos do voo? Irmãos.

Eu considero os irmãos.

PS: muitos pilotos, aeromodelistas, pessoas ligados à aviação considera os irmãos. Os que falam que foi SD sempre emendam uma frase tipo: "só porque são americanos", "vira latas", "patriotismo" etc. Enfim, é raro ver alguém que fala que foi SD só nos fundamentos, quase sempre tem esse patriotismo por trás.
“Tu, que descanso buscas com cuidado, no mar desta vida, tempestuoso, não esperes achar nenhum repouso, senão em Cristo Jesus crucificado “

Responder