Cutelaria

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
malaca
Mensagens: 1182
Registrado em: 14 Jun 2014 18:12
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por malaca » 01 Out 2014 22:31

tenho um amigo que tem duas zakharov, usa só para churrasco! ele me falou que só afiou uma vez ate hj!

quanto a combate com facas acresito que tem sim!!! o nietzsche é um cara que muito conhecimento sobre isso!!!
Imagem

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel

"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Hall » 01 Out 2014 22:49

Po as zakharov são baratas. Vou comprar uma para meu pai q deve ter umas 150 facas (sem exagero).

Eu comprei uma para churras da paz pazini.

Eh uma boa peça e eles tem um facão preto padrão exército que eh top.

Esse aqui:

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
malaca
Mensagens: 1182
Registrado em: 14 Jun 2014 18:12
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por malaca » 01 Out 2014 23:19

Hall escreveu:Po as zakharov são baratas. Vou comprar uma para meu pai q deve ter umas 150 facas (sem exagero).

Eu comprei uma para churras da paz pazini.

Eh uma boa peça e eles tem um facão preto padrão exército que eh top.

Esse aqui:

Imagem
bacana heim!
Facao eu tenho um que fica dentro do carro mas é tramontina mesmo! Tenho vontade de comprar um 3 listra

Imagem
Imagem

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel

"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles

Avatar do usuário
malaca
Mensagens: 1182
Registrado em: 14 Jun 2014 18:12
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por malaca » 02 Out 2014 00:16

Guilherme Wolverine escreveu:Bom não é exatamente sobre facas mas vou deixar o site de um amigo meu que faz um trabalho em couro que a moçada talvez goste.

http://www.cutterman.co/
Irado brother! Valeu, tbm acho maneiro fazer bainha pra faca! amanha posto um video que eu achei bem legal sobre trabalho em couro.
Imagem

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel

"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles

Avatar do usuário
malaca
Mensagens: 1182
Registrado em: 14 Jun 2014 18:12
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por malaca » 02 Out 2014 00:23

Pra que curte uma aula completa sore afiação:









Imagem

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel

"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles

Avatar do usuário
malaca
Mensagens: 1182
Registrado em: 14 Jun 2014 18:12
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por malaca » 02 Out 2014 09:13

Guilherme Wolverine escreveu:Bom não é exatamente sobre facas mas vou deixar o site de um amigo meu que faz um trabalho em couro que a moçada talvez goste.

http://www.cutterman.co/

Achei!
Assino esse canal:

Imagem

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel

"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles

Noob
Mensagens: 1617
Registrado em: 01 Out 2014 16:11
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Noob » 02 Out 2014 09:23

IA2 – IMBEL Modelo A2

AMZ – Amazônia

Imagem

Origem

As pesquisas de mercado da IMBEL, em 2008, identificaram a demanda das Forças Armadas brasileiras por uma faca com requisitos militares, importante instrumento de trabalho do soldado em campanha. Foi constatado que as facas usadas por soldados brasileiros eram cópias importadas ou modelos civis adaptados a desenhos militares.

As Facas de Campanha IA2 e AMZ têm origem nas Facas-Baioneta que foram desenvolvidas para os novos fuzis IA2, projetadas apara atender às severas condições do uso militar.

Os requisitos operacionais foram obtidos nas pesquisas feitas junto aos usuários finais da Brigada de Operações Especiais, da Brigada Paraquedista e dos guerreiros de selva.

O design obedeceu as linhas dos fuzis IA2, com traços mais retos, com as mesmas cores das novas armas e com cuidadosa ergonomia.




Dois modelos: IA2 e AMZ

O modelo IA2 (IMBEL, modelo A2) tem dimensões equilibradas para multiuso, sugerida para tropas de apoio ao combate, logísticas, guarnições de blindados, unidades de PE, de guarda e forças policiais.

O modelo AMZ (Amazônia) foi inicialmente desenvolvido para uso do soldado da Amazônia. Tem peso e dimensões projetados para atender aos trabalhos individuais em área de selva, sem afetar a agilidade do soldado. Entretanto, nos testes das facas de campanha, as Facas AMZ mostraram-se as mais indicadas para uso militar em qualquer ambiente operacional.


O que as facas IA2 e AMZ têm?

As facas de campanha IA2 e AMZ são resistentes à corrosão e permitem tanto golpes de impacto quanto cortes precisos. O tipo de aço e o tratamento térmico foram projetados para equilibrar flexibilidade a torções com a dureza para deter o fio e, se necessário, recuperá-lo em campanha.

O pomo do punho, em formato de bico de águia, além de ajudar a reter a faca na mão do soldado, permite o uso para martelagem. O punho foi projetado para resistir ao ressecamento e tem alta resistência a impactos ou abrasão.

As bainhas caracterizam as facas IA2 e AMZ como instrumentos de trabalho em campanha. As bainhas são resistentes à umidade, robustas, leves e possuem características fundamentais para conservar a faca de campanha: uma forte mola interna reduz os ruídos nos deslocamento e sua estrutura permite que a água escorra pelo orifício do cadarço. Os cadarços são os mesmos usados em pára-quedas.

São possíveis dois tipos de conexão no equipamento individual: uma presilha de aço para acoplagem rápida no equipamento e uma alça para instalação direta no cinto. Isso permite a acoplagem aos diversos tipos de coletes usados por tropas em operações urbanas.

A ligação da alça com o corpo da bainha recebe o reforço de uma fita de segurança interna para o caso de eventuais danos nos rebites. Este uma solução pouco visível, que será notada somente nos momentos de uso intenso, portanto, de maior necessidade.

Esses características colocam as Facas de Campanha IA2 e AMZ no nível das melhores facas do mercado internacional militar.


Testes das Facas de Campanha

Além dos exaustivos testes de fábrica, realizados na Seção de Pesquisa da Fábrica de Itajubá, as facas de campanha IA2 e AMZ foram testadas por todos os alunos e instrutores do Curso de Comandos e do Curso de Selva, do Exército Brasileiro, em 2010.

Um total de 152 facas foram submetidas aos dois cursos operacionais de maior exigência em campanha do Exército Brasileiro. As facas resistiram sem danos ou quebras. Os relatos dos usuários ficaram acima da expectativa dos desenvolvedores, que esperavam identificar eventuais pontos de fragilidade, naturais em um produto novo. Os requisitos obtidos nas pesquisas, ainda em 2008, foram validados pelos usuários.

Algumas sugestões surgiram desse uso e foram implementadas nas atuais facas de campanha. Um exemplo é o pomo em formato de “bico de águia”, com um fiador para garantir o uso seguro da faca em ambiente aquático, sugestão dos alunos do Curso de Selva.

As Facas de Campanha IA2 e AMZ foram expostas aos competentes colaboradores da Revista Magnun, com os resultados publicados na sua edição Nr 110. Os testes e a reportagem foram do Sr Hélio Barreiros, estudioso e profundo conhecedor das armas e da cutelaria.

“Tu, que descanso buscas com cuidado, no mar desta vida, tempestuoso, não esperes achar nenhum repouso, senão em Cristo Jesus crucificado “

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Hall » 02 Out 2014 10:25

phpBB [video]
Imagem

Avatar do usuário
Jase Robertson
Mensagens: 4419
Registrado em: 16 Set 2014 07:39
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Jase Robertson » 02 Out 2014 10:46

Galera quem quer começar a fazer bainhas pras suas facas recomendo esse tutorial aqui, é muito fácil de fazer, eu ja fiz uma bainha seguindo ele e ficou boa, não ficou profissional mas não tenho do que reclamar, olha que fiz com os materiais que tinha, nem foram os do tutorial :lol:.

Segue:

Como fazer uma bainha

Algum tempo atrás fui convidado a passar um dia na casa do cuteleiro Fabrício Farias. Também estava presente o cuteleiro Thiago de Melo. Como não poderia deixar de ser, o assunto principal da conversa foi FACAS!
Como tenho um pequeno conhecimento em trabalho com couro, meus amigos me solicitaram algumas dicas de como confeccionar uma bainha. Registramos a seqüência com fotos e o resultado é este pequeno tutorial.
Tinhamos algumas facas disponíveis, e a escolhida foi a “Preciosa”, a primeira cria do Thiago.
Para início, um check-list:
- couro (soleta)
- cola de sapateiro
- fio encerado
- uma lâmina afiada (uma faca ou estilete)
- um furador (sovela)
- um par de agulhas
- lixa grossa (grana 60 ou 80)
- tinta para couro (recomendo a Enigma)
- chá de malte destilado (importante para “firmá o purso”)


Imagem

Começamos marcando o couro (pelo lado da raspa) com o contorno aproximado da faca.
Imagem

Imagem

Imagem

O próximo passo é cortar o couro seguindo esta marcação
Imagem

Marque nesta peça o contorno exato da lâmina, da ponta até a guarda
Imagem

Marque outro pedaço de couro, utilizando a primeira peça como contorno externo e a lâmina da faca como contorno interno
Imagem

Corte esta nova peça e teremos o espaçador da bainha
Imagem

Verifique a altura da guarda em relação a lâmina, utilizando como medida um pedaço de couro
Imagem

Neste nosso caso, a medida foi de duas lâminas de couro. Corte dois pedaços, sendo que um deverá ter pelo menos 1/3 do comprimento da lâmina. O outro terá 2/3 do comprimento do primeiro. Ambos deverão ser mais largos que a bainha. Lixe a flor (o lado liso) dos dois pedaços, até que fique parecido com o lado da raspa
Imagem

Passe cola (não economize, mas também não exagere) e deixe secar até que não grude nos dedos. Uma dica para não errar nesta parte: use os olhos! Ao passar a cola, o couro deve dar a impressão de estar molhado (ele escurece) e a cola estará devidamente seca ao ficar completamente fosca. Importante: NÃO ponha para secar ao sol! Deixe secar a sombra. Tome uma cerveja e relaxe! Vai levar uma meia hora para secar corretamente.
Imagem

Depois que a cola secar, junte os pedaços e bata com um martelo de borracha ou madeira, para eliminar qualquer bolha que tenha ficado entre eles. Com uma lâmina (aqui eu desaconselho o uso de estilete, pois o mesmo pode quebrar e se tornar perigoso) vá “desbastando”, com a lâmina se deslocando no sentido contrário aos seus dedos (por motivos óbvios) até formar uma cunha. Termine com uma lixa
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Esta cunha servirá de apoio a lâmina, não deixando a guarda forçar a boca da bainha (o que a deformaria e deixaria feia)
Imagem

Imagem

Precisamos de mais uma peça de couro, para a parte superior da bainha
Imagem

Imagem

Agora é colar as peças entre sí. Lembre-se de que todas as faces da flor que irão receber cola deverão ser devidamente lixadas
Imagem

Imagem

O próximo passo é acertar todas as bordas utilizando a lixa. Observação: se você tiver uma lixadeira, NÃO a utilize (a não ser que tenha um ótimo domínio das mãos). O problema é que a lixadeira irá esquentar muito o couro, chegando a “queimá-lo” e tornando-o mais frágil. Como é um trabalho demorado e minucioso, deixamos o proprietário da bainha fazê-lo...
Imagem

Imagem

Com as bordas devidamente acertadas, vamos à furação. O método tradicional é utilizando uma sovela (um furador com perfil de losango). Os furos devem ser perfeitamente verticais (com a bainha deitada, é claro...). Aqui nós utilizamos uma furadeira de bancada (desligada...) para efetuar a furação
Imagem

A seguir, é só costurar com fio encerado, pintar e mostrar para os amigos
Imagem

Imagem

[/img]http://www.freewebs.com/facaspaulorocha/image056.jpg[/img]

Avatar do usuário
Jase Robertson
Mensagens: 4419
Registrado em: 16 Set 2014 07:39
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Jase Robertson » 02 Out 2014 10:48

Pessoal só lembrando que não precisa ter todos os materias e equipamentos(furadeira de bancada :lol:) iguais ao do cara,

é só ir se adaptando com o que você tem que vai dar certo também.

Quando eu conseguir vou postar aqui a que eu fiz, fiz com couro, furadeira, cola, lixa, esmeril e linha encerada.

Abrs.

Avatar do usuário
Jase Robertson
Mensagens: 4419
Registrado em: 16 Set 2014 07:39
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Jase Robertson » 02 Out 2014 10:49

Ah esqueci,

segue o link do cara: http://facaspaulorocha.webs.com/tutorialbainha.htm

No site dele dá pra ver em maiores detalhes as fotos.

Créditos à ele pelo trabalho de disponibilizar pra gente da internet seus conhecimentos.

Avatar do usuário
the_sinner_go
Mensagens: 320
Registrado em: 01 Out 2014 22:41
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por the_sinner_go » 02 Out 2014 10:55

Bom dia pessoal, gostaria de comprar uma faca de aco damasco, mas pelo que andei pesquisando, todas giram em torno de R$ 500,00. Seria este preco mesmo?

Tenho algumas facas de ceramica, e as recomendo muito para cortar legumes e carne. So não pode ser carnes congeladas, pois a faca quebra

Avatar do usuário
malaca
Mensagens: 1182
Registrado em: 14 Jun 2014 18:12
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por malaca » 02 Out 2014 11:19

Jase Robertson escreveu:Galera quem quer começar a fazer bainhas pras suas facas recomendo esse tutorial aqui, é muito fácil de fazer, eu ja fiz uma bainha seguindo ele e ficou boa, não ficou profissional mas não tenho do que reclamar, olha que fiz com os materiais que tinha, nem foram os do tutorial :lol:.

Segue:

Como fazer uma bainha

Algum tempo atrás fui convidado a passar um dia na casa do cuteleiro Fabrício Farias. Também estava presente o cuteleiro Thiago de Melo. Como não poderia deixar de ser, o assunto principal da conversa foi FACAS!
Como tenho um pequeno conhecimento em trabalho com couro, meus amigos me solicitaram algumas dicas de como confeccionar uma bainha. Registramos a seqüência com fotos e o resultado é este pequeno tutorial.
Tinhamos algumas facas disponíveis, e a escolhida foi a “Preciosa”, a primeira cria do Thiago.
Para início, um check-list:
- couro (soleta)
- cola de sapateiro
- fio encerado
- uma lâmina afiada (uma faca ou estilete)
- um furador (sovela)
- um par de agulhas
- lixa grossa (grana 60 ou 80)
- tinta para couro (recomendo a Enigma)
- chá de malte destilado (importante para “firmá o purso”)

Spoiler:
Imagem

Começamos marcando o couro (pelo lado da raspa) com o contorno aproximado da faca.
Imagem

Imagem

Imagem

O próximo passo é cortar o couro seguindo esta marcação
Imagem

Marque nesta peça o contorno exato da lâmina, da ponta até a guarda
Imagem

Marque outro pedaço de couro, utilizando a primeira peça como contorno externo e a lâmina da faca como contorno interno
Imagem

Corte esta nova peça e teremos o espaçador da bainha
Imagem

Verifique a altura da guarda em relação a lâmina, utilizando como medida um pedaço de couro
Imagem

Neste nosso caso, a medida foi de duas lâminas de couro. Corte dois pedaços, sendo que um deverá ter pelo menos 1/3 do comprimento da lâmina. O outro terá 2/3 do comprimento do primeiro. Ambos deverão ser mais largos que a bainha. Lixe a flor (o lado liso) dos dois pedaços, até que fique parecido com o lado da raspa
Imagem

Passe cola (não economize, mas também não exagere) e deixe secar até que não grude nos dedos. Uma dica para não errar nesta parte: use os olhos! Ao passar a cola, o couro deve dar a impressão de estar molhado (ele escurece) e a cola estará devidamente seca ao ficar completamente fosca. Importante: NÃO ponha para secar ao sol! Deixe secar a sombra. Tome uma cerveja e relaxe! Vai levar uma meia hora para secar corretamente.
Imagem

Depois que a cola secar, junte os pedaços e bata com um martelo de borracha ou madeira, para eliminar qualquer bolha que tenha ficado entre eles. Com uma lâmina (aqui eu desaconselho o uso de estilete, pois o mesmo pode quebrar e se tornar perigoso) vá “desbastando”, com a lâmina se deslocando no sentido contrário aos seus dedos (por motivos óbvios) até formar uma cunha. Termine com uma lixa
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Esta cunha servirá de apoio a lâmina, não deixando a guarda forçar a boca da bainha (o que a deformaria e deixaria feia)
Imagem

Imagem

Precisamos de mais uma peça de couro, para a parte superior da bainha
Imagem

Imagem

Agora é colar as peças entre sí. Lembre-se de que todas as faces da flor que irão receber cola deverão ser devidamente lixadas
Imagem

Imagem

O próximo passo é acertar todas as bordas utilizando a lixa. Observação: se você tiver uma lixadeira, NÃO a utilize (a não ser que tenha um ótimo domínio das mãos). O problema é que a lixadeira irá esquentar muito o couro, chegando a “queimá-lo” e tornando-o mais frágil. Como é um trabalho demorado e minucioso, deixamos o proprietário da bainha fazê-lo...
Imagem

Imagem

Com as bordas devidamente acertadas, vamos à furação. O método tradicional é utilizando uma sovela (um furador com perfil de losango). Os furos devem ser perfeitamente verticais (com a bainha deitada, é claro...). Aqui nós utilizamos uma furadeira de bancada (desligada...) para efetuar a furação
Imagem

A seguir, é só costurar com fio encerado, pintar e mostrar para os amigos
Imagem

Imagem

[/img]http://www.freewebs.com/facaspaulorocha/image056.jpg[/img]


Valeu cara! muito maneiro!
Imagem

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel

"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles

Avatar do usuário
Turbo
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7935
Registrado em: 01 Out 2014 22:49
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Turbo » 02 Out 2014 11:32

Eu faço coleção de canivete suiço. Depois posto algumas fotos
It's time for us as a people to start making some changes. Let's change the way we eat, let's change the way we live. And let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.

Avatar do usuário
Erick
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Jul 2014 15:15
Contato:

Re: Cutelaria

Mensagem por Erick » 02 Out 2014 12:35

Recomendar esse tópico para os malucos lá do ISIS que ficam cortando a cabeça do povo com faquinha de cortar pão!
Imagem

Balas Juquinha: qualidade de segunda. Pode causar indigestão, mal estar e fechamento de foruns! CHUPA TETINHA.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira, jovemsurpreso e 588 visitantes