Crânios sugerem q 1ºs hominídeos pertenciam a mesma espécie

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Fu Manchu
Contato:

Re: Crânios sugerem q 1ºs hominídeos pertenciam a mesma espé

Mensagem por Fu Manchu » 20 Jan 2015 20:16

joaotavares escreveu:
rs

Pois é. Há também a BioLogos fundada pelo Francis Collins. Também não podemos esquecer que o Vaticano possui sua academia para o promover o progresso da ciência, a Pontífice Academia de Ciência, com membros das mais diversas religiões, inclusive não religiosos como Stephen Hawking e o brasileiro Miguel Nicolelis.

Isso, Fu. Não apenas religioso, Mendel era padre (frei agostiniano). A genética mendeliana foi essencial para a comprovação da teoria evolutiva. Curioso que o Darwin, contemporâneo do Mendel, desconhecia o trabalho do Agostiniano e não conseguiu explicar a hereditariedade como o Mendel.

Outro Padre, o Georges Lemaitre, foi o primeiro a propor o que viria a ser conhecido como a Teoria do Big Bang. Portanto, muito curioso que as duas teorias científicas que colidem com o criacionismo tenham possuído como figuras fundamentais dois padres, Lemaitre e Mendel.

Monfort, as evidências são enormes. Mesmo antes de Mendel, já havia a coluna geológica e a homologia como evidências. A genética, o estudo do DNA, mostra que como nosso DNA é semelhante ao do chimpanzé (99%) e a outros mamíferos.

Sobre a evolução, sobre essa relação com a religião, eu recomendo a leitura do livro "A linguagem de Deus" do Francis Collins.
Eu acho que Darwin e Mendel não se conheceram porque o segundo só foi publicado após a morte de ambos.

Mas posso tá enganado, não leio sobre o assunto faz tempo.

Edit: Já que você indiciou um livro, vou fazer o mesmo:
Imagem

Tem até um capítulo sobre a história do criacionismo.

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 20 Jan 2015 20:28

Ah sim, eu lembro que ele foi resgatado posteriormente, mas achei que a publicação também só tinha rolado depois de morto.

É o mesmo caso do Nietzsche então. No ano de lançamento de Aurora o livro vendeu 100 exemplares.

Provavelmente hoje só no metrô de Nova York esse livro venda mais em 1 mês do que isso...

Rhapsody
Contato:

Mensagem por Rhapsody » 20 Jan 2015 20:29

alexvozao escreveu:
mas perdido que "Deus Cristão" não deve tá, afinal ninguém nunca encontrou nada sobre a sua existência. Acreditar que o Deus imaginário criou a Terra em 6 dias, no 7 dia descansou, afinal ninguém é de ferro, colocou Adão e Eva no paraíso, isso sim parece sem sentido.
Alex, sou católico convicto! Se estudar afundo a doutrina da Igreja e sua História verá que a Igreja nunca disse que a Terra foi feita em 7 dias, o próprio padre CATÓLICO George Lamaître, AUTOR da teoria do Big Bang (inicialmente chamada de teoria do átomo primordial) em seus estudos afirmou que foram bilhões de anos até a Terra se tornar habitável e gerar vida!!! O que cremos é que esse Big Bang não foi o acaso, o nada, não surgiu do nulo e sim divinamente por Deus!
Adão e Eva, para os teólogos, é uma alusão à espécie do homem (homem/mulher), não fala em quantidades (2) entendeu??? Isso é doutrina da Igreja
Viver pra mim é Cristo, morrer pra mim é ganho! Não há outra questão, quando se é cristão não se pára de lutar!!

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 20 Jan 2015 20:44

Fu Manchu escreveu: Na verdade eles são sim.

Eles são do mesmo gênero, não da mesma espécie.
É... tanto q tem prole fértil... Aceita q dói menos.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 20 Jan 2015 20:49

Rhapsody escreveu: Alex, sou católico convicto! Se estudar afundo a doutrina da Igreja e sua História verá que a Igreja nunca disse que a Terra foi feita em 7 dias, o próprio padre CATÓLICO George Lamaître, AUTOR da teoria do Big Bang (inicialmente chamada de teoria do átomo primordial) em seus estudos afirmou que foram bilhões de anos até a Terra se tornar habitável e gerar vida!!! O que cremos é que esse Big Bang não foi o acaso, o nada, não surgiu do nulo e sim divinamente por Deus!
Adão e Eva, para os teólogos, é uma alusão à espécie do homem (homem/mulher), não fala em quantidades (2) entendeu??? Isso é doutrina da Igreja

Para alguns teólogos pode ser; para outros tantos não.

A quem interessar um trabalho excelente q contesta o evolucionismo sobre todos os vieses aqui vai:

http://www.montfort.org.br/old/index.ph ... o&lang=bra
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 20 Jan 2015 20:57

Montfort escreveu:
Há hibridismo, que puxa pro lado do lobo, por isso da reprodução.

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 20 Jan 2015 21:13

café c/ leite escreveu:Se eu não me engano cães e lobos conseguem produzir proles férteis até com coiotes e chacais.
Sim, talvez meu exemplo não tenha sido dos melhores, porque há certa discussão sobre o tema de trata-los como espécies diferentes ou sub-espécies.

Agora eu particularmente sou adepto da diferenciação das espécies inclusive por causa do Wholphin, esse sim um híbrido que consegue se reproduzir dos mais bizarros que eu já tive notícia.

Imagem

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 20 Jan 2015 21:20

joaotavares escreveu:
Legal, Fu. Vou comprar. O livro do Collins não é acadêmico assim, é mais popular. Sugiro a leitura do "Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião", organizado pelo Historiador de ciência Ronald Numbers. Trata também dessa questão da evolução e do criacionismo, além de bater fortemente na tese do conflito entre ciência e religião criada por Andrew Dickson White e John William Draper. Já leu, Fu?

Imagem
Partes, mas digamos que o contato com meu antigo orientador já me deixou a par dos assuntos todos.

Sinceramente, apesar de gostar do tema, eu enchi um pouco o saco dele. To tirando uma folga hahaha

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 20 Jan 2015 21:38

joaotavares escreveu:
rs

Pois é. Há também a BioLogos fundada pelo Francis Collins. Também não podemos esquecer que o Vaticano possui sua academia para o promover o progresso da ciência, a Pontífice Academia de Ciência, com membros das mais diversas religiões, inclusive não religiosos como Stephen Hawking e o brasileiro Miguel Nicolelis.

Isso, Fu. Não apenas religioso, Mendel era padre (frei agostiniano). A genética mendeliana foi essencial para a comprovação da teoria evolutiva. Curioso que o Darwin, contemporâneo do Mendel, desconhecia o trabalho do Agostiniano e não conseguiu explicar a hereditariedade como o Mendel.

Outro Padre, o Georges Lemaitre, foi o primeiro a propor o que viria a ser conhecido como a Teoria do Big Bang. Portanto, muito curioso que as duas teorias científicas que colidem com o criacionismo tenham possuído como figuras fundamentais dois padres, Lemaitre e Mendel.

Monfort, as evidências são enormes. Mesmo antes de Mendel, já havia a coluna geológica e a homologia como evidências. A genética, o estudo do DNA, mostra que como nosso DNA é semelhante ao do chimpanzé (99%) e a outros mamíferos.

Sobre a evolução, sobre essa relação com a religião, eu recomendo a leitura do livro "A linguagem de Deus" do Francis Collins.
Prezado João,

Apenas acerca da parte destacada, vc já se questionou como os cientistas chegaram nesse número? Certamente vc sabe q o projeto Genoma consumiu décadas e milhões de dólares. Qual a possibilidade de fazerem o mesmo processo com o símio e depois ainda compararem gene por gene? Pesquise e descubra por si mesmo... acho q vc vai se surpreender. E se há (será?) uma semelhança genética tão grande, pq o evolucionismo não explica a descontinuidade do ser? A evolução pode gerar produtos descontínuos? Onde estão? De onde vem a perfeição nova do ser vivo? Engraçado como a evolução busca semelhanças entre os seres para se escorar mas não explica o princípio de homogeneidade, pelo qual só podemos equacionar grandezas da mesma natureza e mesma dimensão. Pq ela não explica como uma entidade de menor ato e maior potência passa a ser outra de menor potência e maior ato? Probabilismo e a civilização do acaso são tão velhos como o mundo... desde Demócrito e outros antigos filósofos da natureza.
Eu não tenho fé suficiente para acreditar em tantas "coincidências felizes".

Striker Eureka
Contato:

Mensagem por Striker Eureka » 20 Jan 2015 21:48

joaotavares escreveu:A evolução é um fato científico.
Para quem é religioso e católico como eu, sugiro a leitura desse trecho de texto redigido com a participação do Cardeal Ratzinger (Papa Emérito Bento XVI):

Segundo a tese científica mais abalizada, há 15 bilhões de anos o universo conheceu uma explosão que recebe o nome de Big Bang, e desde então continua se expandindo e esfriando. Foram em seguida se verificando as condições necessárias para a formação dos átomos e, em época ainda posterior, deu-se a condensação das galáxias e das estrelas, seguida, cerca de uns dez bilhões de anos depois, pela formação dos planetas. Em nosso sistema solar e na terra (formada há cerca de 4,5 bilhões de anos) foram criadas as condições favoráveis ao aparecimento da vida. Se, por um lado, os cientistas se acham divididos quanto à explicação que se deve dar à origem da primeira vida microscópica, a maior parte deles, porém, concorda em asseverar que o primeiro organismo habitou este planeta há cerca de 3,5-4 bilhões de anos. Como foi demonstrado que todos os organismos vivos da terra estão geneticamente ligados entre si, é praticamente certo que todos eles descendem desse primeiro organismo. Os resultados convergentes de inúmeros estudos nas ciências físicas e biológicas induzem sempre mais a recorrer a uma certa teoria da evolução para explicar o desenvolvimento e a diversificação da vida na terra, embora ainda existam divergências de opiniões no tocante aos tempos e aos mecanismos do processo evolutivo. Sem dúvida, a história das origens humanas é complexa e passível de revisões, mas a antropologia física e a biologia molecular levam ambas a considerar que a origem da espécie humana deve ser procurada na África há uns 150 mil anos, em uma população de hominídeos de comum ascendência genética. Seja qual for a explicação que se encontre para isto, o fator decisivo nas origens do ser humano foi o contínuo aumento das dimensões do cérebro que deu como resultado finalmente o homo sapiens. Com o desenvolvimento do cérebro humano, a natureza e a velocidade da evolução foram modificadas para sempre: com a introdução de fatores unicamente humanos como a consciência, a intencionalidade, a liberdade e a criatividade, a evolução biológica assumiu a nova roupagem de uma evolução de tipo social e cultural.

http://www.vatican.va/roman_curia/congr ... ip_po.html" onclick="window.open(this.href);return false;

PS: Defesa da evolução se dá através de evidências científicas; não necessita de ataques ao cristianismo.
Boa João me poupou tempo e por incrível que pareça eu ia usar esse mesmo texto seu
Tem gente que critica o capitalismo mas coloca senha no wifi

Rhapsody
Contato:

Mensagem por Rhapsody » 20 Jan 2015 21:48

Montfort escreveu:

Para alguns teólogos pode ser; para outros tantos não.

A quem interessar um trabalho excelente q contesta o evolucionismo sobre todos os vieses aqui vai:

http://www.montfort.org.br/old/index.ph ... o&lang=bra
Não creio em evolucionismo! Para todo Cristão, Deus criou tudo o que há! A alusão que fiz, foi apenas para mostrar que não acho que Deus iria fazer surgir repentinamente um globo perfeito com tudo o que há como em passe de mágica! Não, Deus é muito mais profundo do que isso, seria muito fácil e Ele poderia, é Deus. Mas ele deixou Sua assinatura na criação. Com uma grandiosidade e complexidade que até hoje não se conseguem chegar a conclusões concretas!!!
Viver pra mim é Cristo, morrer pra mim é ganho! Não há outra questão, quando se é cristão não se pára de lutar!!

Striker Eureka
Contato:

Mensagem por Striker Eureka » 20 Jan 2015 21:54

Montfort escreveu:
Você por acaso não conhece os híbridos férteis pelo jeito
Tem gente que critica o capitalismo mas coloca senha no wifi

Batman
Contato:

Mensagem por Batman » 20 Jan 2015 22:36

Filipe escreveu:Depois dizem que ateu n é militante, tem umas cartas marcadas aqui no fórum que n perdem nenhuma oportunidade em "pregar" o ateísmo.
pow flor olha como a a treta começou
foi com um criatão militante...
alias, tal ser parece ser o spiderk

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 20 Jan 2015 22:39

Striker Eureka escreveu: Você por acaso não conhece os híbridos férteis pelo jeito
Inclusive saiu um estudo que todos os homo sapiens sapiens que deixaram a África há alguns milhares de anos, nas primeiras migrações, até hoje possuem DNA neandertal. Se híbridos férteis não existissem, a grande maioria de nós não estaríamos aqui...

liverblow
Contato:

Mensagem por liverblow » 20 Jan 2015 23:17

Montfort escreveu:
Prezado João,

Apenas acerca da parte destacada, vc já se questionou como os cientistas chegaram nesse número? Certamente vc sabe q o projeto Genoma consumiu décadas e milhões de dólares. Qual a possibilidade de fazerem o mesmo processo com o símio e depois ainda compararem gene por gene? Pesquise e descubra por si mesmo... acho q vc vai se surpreender. E se há (será?) uma semelhança genética tão grande, pq o evolucionismo não explica a descontinuidade do ser? A evolução pode gerar produtos descontínuos? Onde estão? De onde vem a perfeição nova do ser vivo? Engraçado como a evolução busca semelhanças entre os seres para se escorar mas não explica o princípio de homogeneidade, pelo qual só podemos equacionar grandezas da mesma natureza e mesma dimensão. Pq ela não explica como uma entidade de menor ato e maior potência passa a ser outra de menor potência e maior ato? Probabilismo e a civilização do acaso são tão velhos como o mundo... desde Demócrito e outros antigos filósofos da natureza.
Eu não tenho fé suficiente para acreditar em tantas "coincidências felizes".
Não entendo nada de biologia, mas eu me pergunto: Como é possível o homo sapiens ser menos forte e resistente que o neardenthal? Não deveríamos ser mais fortes e resistentes?
“Eu e meu público nos entendemos perfeitamente. Eles não ouvem o que digo, e eu não digo o que eles desejam ouvir”. - Karl Kraus

“A única diferença entre a educação brasileira e o crime organizado é que o crime é organizado” - Olavo de Carvalho

Responder