Eu acho que Darwin e Mendel não se conheceram porque o segundo só foi publicado após a morte de ambos.joaotavares escreveu:
rs
Pois é. Há também a BioLogos fundada pelo Francis Collins. Também não podemos esquecer que o Vaticano possui sua academia para o promover o progresso da ciência, a Pontífice Academia de Ciência, com membros das mais diversas religiões, inclusive não religiosos como Stephen Hawking e o brasileiro Miguel Nicolelis.
Isso, Fu. Não apenas religioso, Mendel era padre (frei agostiniano). A genética mendeliana foi essencial para a comprovação da teoria evolutiva. Curioso que o Darwin, contemporâneo do Mendel, desconhecia o trabalho do Agostiniano e não conseguiu explicar a hereditariedade como o Mendel.
Outro Padre, o Georges Lemaitre, foi o primeiro a propor o que viria a ser conhecido como a Teoria do Big Bang. Portanto, muito curioso que as duas teorias científicas que colidem com o criacionismo tenham possuído como figuras fundamentais dois padres, Lemaitre e Mendel.
Monfort, as evidências são enormes. Mesmo antes de Mendel, já havia a coluna geológica e a homologia como evidências. A genética, o estudo do DNA, mostra que como nosso DNA é semelhante ao do chimpanzé (99%) e a outros mamíferos.
Sobre a evolução, sobre essa relação com a religião, eu recomendo a leitura do livro "A linguagem de Deus" do Francis Collins.
Mas posso tá enganado, não leio sobre o assunto faz tempo.
Edit: Já que você indiciou um livro, vou fazer o mesmo:

Tem até um capítulo sobre a história do criacionismo.