Desabafo: Realização pessoal e felicidade

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Re: Desabafo: Realização pessoal e felicidade

Mensagem por Gardenal_JJ » 27 Nov 2017 15:58

Alexandre Ribeiro escreveu:
23 Nov 2017 23:02
Bom amigos, pra ficar mais fácil a leitura e entendimento, separei em 'casos' o post.
Ultimamente ando pensando muito no título.

CASO 1:

Sobre minha pessoa: Sou "Estudante" (ultimamente deixei a faculdade um pouco de lado pra treinar mais) de Engenharia em uma boa instituição e tenho um excelente estágio na famosa Odebrecht (na área que atua com petróleo - são empresas diferentes). Sai de uma pequena cidade do nordeste, fudido mesmo, "tudo pra dar errado", atualmente moro em Macaé-RJ.

Porém incrivelmente me sinto muito mais realizado treinando forte e me senti incrível quando ganhei meu primeiro grande (no caso o Brasileiro sem Kimono desse ano). Passar no vestibular e conseguir o estágio nem chegam perto da sensação de realização ao treinar e ganhar competição.

CASO 2:

Na empresa, noto que pessoas aparentemente "bem sucedidos", são extremamente (em maioria, sem generalizar, claro) frustradas na maioria dos aspectos (salário, bem estar, corpo - já que comem feito porcos pelo gordo vale alimentação da empresa, e principalmente vida pessoal - geralmente abdicaram de alguma vontade/sonhos ou o algo parecido). Vivem reclado disso, daquilo, vão mudar isso e aquilo, mas no geral, nunca fazem nada (principalmente em relação a levantar a bunda gorda).
Passei por boa parte dos setores da empresa e isso se repete em cada andar. Atualmente estou no segundo andar mais importnte da empresa e noto que, mesmo com os altíssimos salários, carros da empresa, boa vestimenta e etc, falta algo.
Sem contar a vida extramente comum e chata pra caralho que eu particularmente não quero pra mim.
Pagar contas, sair com uma mulherzinha ou namorada no fim de semana, papos clichês com colegas e repete, dia após dia.

CASO 3:

Treino na Nova União aqui em Macaé (OAK Jiu-Jitsu Academy), liderada pelo Luan Carvalho. Jovem atleta e professor, 26 anos, já foi considerado top médio ou leve, não me recordo, pelo BJJHeroes em 2006. Admiro demais, até pelo apoio que me dá como competidor e amigo.
Apesar dos imprevistos do dia a dia, o cara é EXTREMAMENTE realizado e orgulhoso de si pelo que construiu com pouco tempo (uma belíssima academia e com padrão irado). Ama o que faz.
Tinha tudo pra dar errado, passou vário perregues pra chegar onde está (não que todo mundo não passe) foi contra os padrões que todo mundo dita e hoje taí, vivendo um sonho, aliás, o sonho dele.

Analisando os 3 casos, fico refletido:

As pessoas se perderam ou estou viajando pra caralho?
Ninguém tem mais vontade própria? Ou essa realização pessoal (digo, 100%) é algo ilusório?

Sei que to viajando pra caramba, mas sinceramente, gostaria muito de ler as opiniões e análises dos colegas de fórum.
Eu recomecei minha vida do zero em 2015, larguei a profissao em novembro de 2014 em sp e vim buscar qualidade de vida em Florianopolis, hoje faço algo totalmente diferente do que fazia(sou vendedor e professor de jiu-jitsu, era adm de redes).

Eu acho que você tem que fazer o que te faz feliz, e nao o que as pessoas acham que é o certo a se fazer, concordo em genero/numero/grau com o que as pessoas que se consideram bem sucedidas na maioria das vezes se tornam.

Mas cara, nao se iluda com o Jiu-Jitsu(se é que vc ta pensando em largar tudo pra tentar viver disso). Para para refletir o que você realmente quer da sua vida, na sua posição eu nao tentaria viver o sonho de Jiu-Jitsu(nao no Brasil, porque aqui e quase impossível), acho que pra você hoje vale a pena levar no paralelo mesmo, nunca sabemos como vai ser o amanhã.

gus77
Contato:

Mensagem por gus77 » 27 Nov 2017 19:09

Bem, é muito mais garantido sair do país como engenheiro do q como professor de JJ. Daí no exterior com uma renda fixa para pagar as contas, pode abrir uma academia, começa pequeno, coloca um faixa roxa para puxar o treino do almoço e o das crianças atender telefone e dá aula a noite. Conheci vários excelentes faixas pretas com problema de visto ou ganhando mal por ser empregado dos outros.

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 28 Nov 2017 09:33

Um diploma de engenheiro é sempre um porto seguro. Eu sempre quis ser professor de universidade privada, trabalhar só durante a noite e dormir até mais tarde todo dia. Durante um tempo, o mercado de trabalho me propiciou isso e fui muito feliz. Peguei o boom da abertura de faculdades privadas no governos FHC e parte do Lula. Num dado momento, vi que o panorama estava mudando, fiz concurso público e hoje vivo financeiramente bem. Do lado profissional, não é o melhor dos mundos, mas só de ter a tranquilidade das contas pagas, principalmente em um momento de crise, já é um grande alívio. Bom, não sei como será o futuro, pois o governo está quebrado. Ainda assim, continuo a lecionar e posso aumentar a carga horária no futuro se precisar de grana.

Responder