rafanake escreveu: ↑04 Set 2020 12:23
A Vantagem da Amazon Prime é absurda, não tem como competir... Se eles resolverem entrar de verdade no mercado vai ficar ruim para as Varejistas. Magalu acho que ta extremamente esticada e deve ser a ação que mais vai sofrer com a Amazon chegando forte. Ta com um PL mto fora da realidade
Exato. A Amazon só não domina o varejo on-line no Brasil porque ainda não entrou de verdade no jogo, mas isso parece estar mudando. Esse novo CD indica que a Amazon decidiu meter o pé na porta.
O Prime é uma vantagem competitiva virtualmente impossível se ser superada pelas varejistas nacionais. A estrutura que a Amazon usa pra garantir a oferta dos produtos e serviços inclusos na assinatura módica do Prime é enorme e só é viável com a escala mundial que só a Amazon tem. Como a Magalu, por exemplo, vai conseguir oferecer uma assinatura de R$ 9,90 por mês que inclua um serviço de streaming capaz de competir com o Netflix, um de ebooks com a capilaridade do Kindle, um de música com a mesma qualidade do Spotify (mesmo que com menos músicas na versão inclusa no Prime) e ainda frete grátis?
A única razão porque a Amazon ainda não domina é a falta de investimento dela própria em logística no território nacional. Nos EUA a Amazon tem a terceira maior frota de aviões cargueiros do mundo, atrás do da UPS e da FedEx; tem mais centros de distribuição lá do que a Magalu tem de lojas aqui. E lá a Amazon cuida de todo o fullfillment da vasta maioria dos vendedores do marketplace, o que garante a mesma qualidade e rapidez na entrega que ela oferece nos produtos que ela própria vende, incluindo o frete grátis e entrega em 1 dia no Prime.
Aqui no Brasil a Amazon ainda engatinha. Não faz o fullfillment dos produtos do marketplace, não tem logística própria, não tem CDs espalhados por todo o país nem hubs aéreos em todos os aeroportos. Se decidir fazer isso, já era pro resto. Vai dominar sozinha o e-commerce brasileiro como faz em praticamente todo lugar.