Você me disse que esses dois frangos tem um punch maior do que o Sonner e o Bisping, eu disse que não, até porque a diferença de tamanho é gigante. Mostrei por números que os caras maiores tem mais vitórias por KO/TKO. Então me desculpa, mas o ônus de rever essas lutas para provar algum ponto é teu, e não meu.Agora faz o seguinte, assiste todos esses KO's/TKO's e me responde novamente.
Você tá insistindo num ponto que é incontroverso. Eu já falei aqui que o Zuluzinho valeu só pelas risadas, é uma vitória de relevância zero. o Akebono o Fedor nem enfrentou.Veja bem, Sapp já tinha o histórico que citei acima, era um cara se temer. Não estamos falando de um sujeito alto e obeso, não estamos falando de Zuluzinho ou Akebono, eram mais de 150kg de um sujeito forte, não uma pizza sabor flacidez com 50kg só no panceps.
Tá insistindo numa mentira. Hendo era um meio-pesado. Ele mesmo falou que essa era a categoria dele. Não acho nenhuma humilhação, lutadores tops, diferença física menor do que umas que o Fedor enfrentou. Acho a diferença física do Anderson para o Leben maior do que a do Fedor para o Henderson - à época da luta obviamente.Cara, tanto são fáceis e previsíveis, que caiu pro Henderson, que jamais teria condições físicas de enfrentar um circuito de caras de 110, 120kg. Que ok, tem uma mão de pedra, mas para um peso pesado, cair pra um médio, é humilhante.
Outra, essa tua conclusão é total non sequitur. Não tem nenhuma relação o que eu falei sobre a imprevisibilidade da categoria dos pesados com o nocaute do Henderson.
Você tá de sacanagem. Sylvia, Arlovski, Randleman, Crocop, Choi, Rizzo, Pezão, Rogers, Schilt. Todos esses caras tem essa capacidade de nocaute com um soco. O Hunt o Fedor enfrentou, e ainda que fosse inferior no chão naquela época - não concordo tanto, vou falar sobre isso depois - isso não tem nenhum impacto no perigo que ele representava na trocação. Aliás, acho que ele era bem superior na trocação àquela época do que hoje - como o Júnior bem ressaltou, hoje ele foi nocauteado por um jiu jitero.Depende Kozak, depende... Acredito que se estivéssemos discutindo lutas do Fedor com Igor Vovchanchyn, Hunt de hoje que nem de longe é aquela carne assada quando vai ao chão, ou até mesmo um Roy Nelson, faria sentido observar isso ai. Porque estaríamos falando de lutadores de Vale Tudo com poder de nocaute em um soco, o que nem de longe é o caso dos frangos do cartel dele. Não tenho a menor duvida, por exemplo, que se aquela mão que entrou do Fujita, fosse de um dos três citados, teria grandes chances do russo ter caído de vez. Mas ai entra o SE, que junto com o QUASE, forma a melhor dupla do mundo, porém nunca jogam.
Em menor grau, Goodridge, Herring e Fujita também tinham bom poder de nocaute.
Você tá se contradizendo. Se for para falar em fase, o Werdum naquela época não era adversário para o Fedor. Acho que o Hunt fazia mais sentido do que ele.Veja bem, lutadores, em sua maioria, vivem de fases. Vc bater no Liddell HOJE, não quer dizer que vc bateu no campeão do UFC, apenas em um coroa bem longe do auge físico e técnico. Em minha opinião, faltaram: Vovchanchyn, Kharitonov, Werdum e Barnett. Pode contestar o Werdum, ok. Mas no PRIDE foi 4-2-0, sendo três boas finalizações e duas derrotas que foram por decisão. Ai sempre tem margem pra questionar: por que Hunt e não Werdum? Pra mim sempre foi bem claro a razão disso ai, mas enfim...
Você apela demais, Vovchanchyn se aposentou em 2005, já em péssima fase. Nessa época o Fedor tava enfrentando o Minotauro, o Crocop, ou seja, o que havia de melhor à época. No final das contas voltamos ao Kharitonov e ao Barnett.
Você tá sendo desonesto. Eu falei que o Lindland ficou longe de ser o momento mais brilhante da carreira do Fedor. O Lindland foi um lutador top sim, mas foi uma luta que agregou pouco, não discordei disso. Mas não acho que agregou menos do que o Leben, o Lutter e o Irvin. Foi o que eu falei.A opção ao Lindland era o Pezão. Kozak, olha ao ponto que vc está chegando para defender um gosto pessoal, está defendendo um peso médio de 37 anos que perdeu para os melhores que enfrentou, como um lutador top, para não desmerecer um peso pesado que tinha 30 anos quando o enfrentou. Ai fica difícil... Leben quando enfrentou o estreante Anderson Silva, era 14(7KO's/TKO's, 4 FINALIZAÇÕES)-1-0, tendo sua única derrota por decisão. Também não vejo grandes coisas em Lutter, nem no Coté... Mas o primeiro era 9-3-0, senão me engano, campeão do TUF, com 7 finalizações e 1 KO. Já o segundo vinha de cinco vitórias, sendo três delas por TKO, e a última sobre o Cachorrão, que alguns diziam que ia "passar" o Anderson com facilidade, inclusive o planinho do UFC era que o Big Dog vencesse facilmente o Cotè. Enfim, não são brilhantes, mas vinham de vitórias, e vitórias boas.
Fala aí quais vitórias que o Igor teve que foram mais importantes do que as vitórias que o Fedor teve? Quem o Igor enfrentou que daria trabalho ao Fedor?Acho que nem de longe da pra comparar. Mas enfim... Vovchanchyn passou por tudo no Vale Tudo... Jiu Jiteiros conceituados, Wrestlers monstruosos, lutas sem luvas em torneios de várias lutas na mesma noite... E este sim, era um cara pequeno pro peso, mas com seus 1.72cm de altura, enfrentou todos os monstros que tinham para ser enfrentados, menos o Fedor.![]()
O PRIDE tinha dessas, mas em compensação os caras lutavam bem mais vezes ao ano. O UFC, como eu falei, tem lutas com resultados estranhíssimos. E se o PRIDE era da máfia japonesa, o UFC é da máfia italiana. Elas por elas.Veja bem, eu acho que quando um evento promove lutas como Coleman vs Takada e Randleman/Rampage vs Sakuraba, ele já perde qualquer credibilidade. E uma comparação bem básica com os campeões e os merecedores de TS, basta comparar os oponentes. Arona / Rampage / Minotouro, por exemplo, acredito que se juntarmos os três, não dão nem 10 lutas contra japoneses ridículos, o Arona mesmo, que eu me lembre, ficou só no Sakuraba, e o Minotouro pegou três lutas sendo duas com Nakamura. Já o campeão do peso...![]()
Isso no passado. Os wrestlers amassavam os adversários na grade. Hoje em dia muitos lutadores usam a grande para não cair ou levantar rapidamente. Quem faz aquele jogo de grade hoje em dia?Cara, se vc conversar com 10 lutadores de Vale Tudo que sejam grapplers, acredito que os 10 te digam que o octagon favorece o grappler. Isso ai não faz o menor sentido...
Mas o meu ponto não é nem esse. O Anderson usa o espaço do octógono para se manter em pé. Tem uma movimentação fantástica, mas uma defesa de quedas fraca. No PRIDE ele não tinha o espaço para fugir das quedas, teria que se valer da técnica de wrestling para se manter em pé, e não da movimentação e, por isso, não iria parar em pé.
Isso faz parte da análise de um lutador. Se o GSP não tem absorção de golpes, isso depõe contra ele na nossa discussão. Diria que a falta de coração também, mas acho que ele demonstrou muito coração contra o barbudo, e não quero ser injusto.O forte do GSP nunca foi a absorção né, bicho? Eu vou pelos fatos, o cara é fantástico na imposição de jogo, resiste bem ao sangue escorrendo na face, mas nunca foi brilhante em termos de absorção e recuperação de knockdowns. Isso ai eu nem discuto. Só que derrotas são derrotas. GSP voltou e dominou o Serra na revanche...
Desses aí, só dou uma diferença clara para o Arona e o Feijão. Mas se for por isso, o Fedor também não parecia um pesado em comparação com vários outros pesados. Não foi você quem falou que o que importa é bater o peso?Quando vc olha um Henderson com seus 94, 95kg contra Arona / Wanderlei / Minotouro / Quinton Jackson / Feijão / Shogun e cia, da pra perceber nitidamente que não são lutadores com a mesma medida da pesagem, ou não?
Ele pesou o corpo por um tempinho contra o Werdum, travou totalmente a luta, e isso vira um argumento supremo? Contra aquele holandês gigante ele foi escovado no chão. O Hunt de hoje foi nocauteado por um BJJ Black Belt oras, como um colega bem ressaltou. Fica meio irônico usar essa luta para provar a evolução dele como lutador.Kozak, acorda... Mark Hunt hoje consegue ficar por cima do cara que tem o melhor Jiu Jitsu do peso, que é o Werdum, sem ser finalizado. No Japão ele foi finalizado algumas vezes de forma até ridícula. Hunt hoje é outro lutador, adaptado ao Vale Tudo, com um bom Jiu Jitsu defensivo para a categoria e uma defesa de quedas melhorada. Negar a evolução desse cara como lutador de Vale Tudo é cegueira, irmão.
Das lutas que você postou, o Yoshida foi a PRIMEIRA dele, DOIS ANOS E MEIO antes da luta contra o Fedor.

Repito, porque travou um pouquinho - com aquele peso todo dele - a luta por cima com o Werdum? E a escovada no chão que levou do Struve, não conta? E do McCorkle? E voltamos àquela, se evolui alguma coisa no grappling, piorou na trocação.Se tu acha que o Hunt dessas quatro lutas, tem a mesma desenvoltura e segurança que o Hunt de hoje tem pra ir ao solo, é triste.
Pela lógica que você usa, ao inverso, deve ser porque o UFC é mais fraco do que o PRIDE.No UFC ele é 5-3-1, perdeu na estreia por finalização, impressionou com alguns nocautes brutais, e com o passar o tempo, demonstrou sim muita evolução em termos de solo.
Não entendi, ajuda ae.Lê de novo que vc entende.
Ali em cima você falou que o Henderson não é um legítimo meio-pesado...vai entender. Como eu falei em relação à falta de absorção do GSP, todos esses fatores entram na discussão de quem é o maior/melhor. Não pode ser só os fatores que favorecem o teu ponto de vista.Kozak, se o cara luta nos pesos pesados, o problema é dele, não meu. Cada atleta luta como se sente bem.
Você acha o Griffin mais relevante do que o Sylvia? É isso? Porque eu acho que o Sylvia fica BEM acima. O Sylvia vai sempre ter o tamanho e o poder de nocaute ao seu favor. O Griffin só tinha o coração - e nem isso ele teve contra o Anderson.Comparar Sylvia e Okami, acredito que dê pra passar sim, mas com o Griffin, não vejo nenhum sentido. Quanto ao Demian, por exemplo, ai é imposição de jogo, bicho. Se seguir essa teoria ai, fudeu. Paulão vs Manhoef, por exemplo, não seria uma luta casada por vc? Quem é bom no que faz, se impõe. Aliás, isso tudo (Vale Tudo) começou por imposição de uma arte, né?
O Paulão derrubaria o Manhoef, isso era óbvio para qualquer um. Também era óbvio que o Maia não teria jogo para encurtar e derrubar o Aranha. Imposição de jogo? Claro, mas tô discutindo o perigo que cada um pode oferecer ao adversário.
Fedor finalizou VÁRIOS lutadores tops. GSP poderia ter finalizado alguns desses tops também. Não conseguia porquê?Se vc colocar lutadores fracos ali, ele vai definir a maioria deles também. Podemos dizer ai que as três melhores vitórias do cartel do Fedor são sobre Mirko e Minotauro, certo? Venceu todas três na decisão. GSP conseguiu uma finalização e o TKO contra Hughes, um TKO contra BJ Penn, outro contra o Sherk... E tirando o Dan Hardy, acho que vc não vai conseguir encontrar um lutador ruim na lista dele após chegar entre os tops da divisão.
Aí você tá pegando a minha afirmação e usando o reductio ad absurdum. Nunca falei em violência por violência, e essa história de torcida organizada não vou nem comentar.Tudo evolui a partir do momento em que se é criado. Querendo seguir essa "lógica" de violência por violência, não precisa de evento, bicho. Basta frequentar Vasco vs Flamengo, Corinthians vs Palmeiras, e por ai vai... Entre acompanhar o esporte e ter uma sede em ver violência, tem um espaço enorme. E não, não foi criado para ver quem era o mais "porradeiro". Pelo que eu saiba, os Gracies desafiavam lutadores de outras modalidades, não te paravam no meio da rua e falavam: "ei, acho que te meto a porrada, demorô?"
Esqueceu do Werdum?Onde estão? Overeem até outro dia era um monstro no Japão, inclusive desafiou o Fedor algumas vezesArrumou o que no UFC até agora? Shogun tai num 6-8-0 tendo três derrotas por KO/TKO e duas por finalização, e ai? Wanderlei nem vale comentar. Posso estar me esquecendo de alguém, mas por mais incrível que pareça, os dois melhores representantes dos extintos eventos japoneses no UFC, são os quarentões Dan Henderson e Mark Hunt.

Isso, os fatos estão aí. 3x2 no PRIDE. 16x2 no UFC. O evento americano deve ser fraquinho...você fala dos frangos que o Fedor enfrentou, e vem me falar das brilhantes vitória contra os grandes Newton - 16/14 - e Stibling - 19/11. É um brincalhão.Bem, os fatos estão ai... Vou repetir: Anderson fez cinco lutas no PRIDE, venceu três e perdeu duas lutas bobas, mas perdeu. Diga-se de passagem, Carlos Newton tinha 10 vezes mais Jiu Jitsu que Takase e Chonan juntos, Stiebling era 13-1-1 e vinha de seis vitórias consecutivas sobre brasileiros, Anderson nocauteou ambos no primeiro round.
Se tem alguém que eu acho que usou muita agulha na carreira é o GSP rs. Quem o venceria no PRIDE? Os caras que lutavam lá eram, na sua maioria, maiores que o GSP. Não quero ser injusto. Essa é uma comparação difícil de ser feita.Quem vc acha que teria condições técnicas de bater o GSP no Japão? Lembrando que ele estaria apto a usar as mesmas substâncias que os heróis de mangá de lá usavam.
Da mesma forma que você pende a desfavorecer o Fedor, por não gostar dele. Enquanto os argumentos permanecerem racionais, não vejo problema.E está...
Sim, só que, no caso, ponto de vista quase unânime de quem acompanhava vale-tudo na época.Ponto de vista.
Essa história de amizade sempre partiu do Barnett. O Fedor, até por ser Russo e pela personalidade dele, nunca ficou utilizando essa palavra levianamente assim. Ele dizia que gostava e se dava bem com o Barnett, mas que não eram bem amigos. Sempre deixou claro que o enfrentaria. Não vou nem bater na tecla de que a luta foi marcada.Anderson foi um lutador que veio da categoria até 70kg, onde também foi campeão no Shooto, e parou bem na 84kg. Em uma das três lutas que fez contra atletas da 93kg no UFC, fez um solo contra o ex-campeão do peso Forrest Griffin, que diga-se de passagem, venceu dois ex tops do PRIDE para chegar ao título. A teoria dos fãs do Fedor que tentam a todo custo denegrir o Anderson, é a de sempre: "Anderson covarde porque não desafiou o Jones, Fedor fodão porque não enfrentou o grande amigo Barnett". E vou te fazer a mesma pergunta que fiz quatro vezes no tópico: faltou o Anderson enfrentar quem no peso?
Ok, acho que pela categoria fraca e pelo tamanho dele, o Anderson deveria ter se arriscado contra lutadores melhores na categoria de cima, mas vou me ater a sua pergunta. Faltou o Paulão, que no auge eu acho que atropelaria o Anderson, o Manhoef, que por questão de jogo acho que venceria. Até o Denis Kang - esse o Anderson venceria.
Hoje em dia tem uns cara bons na categoria, mas ele prefere lutar contra o Diaz do que contra o Machida...e você falar de amizade fica engraçado, já que o Anderson é "amigo" de quase todos os grandes lutadores que se propõem a lutar contra ele. Ah, e para constar, Jon Jones, Machida e Shogun todos falaram que lutariam contra o Anderson amarradões. Vai ver a amizade não é recíproca da parte deles.
Lembro também do quanto que o Anderson fugiu do Weidman...mas já tô digredindo demais.
Mais ou menos. Pega o Anthony Johnson por exemplo. Ficou bem claro que ele poderia lutar uma ou duas categorias acima da que ele lutava. O peso que ele ficava em off era um bom indicativo.Uma coisa é o que qualquer lutador pesa em off, outra completamente diferente é o peso que ele compete.
Mas aí sai da discussão e vira provocação pura e barata. Poderia postar gifs do Anderson choramingando no PRIDE, mas não vou entrar nesse jogo.Não faz o menor sentido vislumbrar esse tipo de luta. Eu sequer consigo imaginar. Mas eu sei o que o peso médio Henderson fez com o pesado Fedor![]()
Questão de jogo. Mirko tinha um bom jogo para vencer o Choi. E em 2008 o Crocop tinha passado do auge mas ainda não estava aquela piada que se tornou depois.Acho que nem de longe, mas enfim... Comparar Hong Man Choi com Griffin / Thales / Leben, é dose pra mamute. Rapaz, o cara sair de uma competição de strikers para enfrentar lutadores de MMA, não quer dizer absolutamente nada. Simplesmente porque ele entra num esporte novo, apesar do back ground na parte em pé, o chão se torna um perigo absurdo. O Le Banner era um monstro que nem 30 anos de idade tinha quando se aventurou no Bom Ba Ye, e acabou finalizado por um japonês ruim que era 40tão. Essa comparação é totalmente descabida. O Choi era tão "perigoso", que nem com o Mirko em total decadência ele conseguiu dar luta.![]()
Schilt era um trocador que teve um carreira bem digna no vale-tudo. O Le Banner foi um grande trocador, mas questão de característica, é um cara grande mas dentro do padrão de um pesado. O Choi é gigantesco e muito pesado, tem envergadura monstra. Um lutador mediano com noção de chão vai encurtar facilmente e botar o Le Banner no chão, aí é caixão e vela preta.
Fazer isso com um cara do tamanho e com o peso do Choi não é tão simples. O próprio Fedor teve que puxar para a guarda, e ainda levou umas marretadas que doeram rs. E o Fedor era um cara que derrubava bem.
Dei os meus argumentos. Concordar ou discordar vai de cada um.Apenas para fãs dele.
O Choi passava BEM dos 2 m. Peso por peso, pesava 160 kgs. Não era um Giant Silva da vida, era um trocador nível K-1 que inclusive venceu o Schilt - maior vencedor do K-1 da história - por lá.Uma coisa é um monstro beirando os 2m de altura, com mais de 150kg, indo pro abafa. A outra é uma múmia paralítica similar a uma cabra jogada a um leão. Não vai demorar muito vc vai querer comparar Giant Silva com Sapp na época em que o mesmo lutou com Minotauro.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Haha, bem observado.Hum,basicamente você esta usando como exemplo uma luta que ele foi nocauteado por um cara que nem e striker para mostrar como ele melhorou?
não chegou perto de derrubar porque o cara tava atordoado e telegrafando as entradas mais do que tudo.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Boa. Nem lembrava desses detalhes.Só para corrigir algumas coisas: o 49 nunca teve um cartel de 14-1 e passou 2 vezes perto de lutar com o fedor, mas perdeu antes.
Em outro post vc falou que os 10 anos de invencibilidade do fedor era contestável por causa da vitória contestável contra o arona, mas essa luta contra o arona foi entes dessa série de invencibilidade.
E agora para acrescentar a discussão: todo mundo tem alguns lutadores nada ver no cartel, os dessa época mais ainda (tito defendeu o cinturão contra o sinosic, lidell lutou contra o vernon white vindo de 2 derrotas) vc pode falar que no pride isso acontecia mais que eu concordo, mas eu posso argumentar que pelo menos no pride eles lutavam mais vezes no ano (pelo menos 3 se não houvesse lesão). Quanto a essa parte de que os lutadores do pride rodaram no ufc por causa do suco não é um argumento que eu goste porque eu posso argumentar que o fato deles estarem lutando em condições que eles não estavam acostumados pesou mais (lutar no 8 ao invés do ring, as consideráveis diferenças)
No mais tanto anderson como fedor estão no top 5 da história do mma