Hora de falar um pouquinho sério.
3 anos atrás eu ouvi da boca de um dos maiores empresários do Brasil: "calma, Felipe, uma hora a máscara cai" - a referência era à Bel Pesce, uma menina que surgiu do nada, explodiu como um dos maiores gurus do empreendedorismo no país e virou uma das maiores "queridinhas" da imprensa nacional, ressaltando todas as suas inúmeras conquistas impressionantes: 5 diplomas no MIT, co-fundadora da Lemon (que foi vendida por mais de 40 milhões de dólares), executiva do Google, executiva da Microsoft, além de ter aberto inúmeras outras empresas e trabalhado em tantas outras.
A frase que ouvi do empresário foi porque, depois de conhecer a Bel pessoalmente, 3 anos atrás, eu descobri muita coisa. Muita coisa feia. Fui investigar, olhar... E não acreditei. Fui então conversar com outros empreendedores de sucesso no país, que relataram já saber de tudo aquilo. Mas ninguém fazia nada porque, ora, não é nossa função e qualquer tentativa de mostrar a verdade soaria como "dor de cotovelo".
As matérias na imprensa eram constantes. Ela chegou a ser chamada de... Pasmem... BEL GATES! A Bill Gates do Brasil. Saiu na lista de pessoas mais influentes do Brasil, jovens líderes do empreendedorismo, etc, etc, etc.
E o que eu tinha descoberto 3 anos atrás? Bem... Exatamente tudo que o Izzy Nobre descobriu agora e escancarou para o país inteiro no artigo abaixo:
https://medium.com/…/bel-pesce-e-o-empr ... mo-de-palc…
Bel nunca fundou a Lemon, ela era funcionária. Não ganhou 1 centavo na venda e não aparece em absolutamente nenhuma lista de ex executivos da empresa. Bel nunca foi "executiva" do Google da Microsoft, fez estágios de verão de 3 meses em cada uma, estágios esses que fazem parte do programa da faculdade. Enfim, leia o artigo do Izzy e fique pasmo.
Não é meu objetivo aqui atacar a Bel. Ela é uma menina excelente como pessoal, a recebi na minha casa para ter um bate-papo de empreendedor para empreendedor e ela foi um amor de pessoa, doce, comunicativa, tudo que ela é de verdade. Aquele jeitinho de falar que te inspira, te faz se sentir bem. Essa é uma qualidade inegável da moça.
Meu objetivo aqui são dois. Um é mostrar quem MAIS errou. E não foi a Bel. Foi o jornalismo brasileiro. A Bel aproveitou-se de uma ocasião, viu que era possível, fez o que muitos no lugar dela fariam (manipulou a verdade e inflou suas conquistas) e a imprensa acreditou em cada palavra sem se dar ao trabalho de analisar minimamente qualquer das informações que eram passadas.
1 search no Google. Era só isso que precisava para descobrir que a Bel não foi co-fundadora da Lemon. 1 busca. 2 minutos, no máximo. E nenhum jornalista se deu ao trabalho de fazer. Isto É, Veja, Época, Exame, PEGN... Ninguém.
Agora o meu PRINCIPAL objetivo aqui é o seguinte.
Eu comecei minha vida empreendedora aos 13 anos, idade em que fundei minha primeira empresa. Aos 20 eu já havia falido duas. Aos 23 fundei a primeira de entretenimento, aos 25 outra e aos 27 vendi essas duas para um dos maiores grupos de entretenimento do mundo, atingindo minha total independência financeira para o resto da vida antes dos 30.
Sabe o que que eu tenho pra ensinar sobre empreendedorismo?
Porra nenhuma.
Porque o que eu tenho é que APRENDER MUITO AINDA com os verdadeiros mestres. E eu seleciono meus mestres com muito cuidado.
Então esse é meu objetivo principal com esse texto: se você quer se tornar um empreendedor, escolha quem serão seus mestres como se sua vida dependesse disso. Um falso guia, um falso empreendedor, alguém com a visão puramente teórica, pode te levar para o caminho da falência mais rápido do que você pode digitar EBITDA. E não estou dizendo que a Bel Pesce será essa âncora na sua vida, apenas estou dizendo que você deve levar muito a sério e estudar profundamente quem irá te ensinar. Antes de estudar o que essa pessoa tem a dizer, pesquise o que ela fez e conquistou.
Ensinar empreendedorismo virou negócio e o que mais tem hoje são falsos profetas vendendo por 500 reais conselhos de auto-ajuda que você pode comprar por 9,90. Tomem muito cuidado com isso.