O que acontece é que muitas vezes o plano de saúde é ligado ao emprego, e cobre a família, é obrigatório que empresas tenham plano de saúde para os funcionários. O cara tem um emprego e a empresa paga metade do plano e o cara paga a outra metade descontado na fonte. Mas quando usa o plano num médico, hospital, farmácia e outras coisas tem que pagar uma taxa, tipo 30 dólares no médico, toda vez que usa até chegar num limite de franquia que não paga mais, tem um imite individual e um combinado da família, tem alguns planos que o limite é maior e outros menor, a taxa para usar um serviço pode variar.
Mas e se o cara quiser ter o plano a parte para tentar pagar menos ou porque não tem emprego ou outro motivo. Aí ele pode ver diretamente com as operadoras de plano de saúde e tinha muita gente pobre que não tinha plano nenhum. Então, expandiram o medicare que atendia mais idosos e deficiente e fizeram o Obamacare (Affordable Care Act) para subsidiar plano de saúde principalmente para pessoal de renda mais baixa, o limite máximo é em relação a um percentual da renda em vez de ser um valor fixo, e fizeram um mecanismos para tornar ser obrigatório ter algum plano de saúde.
Analogamente, é obrigatório ter seguro de carro, para cobrir a despesa do outro sem culpa se tem um acidente de carro. Existe uma grande discussão e a oposição que odeia o Obama é contra o plano público, já o Michael Moore fez o documentário para criticar o Bush e costuma exagerar em alguas colocações, como se fosse fácil comprar arma sem background check no supermercado. Como eu costumo argumentar no tópico de política norte americana na seção de política, o sistema de saúde é um dos pontos importantes que os EUA tem que resolver, pois existe um custo excessivo quando comparado a outros países desenvolvidos. Outro é o custo do curso superior, desigualdade, imigração, etc. Na minha opinião seria um lugar melhor se pelo menos esta parte fosse mais parecida com a Europa, Israel, Japão, etc; os hospitais e médicos continuariam privados ou semi privados. Não quero trazer muito a discussão política para cá, isto não seria contra o conceito de capitalismo (onde a iniciativa privada é mais eficiênte) como alguns pregam nem liberdade, mas existe uma ineficiência no sistema de seguros de saúde atual pois existem outros sistemas que fazem melhor gastando menos dinheiro. Nego gasta uma fortuna com gastos militares e não tenta resolver isto para valer. Eu não sei todos os detalhes de cada sistema, mas na Inglaterra, na Alemanha, na escandinávia funciona. Tinha que tentar ver o que funciona para melhorar, nenhum sistema deve ser perfeito, dizem que no Canadá demora pra muito, mas é mais barato. Na escandinávia talvez o atendimento não seja tão qualificado, mas é disponível para todos e por aí vai.
http://www.commonwealthfund.org/publica ... ranks-last
Sobre o SUS. Eu acho que em alguns casos, como para resolver uma emergência, num hopsital bem localizado num bairro rico, pode ser muito bom, principalmente trauma. Mas para tratar uma doença crônica, ficar internado, arrumar uma consulta é difícil. Vejo o pessoal de baixa renda sofrendo muito com a saúde no Brasil.